por Amanda Souza

ETERNIDADE Gessyka traduziu para sempre o vínculo de fé e amor à família (Foto: Amanda Souza)
ETERNIDADE Gessyka traduziu para sempre o vínculo de fé e amor à família (Foto: Amanda Souza)

Depois de ter um aborto espontâneo e perder o filho aos 18 anos, a estudante Emanuella Casado, 25, entrou em depressão e decidiu passar uns tempos longe da cidade onde mora, o Recife. Ela terminou o relacionamento que tinha na época e foi viver em São Paulo por dois meses. Durante a viagem, tatuou um “V”, em homenagem ao filho perdido, que se chamaria Vicent ou Valentina. “Senti a necessidade de eternizar o meu filho”, explica, assim como as demais pessoas que transformam a arte da tatuagem num canal para contar as suas histórias.

Dois anos após o acontecimento, a depressão se agravou. “Passei a fazer terapia todos os dias e encontros em grupo duas vezes por semana. Na época, tatuei um heartagram, que significa ‘dualidade’, e tinha muito a ver com o momento que eu estava passando. Amor e ódio, morte e vida, meus sentimentos eram muito confusos”. Com as sessões, a estudante foi melhorando. Quando recebeu alta e parou de tomar antidepressivo, ela tatuou a frase stay strong, para se lembrar de que, mesmo sem a ajuda dos medicamentos, ela precisava ser forte. Atualmente, Emanuella tem 25 anos, está casada há oito meses e pensa em ter filhos em breve.

Algumas pessoas se tatuam apenas pela questão estética, mas, para pessoas como Emanuella, a tatuagem faz parte do ritual de mudança e amadurecimento pessoal. Seja por um acontecimento que marcou demais ou como lembrete de uma fase da vida que foi superada, é possível encontrar os mais diferentes desenhos e significados que motivaram a modificação corporal.

A jornalista Lucy Cruz, 24, tem, na costela, a tatuagem de uma borboleta e uma estrela que tem um significado muito forte na sua vida. Depois de um relacionamento problemático, que durou dois anos, decidiu fazer os símbolos como lembretes de liberdade e luz interior. “Amei muito a minha ex-esposa, mas ela não respeitava o meu espaço e terminamos de uma maneira muito chata. Por isso, decidi tatuar a estrela e a borboleta, porque, para mim, isso significava a minha nova fase e me alertava que não posso me deixar abater por nenhum problema dessa vida. Quando olho para as tatuagens, lembro que já superei essa fase da minha vida e, mesmo tendo sido uma situação dolorosa, foi importante para o meu amadurecimento”, conta.

Há 13 anos no ramo, o tatuador Bruno Leonardo, do estúdio Bruno Tattoo, já escutou diversas histórias sobre os desenhos que tatuou. “Faço muitas tatuagens por dia e escutar fatos que fizeram parte da vida das pessoas que tatuo me estimula a fazer um trabalho ainda melhor, porque como tatuador, como alguém que está tatuando o corpo da pessoa, eu também tenho participação, mesmo que pouca, naquela história, no desfecho dela”, explica.

A ligação da maquiadora Gessyka Cavalcanti, 22, com a religião foi muito marcante. Influenciada pelos pais desde nova, ela frequentava a Igreja Católica e, com isso, criou um vínculo de fé e um compromisso que mantém até hoje. No ano passado, depois de participar do Encontro de Jovens com Cristo (EJC), quis traduzir o amor que sente por Deus e por sua família em um único desenho. “Senti uma conexão especial com Deus há um ano e queria marcar isso de alguma forma. Ela me representa e também a minha família e Deus”, esclarece.

A mudança sempre esteve presente na vida da estudante Raiane da Silva, 22. Junto à família, a recifense mudou-se várias vezes de cidade. As memórias das viagens a fazem lembrar de momentos muito importantes da sua vida e, como parte de sua história, ela resolveu tatuar um pássaro em homenagem aos pais e aos irmãos. “O pássaro carrega consigo a importância de todas as nossas viagens juntos e também representa o meu porto seguro, que é a minha família, o que há de mais importante para mim. Não importa por onde eu voe, sempre poderei voltar para eles”.

De acordo com o tatuador João Bosco, do estúdio Júnior Piercing, o símbolo do infinito, borboletas, âncoras e pássaros alguns são alguns dos desenhos mais procurados, porém não existe uma regra: as tattoos mudam de significado de acordo com as expectativas da pessoa que será tatuada. “Esses desenhos têm a ver com liberdade, transformação e porto seguro. Mas, muitas vezes, as pessoas chegam aqui com desenhos que elas mesmas fizeram ou alguém desenhou especialmente para elas, para que a tatuagem se torne ainda mais única”, conclui.