EDITORIAL | Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar

postado em: Sem categoria | 0

Mudar é, antes de mais nada, um processo que sempre prescinde um referencial. Só percebemos (ou nos convencemos) de que mudamos a partir do momento no qual olhamos para a condição anterior. É também um ato de coragem, de inquietação, de desejo. E desde os tempos de Heráclito – que dizia que ninguém tomava banho duas vezes no mesmo rio, pois ambos haviam mudado, o homem e o rio – até a atualidade, com você – que quer mudar desesperadamente de vida, de hábitos, da cor do cabelo todos os dias -, esse assunto está em pauta. Dentro de casa, nos corredores da universidade, na pausa para o cafezinho, no meio do expediente, na mesa de bar.

Foi pensando nisso que os 22 alunos do 7oº período (2014.2) do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) encararam o desafio de produzir uma edição “diferente” de O Berro. A partir de uma missão simples e direta (“escrever sobre mudança”), eles partiram em busca das histórias e pontos de vista mais diversos com o intuito de mostrar a pluralidade deste tema. Isso porque “mudar” também funcionou como palavra de ordem para a equipe de edição de O Berro, que apostou num novo formato impresso desde a diagramação (com projeto assinado pela professora Carla Teixeira) até a qualidade do papel e acabamento de impressão.

O resultado está estampado nas 16 páginas deste primeiro volume da publicação e nas outras 16 do segundo. Sim, porque a edição também buscou integrar os dois materiais, bem como conteúdo para a internet (capitaneado pelo webdesigner Flávio Santos), que você pode acessar através do link www.unicap.br/oberro/mudanca e conferir outras matérias, vídeos, áudios e galerias de imagem que complementam as edições, além de um conteúdo totalmente exclusivo. Há de tudo um pouco, tanto lá como aqui.

E, a partir de agora, que o material fale por si só.

Boa leitura!
Dario Brito