Estresse atinge 90% da população mundial

Por Priscilla Fernandes

naosepercademimDe acordo com uma pesquisa realizada em 2013 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse atinge 90% da população mundial. No Brasil 70% da população sofre desse mal, sendo que 30% em altos níveis. O estresse é responsável pelo instinto de sobrevivência, ele representa a defesa natural do nosso organismo. Uma pessoa que sempre está estressada pode ter diversas doenças, sejam físicas, psicológicas e emocionais. A condição provoca perda de cabelo excessiva, dores musculares ao longo de todo o corpo, pontos de tensão, baixa libido, depressão e insônia.

A palavra estresse quer dizer “pressão”, “tensão” ou “insistência”. Significa “estar sob pressão”. Estresse é qualquer estimulo capaz de provocar o aparecimento conjunto de respostas orgânicas, mentais, psicológicas ou comportamentais relacionada a mudanças fisiológicas, que acabam resultando em hiperfunção da glândula suprarenal e do sistema nervoso autônomo simpático. Essas respostas têm como objetivo adaptar o individuo à nova e atual situação, gerada por algum estimulo externo.

Segundo o médico cardiologista Ricardo Paiva, o estresse é totalmente prejudicial a saúde. Todo ser humano precisa e necessita de uma válvula de escape saudável, seja com atividades físicas, pintura, yoga, sair para andar e ver pessoas, ler livros, assistir filmes e até fazer compras. “Deve-se tornar atividades prazerosas, liberando endorfina o nosso cérebro e nos dando a sensação de alívio e prazer”.

Pg5_DEPRESSÃO_EMANUELLA_1

Endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de atividades saudáveis que regulam as emoções e a percepção da dor, ajudando no relaxamento e gerando bem estar. Considerada analgésico natural, reduz o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e auxilia no tratamento de depressões leves.

É o caso de pessoas que trabalham o dia inteiro, tem suas obrigações fora do trabalho, enfrentam trânsito que chegam a durar horas, a atual situação econômica e contas que devem ser pagas também devem ser levadas em consideração.

É o caso de Camila Farias, 27 anos, mãe solteira, dona de casa, e trabalha no setor de recursos humanos de uma empresa de grande porte no Recife. A mesma é responsável por demitir e contratar os empregados da empresa, e convive com o caos no trânsito. Na atual crise econômica, não foi nada fácil, pois a mesma não pensa apenas como RH da empresa, mas sim como ser humano “Eu sei o quanto cada um precisa desse emprego, e a falta e complicação que vai causar na família”, citou. Para desestressar e se desligar dos problemas, Camila faz Muay Thai de duas a três vezes por semana. Para ela, a prática é primordial, pois é ali que ela desconta toda sua raiva. “Com chutes, socos e joelhadas foi a forma de arranjei de me libertar de tudo o que acontece no meu dia, é ali que eu me desligo de tudo e consigo por tudo para fora”, disse.

Já a dona de casa Mágna de Fernandes, 52 anos, vive no estresse de contas a pagar, cobranças, relação com clientes, discussões. A mesma já criou dois filhos, porem há sempre aquelas preocupações de mãe como todo mundo conhece. Ainda cuida da casa, lava, passa e cozinha, sempre pensando nos horários apertados dos seus filhos. Para tentar se desligar dessa correria, a mesma gosta de assistir seriados durante a noite, e gosta de caminhar durante o período da tarde. “Não há nada melhor do que ir andar na praia e sentir aquela brisa do mar, ou melhor, sentar na areia e ficar olhando para o amor, ouvindo apenas o barulho das ondas quebrando”.

O médico Marcelo Henrique Ferreira de 25 anos, está servindo na aeronáutica de segunda a sexta feira, todos os dias ele tem que estar impecável no quartel, sem nenhuma dobra ou amassado, as botas sempre brilhando, e claro, sem barba. Além disso, realiza plantão nos finais de semana no Hospital publico Miguel Arrais, entra às sete horas da noite do sábado para sair no domingo de sete horas da noite. Fora sua profissão, namora há três anos, com uma médica que também vive nessa correria. Para quebrar essa rotina e liberar a energia, o médico faz CrossFit duas vezes por semana. CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas; resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio, força e precisão.

Tópicos recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Lula Pinto Written by:

    Be First to Comment

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *