Autoconhecimento pelo teatro

Romper as barreiras impostas pela timidez pode ser um grande desafio. As dificuldades geradas por essa circunstância acabam fazendo com que os indivíduos de comportamento inibido fiquem travados diante das diversas situações no dia a dia. Para a reversão deste quadro, além de coragem e força de vontade, é fundamental que os tímidos tomem ciência da própria capacidade de interação, e assim aprendam a lidar com suas limitações e consigam administrá-las. Para isso, atividades como o teatro, por exemplo, possibilitam o acréscimo de resultados positivos às etapas de mudança.

“O teatro leva, sem dúvida nenhuma, a um processo chamado autoconhecimento. Esse autoconhecimento é muito funcional. É um processo que ajuda qualquer ser humano a passar de uma situação a outra, principalmente se a primeira situação é desagradável”, comenta o dramaturgo e diretor Robson Teles, que também é professor doutor em literatura e cultura.

Dentre as alternativas existentes para a superação da timidez, essa modalidade artística é considerada uma das menos dolorosas. Nos ensaios, a ausência de pressões comuns no cotidiano favorece a liberdade de exposição por meio de um conjunto de exercícios que busca trabalhar a expressão corporal, a liberação de emoções e a melhoria da oratória.

Nas aulas de teatro, os praticantes mantêm contato direto com outras pessoas, o que, por consequência, aprimora seus níveis de sociabilidade. De acordo com Robson, as tarefas realizadas no palco proporcionam novas perspectivas pessoais. “A partir do momento em que eu começo a descobrir o meu corpo, a descobrir minhas potencialidades, eu começo a criar em mim uma ideia de autoconfiança, e é essa ideia de autoconfiança que pode diminuir, e muito, a tal da timidez que me atrapalha em todos os âmbitos da minha vida. Então, acho que o teatro pode ajudar a partir dessa relação”, destaca.

Ao incorporar um personagem, o atuante percebe seus reais atributos. Dessa forma, ele passa a conseguir estabelecer diferenças entre a própria personalidade e o elemento que interpreta. Assim, acaba tirando conclusões melhores a respeito de si mesmo, fortalece a autoconfiança e aproveita as técnicas aplicadas no teatro para enfrentar as ansiedades de sua rotina.