A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 13 de dezembro de 2007 Ano 6

Universidade Católica prepara programação para o Natal
Por Glaucio Alves

manjedoura

A Universidade Católica de Pernambuco está preparando uma programação especial para comemorar as festas natalinas. Na próxima quarta-feira (19), às 19h, será apresentado, na Capela da Unicap, o Recital de Natal. Na ocasião, vão ser interpretadas as peças de Franz Schubert e Camille Saint-Säens, pelo Madrigal, regido pelo Irmão Pires. O recital é aberto a toda a comunidade acadêmica e seu familiares.

Já para a sexta-feira (21), está marcada a tradicional Celebração de Natal da Católica, presidida pelo Reitor, Padre Pedro Rubens. A missa é promovida pela Divisão de Ação Pastoral (DAP) e acontece às 17h15, no auditório G1, localizado no primeiro andar do bloco G. O encontro também é aberto a toda a comunidade acadêmica.

Curso de Arquitetura promove defesas de trabalhos de conclusão de curso
Por Higor Gonçalves

ArquiteturaO curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco promoveu, na tarde desta quinta-feira (13), na sala 08 do bloco J, duas defesas de Trabalhos Finais de Graduação - TFG. Intitulado “Edifício de Uso Misto na Rua da Aurora”, o primeiro TFG foi apresentado a partir das 14h. Elaborado pelo aluno Daniel Benevides, o trabalho abordou a construção de um edifício fictício que seria construído na Rua da Aurora, no Centro do Recife.

“Multifuncional” (no jargão da arquitetura), o projeto agrega num só espaço escritórios, lojas e apartamentos residenciais. “É um contraponto ao modelo de construção ‘monofuncional’, no qual apenas um aspecto é considerado”, detalhou Daniel Benevides. Esboçado a partir do mês de agosto, o trabalho foi orientado pelo professor da Católica Gentil Porto Filho.

Participaram da banca examinadora as professoras Andréa Câmara, Andréa Storch e o arquiteto Juliano Dubeux. “É um trabalho de muita consistência, que foi muito bem desenvolvido”, destacou Andréa Storch. Para Juliano Dubeux, o projeto é louvável. “É uma obra-prima”, enfatizou.  A nota atribuída foi 9,5.

Projetado pela aluna Julianna Jamille Santos, o segundo TFG da tarde de hoje também se propôs a romper com a tradição. Intitulado “Teatro de Laboratório de Artes Cênicas”, o projeto, que começou a ser idealizado há cerca de um ano, quebrou o conceito de teatro que se conhece.

“O projeto aborda a construção de um teatro no bairro de Santo Amaro com praças e lojas, numa proposta de teatro vertical e flexível”, frisou a aluna. Orientado pela professora da Católica Andréa Storch, o trabalho foi avaliado pelos professores Ricardo Pessoa, Paula Maciel e pela arquiteta Cristiana Griz. “Achei o projeto muito bom. A concepção foi fantástica e muito original”, destacou Cristiana Griz. A nota do trabalho foi 8,5.

A rodada de defesa dos Trabalhos Finais de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo continua amanhã (14), a partir das 9h, no Bloco J da Unicap, situado na Rua Nunes Machado, 42, Boa Vista. Clique aqui e confira a programação.

Viva a vida faz último encontro do ano
Por Anne Mendes

Viva a vidaAconteceu nesta quinta-feira (13) o último encontro do ano do projeto Viva a vida. A idéia é unir os funcionários num momento dedicado ao relaxamento e atividades de consciência corporal, buscando a auto-estima e a socialização do quadro efetivo da Católica.

O projeto é coordenado pelo professor Nilton Oliveira, coordenador do curso de Terapia Ocupacional da Católica, e pela professora Vânia Ferreira, do curso de Psicologia.

“Hoje viemos fazer uma confraternização, mas nos nossos encontros, além de fazer exercícios para o corpo e a mente, emitimos ternura e desejamos paz às pessoas que vivem momentos difíceis. Saímos daqui revigorados”, declarou a professora Vânia.

O projeto existe desde o início de 2006. “Temos a idéia de retomar no próximo ano, pois o trabalho vem dando certo até hoje”, afirmou o professor Nilton.

Os encontros do Viva a Vida acontecem todas as sextas-feiras a partir das 17h no Bloco G4, sala 505, e é destinado a todos os funcionários da Católica.

Alunos da Católica premiados pela FCAP
Por Anne Mendes

Na última terça-feira (11), alunos da Católica foram premiados na 4ª Edição do Prêmio FCAP – Projeto Empresarial de Sucesso de 2007. Os pós-graduados Nadja de Vasconcelos e Guderian Campos, que atualmente realizam outra graduação na Católica, tiveram seus projetos laureados como os melhores da pós-graduação do ano de 2006. Hoje, Nadja cursa o 4º período de Direito e Guderian faz o 3º de Administração.

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no auditório João Coutinho, na FCAP, às 18h, e contou com a presença do vice-diretor da instituição, Arandi Campelo; a coordenadora do departamento setorial de pós-graduação, Derculina Novais, e a professora Martha Guerra.

Nadja recebeu a premiação de melhor projeto das mãos do professor Antônio Luiz, pelo estudo Novas alternativas de marketing – substituindo a publicidade. “Fiquei muito feliz com a premiação. Abordei um tema não muito explorado, acho que por isso me saí bem”, declarou a aluna da Católica, já formada em Publicidade e Propaganda.

Guderian foi recompensado pelo projeto Desenvolvimento do Endomarketing na Indústria de Laticínios de Campina Grande S/A, recebendo o certificado do professor Luiz Márcio Assunção. “Busquei em minha pesquisa o foco no ser humano, pois pessoas satisfeitas produzem mais”, afirmou o aluno da Universidade, já graduado em Turismo.

Inscrições abertas para o Univerão 2008
Por Glaucio Alves

Os interessados em investir na capacitação e na qualificação profissional durante as férias podem se inscrever para um dos 38 cursos de extensão oferecidos pelo Univerão 2008 da Católica. Direito, Arquitetura, Administração, Psicologia e Relações Públicas são algumas opções das áreas abordadas. As inscrições já podem ser feitas na secretaria do Univerão, na sala 302, localizada no terceiro andar do bloco G4, no Campus da Universidade, das 9h às 20h30.

Este ano, as inscrições só podem ser feitas na Católica. Os interessados devem ficar atentos, pois é necessário apresentar os originais dos documentos de identidade e CPF, além de preencher uma ficha de inscrição. O investimento varia entre R$ 75 e R$ 120 e as aulas dos cursos do Univerão 2008 acontecem entre os dias 14 e 25 de janeiro na Unicap.

O Univerão acontece todos os anos e é promovido pela Pró-reitoria Acadêmica e Coordenação Geral de Extensão. A lista completa dos cursos com informações sobre cada um pode ser obtida no site www.unicap.br/univerao. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone do Univerão (81) 2119.4242 ou pelo e-mail extensaounicap@unicap.br

Pesquisa da Católica sobre Guel Arraes será transformada em livro
Por Anne Mendes

O grupo de pesquisa da Católica: Mídia e Cultura Contemporânea concluiu o estudo sobre a obra de um dos maiores destaques do cinema nacional, o pernambucano Guel Arraes. Os resultados serão transformados em um livro a ser publicado e editado pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE).

A iniciativa de publicar o estudo, composto de textos analisando a trajetória do cineasta e reflexões sobre o processo de criação do diretor, nasceu da parceria do professor da Católica, Alexandre Figueirôa, responsável pelo grupo de pesquisa e do jornalista e escritor Flávio Chaves, também presidente da CEPE.

Do grupo de estudos participam, além de Figueirôa, os professores Aline Grego, Cláudio Bezerra e Ana Paula Campos, da Católica, e Yvana Fechine e Maria Eduarda Rocha, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A obra deve ser lançada durante o Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que acontecerá em setembro de 2008, na cidade de Natal (RN). Nas páginas do livro, além dos textos escritos pelo grupo, depoimentos do próprio Guel Arraes devem aparecer.

Biblioteca funciona em horário especial nas férias
Por Glaucio Alves

A Biblioteca Central da Católica vai funcionar em horário especial durante as férias. Entre os dias 17 e 29 de dezembro, o horário geral de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30. Já entre os dias 2 e 31 de janeiro, a Biblioteca funcionará das 8h às 20h. Confira abaixo as alterações completas no horário de funcionamento. Informações pelo (81) 2119-4122.

De 17 a 29/12/2007

De 02 a 31/01/2008

Geral 
2ª a 6ª – 7h30 às 21h30

Geral 
2ª a 6ª – 8h às 20h

Empréstimo, renovação e devolução  
2ª a 6ª – 7h30 às 21h

Empréstimo, renovação e devolução  
2ª a 6ª – 8h às 19h30

Seção de Multimeios 
2ª a 6ª - 8h às 20h30

Seção de Multimeios 
2ª a 6ª - 8h às 17h30

Seção de Periódicos 
2ª a 6ª – 8h às 21h

Seção de Periódicos 
2ª a 6ª – 8h às 18h

Na Estação de Pesquisa 
2ª a 6ª - 8h às 21h

Na Estação de Pesquisa 
2ª a 6ª - 8h às 19h30

Na Reprografia 
2ª a 6ª - 8h às 20h30

Na Reprografia 
2ª a 6ª - 8h às 19h

Aluno de Jornalismo promove cursos de fotografia
Por Higor Gonçalves

O aluno do curso de Jornalismo da Católica e fotógrafo profissional, Ivan Alecrim, vai promover, a partir do próximo ano, dois cursos de fotografia. O primeiro, intitulado “Curso de Férias”, acontece entre os dias 8 e 19 de janeiro, com aulas nas terças e quintas-feiras, das 15h às 19h. As aulas práticas ocorrem aos sábados, das 9h às 13h. No final, será organizada uma Exposição Fotográfica, com previsão para o dia 26.

Denominado “Curso Regular”, o segundo tem início entre os dias 12 janeiro e 23 de fevereiro. As aulas acontecem aos sábados, no horário das 9h às 13h. Já a Exposição Fotográfica está prevista para o dia 1º de março.

Lecionados no Sesc Santa Rita, no Centro do Recife, os cursos vão abordar temas como: história da fotografia, tipos de câmeras, controle da luz e dos movimentos, Lei da Compensação fotografia digital, entre outros assuntos. O custo é de R$ 300 (valor que pode ser parcelado).

Informações pelos telefones (81) 3326.1801 / 8895.1661, ou pelo e-mail: ivan@comuniquebr.com.

Instituição alemã abre inscrição para pós-graduação
Por Anne Mendes

A Jacob University de Bremen, uma das principais instituições de ensino superior da Alemanha, abriu inscrições para o programa de pós-graduação MA in Internacional Political Economy. A especialização tem a duração de dois anos e é destinada a bacharéis em Ciências Sociais, Ciências Econômicas e áreas afins.

Nesse período, quatro semestres, sendo o último dedicado ao projeto de conclusão, os alunos estudarão interações entre sistemas econômicos e instituições políticas, não esquecendo a dimensão histórica do processo de globalização.

Aqueles que desejam ingressar na 1ª turma devem realizar as inscrições até o dia 1º de fevereiro de 2008. Para os selecionados, as aulas terão início em setembro do mesmo ano. 

O investimento anual é de 20 mil euros, aproximadamente R$ 71 mil. A instituição alemã adverte que existe a possibilidade de isenção de taxas da universidade e bolsas de estadia para os melhores candidatos.

No processo seletivo serão analisados o histórico escolar acadêmico, as referências pessoais e o desempenho individual. A única exigência da comissão é que o candidato apresente um bom nível de inglês, a língua oficial do programa.

Informações:

http://www.jacobs-university.de/schools/shss/programs/graduate/ipe/program/

Outras Notícias

12/12/2007 - Ex-funcionário inaugura quiosque de pipocas no hall do bloco G
12/12/2007 - Ex-alunos de Mestrado da Católica são aprovados para seleção de Doutorado
12/12/2007 - Alunos de Arquitetura e Urbanismo da Católica apresentam trabalho de final de curso
12/12/2007 - Inscrições para cursos de especialização vão até o dia 15
12/12/2007 - Católica abre inscrições para três MBA´S
12/12/2007 - Mestrados com inscrições abertas
11/12/2007 - Católica divulga listão com os nomes dos 1.720 feras aprovados
11/12/2007 - Três primeiros colocados de cada curso ganharão Bolsa Prêmio
11/12/2007 - Matrículas serão realizadas em janeiro de 2008
9/12/2007 - Vestibular 2008.1 foi tranqüilo
09/12/2007 - Feras responderam a 32 questões
09/12/2007 - Pais são recebidos com programação especial
09/12/2007 - Imprensa destaca importância da cobertura do Vestibular
09/12/2007 - Reitor faz balanço do vestibular
07/12/2007 - Católica promove Univerão 2008
Impressão  versão para impressão 

Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

FEVEREIRO

7 e 8 - Inscrições para alunos especiais

até 15 - Inscrições abertas para MBA

até 28 - Inscrições para o Programa Nacional de Pós-Doutorado

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000