A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 09 de dezembro de 2007 Ano 6

EDIÇÃO EXTRA – VESTIBULAR 2008.1

Vestibular 2008.1 foi tranqüilo
Por Glaucio Alves

Vestibular2008

Foram realizadas neste domingo (9) as provas do Vestibular 2008.1 da Universidade Católica de Pernambuco. Este ano, 3.930 candidatos se inscreveram para concorrer a 3.030 vagas. A novidade foi a reserva de 50% das vagas de cada curso para quem optasse pelo uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como argumento de classificação. Ao todo, 753 feras já garantiram uma vaga na Católica por essa forma de seleção. 

Os portões foram fechados às 8h e apenas uma candidata chegou atrasada. Quem precisou de tratamento especial, fez a prova no térreo do bloco D. Ao todo, nove pessoas optaram pelo atendimento diferenciado, sendo uma gestante, três feras com deficiência auditiva, três com problemas motores, um pós-operado e o último que apresentou problemas de saúde.

Sessenta e seis candidatos fizeram as provas em duas salas reservadas para fumantes no 4º andar do bloco G. O posto médico da Católica atendeu seis candidatos com problemas decorrentes de estresse e ansiedade, entre eles, enjôo, mal-estar e pressão baixa.

De acordo com o professor Reginaldo Lourenço da Silva, presidente da Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), 136 pessoas trabalharam na aplicação das provas, entre fiscais e chefes de prédio. “Tivemos um vestibular muito tranqüilo” avaliou.

O índice de abstenção foi de cerca de 10%. O listão está previsto para ser divulgado até quarta-feira (12). Os cartões-resposta devem começar a ser corrigidos nesta segunda-feira (10), pela manhã. Quem for aprovado no Vestibular 2008.1 da Católica vai fazer a matrícula nos dias 3, 4 e 7 de janeiro.

Feras responderam a 32 questões
Por Anne Mendes

Os candidatos foram submetidos a provas de português, geografia, história, física, matemática, química e língua estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês). Eles tiveram que responder quatro questões de cinco proposições múltiplas para cada disciplina no total de trinta e duas questões, com 160 proposições, além da redação.

Após os portões terem sido fechados, os fiscais de sala entregaram o caderno de provas. A primeira missão dos feras foi fazer a redação. Na avaliação constavam duas fotografias: uma de animais e outra com 5 pessoas. Os feras tiveram duas horas para explicar em aproximadamente 30 linhas o que diferenciava os dois conjuntos.

Fabíola Martins“O tema foi um pouco trabalhoso de desenvolver, mas acho que consegui fazer uma boa prova”, declarou a estudante Fabíola Martins, que prestou vestibular para o curso de Arquitetura e Urbanismo. “No geral achei a prova boa. A parte de física, para mim, foi a mais complicada, já a de português foi a que mais gostei”, afirmou a candidata a uma vaga do curso de Direito, Gabriela Fontes.

Edson MárcioPessoas de todas as idades participaram do processo seletivo. Edson Márcio, 48 anos, prestou vestibular para Direito. “Já sou graduado aqui na Universidade, mas pretendo fazer outra graduação para me inscrever nos concursos. Nunca é tarde para recomeçar”, argumentou.

Para Shirlene Paiva, candidata ao curso de Ciência da Computação, a vontade de ter o diploma em mãos vai superar a distância. “Moro em Itamaracá. Se for aprovada virei para o Recife todos os dias, até porque escolhi a Católica pela credibilidade que ela tem no mercado”, declarou.

Pais são recebidos com programação especial
Por Anne Mendes

Geralmente muitos pais acompanham os filhos no dia da prova e não têm o que fazer. Pensando nisso, enquanto os vestibulandos faziam as provas, a Católica abriu as portas da Universidade.

Uma programação especial foi preparada para a 2ª etapa da 3ª Jornada Portas Abertas. “Com esse projeto nós pretendemos apresentar a Católica, é uma forma de mostrar que a nossa Universidade vai além da sala de aula”, declarou a professora Aline Grego, responsável pela organização do evento.

O dia começou com uma programação religiosa. Na capela da Universidade cânticos religiosos foram cantados pelos pais e um círculo de oração foi realizado unindo vibrações positivas para ‘os feras’.

Após esse momento, os acompanhantes foram levados para o Espaço Loyola, no térreo do bloco B, onde a programação foi organizada pela Divisão de Ação Pastoral da Universidade.  “A Jornada Portas Abertas tem a proposta de mostrar a faculdade também para os pais e, nós da Pastoral, evidenciamos a preocupação da Católica em formar com qualidade, acima de tudo profissionais humanos”, declarou o coordenador da Pastoral, João Luiz.

“Nosso diferencial já começa de momentos como este, tão importantes. Através dessas oportunidades mostramos a Universidade como ela realmente é”, declarou o Reitor, Padre Pedro Rubens.

Além de aproveitar um coffee-break eles puderam assistir a vídeos da Católica, acompanhar leitura de textos bíblicos e relembrar antigos sucessos ao som do violão. Os pais aprovaram a iniciativa da Católica. “Adorei essa idéia! Quando saí de casa para acompanhar minha filha, que está prestando vestibular para Publicidade, pensei na longa espera. Essa iniciativa foi brilhante”, afirmou Elizabete Alcântara.

Relaxamento e dinâmicas de grupo para diminuir a ansiedade
Por Glaucio Alves

massagemEnquanto os feras resolviam as provas, os pais e acompanhantes puderam relaxar com as atividades oferecidas na Biblioteca da Católica. Sessão de massagem, dinâmicas de grupo e até uma simples leitura de jornal foram as atividades propostas para evitar o estresse. Para os pais e acompanhantes, mais uma vez, a Católica inova no Vestibular e torna a espera mais agradável.

A comerciante Manuela Carneiro Cunha lia jornal enquanto sua filha, Maria Augusta Carneiro Cunha, respondia as provas para o curso de Direito. Para Manuela, essa é uma forma de reduzir o estresse da espera. “Acho muito boa essa iniciativa. Ajuda o tempo a passar mais rápido”, avaliou. Desde o ano passado, a comerciante acompanha a filha no vestibular.

Já para a enfermeira Helena Suely Torres D’Albuquerque, a melhor forma para esperar a filha Mariana D’Albuquerque, que também concorre a uma vaga no curso de Direito, foi a oficina de relaxamento, promovida pelo curso de Fisioterapia. “É fantástico, pois ficamos numa ansiedade muito grande. A massagem ajuda a relaxar”, afirmou.

Quem já tinha lido o jornal e passado por uma sessão de massagem, também pôde participar da dinâmica de grupo promovida pelo curso de Psicologia. Os pais tiveram a oportunidade de aliviar as tensões realizando atividades como desenhar e conversar. Segundo os organizadores, a procura foi maior em relação ao ano passado. 

Candidatos ressaltam tradição da Católica
Por Higor Gonçalves

Engana-se quem pensa que vestibular é assunto somente para quem está concluindo o Ensino Médio. Buscando complemento para sua formação profissional, a comerciária Vânia Vasconcelos, de 49 anos, é um exemplo que contraria a regra. “Fera” do curso de Direito, dona Vânia está confiante na aprovação. “Fiz uma boa prova e acredito num bom resultado”, afirmou.

Vânia VasconcelosMãe da estudante do curso de Relações Públicas da Católica Alana Vasconcelos, a comerciária busca melhor perspectiva para o futuro profissional. E, neste aspecto, a tradição da Unicap é o grande diferencial. “Optei pela Católica devido ao conceito da Universidade. Fui ex-aluna, em 1987, e atualmente também tenho minha filha estudando aqui”, destacou.

Carlos AlcoforadoO bom conceito da instituição também foi o motivo que fez o aposentado Carlos Alcoforado, de 55 anos, optar pela Católica. Candidato a uma das vagas do curso de Bacharelado em Teologia, o aposentado destacou a qualidade da Unicap. “A Católica é uma universidade de tradição e isso faz toda a diferença”, afirmou.

Questionado porque optou pela graduação de Teologia, seu Carlos foi direto. “Escolhi Teologia porque é um curso que vai me proporcionar um maior aprofundamento sobre as questões religiosas, que sempre tive interesse”.

Imprensa destaca importância da cobertura do Vestibular
Por Higor Gonçalves

Adriano RobertoManhã de domingo. Vestibular 2008 da Católica. Enquanto os feras chegavam aos locais de prova, uma movimentação paralela ocorria dentro e fora da Universidade. Entre os pais e candidatos, trabalhava a imprensa, responsável pela apuração das informações.

Atuando na cobertura de vestibulares desde 1986, o radialista Adriano Roberto, da Jovem Pan FM, destaca o papel dos veículos de comunicação. “Antes de tudo, a cobertura do vestibular é uma prestação de serviço público. E aí, a imprensa tem papel de grande importância, que é fiscalizar. Parte da qualidade dos vestibulares que temos hoje no Estado pode ser creditada à cobertura feita pela mídia”, frisou.

Trabalhando em importantes emissoras e assessorias de imprensa ao longo da trajetória profissional, o radialista enfatiza a evolução tecnológica com o passar dos anos. “Eu sou da época em que o listão com o nome de cada candidato era lido ao vivo no rádio. Hoje, com o auxílio da tecnologia, nos permitimos atualizar as informações em tempo real”, destacou, enquanto atualizava seu site de notícias sobre concursos.

Formada pela Católica há quatro anos, a jornalista do Diario de PernambucoMirella Marques participa da cobertura há pouco tempo. “Eu comecei no ano passado, e nesse tempo já deu pra notar que tudo é muito repetitivo. Mas o vestibular é um assunto que não dá espaço para fugir muito do habitual”, afirmou.

 “O que eu mais prestei atenção foi ao fato de como a vida muda rapidamente. Há bem pouco tempo, eu também estava na disputa por uma vaga. Hoje, estou participando da cobertura de vestibular, observando a apreensão dos candidatos, que era a minha há bem pouco tempo”, afirmou Vinícius Araújo, repórter da editoria de Grande Recife, da Folha de Pernambuco. “Para nós, que temos a função de reportar os acontecimentos, é muito importante participar da emoção das pessoas”, finalizou.

Reitor faz balanço do vestibular
Por Glaucio Alves


O clima de tranqüilidade marcou o Vestibular 2008 da Universidade Católica, realizado na manhã deste domingo (9). Os feras encontraram um ambiente receptivo para diminuir a tensão causada pelas provas e seus pais e acompanhantes receberam atenção especial. Para o Reitor, Padre Pedro Rubens, tornar o ambiente agradável e abrir a Universidade para os pais e acompanhantes é uma inovação que não se vê em outros processos seletivos.

“Sempre buscamos acolher os estudantes desde antes para não tornar o vestibular o único dia de contato com eles”, afirmou o Reitor, lembrando que a Unicap realiza a Jornada Portas Abertas e o Católica In para que os futuros alunos possam conhecer o ambiente da Universidade e toda a estrutura que ela oferece. Para ele, a participação de todos que trabalharam para a realização do processo seletivo foi fundamental, principalmente a presença dos voluntários.

Padre Pedro lembrou que, este ano, a nota do Enem pôde ser usada como argumento de classificação no Vestibular da Unicap. Ao todo, 753 alunos optaram por esse meio de seleção e não precisaram vir fazer as provas, pois já estão com vaga garantida na Universidade. “Se o estudante já comprovou o nível dele não fazia sentido que passasse por outra seleção”, avalia.

Uma outra novidade é que as provas foram realizadas em apenas um dia. O Reitor ainda destacou que o Vestibular da Católica é sistematicamente analisado para que outras mudanças sejam feitas. Padre Pedro avaliou de forma muito positiva o Vestibular 2008.1 da Católica afirmando que abrir o Campus para todos é uma fórmula já consolidada pela Universidade. “O importante é que as pessoas se sintam acolhidas”, enfatizou.   

OUTRAS NOTÍCIAS

07/12/2007 - Vestibular 2008.1 da Católica acontece neste domingo
07/12/2007 - Alunos de Ciências Contábeis visitam a TV Globo
07/12/2007 - Católica promove Univerão 2008
07/12/2007 - Concluintes de Ciências Contábeis apresentam monografias
07/12/2007 - Católica instala banners informativos na Rua do Príncipe
07/12/2007 - Admissão extravestibular tem inscrições abertas até 14 de dezembro
07/12/2007 - Inscrições para cursos de especialização vão até o dia 15
07/12/2007 - Católica está com inscrições abertas para seis mestrados
07/12/2007 - Inscrições abertas para três MBA da Unicap
06/12/2007 - Aluna de Jornalismo fica entre os 20 finalistas do concurso da Unesco
06/12/2007 - NEAL realiza reuniões nos dias 11 e 14 de dezembro
05/12/2007 - Coordenação Geral Comunitária lança campanha de Natal
04/12/2007 - Reitor da Católica é eleito segundo vice-presidente do Conselho Consultivo da Anec
04/12/2007 - Admissão extravestibular tem inscrições abertas até 14 de dezembro
04/12/2007 - Inscrições para cursos de especialização vão até o dia 15
03/12/2007 - Católica divulga aprovados pelo ENEM
26/11/2007 - Abertas as inscrições para o ProUni
23/11/2007 - Católica oferece vários tipos de bolsas de estudo 
Impressão  versão para impressão 

Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

FEVEREIRO

7 e 8 - Inscrições para alunos especiais

até 15 - Inscrições abertas para MBA

até 28 - Inscrições para o Programa Nacional de Pós-Doutorado

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000