A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 03 de dezembro de 2007 Ano 6

Católica divulga aprovados pelo ENEM

CatólicaA Universidade Católica de Pernambuco divulgou hoje (3) a relação com os nomes dos 753 classificados no Processo Seletivo 2008.1 que optaram por concorrer com as notas do ENEM-2007. Esses candidatos já estão aprovados e não precisarão fazer as provas do Vestibular, que acontecem no próximo domingo (9).

Este ano, a Católica destinou 50% das vagas de cada um dos 27 cursos para candidatos que decidiram pelo uso da nota do ENEM-2007. A outra metade, acrescida das vagas não preenchidas pelos candidatos do ENEM, será destinada aos feras que irão concorrer através do vestibular tradicional, cujas provas serão aplicadas em um único dia.  

Os candidatos que concorreram através do ENEM tiveram até o dia 30 de novembro, sexta-feira passada, para entregar na COAVE (Comissão de Aplicação do Vestibular) o boletim com a nota do ENEM 2007. Os inscritos que não foram classificados pela nota do ENEM terão a chance de fazer a prova tradicional no próximo domingo (9). As matrículas dos aprovados deverão ser feitas nos dia 3, 4 e 7 de janeiro de 2008.

Confira aqui a lista dos aprovados.

Reitor da Católica participa de assembléia extraordinária em Brasília
Por Glaucio Alves

ReitorO Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, viajou para Brasília para participar da 41ª Assembléia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Escolas Superiores Católicas (Abesc). O encontro aconteceu no Centro de Convenções Israel Pinheiro, na capital federal, no dia 29 de novembro. O objetivo da reunião foi submeter a dissolução da Abesc e da Associação Nacional de Mantenedoras de Escolas Católicas (Anamec), para a criação de única instituição: a Associação Nacional de Educação Católica (Anec), que vai representar as instituições educacionais Católicas brasileiras de todos os níveis.

No mesmo dia, às 11h30, Padre Pedro também participou da posse da nova diretoria da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc). O novo presidente, para o biênio 2007/2009, é o Reitor Gilberto Gonçalves Garcia, da Universidade São Francisco (SP). Também estiveram presentes reitores de instituições filiadas, representantes de entidades ligadas à educação superior e autoridades do Governo Federal.

Terapia Ocupacional promove a III Jornada de Monografia
Por Higor Gonçalves

Teve início na tarde desta segunda-feira, dia 3, a partir das 13h, a III Jornada de Monografia do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco. Promovido na sala 104 do Bloco A, o encontro contou com a apresentação de quatro Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), elaborados no decorrer do ano por estudantes do 10º período da graduação.

Orientadora de três das quatro monografias defendidas neste primeiro dia de apresentações, a professora Márcia Crócia de Barros destacou a importância da III Jornada de Monografia. “Mesmo voltado para os concluintes, o encontro tem o objetivo de introduzir os alunos dos primeiros períodos no âmbito da pesquisa acadêmica”, destacou.

Abordando assuntos correlacionados, as monografias de hoje foram apresentadas em cerca de 20 minutos. Composta pelo coordenador do curso de Terapia Ocupacional, Nilton Gomes de Oliveira, e pelas professoras da Católica Cinthia Kalyne Alves e Mauricéia Tabosa dos Santos, a banca examinadora recebeu também as professora Cibelle Lira (da UFPE) e Noemi Salazar, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).

Os títulos dos trabalhos apresentados foram: “A intervenção da Terapia Ocupacional na Reabilitação Cognitiva: Estudo da Afasia”, elaborado pela aluna Simone Epitácio; “Grupo com Idoso Portador de Demência de Alzheimer: um Projeto de Implantação”; de autoria de Ana Carla Santana; “O brincar com criança acamada”, pesquisado por Ana Michele Souza; e “Tempos de Instrumentos de Avaliação no Desenvolvimento Neuropsicomotor Usados pela Terapia Ocupacional”, pesquisado por Paula Filgueira.

Realizada até a próxima quarta-feira (5), a III Jornada de Monografia do curso de Terapia Ocupacional vai receber ao todo 15 trabalhos científicos. Os encontros desta terça e quarta-feira vão ocorrer na sala 106 do Bloco A, a partir das 7h45. 

Encerrada série de debates sobre Comunicação e Cidadania
Por Anne Mendes

Terminou nesta sexta-feira (30) a série de debates sobre Comunicação e Cidadania promovida pela professora da Católica, Ana Veloso, e os alunos de 6º período do curso de Jornalismo. A última discussão, que trouxe o tema de Jornalismo Investigativo, aconteceu no Bloco A, sala 310, a às 18h30.

Os alunos puderam conversar com Paulo Fradique, coordenador do curso de Jornalismo da Católica e responsável pela organização do I Seminário de Jornalismo Investigativo em Pernambuco, e com Larissa Rodrigues, ex-aluna da Universidade e atualmente jornalista contratada pela Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Durante a palestra foi debatido principalmente o conceito de jornalismo investigativo. “Hoje, as pessoas associam essa ramificação às notícias policiais. Mas todo o jornalismo é investigativo” declarou Fradique. 

Já que a investigação está ligada à editoria policial dos veículos, também foi colocado em pauta a proposta de trabalho dos jornais pernambucanos. “O trabalho da Folha (de Pernambuco) não é nada de novo, o rádio há um tempo agia assim. Quando o assunto é violência, pode-se dizer que ainda está se descobrindo uma forma de fazer jornalismo policial”, afirmou Larissa Rodrigues, ex-jornalista da Folha de Pernambuco.

Por fim, os palestrantes colocaram para os alunos que o jornalismo investigativo não se resume a editoria policial, as descobertas também podem acontecer em áreas como economia e política, onde, principalmente hoje, se faz necessário fazer denúncias.

DEBATES – A série de debates foi promovida todas as terças e sextas, do dia 13 de setembro a 30 de novembro, onde os alunos traziam um convidado para discutir o trabalho das mídias associadas à comunicação e a cidadania. Temas como: rádio comunitária, tecnologias de informação e comunicação, ética nos meios e direito humano à comunicação foram debatidos.

Instituto Ação Empresarial oferece vagas para estágio
Por Anne Mendes

O Instituto Ação Empresarial pela Cidadania (AEC) está à procura de estagiários para ocupar duas vagas. Estudantes, entre o 3º e o 7º períodos, dos cursos de Administração de Empresas, Relações Públicas, Marketing, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais podem se candidatar. Como pré-requisito, a AEC informa que o candidato deve ter domínio de inglês ou espanhol e conhecimentos de informática.

Os interessados devem encaminhar o currículo, até o dia 7 de dezembro, para anacarolina@acaoempresarial.org.br. Os selecionados participarão de entrevistas no prédio do Instituto, localizado na Av. Cruz Cabugá, 767 – 4º andar, entre os dias 10 e 14 de dezembro.

A carga horária corresponde é de 20h semanais. Os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 350 mais vale-transporte.

Informações 3221.6970

www.acaoempresarial.org.br

OUTRAs Notícias.:

30 /11/2007 - Equipe feminina de Tênis de Mesa da Católica conquista Título Estadual
30 /11/2007 - Professora da Católica lança livro em São Paulo
30 /11/2007 - Terapia Ocupacional realiza a III Jornada de Monografia
30 /11/2007 - Unicap Júnior realiza curso de Marketing de Relacionamento
30 /11/2007 - Pastoral celebra parceria com setores da Universidade
29 /11/2007 - Aluno da Católica é o novo secretário de Turismo de Pernambuco
29 /11/2007 - Regional Nordeste do Ministério da Cultura abre inscrição para estágio em jornalismo
28 /11/2007 - Abruc empossa presidente e diretores
28 /11/2007 - Inscrições para cursos de especialização acabam dia 30
27 /11/2007 - Bolsas de estudo da Capes terão aumento de 20%
26 /11/2007 - Abertas as inscrições para o ProUni
23 /11/2007 - Inscrições para o Vestibular vão até 2 de dezembro
23 /11/2007 - Católica oferece vários tipos de bolsas de estudo 
23 /11/2007 - Católica está com inscrições abertas para seis mestrados
23 /11/2007 - Inscrições abertas para três MBA da Unicap
Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

FEVEREIRO

7 e 8 - Inscrições para alunos especiais

até 15 - Inscrições abertas para MBA

até 28 - Inscrições para o Programa Nacional de Pós-Doutorado

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000