A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 21 de novembro de 2007 Ano 6

Reitor da Católica retorna de conferência internacional promovida em Lisboa
Por Higor Gonçalves

Reitor

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou, entre os dias 14 e 17 deste mês, da IV Conferência Internacional “A Universidade Católica: Desafios de Ontem e Hoje. Construir o Futuro”, realizada no campus da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Promovido pela Federação Internacional de Universidades Católicas (Fiuc), o encontro recebeu 220 reitores e representantes de instituições da Europa, África, Ásia, América Latina e América do Norte. 

Na sexta-feira (16), terceiro dia do encontro, Padre Pedro participou da mesa-redonda “A Autonomia da Universidade”, que contou também com as presenças do Reitor da Universidade de Notre Dame (Austrália), Peter Tannock, e do historiador Jan Roegiers, da Universidade Católica de Leuven (Bélgica). Falando em francês, o Reitor da Unicap discorreu sobre o tema “A Autonomia da Universidade em um Contexto Globalizado”, durante 20 minutos. Em sua apresentação, ele distinguiu os termos “globalização” e “mundialização” como processos que acarretam significativas transformações nas estruturas sociopolíticas, relações econômicas e o mundo dos valores cristãos.

“São fenômenos intimamente interligados e que não podem ser compreendidos separadamente. Quando falamos em globalização, referimos-nos ao estágio atual do capitalismo mundial, com suas implicações econômicas e políticas. Já mundialização é um conceito que aponta para o aumento da possibilidade do encontro de uma variedade de mundos diferentes, quer se trate do espaço geográfico, de correntes ideológicas ou das variadas culturas e seus valores”, afirmou o Reitor em seu discurso.

De acordo com Padre Pedro, um dos aspectos fundamentais da globalização, e que afeta a autonomia das Universidades Católicas, é a grande difusão da ideologia neoliberal, que traz consigo elementos diametralmente opostos à visão cristã. Segundo o Reitor, o neoliberalismo, o secularismo e o relativismo são características que influenciam a organização das Universidades Católicas, bem como a formação oferecida por estas instituições. “São aspectos que, não só interferem na autonomia das Universidades Cristãs, como também afetam os valores plurais que procuramos promover. A forte difusão da ideologia neoliberal traz elementos diametralmente opostos à visão cristã do mundo, explicitada na doutrina social da Igreja, baseada nos valores evangélicos de solidariedade”, destacou.

Para finalizar, o Reitor destacou que a autonomia almejada pelas instituições de ensino Católicas não pode assumir idéias contrárias à sua filosofia, por mais dominante que seja o mundo globalizado. “A autonomia buscada pela Universidade Católica consiste em aprender um novo modo de ser nela mesma, correspondendo, em nosso tempo, ao ideal cristão, que é sua razão de ser. As instituições precisam manter seu rumo, adaptando o que for necessário, porém sem nunca assumir idéias incompatíveis consigo mesma”, finalizou.

Seminário discute políticas públicas para pessoas com deficiência
Por Glaucio Alves

Seminário " Políticas públicas para deficiêntesPensar em políticas públicas para a inclusão de portadores de deficiência foi o objetivo do I Seminário da Católica da Pessoa com Deficiência, realizado durante todo o dia de hoje (21) na sala 005, térreo do bloco G4. O evento, que reúne palestras e oficinas, foi promovido pelo Serviço de Atenção à Criança e ao Adolescente com Deficiência, sob a coordenação da professora Mariel Rocha Pereira de Lyra.

A palestra de abertura foi ministrada pela presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria Tereza Almeida Antunes. Na ocasião, ela deu um panorama geral sobre as políticas públicas para as pessoas com deficiência, destacando que nos países pobres estão a maior concentração das pessoas com deficiência. O Seminário conta com a participação de seis estagiários da clínica de psicologia que fazem parte do serviço. 

“Inclusão significa tornar a pessoa participante da sociedade com a garantia de seus direitos”, destacou Tereza. De acordo com ela, a sociedade também tem que se mobilizar para que esses direitos sejam garantidos. “O estado sozinho não faz nada”, frisou. Já a professora Mariel disse que é necessário sensibilizar a comunidade acadêmica para o problema, trazendo não só estudantes de psicologia, mas sim dos outros cursos.

Durante a manhã ainda foi promovida a mesa-redonda “Instituições e o processo de Inclusão da Pessoa com Deficiência” e a palestra “A perversidade da exclusão do adolescente especial”. De acordo com a coordenadora do Seminário, a intenção é introduzir o evento na programação da Semana de Integração. A entrada foi um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados foram repassados para a Pastoral da Católica.

Projeto Cinco e Meia promove debate sobre filosofia para crianças e adolescentes
Por Glaucio Alves

Filosofia para criança, adolescente e jovem. Esse é o tema que será discutido no Projeto Cinco e Meia, às 17h desta quinta-feira (22), no Auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, localizado no 1º andar do bloco B. Para discutir sobre o assunto, foi convidada a professora Valéria Alvarenga. A iniciativa é do curso de Filosofia da Católica.

Na ocasião será discutido o programa “Educar para pensar: filosofia com crianças, adolescentes e jovens”. Por meio do trabalho, desenvolvido pelo Centro de Filosofia da Católica, o projeto defende que o ensino e o aprender da disciplina produzem uma autonomia intelectual. A preocupação inicial não é só ensinar o que é a mente, mas como usar melhor a capacidade do pensar.

O Projeto Cinco e Meia tem o objetivo de propor um momento de reflexão e debate e um espaço para que professores e alunos possam apresentar pesquisas e aprofundar conhecimentos na área das Ciências Humanas. O evento é válido como atividade complementar e é voltado para o público em geral. A entrada é franca. 

OUTRAs Notícias.:

20 /11/2007 - Novo presidente do TJPE é ex-aluno da Católica
20 /11/2007 - Ex-aluno da Católica é novo colunista-assistente do JC
20 /11/2007 - Alunos de Arquitetura visitam fábrica da Iquine e Casa Cor PE 2007
20 /11/2007 - Inscrições do Vestibular 2008.1 da Católica vão até dia 2 de dezembro
19 /11/2007 - Filosofia realiza curso de Introdução à Fenomenologia
19 /11/2007 - Aluno de Arquitetura tem projeto premiado
19 /11/2007 - Alunos de Direito simulam julgamento
19 /11/2007 - Ex-aluna da Católica lança livro sobre o cotidiano feminino
19 /11/2007 - Quinta na Química debate Fórum de Coordenadores dos Cursos de Engenharia Ambiental
16 /11/2007 - Aluna de Direito vence o Concurso Byron Sarinho de Textos
16/11/2007 - Estudantes da Católica promovem minicurso sobre arqueologia
16/11/2007 - Inscrições do Vestibular 2008.1 da Católica vão até dia 2 de dezembro
16/11/2007 - Católica oferece vários tipos de bolsas de estudo
16/11/2007 - Inscrições para cursos de especialização estão abertas até o dia 30
16/11/2007 - Católica está com inscrições abertas para seis mestrados
16/11/2007 - Católica está com inscrições abertas para três MBA
Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000