A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 19 de novembro de 2007 Ano 6

Filosofia realiza curso de Introdução à Fenomenologia
Por Higor Gonçalves

fenomenologia

Nascida na segunda metade do século XIX, a partir de análises sobre a intencionalidade da consciência humana, a fenomenologia (doutrina que descreve, compreende e interpreta os fenômenos que se apresentam à percepção) propõe o fim da separação entre "sujeito" e "objeto". Debatido por inúmeras correntes filosóficas, o tema é a essência do curso “Introdução à Fenomenologia”, que teve início na tarde desta segunda-feira (19), às 14h, na sala 501 do Bloco G4.

Promovido pelo Núcleo de Estudos para a América Latina da Católica (Neal), o curso será  ministrado até a próxima sexta-feira, dia 23, pelo doutor em Filosofia e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo de Oliveira Moraes.

Na palestra de hoje, o docente apresentou algumas categorias e conceitos elementares do assunto, baseados no livro “Introdução à Fenomenologia”de Robert Sokolowski (EditoraLoyola, 248 pág.), que servirá de parâmetro para todas as aulas do curso. A obra faz um apanhado da história da fenomenologia, focando na diversidade das abordagens, sobretudo na dialética hegeliana para a compreensão do tema. Responsável pela tradução do livro para o português, Alfredo Moraes destacou a proposta da fenomenologia. “O objetivo desta doutrina é atingir à intuição das essências, ou seja, permear o conteúdo inteligível e ideal dos fenômenos”, afirmou.

No jargão da filosofia, as essências ou significações (noemas) são objetos visados pelos atos intencionais da consciência (noesis). Nesse contexto, a consciência é compreendida como uma atividade constituída por atos (a exemplo da percepção, imaginação, especulação, paixão, dentre outros), com os quais se pretende alguma coisa.

O curso “Introdução à Fenomenologia” vai debater nesta terça-feira (20), segundo dia do encontro, sobre os conceitos de “temporalidade”, “fenomenologia do si (self)”, bem como “as estruturas formais da doutrina”. A aula tem início a partir das 14h, na sala 501 do G4. Informações: (81) 2119-4067.

Aluno de Arquitetura tem projeto premiado
Por Glaucio Alves

Aluno de arquiteturaO aluno do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica Alex Azevedo de Lucena ficou em primeiro lugar na 1ª Bienal José Lutzemberger. O evento aconteceu entre os dias 12 e 14 de novembro, durante o IV Encontro Nacional e II Encontro Latino-Americano Sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis (Enecs), realizado no campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Com o tema “Escolas mais sustentáveis”, o objetivo da bienal foi promover e incentivar a incorporação de produtos, processos e técnicas sustentáveis nesse tipo de construção. Lucena conseguiu o primeiro lugar com um estudo preliminar de uma escola na Avenida Caxangá, na Madalena. De acordo com ele, o projeto prevê o aproveitamento dos ventos favoráveis e a energia solar, buscando uma maior economia.

Além da sustentabilidade, o projeto do estudante também se preocupou com a integração das comunidades vizinhas da escola modelo. O trabalho demorou cerca de seis meses para ficar pronto e teve a orientação da professora Paula Maciel e consultoria do professor Augusto Aragão, ambos do curso de Arquitetura da Católica. “A questão social foi o diferencial do trabalho”, destacou Paula.

“Nosso objetivo é fazer um trabalho diferenciado, complementando a formação acadêmica”, enfatizou Paula, lembrando que essa foi a primeira experiência voltada para sustentabilidade realizada pela Católica. A Bienal foi promovida pelo Grupo de Trabalho em Desenvolvimento Sustentável, da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído e conta com o apoio do Passive and Low Energy Architecture, com sede em Londres.

Alunos de Direito simulam julgamento
Por Glaucio Alves

Alunos de DireitoConhecer na prática todas as etapas e procedimentos de um julgamento. Esse foi o objetivo do Júri Simulado, realizado na manhã desta segunda-feira (19), por alunos da disciplina Prática Processual Penal do 9º período do curso de Direito da Católica. A atividade aconteceu na Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi).

Com orientação das professoras Maria de Fátima Falcão, Mirza Porto de Mendonça e Valdênia Brito, os alunos simularam o julgamento do réu Danilo José da Silva Melo, acusado de ter matado a amante. No papel de juiz estava Vinícius Caldas Marques de Lima; na promotoria Mariana Moraes Soares e, na defesa, Galderise Fernandes Teles. Todos alunos da disciplina.

“Essa é uma forma de fixação do conteúdo, mostrar na prática como funciona o Tribunal do Júri”, afirmou a professora Mirza Porto. Na ocasião, também foram escolhidos os sete jurados para compor a simulação. Estavam presentes estudantes das três turmas da disciplina de Prática Processual Penal.

O próximo Júri Simulado está marcado para o próximo dia 26, a partir das 8h, no mesmo local, e é aberto ao público. A Astepi faz parte do Centro de Ciências Jurídicas da Católica e tem o objetivo de desenvolver o conhecimento e a prática do exercício das profissões jurídicas para os estudantes.

Ex-aluna da Católica lança livro sobre o cotidiano feminino
Por Higor Gonçalves

A jornalista e ex-aluna da Universidade Católica de Pernambuco Janine Henriques promove nesta terça-feira (20), a partir das 20h, no Bar Bossa Nova, o lançamento do livro “Mulheres sempre mulheres”. Dividida em 12 crônicas, sete poesias e uma carta, a obra trata da história de vida e cotidiano de mulheres que conviveram com a autora. Momentos importantes da trajetória da jornalista, como na época em que foi mãe, aos 18 anos, também são narrados no decorrer do livro. “Mulheres sempre mulheres” é prefaciado pelo publicitário Lusenalto Andrade, que também assina a “orelha”. O Bar Bossa Nova fica na Rua da Hora, 88, Espinheiro.

Quinta na Química debate Fórum de Coordenadores dos Cursos de Engenharia Ambiental
Por Higor Gonçalves

O Projeto Quinta na Química vai receber na próxima quinta-feira, dia 22, a secretária da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (ASBEA), Lúcia Helena Xavier, para debater sobre o "Relato do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Engenharia Ambiental". A palestra vai ocorrer a partir das 17h, na sala 113 do Bloco "D", situada no 1º andar. A entrada é gratuita.  Informações: (81) 2119-4188.

OUTRAs Notícias.:

16 /11/2007 - Aluna de Direito vence o Concurso Byron Sarinho de Textos
16/11/2007 - Estudantes da Católica promovem minicurso sobre arqueologia
16/11/2007 - Inscrições do Vestibular 2008.1 da Católica vão até dia 2 de dezembro
16/11/2007 - Católica oferece vários tipos de bolsas de estudo
16/11/2007 - Inscrições para cursos de especialização estão abertas até o dia 30
16/11/2007 - Católica está com inscrições abertas para seis mestrados
16/11/2007 - Católica está com inscrições abertas para três MBA
14/11/2007 - Católica oferece aos alunos vários tipos de bolsa de estudo
14/11/2007 - Católica participa do III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares
14/11/2007 - Inscrições abertas para o XII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
14/11/2007 - DA de História promove palestra com Raimundo Carrero
Alunos da Católica são selecionados para estágio na TV Globo

14/11/2007 - TVU seleciona estagiários para o Nosso Jornal
14/11/2007 - Alunos de Jornalismo divulgam trailer de projeto experimental no Youtube
Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000