A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 12 de novembro de 2007 Ano 6

Aluna de Direito participará de programa de estágio na Câmara dos Deputados
Por Glaucio Alves

Aluna de Direito

A aluna do 6º período do curso de Direito da Católica Thais Virginia vai para Brasília participar do programa Estágio-Visita na Câmara dos Deputados. O objetivo é conhecer de perto o funcionamento da casa. Durante cinco dias, ela vai acompanhar as Comissões Técnicas e do Plenário, além do processo de elaboração das leis.

O Estágio-Visita inclui hospedagem, alimentação e transporte dentro de Brasília e acontece entre os dias 26 e 30 de novembro. A universitária participará do programa graças a um convênio firmado entre a Universidade Católica e a Câmara dos Deputados. Thais ganhou a vaga em um sorteio realizado durante uma palestra promovida pelo curso de Direito no mês passado.

“Tenho muita expectativa, pois vou ver de perto o que aprendemos na teoria”, destacou a universitária, que embarca para Brasília no dia 25. Lá, ela vai se juntar a outros 50 estudantes de Direito de todo o país. No final do processo, cada aluno receberá um certificado de participação no programa.

A iniciativa é realizada pela Câmara dos Deputados desde o final de 2003 para universitários de todo o país. A previsão é atender novas turmas a cada 30 dias, com exceção dos meses de recesso parlamentar e início de sessão legislativa. O Estágio-Visita é administrado pela Segunda-Secretaria e pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara.

Editor do Diario de Pernambuco participa de palestra do curso de Jornalismo
Por Higor Gonçalves

O curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco recebeu na tarde de hoje (12), na sala 510 do Bloco A, o jornalista Sérgio Miguel Buarque, editor do caderno Vida Urbana, do Diario de Pernambuco (DP). Durante o encontro, que teve participação significativa dos estudantes do 1º período, o jornalista fez um apanhado da trajetória do DP frente aos acontecimentos de maior repercussão na história do país; como, por exemplo, em 1945, quando o jornal promoveu campanha contra a ditadura do governo de Getúlio Vargas. “O Diario é uma publicação que sempre ‘levantou bandeiras’ ao longo de sua história”, destacou Buarque.

A palestra de hoje também abordou a rotina profissional dos veículos impresso, assim como a evolução tecnológica que marca o jornalismo desde seus primórdios. “Da famosa prensa criada por Gutenberg, até o atual computador pessoal, a história do jornalismo sempre esteve vinculada ao desenvolvimento das tecnologias”, afirmou Sérgio Miguel Buarque. “Me sinto privilegiado em participar dessa evolução”, finalizou.

Antes de editar o caderno Vida Urbana, Sérgio Miguel Buarque foi repórter da editoria de Esportes, com passagem (já como editor) pelo caderno de Política.   

DP - Fundado no dia 7 de novembro de 1825, O Diario de Pernambuco foi idealizado por Antonino José de Miranda Falcão. No começo, era impresso num prelo de madeira, cuja folha, de 4 páginas, media 24,5 por 19 centímetros. Em seu primeiro editorial, o DP declarava-se um simples "diário de anúncios".

Hoje, o jornal conta com um dos mais modernos parques gráficos do país, com rotativa off-set (Goss Newline) que imprime cerca de 70 mil exemplares por hora, com fotos e anúncios. A rotativa (uma estrutura de 400 toneladas) funciona ativada por um sistema informatizado. O jornal é o mais antigo em circulação da América Latina.

Futuros universitários participam da 3ª Jornada Portas Abertas
Por Débora Ramalho

Na tarde da última sexta-feira (09), a Católica realizou a 3ª Jornada Portas Abertas. O evento reuniu vestibulandos de várias escolas do Recife e Região Metropolitana, além de alunos de cursos preparatórios e pessoas que estão em busca de uma boa graduação. Os inscritos no vestibular 2008.1 da Católica visitaram os diversos cursos da Universidade, acompanhados por alunos voluntários da Unicap.

O evento foi mais uma oportunidade para que os alunos do ensino médio conhecessem os cursos e a estrutura da Universidade. Eles também puderam trocar informações com os coordenadores, professores e alunos. Segundo a coordenadora de Graduação, Aline Grego, “a idéia é na verdade cumprir um dever social. Além das informações sobre os possíveis cursos que podem ser escolhidos na Católica, os professores informam sobre o mercado de trabalho e o campo profissional no qual o curso permite atuar”.

Já em sua terceira edição, a Jornada ajudou alguns a decidirem que carreira profissional seguir. “Eu estava em dúvida sobre qual curso fazer, mas quando conheci o laboratório de Publicidade me resolvi”, conta a vestibulanda Ester Taíza. Já Ana Maiara ressaltou que “o evento me fez confirmar a certeza de ter escolhido tanto o curso (Direito), como a Universidade certa”.

A Jornada contou ainda com apresentações culturais no hall do bloco G, como a do grupo Gota D’água (Vocais do MPB Unicap), dirigido pelo professor Armando da Costa Carvalho.

Os vestibulandos que já haviam confirmado a sua inscrição no vestibular da Católica receberam uma camisa exclusiva.  Aqueles que vão prestar vestibular na Universidade e, ainda não pegaram sua blusa, podem procurar a Assessoria de Comunicação (Assecom) até o fim deste mês. Informações: 2119.4016

Click no Link abaixo para visualizar as fotos do evento. http://www.unicap.br/assecom2\fotolog\jornada3\index.html.

Alunos do Liceu participam dos Jogos Internos
Por Glaucio Alves

Futsal, vôlei, basquete, xadrez, dama e dominó compõem as modalidades da primeira edição dos Jogos Internos do Liceu de Artes e Ofício, que acontecem até a próxima quarta-feira (14). A cerimônia de abertura foi realizada neste sábado (10), na quadra do Liceu, na Boa Vista, e contou com a presença de representantes da instituição e dos pais. Cerca de 800 estudantes do ensino fundamental e médio da escola participam da competição, que traz o tema “Viver o Recife”.

A cerimônia contou com apresentações culturais realizadas por estudantes da instituição. Para animar a festa, participaram as bandas “Abaixo de zero” e “Pró-alternativo”, formadas também por alunos da escola. “Essa é uma forma de trabalhar não só a mente e espírito, mas o corpo, além de incentivar a cidadania e o respeito entre os alunos”, destacou a diretora do Liceu, Maria Zélia Correia.

História em Debate discute ditadura militar e comunicação
Por Glaucio Alves

O Diretório Acadêmico do curso de História da Católica irá promover nesta terça-feira (13), às 17h, uma palestra com o tema “Ditadura militar e a reordenação das comunicações no Brasil”. O evento faz parte do projeto História em Debate e acontece no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no 1º andar do bloco B. Para falar sobre o assunto, foi convidado o jornalista e mestre em comunicação, Rudson Pinheiro Soares. O projeto tem o objetivo de promover um amplo debate sobre assuntos de relevância social.

Célula Acadêmica promove o Technical.Net Day
Por Higor Gonçalves

Criada e formada por alunos do curso de Ciências da Computação da Católica, a Célula Acadêmica Soft.Net vai promover na próxima quarta-feira (14), no auditório G1, a partir das 13h30, o Technical.Net Day. Voltado à comunidade “.net” do Recife, o evento trará novidades tecnológicas da Microsoft, contando com palestras técnicas e lançamentos de programas, como o recente Visual Studio 2008. O encontro será aberto ao público e a entrada é um quilo de alimento não- perecível.

Célula Acadêmica - A Soft.Net é coordenada pelos estudantes da Católica Ana Carolina Lima, Marcelo Diniz, Bruno Leandro, Emmanuelle Braz, Geovanni Pires e Alexandre Dias. As Células Acadêmicas recebem todo o incentivo da Microsoft, que fornece gratuitamente material de apoio aos estudos, como arquivos para download, livros, CD’s, apostilas e um sistema de gerenciamento pela Internet. Além disso, a companhia promove encontros, palestras e competições, que dão visibilidade aos participantes de maior destaque.

Unicap Júnior realiza minicurso sobre o Código de Defesa do Consumidor
Por Higor Gonçalves

A Unicap Júnior vai promover, na segunda-feira (19), um minicurso para os que têm interesse sobre o “Código de Defesa do Consumidor”. Ministrado pela professora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) Maura Gomes de Souza, o minicurso vai acontecer das 18h30 às 21h30, no auditório da própria Unicap Júnior, situado na Rua Almeida Cunha, 352, Boa Vista. A inscrição custa R$ 10 e pode ser feita no mesmo local. Serão concedidos certificados aos participantes. Informações pelo telefone: (81) 2119-4365. 

Sindicato dos Jornalistas e Alepe promovem seminário sobre mídia e violência
Por Glaucio Alves

Mídia e Violência é o tema de um seminário que será realizado pela Comissão de Defesa da Cidadania da Assembléia Legislativa (Alepe) e o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco. O encontro acontece nos dias 20 e 21 deste mês e é aberto para jornalistas, estudantes e público em geral.

O evento acontecerá no auditório do 6º andar do anexo da Alepe, na Rua da União, das 8h às 12h, com a presença de jornalistas do Sul do país. O seminário faz parte da programação de comemorações dos 60 anos de fundação do Sindicato dos Jornalistas.

Estão sendo oferecidas 100 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefones 3217-2469 ou 3217-2466. Quem preferir pode se inscrever pessoalmente na Escola do Legislativo, na Assembléia, localizada na Rua da União, 439, Boa Vista. O participante terá direito a um certificado.

SDS promove Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Com informações da Secretaria de Defesa Social

A Secretaria de Defesa Social e o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos irão realizar no dia 30 de novembro, das 8h às 18h, no Teatro Tabocas, no Centro de Convenções, o Seminário de Apresentação, Discussão e Validação do Texto-Base, da Política Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco.

O objetivo do evento é apresentar às autoridades governamentais e não-governamentais, que direta ou indiretamente lidam com a temática, o texto-base da Política Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, estabelecendo diretrizes, princípios e ações nesta área. O resultado do encontro seguirá para a apreciação do governador.

A iniciativa da realização do seminário partiu da publicação do relatório "Uma Aliança Global Contra o Trabalho Forçado", publicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estimou em cerca de 2,4 milhões o número de pessoas que foram traficadas para serem submetidas a trabalhos forçados, em 2005.

A OIT calcula que 43% dessas vítimas foram submetidas à exploração sexual e 32% para a exploração econômica, as 25% restantes são traficadas para uma combinação dessas formas ou por razões indeterminadas. Ainda, de acordo com o relatório, o lucro total anual produzido com o tráfico de seres humanos chega a 31,6 bilhões de dólares.

As inscrições para o seminário estão sendo realizadas até o dia 26 de novembro, das 7h30 às 13h30, no segundo andar do Instituto de Recursos Humanos (IRH), na Rua Henrique Dias, S/N, Derby. Informações 3216-4771/4772. A ficha de inscrição está disponível no site da Secretaria de Administração www.sare.pe.gov.br.

OUTRAs Notícias.:

09/11/2007 - Magistrados moçambicanos visitam a Católica
09/11/2007 - Católica recebe visita de alunos do ensino médio de Escada
09/11/2007 - Curso de Administração da Católica realiza o “Administração em Dia”
09/11/2007 - SinjoPE e Alepe promovem o Seminário Mídia e Violência
09/11/2007 - Fórum Inter-religioso debate “O que é o Budismo?”
09/11/2007 - Madrigal Unicap apresenta Árias e Duetos de Óperas
09/11/2007 - Inscrições para cursos de especialização estão abertas até o dia 30
09/11/2007 - Católica está com inscrições abertas para seis metrados
09/11/2007 - Católica está com inscrições abertas para três MBA
08/11/2007 - Qualidade dos combustíveis é tema de palestra
08/11/2007 - Fisioterapia promove oficina “Saúde do Trabalhador e Ergonomia”
08/11/2007 - Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica
08/11/2007 - Ex-aluna de jornalismo ministra cursos de fotografia
07/11/2007 - Coordenadora geral de pesquisa da Católica recebe a “Medalha Amigo da Marinha”
07/11/2007 - Abertas inscrições para Bacharelado em Teologia
07/11/2007 - Curso de Administração inaugura ciclo de palestras do “Administração em Dia”
07/11/2007 - Neal promove curso de Introdução à Fenomenologia
07/11/2007 - Católica está com inscrições abertas para três cursos MBA
07/11/2007 - Assistente social do Hemope é entrevistada por alunos de Jornalismo
07/11/2007 - Aluno de Fonoaudiologia obteve primeiro lugar em congresso da APAE
06/11/2007 - Cientista brasileira da Nasa ministra palestra na Católica
06/11/2007 - Simpósio discute cuidados em pacientes neurológicos 06/11/2007 - Alunos de Relações Públicas aprendem regras de cerimonial na Assembléia Legislativa
06/11/2007 - Inscrições para estágio na Ampla terminam amanhã
06/11/2007 - Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica
06/11/2007 - Aluno de Jornalismo prepara álbum de música conceitual
Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000