A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 7 de novembro de 2007 Ano 6

Coordenadora geral de pesquisa da Católica recebe a “Medalha Amigo da Marinha”
Por Higor Gonçalves

Medalha Amigo da MarinhaA coordenadora geral de pesquisa da Católica, professora Arminda Saconi, foi condecorada na noite desta terça-feira (6), com a “Medalha Amigo da Marinha”. Concedida pela Sociedade de Amigos da Marinha (Soamar), a comenda tem a finalidade de homenagear as personalidades civis que, de alguma forma, tenham contribuído para o bom relacionamento da Instituição com a sociedade. A solenidade de entrega da “Medalha Amigo da Marinha” ocorreu a bordo da Fragata Niterói, que ancorou na manhã de ontem, no Porto do Recife, especialmente para a solenidade.

De acordo com professora Arminda Saconi, a comenda prestou homenagem à parceria firmada entre a Universidade Católica de Pernambuco e a Capitania dos Portos do Estado. “Fui convidada, na verdade, apenas para representar a parceria da Unicap com a Capitania dos Portos de Pernambuco”, afirmou a docente. A Capitania dos Portos de Pernambuco é uma das instituições que apóiam o Encontro Nacional das Águas, evento promovido pela Católica há quatro anos e coordenado por Arminda Saconi. Este ano, o encontro abordou o tema “Os tratamentos e políticas públicas sobre os recursos hídricos”.

Além da professora Arminda Saconi, outras onze personalidades foram condecoradas com a “Medalha Amigo da Marinha”. Entre elas, estava a cônsul geral dos Estados Unidos no Recife, Diana Page.

Amigo da Marinha -A comenda foi idealizada para homenagear personalidades civis e militares de outras forças, pelo reconhecido e trabalho de divulgação dos ideais da Marinha. A comenda pode ser outorgada às personalidades ou instituições de idoneidade moral e conduta pessoal condizente com os padrões que a Marinha exige de seus integrantes. A Soamar foi criada no Brasil em 1972. Hoje, existem 54 associações em todo o Brasil, com mais de 14 mil “soamarinos” – apelido dado aos integrantes da Sociedade de Amigos da Marinha.

Abertas inscrições para Bacharelado em Teologia
Por Glaucio Alves

Padres ou pastores, religiosos ou leigos que concluíram um Curso Livre de Teologia, com duração mínima de 1,6 mil horas, podem agora realizar uma reciclagem dos estudos e obter um diploma de Bacharel em Teologia pela Católica. Por meio da portaria 148/2007, a Universidade está disponibilizando 20 vagas para o curso de Bacharelado em Teologia no turno da noite para quem tem o perfil citado.  

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de novembro na Seção de Admissão / DAR, localizada no térreo do bloco R, no campus da Católica, de segunda a sexta-feira das 14h às 16h e das 18h às 20h.  No ato da inscrição para o processo seletivo o candidato deverá pagar uma taxa de R$ 100, via boleto bancário. 

A admissão será feita por meio de um processo seletivo, que será realizado às 19h do dia 13 de dezembro, no Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no primeiro andar do Bloco B. A seleção é composta por uma redação sobre tema teológico e uma entrevista avaliativa, marcada para o dia 14 de dezembro.

A lista completa dos documentos e informações sobre matrícula dos candidatos aprovados pode ser encontrada no link www.unicap.br/processos_admissao/portaria148.htm. Informações no Curso de Teologia pelo telefone (81) 2119-4171. 

Curso de Administração inaugura ciclo de palestras do “Administração em Dia”
Por Higor Gonçalves

A coordenação do curso de Administração da Universidade Católica de Pernambuco estará promovendo a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de novembro, o “Administração em Dia”, evento que vai realizar palestras sobre temas relevantes do segmento da gestão organizacional. Os encontros acontecerão todos os meses e valerão como atividade complementar. Patrocinado por instituições locais, o evento tem o objetivo de construir uma maior integração entre comunidade acadêmica e profissionais das organizações e é destinado a professores e alunos de Administração.

De acordo com o coordenador do curso de Administração da Católica, professor Sales Vidal, “O evento será um espaço para os alunos e professores refletirem acerca dos temas mais recorrentes da área de gestão organizacional”. As atividades, ainda segundo o professor, “pretendem aprofundar os assuntos vistos em sala de aula, contribuindo para dinamizar o próprio curso de Administração”, explicou.

A primeira palestra do “Administração em Dia” ocorre nesta segunda-feira (12), das 19h às 20h10, no Auditório Padre Antônio Vieira (G2). O encontro vai abordar o tema “Metagestão – A arte do diálogo nas organizações: é possível conciliar valores pessoais/organizacionais e reorientar as ações estratégicas no mundo dos negócios?”. O debate receberá a doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Geni Sales Dornelles.

Em seguida, a partir das 20h20, haverá o lançamento do livro “Metagestão – A arte do diálogo nas organizações”, no Salão Receptivo da Católica. A palestra e o lançamento da obra têm apoio do Banco do Nordeste. O Auditório G2 e o Salão Receptivo da Unicap ficam no 1º andar do Bloco G. Informações: (81) 2119-4173.

Neal promove curso de Introdução à Fenomenologia
Por Higor Gonçalves

O Núcleo de Estudos para América Latina da Universidade Católica de Pernambuco (Neal) abriu inscrições para o curso “Introdução à Fenomenologia”. O encontro vai acontecer entre os dias 19 e 23 de novembro, no horário das 14h às 17h, na sala 501 do Bloco G4. O curso receberá o doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Moraes.

As Inscrições para o curso “Introdução à Fenomenologia” custam R$ 15 e podem ser feitas na sede do Neal, situada no setor "E", 7º andar do Bloco G4. Informações: (81) 2119-4067.

Católica está com inscrições abertas para três cursos MBA
Por Glaucio Alves

A Universidade Católica está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro de 2008 para três cursos MBA: em Gestão de Negócios, em Planejamento e Gestão de Eventos e em Finanças e Controladoria. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição que está no site www.unicap.br e anexar original e cópia do diploma, histórico escolar, identidade, CPF, currículo e uma foto 3x4 recente.

O MBA em Gestão de Negócios é voltado para profissionais que estejam interessados em aprofundar e atualizar seus conhecimentos em relação à gestão de empresas. O objetivo do curso é desenvolver uma visão sistêmica do funcionamento de empresas que permita ao aluno compreender como adequar o ambiente de trabalho ao enfoque do negócio.

Para quem se formou em Turismo, Relações Públicas e Administração, e pretende exercer atividades nos diversos segmentos da área de eventos, tem no MBA em Planejamento e Gestão de Eventos uma boa opção de pós-graduação. O objetivo é proporcionar o acesso às informações necessárias à construção do conhecimento em planejamento e gestão de eventos.

Já o curso MBA em Finanças e Controladoria pretende favorecer o acesso a conceitos e técnicas que complementem a formação tanto do profissional de finanças quanto o da área contábil. Além de apresentar as mais modernas técnicas de gestão econômico-financeira e instrumentos de controle de gestão.

Os candidatos devem entregar a documentação exigida na sala 303 do Espaço Executivo, no bloco G4 da Católica, localizado na Rua Almeida Cunha, 245, Boa Vista, das 9h às 13h e das 14h às 17h. A seleção será realizada por meio da análise do currículo do interessado e histórico escolar, se necessário será realizada uma entrevista individual. Informações (81) 2119-4243.

Assistente social do Hemope é entrevistada por alunos de Jornalismo
Por Glaucio Alves

A Assistente Social do setor de captação de sangue do Hemope, Isaura Capiberibe, foi a convidada por alunos do 8º período do curso de Jornalismo da Católica para falar sobre doação de sangue. A entrevista aconteceu na noite de ontem (6), no estúdio de TV do bloco A, e faz parte das atividades da disciplina de Televisão 4, ministrada pela professora Andréa Moreira.

O objetivo do trabalho é organizar um programa de entrevista e convidar algum especialista para falar sobre o tema definido anteriormente durante as aulas. No caso, o assunto definido foi doação de sangue. “Doar é seguro tanto para o doador tanto para quem recebe. Porém ainda temos que derrubar muitos mitos relacionados ao ato”, destacou Isaura.

Aluno de Fonoaudiologia obteve primeiro lugar em congresso da APAE
Por Glaucio Alves

O aluno do curso de Fonoaudiologia da Católica, Luiz Carlos Bezerra, obteve o primeiro lugar com a apresentação do trabalho “A implantação do atendimento fonoaudiológico no atendimento a surdocegueira”, no I Congresso da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), realizado em Aracajú. O projeto teve orientação da professora Doutora Wanilda Maria Alves Cavalcanti.

O Congresso da APAE foi realizado no Centro de Convenções de Sergipe e teve como tema “A inclusão da pessoa com deficiência num enfoque multidisciplinar”. O evento foi promovido pela Universidade Tiradentes, localizada na capital sergipana, e aconteceu entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro.

OUTRAs Notícias.:

06/11/2007 - Cientista brasileira da Nasa ministra palestra na Católica
06/11/2007 - Simpósio discute cuidados em pacientes neurológicos 06/11/2007 - Alunos de Relações Públicas aprendem regras de cerimonial na Assembléia Legislativa
06/11/2007 - Inscrições para estágio na Ampla terminam amanhã
06/11/2007 - Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica
06/11/2007 - Aluno de Jornalismo prepara álbum de música conceitual
05/11/2007 - Cientista da Nasa realiza palestra na Católica
05/11/2007 - Tropa de Elite é debatido na Católica sob a ótica cinematográfica, psicológica e jornalística
05/11/2007 - Ex-aluno de Arquitetura narra suas experiências profissionais em palestra
05/11/2007 - Curso de Direito e Pastoral Unicap promovem Oficina de Poesia na UR-5
05/11/2007 - Qualidade de combustíveis é tema do Quinta na Química
05/11/2007 - Católica realiza 3ª edição do Jornada Portas Abertas
Budismo é tema de palestra na Católica

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000