A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 05 de novembro de 2007 Ano 6

Cientista da Nasa realiza palestra na Católica
Por Rodolfo Bourbon

Cientista da Nasa

Do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia (EUA), para o Auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco. Este é o trajeto da cientista Rosaly Lopes. A convite do curso de Física da Unicap, a PhD em Geologia Planetária e Vulcanologia realiza uma conferência amanhã (6), às 18h, abordando carreira, trabalho e pesquisas sobre atividades vulcânicas nos planetas do Sistema Solar.

Nascida no Rio de Janeiro, a cientista deixou o Brasil para estudar Astronomia na Universidade de Londres. Após conquistar a titulação de PhD, Rosaly passou a escrever teses de pesquisas comparativas dos vulcões nos planetas Terra e Marte. A especialista em fluxo de lavas viajou para diversos países, como Itália e Havaí, onde observou de perto as erupções. Curadora do Museu de Ciência na capital inglesa, representante do Observatório Real de Greenwich, professora e autora de inúmeros artigos completam o extenso currículo da profissional.

A palestra é voltada para os alunos de Física e graduações afins, profissionais da área e estudantes do Ensino Médio, visando despertar o interesse do assunto nos jovens. Será cobrada uma taxa de R$ 10, com o intuito de arrecadar fundos para a construção da Base de Lançamento de Foguetes Experimentais Dra. Rosaly Lopes, na cidade de Bezerros, interior de Pernambuco. Informações pelo telefone (81) 2119-4165.

Tropa de Elite é debatido na Católica sob a ótica cinematográfica, psicológica e jornalística
Por Débora Ramalho

Debate sobre o filme Tropa de EliteA Católica promoveu hoje (05) debate sobre o filme Tropa de Elite. Os professores Alexandre Figueirôa e Heitor Rocha, do curso de Jornalismo, a professora Irinéa Catarino, de Psicologia, e o crítico de cinema e ex-aluno da Unicap, Luiz Joaquim, discutiram os efeitos do filme na sociedade em que vivemos.

O filme retrata o dia-a-dia do Batalhão de Operações Especiais – BOPE e narra a história de um capitão que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente, dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.

No debate, o filme foi analisado sob três óticas: a cinematográfica, a psicológica e a jornalística. Alvo da pirataria, o longa-metragem foi visto por milhões de pessoas antes mesmo do lançamento oficial. Segundo o professor Marconi, que estava presente ao debate, as cenas de ação possuem um ritmo frenético, impossibilitando assim a reflexão do telespectador. “Não há pausas reflexivas”, afirma.

Debate filme Tropa de EliteA banalização da violência e a apatia da juventude brasileira em relação às ações governamentais foram pontos abordados pela psicóloga Irinéa Catarino. “No filme, nega-se ao cidadão quaisquer direitos. Mata-se por matar. É um retorno à barbárie”, argumenta.

O cientista político Heitor Rocha salientou o desrespeito às premissas do Estado de Direito Democrático. “Veicula-se execuções sumárias”, enfatiza o professor, ressaltando a importância de discutir-se o verdadeiro beneficiado com o crime organizado. “Precisamos refletir quem ganha com o narcotráfico. Quem fornece as armas de guerras, a munição e o que fez alguns ficarem tão vulneráveis à bandidagem“, questiona.

Discutiu-se ainda que a idéia do filme não era mostrar a solução para o problema da violência que existe de fato em nosso país, mas sim fazer com que as pessoas debatessem as melhores formas de se conseguir uma saída para o problema, sem precisar fazer uso de mais violência. O filme institucionaliza a discussão da violência e do narcotráfico no país.

CURIOSIDADES: Em novembro de 2006 traficantes do morro Chapéu Mangueira, onde as filmagens eram feitas, seqüestraram parte da equipe que trabalhava no filme e roubaram as armas cenográficas. Cinqüenta e nove delas eram réplicas e 31 verdadeiras, adaptadas para tiros de festim. As filmagens foram paralisadas por cerca de duas semanas. Após ter a equipe seqüestrada e as armas cenográficas roubadas durante as filmagens de Tropa de Elite, o diretor José Padilha teve uma cópia pirata do filme circulando antes de sua estréia nos cinemas. A cópia, que não era a edição definitiva do filme, foi vendida em camelôs 2 meses antes do lançamento.

Ex-aluno de Arquitetura narra suas experiências profissionais em palestra
Por Higor Gonçalves

O curso de Arquitetura da Universidade Católica de Pernambuco receberá nesta terça-feira (6), a partir das 15h, seu ex-aluno Ulisses Maciel, para a palestra “Europa: uma câmera na mão e [quase] nenhuma idéia na cabeça”. Na ocasião, Maciel vai comentar suas “experiências arquitetônicas” vividas nos três meses em que passou viajando pela Europa, visitando obras famosas da arquitetura ocidental. A palestra de amanhã será na Sala de Multiuso do Bloco D, localizada no 1° andar. Informações: (81) 2119-4173.

Curso de Direito e Pastoral Unicap promovem Oficina de Poesia na UR-5
Por Higor Gonçalves

Promover a cidadania por meio da literatura, conscientizando as pessoas sobre seus direitos e, principalmente, sobre seus deveres. Em resumo, essa é a proposta da Oficina de Poesia que o curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco realizará a partir desta terça-feira (6), às 15h, no Núcleo de Prática Jurídica da Astepi - Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração da Unicap, localizado na comunidade da UR-5, no bairro do Ibura.

A idéia faz parte de um acordo firmado entre o curso de Direito e a Pastoral Unicap, cujo objetivo é sensibilizar os futuros bacharéis em Direito para o compromisso com a promoção da cidadania. “Nosso intuito é humanizar os futuros profissionais da área jurídica para aturarem junto às comunidades, no sentido de promover a cidadania dos indivíduos”, explica a professora do Centro de Ciências Jurîdicas Andréa Campos, convidada para participar do projeto.

De acordo com a docente, a poesia pode se tornar uma grande aliada na hora de ensinar alguns conceitos elementares do Direito. “Acreditamos que certos princípios podem ser melhor assimilados através da poesia, arte que lida com o lúdico e ao mesmo tempo contempla os sentimentos mais profundos do ser humano”, disse.

A Oficina de Poesia estará voltada à crianças com idade entre três e cinco anos, abordando temas de relevância social por meio da poesia infantil. A temática de amanhã será “Direito à moradia”. Os encontros estão programados para acontecer a cada duas semanas, na sede do Núcleo de Prática Jurídica da Astepi do Ibura, situado na Capela Nossa Senhora da Conceição, na Rua Poeta Mauro Mota, sem número, UR-5.

Os alunos interessados em participar como voluntários, poderão enviar e-mail para andalmcampos@uol.com.br ou entrar em contato pelo telefone: (81) 2119-4177.

Qualidade de combustíveis é tema do Quinta na Química
Por Glaucio Alves

Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis será o tema do Quinta na Química desta quinta-feira (8). A palestra vai ser ministrada pela gerente técnica do Laboratório de Combustíveis da UFPE, Fernanda Honorato, e acontece às 17h na sala 113 do bloco D da Católica. O projeto é promovido pelo curso de Química da Católica e vem sendo realizado há cerca de dez anos com o objetivo de dinamizar as atividades do curso. Informações pelo telefone (81) 2119-4188.

Católica realiza 3ª edição do Jornada Portas Abertas
Por Glaucio Alves

A Universidade Católica de Pernambuco realiza, na sexta-feira (9), das 14h às 18h, a 3ª Jornada Portas Abertas. Os candidatos inscritos no Vestibular 2008 da Católica vão ter a oportunidade de conhecer os cursos, laboratórios, a biblioteca e também conversar com os professores para tirar dúvidas sobre o curso escolhido. Palestras e oficinas ainda fazem parte da programação.

Uma série de atividades estão sendo programadas para mostrar para os feras o que a Universidade tem de melhor para oferecer em cada uma das 31 graduações. Os vestibulandos ainda vão ter a oportunidade de conhecer o acervo, ambientes de estudo e seção de periódicos da Biblioteca da Católica em visitas guiadas que devem durar 30 minutos.

Quem já pagou a inscrição do Vestibular 2008 vai receber uma camisa exclusiva, bastando dar o nome na hora que estiver visitando o curso no qual se inscreveu. Quem pagou a inscrição no dia e que não tiver o nome na lista, deve apresentar o comprovante de pagamento para receber a camisa.   

Além das atividades promovidas pelas graduações, o grupo Gota d’água, formada por sete integrantes, todos alunos da Católica, estarão apresentando um repertório composto por canções da Música Popular Brasileira. A apresentação acontece a partir das 16h30 no hall do bloco G.

Budismo é tema de palestra na Católica

Lama Padma SamtenO Lama Padma Samten será o palestrante da última sessão do Fórum Inter-religioso da Universidade Católica de Pernambuco em 2007. Ele falará sobre o que é o budismo. O encontro, que é aberto ao público, acontecerá no dia 26 de novembro, às 19h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), no 1º andar do bloco B.Com o nome de Alfredo Aveline, ele foi professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul por 25 anos, no Departamento de Física. Neste período, além de sua atuação acadêmica, exerceu atividades no movimento ecológico, no movimento comunitário, no estudo de energias e tecnologias alternativas e das alternativas comunitárias. Lama Samten é hoje uma das referências do budismo no Brasil e também tem trabalhado intensamente pelo diálogo interreligioso e no movimento pacifista.

OUTRAs Notícias.:

01/11/2007 - Ciclo de palestra encerra a I Semana de Informática da Católica
01/11/2007 - I Semana de Informática da Católica chega ao fim
01/11/2007 - Júris Simulados do curso de Direito são baseados no Ratio Studiorum
01/11/2007 - Agerp promove debate sobre “Tropa de Elite”
01/11/2007 - Católica realiza o projeto Construindo o Pensar para alunos do Enade
01/11/2007 - Alunos avaliam situação do turismo em pontos históricos do Recife
01/11/2007 - Hospital dos Servidores do Estado seleciona estagiários
31/10/2007 - Software Livre, Realidade Virtual e Aumentada e Convergência de Mídias são destaques da SIC
31/10/2007 - Vagas para ingresso extravestibular são disponibilizadas pelo curso de Direito
31/10/2007 - Professora da Católica defende tese de doutorado sobre o bairro de Santo Amaro
31/10/2007  - Sistema Jornal do Commercio seleciona estagiário de jornalismo
31/10/2007 - Neal realiza curso de Introdução à Fenomenologia
31/10/2007 - Unicap Jr. e a CDT promovem curso de Fisioterapia em Queimados
30/10/2007 - Pós-graduação em Ciência Política debate ética e democracia
30/10/2007 - I Semana de Informática da Católica promove série de palestras
30/10/2007 - Estudo da Católica avalia perdas auditivas de crianças do Recife
30/10/2007 - Ex-aluna da Católica é aprovada no Mestrado emQuímica Fundamentalda UFPE
30/10/2007 - Capoeiristas com síndrome de Down e deficiência mental são batizados na Católica
30/10/2007 - Projeto Cinco e Meia promove discussão sobre Estado Democrático e Direitos Humanos
30/10/2007 - Amcham prorroga inscrição para programa de estágio
2
9/10/2007 - Ciências da Computação da Católica realiza a I Semana de Informática
29/10/2007 - Alunos de Ciência da Computação Participam da I Maratona de Programação
29/10/2007 - Bibliotecárias da Católica participam de jornada regional
29/10/2007 - Atividades de rapel e cama elástica lançam empresa de informática na Católica
29/10/2007 - Pernambuco Redescoberto é o novo blog da Católica
29/10/2007 - Estão abertas as inscrições para
os Mestrados da Católica

29/10/2007 - Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização
29/10/2007 - Professor da Católica ministra curso de roteiro cinematográfico
26/10/2007 - Católica confirma boa participação em seleção de estágio da Rede Globo
26/10/2007 - Estudantes do Liceu Nóbrega se transformam em músicos e poetas
26/10/2007 - Curso de Ciências da Computação promove a I Semana de Informática da Católica
26/10/2007 - Especialização em Ciência Política debate ética e democracia no Brasil
26/10/2007 - Alunas de Jornalismo inovam e criam blog esportivo
26/10/2007 - O Bom Samaritano estréia no Teatro Hermilo Borba Filho
26/10/2007 - Católica promove pré-estréia do filme Sem Controle
26/10/2007 - Alunos de Terapia Ocupacional se preparam para o Enade
25/10/2007 - Quinta em Ritmo e Poesia homenageia poeta pernambucano
25/10/2007 - Capitão Nascimento é julgado e condenado na Católica
25/10/2007 - Professores da Católica participam de encontro de comunicação
25/10/2007 - Neal promove discussão sobre a integração da América do Sul
25/10/2007 - Moura inscreve até sábado candidatos para seu Programa de Trainee
24/10/2007 -
Tribunal de Justiça e OAB são visitados por alunos de Direito
24/10/2007 - II Fórum de Direitos Humanos discute violência contra as mulheres
24/10/2007 - Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, será julgado na Católica
24/10/2007 - Alunos expõem pesquisa sobre revistas pernambucanas do
século XX

18/10/2007 - Inclusão de pessoas com deficiência marca o último dia de palestras do Tactof
18/10/2007 - Tactof encerra ciclo de palestras
18/10/2007 - Professores de Publicidade da Católica participam de encontro nacional
18/10/2007 - Júri simulado coloca o Orkut do banco dos réus
18/10/2007 - Quinta em Ritmo e Poesia reúne artistas pernambucanos na Católica 
18/10/2007 - Tintas Coral abre inscrição para estágio
18/10/2007 - Ex-aluna da Católica organiza exposição fotográfica
18/10/2007 - Festa da turma de Direito promete agitar o fim de semana
17/10/2007 - Acessibilidade foi o tema de abertura do segundo dia do Tactof
17/10/2007 - Público do Tactof entra em contato com produtos de tecnologia assistiva
17/10/2007 - Preservação dos patrimônios culturais é tema de palestra na Católica
17/10/2007 - Ciclo de vida útil dos produtos é tema do “Quinta na Química”
17/10/2007 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000