A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 25 de outubro de 2007 Ano 6

Quinta em Ritmo e Poesia homenageia poeta pernambucano
Por Rodolfo Bourbon

ritmoepoesia

Um dos principais ícones da literatura brasileira contemporânea, o poeta pernambucano Alberto da Cunha Melo, falecido no último dia 13, foi o grande homenageado, na tarde de hoje (25), pelo projeto Quinta em Ritmo e Poesia na Católica. O público, que lotou o hall do bloco G, teve a oportunidade de ouvir poemas extraídos de obras premiadas do autor, como o livro “O Cão dos Olhos Amarelos & Outros Poemas Inéditos”.

Como o próprio título do projeto sugere, além da poesia, não pode faltar o ritmo. A percussionista Ganga Barreto, parceira de trabalho dos renomados Nana Vasconcelos e Lia de Itamaracá, acompanhada da violonista Camila Ribeiro e da vocalista, aluna de Jornalismo e integrante da Assessoria de Comunicação (Assecom) da Católica, Joana Mendonça, não deixou ninguém parado.

Depois da animação, hora de escutar a suavidade da voz e do violão do artista regional Kayto, fundador do grupo Som da Terra. Outras personalidades da música pernambucana já confirmaram presença no próximo mês de novembro. Maciel Melo e Nena Queiroga são alguns dos cantores convidados. “Esta é uma forma de não se entregar à indústria cultural. Nossos encontros são informais e pretendem resgatar o que temos de melhor”, afirmou a professora Haidèe Camelo, idealizadora da iniciativa, junto com a Pastoral Unicap.

O encontro vem reunindo cada vez mais participantes, tanto no palco, quanto na platéia. O aluno de Biologia Carlos Brito não perde uma edição do projeto Quinta em Ritmo e Poesia. A curiosidade é que, além de apreciar a qualidade dos convidados, ele vem demonstrando o seu talento na voz e no violão para o público. “A música é um hobby e, ao mesmo tempo, tem o poder de congregar as pessoas”, concluiu. Próxima quinta-feira tem mais. A entrada é a alegria e a desinibição.

Capitão Nascimento é julgado e condenado na Católica
Por Higor Gonçalves

Capitão NascimentoCondenado. Essa foi a sentença atribuída ao Capitão Nascimento, interpretado pelo ator Wagner Moura, no filmeTropa de Elite. Comandante de um dos esquadrões do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro (BOPE), o personagem foi “julgado”, na manhã desta quinta-feira (25), na sala de conveniência do 2º andar do Bloco G, por duas turmas do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco.O capitãofoi condenado por quatro votos a três. O argumento da acusação deu ênfase ao “desrespeito aos direitos humanos” cometido pelo militar em suas ações.

Acompanhado por professores e alunos do primeiro e segundo período do curso, a sessão fez parte do Projeto Júri Simulado. A iniciativa, que ocorre desde a semana passada, vai acontecer toda quinta-feira, nos horários dos intervalos, sempre trazendo temas polêmicos e de relevância pública. O objetivo é promover o debate e estimular as técnicas de argumentação aprendidas em sala de aula. “Nossa proposta é utilizar o tempo do intervalo como espaço de discussão acadêmica, propiciando a abertura do diálogo e abordando assuntos polêmicos e de relevância social”, afirmou o coordenador do curso de Direito, professor Marcelo Labanca.

No papel dos advogados de defesa estiveram as alunas do primeiro período Milena Gonzaga e Marina Eugênia. Já na acusação, atuaram Carlos Nascimento e Rafael Farias, ambos do 2º período. O júri, composto por sete pessoas, reuniu professores e estudantes do curso de Direito.  De acordo com o aluno Rodrigo Albuquerque, a experiência gerou uma rivalidade saudável entre os estudantes. “Competimos contra nós mesmo para ver quem se sai melhor na retórica. Isso acrescenta bastante a formação dos futuros profissionais”, disse.   

A próxima edição do Júri Simulado vai ocorrer nesta terça-feira (30), a partir das 20h. O “réu”, desta vez, será o site de relacionamentos Orkut. A sessão vai ocorrer na sala de conveniência do 2º andar do Bloco G e estará aberta ao público. Informações: (81) 2119-4177.

Professores da Católica participam de encontro de comunicação

Encontro de ComunicaçãoA Universidade Católica de Pernambuco teve presença expressiva no VI Encontro Pernambuco/Nordeste das Escolas de Comunicação, com lançamentos de livros, participação em mesas e apresentação de trabalhos. Este ano, as discussões tiveram como ponto central “A Universalização do Ensino Superior e os Cursos de Comunicação Social”.

Nas mesas-redondas em torno do Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, participaram, respectivamente os professores Ricardo Mello, Rodrigo Duguay, Karla Patriota e Alfredo Sotero. O professor Ricardo Mello também marcou presença no espaço dedicado aos lançamentos editoriais, autografando o livro de sua autoria: “Comunicação de Interesse Público”.

Em momento de grande efervescência, as discussões sobre o ensino do Jornalismo giraram em torno das mudanças tecnológicas e o perfil do profissional a ser formado pelas escolas de comunicação, das matrizes curriculares, da estrutura dos cursos e das novas exigências dos estudantes que ingressam nas escolas de comunicação.

Nos Grupos de Trabalho, a Católica também esteve representada. A professora Ceci Eirado Amorim, coordenou o GT de Turismo. Os professores Aline Grego e Andréa Moreira, de Jornalismo; Augusto Aragão, de Arquitetura e Luiz Carlos Marques, de História, apresentaram trabalhos nos GTs de Jornalismo e Mídia, Tecnologia e Cultura. Também participaram das apresentações os alunos de jornalismo Gabriel Marquim e Rute Pajeú.

Professores apresentam pesquisas

 A professora Andréa Moreira participou do Encontro com dois trabalhos: o primeiro, em co-autoria com professor de História, Luiz Carlos Marques, e o segundo com o professor de Arquitetura, Augusto Aragão. Com o professor Luiz Carlos Marques, apresentou um artigo sobre a importância de ensinar Jornalismo lançando mão de algumas das metodologias usadas na construção do discurso histórico, resultado de uma experiência de ensino conjunto de História dos Meios de Comunicação Social realizada no segundo semestre deste ano junto aos alunos do segundo período do curso de Jornalismo.

Com o professor Augusto Aragão, Andréa apresentou o artigo “Muito além do muro: enfrentamento da violência simbólica, comunicação e cidadania”. A partir de um programa jornalístico realizado por estudantes da Universidade Católica de Pernambuco com lideranças comunitárias, os professores analisaram os passos que vêm sendo dados na superação do quadro de violência simbólica em que se encontram os moradores da Ilha de Santa Terezinha, em Santo Amaro. O artigo teve a participação da aluna de Jornalismo Izabela Cavalvanti Pereira, premiada, este ano, no concurso nacional de reportagens da CNN.

“O universo das revistas pernambucanas publicadas entre os anos de 1.900 e 2.006” é o tema da pesquisa, cujos resultados parciais foram apresentados no EPEC pela coordenadora de graduação da Católica, Aline Grego, com os alunos-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic), Gabriel Marquim, Rute Pajeú e Ana Elisa Rafael. O projeto tem, entre outros objetivos, contribuir para as comemorações dos 200 anos de imprensa oficial no Brasil, que acontece em 2008.

Na primeira etapa da pesquisa, os alunos e a professora Aline fizeram um levantamento das publicações. Eles catalogaram mais de 200 revistas, sendo que mais da metade completaram apenas um ano de circulação. Desse universo, ele selecionaram 11 para analisar na segunda etapa do trabalho que vai até julho do próximo ano, quando os resultados finais da pesquisa deverão ser divulgados.

Neal promove discussão sobre a integração da América do Sul
Por Glaucio Alves

O Núcleo de Estudos para a América Latina da Católica (Neal) promove, nesta sexta-feira (26), a discussão do texto “O Mundo Multipolar e a Integração Sul-Americana", de autoria do Secretário-Geral das Relações Exteriores, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. O encontro acontece, das 15h às 17h, na sala de reunião, no espaço executivo, localizado no 7º andar do bloco G4 da Unicap, e vai ser ministrado pelo consultor do Neal, Abraham Sicsú. O evento é aberto ao público. 

Moura inscreve até sábado candidatos para seu Programa de Trainee
Por Glaucio Alves

A empresa Baterias Moura, localizada em Belo Jardim, Agreste do Estado, está com inscrições abertas para candidatos a trainee até o próximo sábado (27). As vagas são destinadas a universitários que estejam cursando o último período de Administração, Economia, Engenharia ou Ciências Contábeis.

Profissionais formados nestas áreas há no máximo dois anos também podem participar do processo seletivo. O cadastro para a participação no concurso deve se preenchido no site www.moura.com.br. A Moura é uma empresa pernambucana que tem representações em todo o território brasileiro e em países da América Latina, América Central e Europa.

:.Outras Notícias.:

24/10/2007 - Tribunal de Justiça e OAB são visitados por alunos de Direito
24/10/2007 - II Fórum de Direitos Humanos discute violência contra as mulheres
24/10/2007 - Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, será julgado na Católica
24/10/2007 - Alunos expõem pesquisa sobre revistas pernambucanas do
século XX

18/10/2007 - Inclusão de pessoas com deficiência marca o último dia de palestras do Tactof
18/10/2007 - Tactof encerra ciclo de palestras
18/10/2007 - Professores de Publicidade da Católica participam de encontro nacional
18/10/2007 - Júri simulado coloca o Orkut do banco dos réus
18/10/2007 - Quinta em Ritmo e Poesia reúne artistas pernambucanos na Católica 
18/10/2007 - Tintas Coral abre inscrição para estágio
18/10/2007 - Ex-aluna da Católica organiza exposição fotográfica
18/10/2007 - Festa da turma de Direito promete agitar o fim de semana
17/10/2007 - Acessibilidade foi o tema de abertura do segundo dia do Tactof
17/10/2007 - Público do Tactof entra em contato com produtos de tecnologia assistiva
17/10/2007 - Preservação dos patrimônios culturais é tema de palestra na Católica
17/10/2007 - Ciclo de vida útil dos produtos é tema do “Quinta na Química”
17/10/2007 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

Impressão  versão para impressão 

Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000