A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 10 de outubro de 2007 Ano 6

Mestrado em Psicologia Clínica da Católica recebe conceito 4 da Capes
Por Rodolfo Bourbon

O Mestrado em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco recebeu conceito 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). O resultado foi divulgado na manhã de hoje (10) e trouxe muita satisfação para os corpos docente e discente do curso. “O aumento da nota demonstra a melhoria de nossas atividades e estimula a vontade de se desenvolver cada vez mais”, comemorou a coordenadora do Mestrado, professora Cristina Amazonas.

O curso é o primeiro e único do Nordeste na área. Além disso, é focado em diferentes linhas de pesquisa, como Família e Interação Social, Práticas Psicológicas em Instituições e Psicopatologia Fundamental e Psicanálise. Fatores primordiais para o bom resultado, segundo a coordenadora do curso são: “a qualificação do professorado, onde todos possuem título de doutor, a produção acadêmica e as constantes publicações de artigos em periódicos de renome credenciaram a avaliação.”

A moderna infra-estrutura, composta por laboratórios e a Clínica Fenomenológica Existencial, também contribuiu para a formação de mais de 70 mestres ao longo de nove anos. A décima turma do Mestrado em Psicologia Clínica será formada no próximo ano. Os alunos interessados têm entre os dias 19 de outubro e 23 de novembro para realizar a inscrição.

Clique aqui para mais informações.

Critérios – A Avaliação Trienal 2007 realizada pela Capes analisou o desempenho de qualidade relativo ao período 2004-2006. Foram avaliados 2.266 programas de pós-graduação, sendo 3.409 cursos (2.070 de mestrado acadêmico, 1.182 de doutorado e 157 de mestrado profissional). Uma comissão formada por 700 consultores de 45 áreas concedem notas entre 3 e 5, além dos conceitos máximos 6 e 7 para centros de referência internacional. Os critérios analisados foram a produção científica, a formação de mestres e doutores e o impacto social dos programas oferecidos pelas instituições.

Pastoral realiza festa em comemoração ao Dia das Crianças
Por Glaucio Alves

Para homenagear o Dia das Crianças, a Pastoral da Católica, com o apoio de estudantes voluntários e professores, realizaram, nesta quarta-feira (10), uma festa com 22 crianças da creche Nossa Senhora da Consolação, na quadra do bloco A. Brincadeiras, música e a distribuição de presentes, doados por funcionários e alunos da Unicap, marcaram a comemoração.

Durante toda manhã, a animação foi conduzida por seis voluntários, todos alunos da Católica, como é o caso da estudante de Ciências Contábeis, Jocilene Ferreira. “Quis ser voluntária porque sei das necessidades dessas crianças”, disse, lembrando que começou a trabalhar na creche por incentivo das amigas.

A instituição já conta com o apoio da Universidade Católica desde 1999. “Essa parceria é muito importante porque envolve os alunos, desenvolvendo neles o senso de responsabilidade social, além de ajudar no desenvolvimento das crianças”, afirmou a psicopedagoga da creche, Maria de Jesus Correia. A creche, que fica no bairro da Boa Vista, trabalha com crianças entre três e cinco anos, em situação de risco pessoal e social.

Debate Universitário na VI Bienal Internacional do Livro
Por Débora Ramalho

Uma das novidades da VI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco foi a criação do Espaço Universitário que tem capacidade para uma média de 70 pessoas. Um ambiente que proporciona todo um clima de debate, localizado no pavilhão do centro de convenções, dividindo espaço com estandes e outras áreas culturais do evento, como o Cine Letras, o Café Literário e o Auditório Clarice Lispector.

No espaço, a programação que começou desde o dia 4, conta com debates diariamente. Professores de diversas áreas e universidades discutem sobre temas da atualidade, que vão da comunicação à arquitetura, passando pela ciência, mestrados universitários e etc.

A idéia é estimular a participação de estudantes e professores universitários, expondo suas produções acadêmicas, teorias e pensamentos sobre cada área. A maneira como as universidades e faculdades estão preparando os profissionais do futuro também acaba entrando nas discussões pela diversidade de opiniões.

Os Professores da Universidade Católica, Heitor Rocha e Adriana Dória, estão participando da programação do evento. O primeiro participou do debate Discutindo Comunicação – A agenda dos jornais: o que faz a grande mídia. Ao lado de Heitor, o tema foi discutido por Alfredo Vizeu (UFPE) e Cristiano Ramos (apresentador do Opinião Pernambuco – TVU) e os estudantes interagiram com os participantes, fazendo perguntas e dinamizando o debate.

Para Heitor, “o resgate do poder da mídia mostra a desigualdade social que vivemos.”Além da ‘agenda setting’ (teoria que aborda a imposição, por parte dos veículos de comunicação, da temática a ser discutida pela sociedade), também se discutiu sobre a existência de uma TV aberta e de como seria a regulamentação da mesma.

A entrada tanto na VI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é gratuita, assim como no Espaço Universitário.

IE promove palestra na Católica sobre intercâmbio no exterior
Por Higor Gonçalves

Que tal aprender um novo idioma, conhecer outros países, povos, culturas e até mesmo trabalhar ganhando em dólar? A experiência pode ser fantástica se programada antecipadamente com segurança e responsabilidade. Maior programa de trabalho remunerado dos Estados Unidos, o “Work Experience USA”, da Intercâmbio no Exterior (IE), se encaixa na medida para quem pretende dar um “up grade” na carreira.

Nele, o aluno pode estudar inglês, se divertir e ainda ganhar em dinheiro atuando em resorts, estações de esqui, cassinos e restaurantes. A vantagem do programa é que o estudante viaja no período de férias sem comprometer o andamento do curso universitário.

Para explicar os detalhes dessa modalidade de intercâmbio, a IE vai realizar na quinta-feira da próxima semana, dia 18 de outubro, a partir das 19h, uma palestra na Universidade Católica de Pernambuco. O evento, que estará aberto a todos os interessados, vai acontecer na sala 510 do Bloco A. Para confirmar sua presença, ligue: (81) 3327-7518.

Workshop expõe equipamentos adaptados para portadores de necessidades especiais
Por Glaucio Alves

O 1º Workshop de Tecnologia Assistiva dos Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia (Tactof), que acontece entre os dias 16 e 19 de outubro, traz para a Católica uma série de equipamentos adaptados para portadores de necessidades especiais. Máquinas de costura especiais e cadeiras de rodas mais modernas vão estar expostas em estandes montados no hall do bloco G durante todo o evento. Também serão expostos um carro e um ônibus adaptados.

De acordo com a professora da Católica, Ana Luiza Rodrigues, que também é uma das coordenadoras do evento, a maior parte desses equipamentos vêm de fora do Estado. “Com esse espaço, a Católica sai na frente abrindo o mercado e possibilitando a entrada de fabricantes de cadeiras de rodas especiais, por exemplo, que estão tentando vir para o Nordeste”, disse.

Os participantes do Tactof também vão poder visitar a Biblioteca Central da Católica para conhecer os softwares disponíveis que auxiliam os deficientes visuais. Os grupos, formados com dez pessoas, serão guiados por um monitor da instituição. As inscrições para a visitação poderão ser feitas gratuitamente na ante-sala do bloco G2 nos dias do workshop.

O Tactof é uma realização do curso de Terapia Ocupacional da Católica juntamente com o de Fonoaudiologia. A abertura oficial do evento acontece na próxima terça-feira (16), às 8h30, no auditório G2, e contará com a presença do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens. Informações pelo telefone (81) 2119-4197/4137 ou no site www.unicap.br/tactof.

Mandacaru faz reflexão sobre o nascimento de Jesus
Por Glaucio Alves

Fazer uma reflexão sobre como seria o nascimento de Jesus nos dias atuais. Esse será tema do espetáculo “Sempre haverá tempo para uma história de Natal”, que será apresentado nos dias 7, 8 e 9 de novembro pelo grupo de dança Mandacaru da Universidade Católica. O show acontecerá às 20h no Teatro da Católica, localizado no primeiro andar do bloco B. A entrada é franca.

A apresentação tem uma hora de duração e conta com a participação de 16 bailarinos. O repertório será composto por ritmos do ciclo natalino como o bumba-meu-boi, pastoril, entre outros, interpretados a partir de clássicos da MPB como Oração do Tempo, de Caetano Veloso, e Pela Internet, de Gilberto Gil.

De acordo com a coreógrafa e bailarina do grupo, Ana Cecília, a idéia também surgiu pela falta de tempo das pessoas no mundo pós-moderno, uma vez que “nem se quer olhamos de lado para cuidar dos excluídos”, disse.

 

:.Outras Notícias.:

09/10/2007 - Estão abertas as inscrições para os Mestrados da Católica
09/10/2007 - Jornalismo Literário em debate na Católica
09/10/2007 - Fórum Inter-religioso debate as tradições do Judaísmo Messiânico
09/10/2007 - Salão de Jogos da Católica é opção de lazer e integração
09/10/2007 - Romântico, brega e sertanejo em cartaz no MPB Unicap
09/10/2007 - Casa Padre Melloto seleciona estagiários em Pedagogia
09/10/2007 - Ex-aluna da Católica coordena workshop de nu artístico
08/10/2007 - Boas notas no Enem garantem uma vaga na Católica
08/10/2007 - Liceu Nóbrega promove feira literária
08/10/2007 - VI Bienal Internacional do Livro tem cobertura jornalística realizada por alunos da Católica
08/10/2007 - Professora de Psicologia vai presidir congresso sobre sexualidade
08/10/2007 - Grupo Wave Unicap apresenta show “Pra você gostar de mim”
08/10/2007 - Fonoaudiologia oferece curso de Linguagem Brasileira de Sinais

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS e fotografia: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


OUTUBRO

01 a 18/11 - Inscrições para o Vestibular 2008.1 começam na próxima segunda-feira

16 a 19 - Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia promovem o TacTof

17, 18 e 19 - Grupo Wave Unicap apresenta show “Pra você gostar de mim”

19 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

19 a 23/11 - Estão abertas as inscrições para os Mestrados da Católica

até 19 - Fonoaudiologia oferece curso de Língua Brasileira de Sinais

22 a 26 - Semana da Gagueira na Católica terá programação especial

24, 25 e 26 - Romântico, brega e sertanejo em cartaz no MPB Unicap

NOVEMBRO

6- Simpósio de atualização multidisciplinar foi adiado

7, 8 e 9 - Mandacaru faz reflexão sobre o nascimento de Jesus

Até 30 - Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000