A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 8 de outubro de 2007 Ano 6

Boas notas no Enem garantem uma vaga na Católica
Por Glaucio Alves

Quem pretende usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2007, como argumento de classificação para o processo seletivo 2008.1 da Católica, deve ficar atento. É que, até o dia 30 de novembro, quem optou por essa modalidade, tem que apresentar, na sede da Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), o original e uma cópia do boletim com as notas da redação e da parte objetiva do exame.

Para concorrer, os candidatos têm que ter nota maior ou igual a 20 na redação e nota diferente de zero na parte objetiva da prova do Enem. A nota final será calculada levando-se em consideração a média aritmética das notas obtidas no exame. Por exemplo, o candidato que tirar 70 na redação e 90 na prova objetiva vai estar concorrendo com nota 80.

A classificação vai ser feita após o encerramento do processo de inscrição e a lista dos aprovados deve ser divulgada no dia 3 de dezembro. “Assim que o candidato receber o boletim com as notas, deve levá-lo o mais rápido possível na sede da Coave”, aconselha o presidente da comissão, Reginaldo Lourenço da Silva.

Metade das vagas, oferecidas para cada curso, é reservada para os candidatos que fizeram o Enem. Quem não comparecer com original e cópia do boletim com as notas, até o dia 30 de novembro, ou tiver tirado zero na parte objetiva ou nota abaixo de 20 na redação, vão fazer o vestibular tradicional.

A Coave está localizada no térreo do bloco A da Universidade Católica e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, para receber o boletim com as notas. Informações pelo telefone 2119-4143 ou pelo site www.unicap.br/vestibular.

Liceu Nóbrega promove feira literária
Por Rodolfo Bourbon

“Poesia é brincar com as palavras...” A frase, de autoria do poeta José Paulo Paes, foi a estampa da camisa dos alunos da 7ª série do Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios na 1ª Feira de Poesia. Pela idade dos expositores e do público presente no colégio, durante o evento da tarde de hoje (8), os dizeres foram mais do que propícios. Crianças e adolescentes entre 11 e 16 anos recitaram poemas, falaram da vida e obra de escritores consagrados e brincaram de literatura.

Aproximar o jovem do livro, estimulando a produção textual e diversificando as vivências literárias foram os objetivos do encontro, segundo as palavras do próprio organizador. “A Feira é o resultado das leituras desenvolvidas em sala de aula”, afirmou o professor de Português Jorge Lira, ao mencionar que o ensino da língua não se restringe às normas gramaticais, mas ao contato com escritores e a interpretação de obras.

A estudante Bruna Weckerle divide a mesma opinião do seu professor. “O evento está sendo muito importante para nós conhecermos os trabalhos dos grandes nomes da literatura brasileira e para nos auxiliar a escrever textos e poesias.”

Nos estandes produzidos pelos próprios alunos, o público teve a oportunidade de conferir, através de vídeos, jogos e explicações, a vida e a obra de autores como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Vinícius de Moraes e Manuel Bandeira. No entanto, nem só os escritores literários foram lembrados pelos jovens. O estudante Pedro Ricardo Berenguer preferiu fazer um trabalho sobre o cantor e compositor Renato Russo. “Música também é poesia”, explicou.

A aparente timidez de Pedro Ricardo foi deixada de lado no momento em que o professor Jorge o convidou ao palco para fazer uma apresentação. Embalados pelos acordes do jovem, mais de uma centena de alunos cantaram a música “Tempos Perdidos”, da Legião Urbana. A ávida platéia também se encantou com as declamações de poesias dos demais estudantes.

Gleybson Luiz esteve presente na Feira. O aluno tem apenas 12 anos e os gibis da Turma da Mônica compõem a maior parte do seu material de leitura. No entanto, o encontro da tarde de hoje serviu para que o estudante conhecesse um universo ainda pouco explorado. “Ler é um passatempo inteligente e pode ser feito por pessoas de qualquer idade”, concluiu.

VI Bienal Internacional do Livro tem cobertura jornalística realizada por alunos da Católica
Por Higor Gonçalves

O pavilhão do Centro de Convenções, local da VI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, recebeu, na manhã e tarde do último sábado (6), mais de 100 alunos do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, que participaram de um trabalho multidisciplinar de extensão acadêmica.

Os estudantes, que são das disciplinas de Radiojornalismo I e II e Redação Jornalística II (3º e 4º períodos, respectivamente), vivenciaram a prática da profissão, aprendendo a elaborar reportagens para as mídias impressa e radiofônica. Durante o trabalho, eles também participaram de uma entrevista coletiva com Eduardo Holanda, um dos organizadores da VI Bienal do Livro.

Coordenados pelos professores Vlaudimir Salvador e Ana Veloso, os estudantes contaram com o apoio da jornalista Taís Paranhos e dos alunos do 6º período do curso. “O trabalho enfatizou a prática profissional e conferiu maior experiência e vivência jornalística”, afirmou Ana Veloso. “Também foi uma excelente oportunidade para eles entrarem no ‘clima’ de um evento de grande porte, além de conhecerem as recentes publicações dos mais diversos segmentos da literatura”, completou.

De acordo com a aluna Talita Arruda, do 4º período, o trabalho acrescentou bastante ao aprendizado. “Foi um processo de aprendizagem que não se restringiu apenas à sala de aula. Em breve, os professores poderão analisar nossa evolução, considerando também as partes onde não nos saímos bem”, disse.

O trabalho de Talita e dos demais estudantes serão avaliados ainda nesta semana pela dupla de docentes. Em seguida, as produções vão ser publicadas no portal Página do Estudante - página experimental com conteúdos elaborados inteiramente pelos alunos.

VI Edição - Terceiro maior evento literário do país, a VI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece até o próximo domingo (14), homenageia, nesta edição, os 110 anos da Academia Brasileira de Letras, o dramaturgo Hermilo Borba Filho e os 80 anos de Ariano Suassuna.

Sob o tema “Literatura: Diálogos e Interfaces”, o evento deste ano traz três novidades: o Espaço Universitário, o Cine Letras (espaço onde acontecem sessões diárias de filmes relacionados à literatura) e a transformação do Café Literário em oficina gastro-literária - conceito inédito em bienais, cuja proposta mescla arte com gastronomia. A expectativa é de que cerca de 500 mil pessoas visitem a Bienal durante os dez dias do evento.

Professora de Psicologia vai presidir congresso sobre sexualidade
Por Higor Gonçalves

A professora do curso de Psicologia da Católica, Amparo Caridade, presidirá, a partir da próxima semana, os trabalhos do XI Congresso Brasileiro de Sexualidade. O tema do encontro deste ano será “amor e sexo na contemporaneidade”.

Para as apresentações, a organização solicitou que os palestrantes abordassem a compreensão do homem moderno inserido no mundo, seus caminhos e desventuras, além do atual modo de viver e partilhar o amor e o sexo.

“Devido às inquietações que atravessam o cotidiano do sujeito sexual nos nossos dias, torna-se importante compreender as marcas da contemporaneidade que permeiam os modos de se viver a sexualidade hoje. Tendo essa compreensão, poderemos educar e tratar melhor as pessoas que procuram nossos conhecimentos”, afirma Amparo Caridade, no texto de apresentação do evento.

O objetivo do XI Congresso Brasileiro de Sexualidade é ampliar o debate sobre a construção do sujeito sexual contemporâneo, visando encontrar meios eficazes de orientação e tratamento dos conflitos. O encontro acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no Mar Hotel, em Boa Viagem.

Confira a programação do evento pelo link: www.congressosbrash.com.br/programacao.

Grupo Wave Unicap apresenta show “Pra você gostar de mim”
Por Glaucio Alves

“Pra você gostar de mim”. Esse é o nome do novo show que o grupo de música instrumental Wave Unicap realiza nos dias 17, 18 e 19 de outubro. A apresentação contará com canções de grandes nomes da música popular brasileira como Dorival Caymmi, Noel Rosa, Zé Ketti, entre outros.

O repertório do show é composto por 15 músicas. O samba e a bossa nova vão ser os ritmos predominantes. A apresentação acabará em ritmo de frevo, com destaque para a música Ta-hi, de Joubert de Carvalho. O trecho da canção “ta-hi, eu fiz tudo pra você gostar de mim” foi o que inspirou o nome do show.

O show contará com a participação especial da cantora do MPB Unicap, Mariana Maia. O grupo se apresenta no Teatro da Unicap, localizado no primeiro andar do bloco B, sempre Às 20h, com entrada franca.

Fonoaudiologia oferece curso de Língua Brasileira de Sinais
Por Glaucio Alves

Estão abertas até o dia 19 de outubro as inscrições para o curso de extensão em Língua Brasileira de Sinais I (Libras I), oferecido pelo curso de fonoaudiologia da Católica. As aulas acontecem entre os dias 22 de outubro e 17 de dezembro na sala 711, no Bloco B da Católica, das 17h às 20h, sempre nas segundas-feiras.

As inscrições podem ser feitas na secretaria do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, no 7º andar do bloco B, de 8h às 12h, das 14h às 17h e das 19h às 20h. O investimento é de R$ 115 e a carga horária é de 40 horas. Informações 2119-4405.

O show contará com a participação especial da cantora do MPB Unicap, Mariana Maia. O grupo se apresenta no Teatro da Unicap, localizado no primeiro andar do bloco B, sempre às 20h, com entrada franca.

:.Outras Notícias.:

05/10/2007 - Relações Públicas conquista nono título consecutivo no SET Universitário
05/10/2007 - Ex-aluno da Católica lança “O Nome da Morte” na Bienal do Livro de Pernambuco
05/10/2007 - Professor da Católica apresenta estudo sobre o discurso jornalístico em Luiz Beltrão e Jürgen Habermas
05/10/2007 - Rede de lojas Renner tem inscrições abertas para seu Programa de Trainner
04/10/2007 - Ritmo e poesia nas quintas-feiras da Católica
04/10/2007 - Simpósio de atualização multidisciplinar foi adiado
04/10/2007 - Ex-aluna de jornalismo oferece cursos de fotografia e iluminação
03/10/2007 - Curso de Psicologia da Católica está entre os mais conceituados do Brasil
03/10/2007 - Pró-reitor Administrativo retorna de encontro no Uruguai
03/10/2007 - Dicas de empreendedorismo na tela do celular
03/10/2007 - TJPE oferece 537 vagas para voluntários em Juizados Especiais

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS e fotografia: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


OUTUBRO

01 a 18/11 - Inscrições para o Vestibular 2008.1 começam na próxima segunda-feira

16 a 19 - Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia promovem o TacTof

17, 18 e 19 - Grupo Wave Unicap apresenta show “Pra você gostar de mim”

19 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

19 a 23/11 - Estão abertas as inscrições para os Mestrados da Católica

até 19 - Fonoaudiologia oferece curso de Língua Brasileira de Sinais

22 a 26 - Semana da Gagueira na Católica terá programação especial

24, 25 e 26 - Romântico, brega e sertanejo em cartaz no MPB Unicap

NOVEMBRO

6- Simpósio de atualização multidisciplinar foi adiado

7, 8 e 9 - Mandacaru faz reflexão sobre o nascimento de Jesus

Até 30 - Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000