A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 2 de outubro de 2007 Ano 6

Palestra discute a importância de áreas verdes no Recife
Por Glaucio Alves

A discussão sobre a importância das áreas verdes e do plano municipal para preservação e criação de novos parques para o Recife marcou, nesta terça-feira (2), a abertura do segundo dia da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, no auditório G1. A palestra foi ministrada pelo diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental da Prefeitura do Recife, Mauro Buarque.

Buarque, que é graduado em Biologia pela Universidade Católica, informou que o Recife possui 24 unidades de conservação. De acordo com ele, o plano municipal, apresentado em 2005, vem sendo efetivado e compreende ao todo nove dessas áreas, aproximadamente 700 hectares, equivalente a cerca de 1.4 mil campos de futebol.

O biólogo destacou a importância dessas unidades para a população como um meio de preservação, equilíbrio ambiental, físico e climático. “Um hectare de área verde dentro da cidade cumpre um importante papel ambiental. Pesquisas mostram que as pessoas que moram perto desses locais vivem melhor”, informou.

O Espaço Ciência também marcou presença no evento montando uma série de atividades educativas, no térreo do bloco G, como jogos que envolvem matemática, física e biologia. O destaque foi para um xadrez gigante montado com cones. Para encerrar as atividades da manhã, o Capitão de Fragata da Marinha do Brasil, Antonio Carlos da Silva Rodrigues, ministrou a palestra “O Brasil e o continente antártico”.

Danos causados pelo aquecimento global é tema de mesa-redonda na Católica
Por Rodolfo Bourbon

Diminuições na qualidade de vida, renda, consumo, biodiversidade e aumentos da população urbana, desemprego e mortalidade. Se o quadro parece agravante, então cresce a importância do debate na tentativa de combater o avanço dos danos causados pelo aquecimento global. Na tarde de hoje (2), a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia discutiu a realidade do planeta e as propostas de mudança dos problemas.

No início da segunda etapa de atividades do dia, o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Governo do Estado, Ricardo Braga, apresentou ao público presente no auditório G1 as interfaces do Plano Estadual do Meio Ambiente com a cidade do Recife. “A medida é um instrumento de implementação da política estadual e prevê a adoção de medidas indispensáveis a utilização racional da natureza e redução da poluição resultante das atividades humanas”, afirmou.

Após o intervalo, os participantes tiveram a oportunidade de conferir uma mesa-redonda mediada pela coordenadora geral de Pesquisa da Católica, professora Arminda Saconi, que contou com presença dos docentes Sílvio Romero e Fábio Pedrosa. As palavras dos palestrantes giraram em torno dos impactos e mitigação do uso intensivo do solo e do aquecimento global.

Sílvio Romero explicou o processo de desertificação, que compromete um sexto da população mundial, atingindo cerca de 150 países. “A degradação da terra nas zonas áridas, semi-áridas e sub-úmidas resultantes de fatores climáticos e da ação humana gera este fenômeno.” Uma das alternativas, segundo o palestrante, é o respeito pelo Protocolo de Kyoto. “A previsão deste acordo é reduzir em 5% a emissão de gases-estufa até o ano de 2012.”

Outra conseqüência do aquecimento global é a elevação nos níveis dos mares. Sobre o assunto, Fábio Pedrosa apresentou um dado. “O crescimento é de 5mm a cada ano e, nos últimos 50 anos, este fator coincide com a elevação da temperatura na Terra.” O discurso do palestrante também abordou a grande quantidade de habitantes nas zonas costeiras brasileiras. “Ao todo, são mais de 42 milhões de pessoas demandando água, solo e outros recursos naturais”, concluiu.

Dia de Ação Comunitária mobiliza Universidade Católica e sociedade
Por Rodolfo Bourbon

Os idosos, adolescentes e crianças puderam conhecer os seus direitos previstos nos Estatutos. Quem não tinha carteira de trabalho e RG, teve a oportunidade de emitir os documentos. Os desempregados receberam atenção psicossocial. Portadores de necessidades especiais foram incluídos digitalmente. Estas e muitas outras conquistas foram proporcionadas pelo Dia de Ação Comunitária promovido pela Universidade Católica de Pernambuco.

Realizada no último sábado (29), a terceira edição do projeto integrou a comunidade acadêmica da Católica e os moradores do bairro de Maranguape I, no município de Paulista. Mais de 50 alunos, professores e voluntários se uniram para oferecer diversos serviços gratuitos a um público estimado em cerca de 250 pessoas.

Diversos setores e graduações da Católica estiveram presentes na Ação. A Astepi - Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração – emitiu cerca de 100 carteiras de identidade, além de carteiras de trabalho. O núcleo jurídico também prestou serviços de solicitação de antecedentes criminais e outros atendimentos. Já o Núcleo de Apoio aos Movimentos Populares (Nuampo) realizou oficinas temáticas sobre os Estatutos do Idoso.

As crianças também marcaram presença nas atividades. O Estatuto da Criança e do Adolescente foi o tema de outra oficina promovida pelo Nuampo. Os portadores de necessidades especiais, acompanhados dos pais e responsáveis, tiveram aulas de informática com monitores e coordenadores do Projeto Horizonte. O curso de Fonoaudiologia orientou os jovens acerca da saúde voz e da audição.

Aqueles que estão em busca de um emprego tiveram duas boas oportunidades de atingir o sonho. Os integrantes da graduação em Administração deram dicas sobre a abertura e controle dos pequenos negócios. Já o curso de Psicologia promoveu uma oficina de atenção psicossocial.

A Associação de Moradores do local também recebeu alunos e professores do curso de Terapia Ocupacional para tratar da saúde do trabalhador e os representantes do curso de Fisioterapia para abordar a orientação postural e intervenções preventivas. As técnicas de reciclagem, coleta de lixo e as doenças transmissíveis ganharam vez nas exposições da graduação em Biologia.

Avaliação – Para o coordenador geral de Extensão, professor Alcivam Oliveira, o evento trouxe bons resultados. “Conseguimos mobilizar nossa comunidade acadêmica e integrar os setores neste dia de cidadania e aprendizado”, afirmou. Com o objetivo de avaliar e planejar a próxima Ação Comunitária, o organizador do projeto convida os participantes para uma reunião a ser realizada no dia 30 deste mês, das 16h às 18h, no anfiteatro do bloco G4 (3º andar).

Semana da Gagueira na Católica terá programação especial
Por Higor Gonçalves

A disfemia, distúrbio da linguagem em que a pessoa repete as sílabas ou faz longas pausas ao pronunciar as palavras, popularmente conhecida como “gagueira”, ganhará programação especial da Universidade Católica de Pernambuco, a partir do dia 22 de outubro, Dia Internacional de Atenção à Gagueira.

A data será lembrada em todo o País com diversos eventos de caráter educativo. No Recife, o curso de Fonoaudiologia da Católica realizará, no período de 22 a 26 de outubro, a Semana da Gagueira. Coordenado pela professora de Fonoaudiologia e representante regional da Associação Brasileira da Gagueira (ABRA), Nadia Azevedo, o evento contará com mesas-redondas e trabalhos educativos de panfletagem nas principais escolas do ensino infantil, fundamental e médio do Recife, shoppings, supermercados, estações de metrô, além de cidades do interior do Estado.

No dia 22 (segunda-feira), haverá na Católica, a partir das 18h30, uma mesa-redonda sobre “gagueira” adulta e infantil com diversos palestrantes que têm trabalhos científicos na área. O encontro vai acontecer no Auditório Padre José de Anchieta (G1) e contará com depoimentos de pessoas que possuem a disfemia.

Na terça-feira (23), ocorrerá uma panfletagem nos principais shoppings da cidade e em cidades do interior. Já no dia 24 (quarta), será a vez dos profissionais e alunos do curso de Fonoaudiologia estarem nos supermercados da Região Metropolitana do Recife realizando trabalhos de esclarecimento.

No penúltimo dia do evento (25), o foco será as escolas de educação infantil e ensinos fundamental e médio, com trabalhos que contemplarão professores, pais e alunos. Na sexta-feira (26), último dia da Semana da Gagueira, os estudantes e profissionais de Fonoaudiologia estarão nas principais estações de metrô da cidade, realizado trabalho educativo de panfletagem sobre a atenção à gagueira.

Segundo a coordenadora da Semana da Gagueira na Católica, professora Nadia Azevedo, o evento tem o intuito de promover a saúde. “Nosso objetivo visa a promoção da saúde, alertando para os distúrbios, inclusive psicológicos, que a ‘gagueira’ pode causar. No evento, também mostraremos que o problema, tão marginalizado e satirizado pela sociedade e pela mídia, pode ter cura”, explicou.

Nadia Azevedo é referência nacional em disfemia. Em sua tese de doutorado, defendida na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a docente analisou o processo terapêutico ao qual os indivíduos “gagos” são submetidos.

Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização
Por Higor Gonçalves

A Coordenação Geral de Pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para sete cursos de Especialização (semestre 2007.2) nas mais diversas áreas do conhecimento. São eles: Ciências Criminais, Direito Processual Civil, Linguagem, Logística Estratégica, Psicologia nas Organizações, Redes de Computadores e Relações Internacionais na Era da Globalização.

Os interessados têm até o dia 30 de novembro para efetuar a inscrição, que deverá ser feita através do site www.unicap.br. Só participará do processo seletivo o candidato que entregar os documentos exigidos na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, situada na Rua Nunes Machado, 42, bloco J, sala 09, na Boa Vista. Os documentos são: Currículo, Cópias autenticadas do Diploma de Graduação, Histórico, Identidade e CPF, além de uma fotografia 3x4.

O horário de atendimento é das 14h às 21h. O resultado da seleção para os sete curso de Especialização da Católica será divulgado no próprio site da Universidade. Informações: (81) 2119-4134.

Aluno da Católica promove curso de fotografia
Por Higor Gonçalves, com informações da Agência Comuniquê

“Dê um clique nas suas manhãs de sábado”. Esse é o mote do Curso Básico de Fotografia da Agência Comuniquê, com o fotógrafo profissional e aluno de Jornalismo da Católica Ivan Alecrim. A nova turma, com horário no turno da manhã, das 9h às 13h, tem início a partir do próximo dia 20. As aulas acontecerão aos sábados, no Sesc Santa Rita, localizado no Centro do Recife.   

O objetivo do curso é desenvolver o olhar analítico e reflexão sobre a produção de imagens. O programa de aulas englobará conhecimentos teóricos como história da fotografia, tipos de câmeras, controle de luz e movimentos, dentre outros assuntos. A organização do curso promoverá saídas fotográficas para a prática do conteúdo aprendido, além de uma exposição fotográfica.

O custo individual do curso é de R$ 260, parcelado em 2X de R$ 130 ou 3X de R$ 90, e inclui quatro aulas teóricas, duas saídas práticas, exposição fotográfica, apostila e certificado – com total de 30 horas. Informações pelo telefone (81) 3326-1801 ou pelo e-mail ivan@comuniquebr.com.

Curso avançado de Photoshop acontece no Recife
Por Glaucio Alves

O editor da revista Photoshop Pró e Desktop, Alexandre Keese, vai ministrar o curso avançado “Photoshop, dicas e truques avançados: uma nova experiência”. O workshop acontece no dia 27 de outubro, no Hotel Manibu, em Boa Viagem, das 8h às 18h. Durante todo dia, Alexandre vai ensinar técnicas avançadas para manipulação profissional de imagens.

O curso custa R$ 130 e alunos da Católica têm 15% de desconto na inscrição (incluso certificado, apostila com 63 páginas e almoço no hotel UZI). O curso é voltado para publicitários, diretores de arte, designers, profissionais gráficos, editores de imagens, webdesigners e a profissionais que utilizem o processo de tratamento, retoque e fusão de imagens em seu dia-a-dia.

Alexandre Keese é especialista em tratamento de imagens para publicações e consultor de várias empresas para capacitação de profissionais na área de imagens. Informações e inscrições por meio do site www.psdicasetruques.com.br ou pelo telefone (81) 3339-5955.

 

:.Outras Notícias.:

01/10/2007 - Semana Municipal de Ciência e Tecnologia acontece na Católica
01/10/2007 - Destruição costeira é debate na Semana de Ciência e Tecnologia
01/10/2007 - Leitor do Futuro debate Jornalismo Digital
01/10/2007 - Golpes e contragolpes da História do Brasil são temas de curso
01/10/2007 - Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana aborda o amor e o sexo na contemporaneidade
01/10/2007 - Vídeo sobre o golpe de 1964 será exibido na VI Bienal Internacional do Livro
01/10/2007 - UFRN e Universia realizam seminário sobre os impactos das novas mídias digitais
01/10/2007 - Caixa 2 é discutido em palestra
28/09/2007 - Alunos da Católica disputam prêmio da Unesco
28/09/2007 - Arquitetura e Sustentabilidade em debate na Católica
28/09/2007 - Professores de Química apresentam trabalhos na Conferência Internacional Nuclear do Atlântico

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000