A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 26 de junho de 2007 Ano 6

Alunos de Publicidade desenvolvem logomarca no espírito do Pan
Por Rodolfo Bourbon

Cursos de Extensão da Universidade Católica de Pernambuco e Jogos Panamericanos. Aparentemente, nenhuma relação possível entre os dois. No entanto, os alunos do 3º período de Publicidade e Propaganda da Católica, Danilo Japiassú, Milton Pereira e Izabel Carvalho, “mataram a charada” e conseguiram obter êxito no trabalho da disciplina Planejamento de Comunicação. O grupo desenvolveu a logomarca dos cursos baseados no conceito do Pan 2007.

“Além de serem realizados na mesma época, ambos transmitem o conceito de oportunidade de conquista e aprimoramento”, revela Milton, que também é funcionário da Biblioteca Central. O grupo fez os levantamentos de dados com a secretaria do Univerão, responsável pelos Cursos de Extensão, e nos brainstorms (reuniões para compartilhamento de idéias) eles acabaram definindo o tema, após muito esforço intelectual. “No início sentimos dificuldades em encontrar a abordagem exata, mas depois as coisas foram se clareando”, explica Danilo.

Orientados pela professora Rosânia Soares, os alunos prepararam o trabalho gráfico utilizado nos cartazes e no site dos Cursos de Extensão (www.unicap.br/univerao). Além da logomarca, eles produziram o texto de apresentação da página, que resume a intenção dos criadores. “Assim como os atletas, os profissionais têm que se preparar para os desafios do mercado de trabalho. E quem sai na frente tem mais chances de colher os louros”.

Funcionário da Católica lança livro sobre educação
Por Rodolfo Bourbon

Lançamento de livroA ligação com a Universidade Católica já é antiga. Astrogildo Tavares Júnior, hoje atuando no Arquivo Central da Divisão de Admissão e Registro (DAR), iniciou os trabalhos na instituição em 1993, como auxiliar administrativo. No mesmo ano, passou no vestibular para Serviço Social que, posteriormente, seria trocado pela graduação em Administração. Assumiu, no ano 2000, a chefia do Protocolo. No entanto, foi em 2003 que o funcionário realizou algo que é o motivo principal desta matéria: a especialização em Gestão Escolar.

Com a realização da monografia na Pós-graduação, Astrogildo pensou: “Por que não lançar um livro?” Daí em diante, o funcionário da Católica passou alguns anos desenvolvendo estudos e pesquisas. O resultado pôde ser conferido na noite de ontem (25), no Salão Receptivo da Unicap. O lançamento oficial da obra “Qualidade na Educação?”, reuniu o Pró-reitor Acadêmico, professor Junot Matos, funcionários, docentes e amigos do escritor.

O livro é dividido em três partes: a gestão democrática, o projeto político-pedagógico e o marketing educacional. O assunto é de interesse público, mas o escritor define o público-alvo. “Gestores e estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de Administração e Pedagogia poderão estar mais familiarizados com o assunto”, revela.

Segundo o autor, que contou com a colaboração da diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), professora Conceição Bizerra, na elaboração do livro, os gestores necessitam abranger todas as áreas de ensino. “É necessário que as pessoas tenham consciência de fatores importantes, como a participação social no desenvolvimento da instituição, o projeto político-pedagógico, visando a qualidade, e o marketing interno”, afirma.

Os interessados podem adquirir o livro nas Livrarias Fasa – térreo do bloco A da Universidade Católica, Imperatriz (Shopping Recife) e Poty (Avenida Conde da Boa Vista). O valor é de R$ 25. Informações através do e-mail astrogil@unicap.br.

Professor da Católica participa da Compós em Curitiba
Por Higor Gonçalves

A 16ª edição do Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), que aconteceu de 13 a 16 de junho, na Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba, agregou vários Grupos de Trabalho (GT) no debate dos temas relativos à comunicação.

O GT de Jornalismo - que teve o objetivo de aprofundar o campo do conhecimento, destacando a história, o papel social da profissão e os modos contemporâneos de organização, produção, circulação e recepção da notícia - reuniu estudiosos de diversas cidades brasileiras. O professor Heitor Costa Lima da Rocha, da Universidade Católica de Pernambuco, participou do encontro pela primeira vez. Nos dias 14 e 15 de junho, ele apresentou o trabalho “Verdade e Rigor no Jornalismo”, que foi comentado pelo professor Fernando Resende, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

De acordo com Heitor Rocha, “eventos desta natureza permitem o aprofundamento da discussão sobre os desafios da profissão, buscando uma maior legitimidade do produto jornalístico, bem como a ampliação de sua representatividade junto à sociedade”, disse.

Durante sua participação no 16º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Heitor Rocha comentou os trabalhos: “Jornalismo e esclarecimento: um cotidiano exercício de suspensão”, de autoria da professora Sylvia Moretzshon (UFF-RJ); além da tese “Jornalismo participativo na internet: repensando algumas questões técnicas e teóricas”, das professoras Virgínia Pradelina Fonseca e Cristiane Lindemann (UFRGS-RS).

VI Conferência da Criança e do Adolescente acontece na Católica
Por Raítza Vieira

VI Conferência da Criança e do AdolescenteA Prefeitura da Cidade do Recife, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos (Comdir), promove a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife, que teve início na manhã de hoje (26), no auditório GII da Católica e irá até a próxima quinta-feira (28). Nesta edição do evento, o tema escolhido foi “Concretizar Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Investimento Obrigatório”.

A abertura do encontro ficou por conta da apresentação cultural das crianças e adolescentes da Casa de Passagem e do Grupo Mães do Alto do Refúgio. Em seguida, houve a mesa de abertura, que contou com a participação do prefeito da cidade do Recife, João Paulo, do vice-prefeito, Luciano Siqueira, da adolescente que é representante do Fórum da Criança e do Adolescente, Ane Evelin, do representante do Conselho Tutelar, Geraldo Nóbrega e do assessor da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Luiz Roberto Silva.

Participaram também a promotora do Ministério Público de Pernambuco, Jecqueline Elihimas, a representante do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca), Ligia Zabral, a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Carmen Oliveira, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Karla Menezes e o secretário de Assistência Social, Paulo Dantas. Todos eles falaram da importância da Conferência e da atual situação do jovem no país.

O objetivo principal da Conferência é deliberar sobre a política municipal de garantia dos direitos da criança e do adolescente, havendo participação dos mesmos nesse planejamento, além de avaliar os avanços e as dificuldades na concretização dos direitos da criança e do adolescente durante os anos de 2005 e 2007.

Segundo o vice-prefeito, Luciano Siqueira, a expectativa é de que a Conferência, ao lado dos problemas citados que estão em pauta, contribua para equacionar de maneira satisfatória mecanismos de participação efetiva das próprias crianças e dos adolescentes. E ele acrescenta que ter a Católica como sede do evento foi uma ótima coincidência. “A Universidade tem sido ao longo de sua história um instrumento na formação de novos quadros para enfrentar os desafios do desenvolvimento do país”, disse.

Após a mesa de abertura, teve início a palestra “Concretizar Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Investimento Obrigatório”, ministrada pela presidente do Conanda, Carmen Oliveira. Durante o seu discurso, Carmen abordou o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-educativo (Sinase) e o Plano Nacional de Convivência Familiar. “Esses dois institutos tratam basicamente do mesmo assunto: a desmontagem do modelo Febem”, disse. Ela completa que muitas crianças ficam no abrigo até completarem 18 anos de idade, sendo necessário a criação de um modelo de habitação adequado para esses jovens.

Durante a sua palestra, Carmen ainda citou a necessidade das políticas públicas serem intersetoriais. “É preciso que todos os setores se unam. As Secretarias devem se unir e trabalhar em conjunto. Uma política de direitos deve ser algo intersetorial”, concluiu.

Amanhã, estão programadas plenárias temáticas com jovens, membros do poder público e da sociedade civil.

Fotógrafa do DP realiza Oficina de Foto na Católica
Por Raítza Vieira

A história da fotografia, elementos do fotojornalismo, a câmera fotográfica, concepção e realização de foto-reportagem são alguns dos assuntos que serão abordados na Oficina de Foto, que acontece amanhã (27), das 13h às 15h, na sala 801 do bloco G. A oficina será ministrada pela fotógrafa do Diario de Pernambuco, Jaqueline Maia.

Os interessados em participar da Oficina devem fazer a sua inscrição, que é gratuita, enviando um e-mail para: lunamarkman@hotmail.com. Mas, quem quiser receber o certificado deve pagar a taxa de 2,50 reais (no horário e local da oficina).

O evento será organizado pela aluna do segundo período do curso de Jornalismo da Católica, Luna Esther Markman.

 

:.Outras Notícias.:

25/06/2007 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado
25/06/2007 - Matrículas do segundo semestre de 2007 começam em julho
25/06/2007 - TV Globo divulga os classificados para a segunda etapa da seleção de estágio
25/06/2007 - Católica oferece curso de extensão em “Princípios de Arqueologia e Antropologia Forense”
25/06/2007 - Inscrições abertas para o Prêmio Jovem Cientista 2007
22/06/2007 - Blitz do Vestibular 2007.2 divulga lista de vencedores dos MP4
22/06/2007 - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias
22/06/2007 - Aluna da Católica participa do 4º Festival Latino-Americano de Taekwondo
22/06/2007 - Católica será a sede da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
22/06/2007 - Prêmio Caixa de Jornalismo tem inscrições prorrogadas

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000