A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 09 de maio de 2007 Ano 6

Processo sobre Produção Gráfica é tema de palestra na Católica
Por Raítza Vieira

O público que compareceu ao auditório G I, na manhã de hoje (9), teve uma verdadeira aula sobre o Processo de Produção Gráfica. Isso porque uma palestra instrutiva com profissionais da área de produção gráfica deu dicas e abordou os cuidados que se deve ter ao produzir uma peça de comunicação, como folder ou cartaz.

O instrutor do Centro de Treinamento Gráfico (CTG), Luiz Avanzi, que foi um dos palestrantes do encontro, colocou em pauta, entre outros assuntos, aspectos sobre tratamento de imagens, explicando quando se deve usar baixa ou alta resolução, detalhes do formato do papel – explicando como aproveitar melhor o espaço da folha na hora da impressão, produzindo mais peças e, ao mesmo tempo, economizando o material. Além disso, ele também deu dicas de impressão de imagens. “Quando uma imagem é publicada num jornal impresso, ela não fica igual àquela vista no computador. É preciso que aquela imagem seja tratada e apropriada para o tipo de papel que ela for impressa”, explicou.

Ainda explicando os métodos de impressão, o funcionário da Gráfica Fasa, da Católica, Rogério Alves, também palestrante do encontro, explicou os métodos de impressão e falou sobre a teoria de cores, abordando a diferença entre as cores RGB e CMYK, a primeira visualizada no monitor do computador, e a segunda utilizada na impressão. Rogério ainda trabalhou o uso da cor Pantone – uma cor especial utilizada em determinados produtos, auxiliando na redução de custo na hora da impressão.

Após a palestra, foi aberto o espaço para perguntas em que o professor da Universidade Católica de Pernambuco, Breno Carvalho, junto com os palestrantes, participou tirando dúvidas dos alunos a respeito do processo sobre produção gráfica.

Para Rogério, a importância dessa discussão foi inserir os alunos na realidade do mercado trabalho, discutindo isso com profissionais com experiência na área, que vivenciam diariamente a profissão.

Luiz Avanzi garante que o objetivo do encontro foi alcançado. “Acredito que informamos às pessoas os fatores mais relevantes no processo de produção gráfica. Foi algo técnico, mas não aprofundado, sobre temas importantes para os profissionais de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design”, concluiu.

Religião e comunicação no evento “Jesus vai ao cinema?!”
Por Rodolfo Bourbon

Desde muitos anos atrás, a vida e os ensinamentos de Jesus deixaram de ser transmitidos essencialmente pela Bíblia Sagrada. Devido aos avanços tecnológicos e a conseqüente globalização, a tradição da cultura literária cedeu espaçou para os veículos de massa, tornando crescente o debate sobre a relação entre religião e comunicação. A Universidade Católica, através do curso de Teologia e do Mestrado em Ciências da Religião, vem discutindo esta interação no evento “Jesus vai ao cinema?!”

Hoje (9), como programado para os três dias do evento, os participantes assistiram inicialmente o filme “O Evangelho Segundo São Mateus”, do italiano Pier Paolo Pasolini. A intenção do diretor na obra foi mostrar Jesus Cristo como um homem do seu tempo, analisando um lado mais humanista. A história se passa no período da invasão do Império Romano ao atual território da Palestina e concede uma atenção especial à vida das comunidades judaicas.

De acordo com o professor do curso de Teologia Vanderlei Lain, que compôs a mesa de debates junto aos docentes Alexandre Figueirôa e o coordenador do Mestrado em Ciências da Religião, Sérgio Sezino, um dos pontos mais interessantes da produção é o uso constante da linguagem não-verbal. “Isto mexe com nosso poder intuitivo e subjetivo”, revelou.

Segundo Alexandre Figueirôa, especialista em cinema e que confere aulas nas turmas de Comunicação, outro fator interessante é a trilha sonora empregada no filme. “A música de J.S Bach é repleta de religiosidade e combina perfeitamente com as palavras de Jesus”, afirmou.

Após a mesa-redonda, foram formados três grupos entre os participantes, em salas simultâneas, para explorar ainda mais o conteúdo da religião e da comunicação. Com temáticas voltadas a área da pesquisa, o professor Drance Elias apresentou temas como o “Messianismo em Pernambuco”, o “correio eletrônico e a fé”, a “imprensa no Catolicismo” e a relação entre “sagrado e arte”. A noite foi reservada para uma palestra, que além de Drance Elias, contou com a presença dos professores Marcos Almeida e Aline Grego, e trouxe o tema “Religião e televisão”.

Amanhã (10), o recordista de bilheteria “Paixão de Cristo”, do diretor e ator Mel Gibson, será exibido junto aos debates. A palestra da noite trará o tema “Religião e jornal” e a novidade ficará por conta do lançamento de livros e revistas sobre os temas da religião e da comunicação. O evento é aberto ao público e tem início às 14h30 no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) – 1º andar do bloco B da Unicap. Informações pelo telefone (81) 2119-4171.

Minicurso discute Ciência Filosófica do Direito
Por Higor Gonçalves

HegelTeve início na tarde desta quarta-feira (9), no auditório G I da Católica, o Minicurso de Introdução à Filosofia do Direito de Hegel. Promovido pelo Núcleo de Estudos para América Latina da Universidade Católica de Pernambuco (NEAL), o curso vai abordar temas como: “Ciência filosófica do Direito”, “Ciência do Estado” e “Teoria do Reconhecimento de Hegel”.

Na tarde de hoje, foram discutidos: a Introdução à filosofia do Direito, a Fixação da Idéia e do Conceito do Direito e a Determinação do conceito efetivando-se como Ciência Filosófica do Direito. Amanhã, será a vez dos temas relacionados à Ciência do Estado.

O Minicurso de Introdução à Filosofia do Direito de Hegel vai ser ministrado até a próxima sexta-feira (11) pelo professor da Faculdade Guararapes e membro do Grupo Hegel, Danilo Vaz. Os encontro estão acontecendo no auditório G I, no horário das 14h às 17h. As inscrições ainda podem ser feitas na secretaria do NEAL, que fica no 7º andar do bloco G 4. No final do encontro, os participantes irão receber um certificado equivalente à 12h/aula.

Confira aqui a programação do minicurso.

Informações: 2119-4067.

Quinta na Química aborda Aplicação da Programação Linear na Engenharia
Por Higor Gonçalves

O projeto Quinta na Química vai promover na tarde desta quinta-feira (10), a partir das 17h, a palestra: “Aplicação da Programação Linear na Engenharia”. A convidada desta semana será a professora do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Noêmia Mesquita.

A palestra vai acontecer na sala 113 do bloco D e estará aberta ao público. A entrada é gratuita.

O projeto Quinta na Química é realizado, há cerca de dez anos, pelos cursos da área de Química da Universidade Católica de Pernambuco. O principal objetivo é contribuir para o conhecimento dos alunos.

Informações sobre a palestra desta quinta-feira pelo telefone: 2119-4188.

Curso de Filosofia debate o ensino filosófico no Brasil
Por Higor Gonçalves

O curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco vai promover, na próxima segunda-feira (14), a palestra: “Ensino Filosófico em Todos os Segmentos Escolares”. O encontro vai acontecer a partir das 19h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Católica (CTCH) – localizado no 1º andar do bloco B.

Na ocasião, será discutida a nova forma do ensino da filosofia nos vários segmentos escolares do País. Para ministrar a palestra, foi convidado o professor da Universidade Federal de Santa Catarina e presidente do Centro de Filosofia e Educação para o Pensar, Silvio Wonsovicz.

O encontro estará aberto ao público e a entrada é gratuita. No final do encontro, os participantes vão receber um certificado.

Informações: 2119-4171.

Secretaria Especial dos Direitos Humanos abre concurso
Por Higor Gonçalves

Os acadêmicos que possuem projetos de pesquisa na área de “cuidados com o idoso” têm até o dia 31 de maio para apresentá-los à Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Governo Federal. É necessário entrar em contato com a Coordenação Geral de Extensão da Católica para saber se existe viabilidade de apresentação. O edital do concurso está disponível na página: www.sedh.gov.br

Informações: 2119-4140 / 2119-4242.

Professores da Católica lançam livro sobre Doença de Parkinson
Por Raítza Vieira

Tremor em repouso, diminuição de mobilidade, instabilidade postural e rigidez muscular são alguns dos sintomas da Doença de Parkinson, que aparece normalmente nas pessoas idosas. E é sobre esse assunto que trata o livro Doença de Parkinson: uma visão multidisciplinar. A obra é uma coletânea de vários trabalhos desenvolvidos pelos professores da Graduação e Pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco. O lançamento do livro será no próximo dia 21, às 19h, no salão receptivo da instituição (1º andar do bloco G).

No lançamento do livro, haverá uma palestra com o médico e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Márcio Andrade. Ele abordará aspectos gerais sobre a doença de Parkinson.

Uma das organizadoras do livro, a professora Erideise Gurgel, explica que a publicação é uma reunião de vários trabalhos realizados em diversas áreas do saber, incluindo pesquisas em lingüística, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, neurologia, psicologia, psiquiatria e otorrinolaringologia. Na obra, que tem nove capítulos, é possível encontrar em suas páginas assuntos como “Aspectos Vocais dos Portadores da Doença de Parkinson”, “Fisioterapia da Doença de Parkinson” e “Discurso e Representações Sociais de Pacientes de Parkinson e seus familiares concernentes à doença e repercussões na linguagem”.

Além disso, o livro mostra os benefícios do acompanhamento dos pacientes que sofrem da Doença de Parkinson. “A doença não tem cura, mas há tratamentos medicamentosos e não-medicamentosos”, disse Erideise.

A obra terá uma grande importância para os profissionais da área de saúde, sobretudo aqueles interessados na Doença de Parkinson. “Isso porque há uma grande carência de publicações em língua portuguesa, principalmente no Nordeste do Brasil, sobre o Parkinson”, explicou o professor Alcidézio Sales, também organizador do livro.

O livro Doença de Parkinson: uma visão multidisciplinar custará 36 reais. Mas a renda destinada aos autores da obra será doada para Associação de Parkinson de Pernambuco.

:.Outras Notícias.:

08/05/2007 - Jesus no cinema exibe: “Jesus de Montreal”
08/05/2007 - Fórum na Católica estimula diálogo entre culturas e
                   religiões

08/05/2007 - MPB Unicap inicia apresentações de seu novo show
08/05/2007 - Católica sedia Conselho Regional do KAAD
08/05/2007 - Professora da Católica defende dissertação na UFRPE
07/05/2007 - Dia de Ação Comunitária “atende” os moradores de
                Maranguape I

07/05/2007 - Voluntários comentam a importância do Dia de Ação
                 Comunitária

07/05/2007 - CCJ promove curso na Itália
07/05/2007 - Ex-alunos criam blog sobre violência no Estado

04/05/2007 - Cultura e ciência na IX Semana de Estudos Lingüísticos
04/05/2007 - Amanhã é dia de Ação Comunitária em Paulista
04/05/2007 - Arquitetura promove palestra sobre Casas
                Contemporâneas
04/05/2007 - Produção Gráfica é tema de palestra na Católica
04/05/2007 - MPB Unicap promove apresentações especiais na
                 próxima semana

04//05/2007 - Reitor preside celebração eucarística no Liceu Nóbrega
04/05/2007 - Ciências Biológicas prepara série de atividades sobre
                 o meio ambiente
04/05/2007 - Fonoaudiologia promove curso de LIBRAS II

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000