A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 08 de maio de 2007 Ano 6

Jesus no cinema exibe: “Jesus de Montreal”
Por Higor Gonçalves

O evento Jesus no Cinema, que integra a 13ª Semana Teológica e a 3ª Semana de Estudos da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, exibiu na tarde desta terça-feira (8), no auditório do CTCH, o filme “Jesus de Montreal” (Jesus of Montreal), do diretor canadense Denys Arcand.

O filme narra a história de um ator (Lothaire Bluteau) que recebe a tarefa de montar um espetáculo baseado na Paixão de Cristo. A montagem é um sucesso, mas setores do clero, por achá-la liberal, decidem censurar. Em sua luta desesperada para continuar a peça, o ator enfrenta uma crise de identidade na qual acredita incorporar a personalidade do próprio Jesus. O filme, de 1989, ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Após a exibição, foi promovido um debate que contou com a presença dos professores Alexandre Figueirôa, Luiz Libório e Gilbraz Aragão. De acordo com Figueirôa, o cinema sempre buscou inspiração em temas religiosos. “A Paixão de Cristo é símbolo de uma aproximação do cinema com a religião”, afirmou. Ainda segundo o professor: “Jesus nunca ‘saiu de moda’. Desde os primórdios da sétima arte, existe interesse por sua pessoa”, disse.

O Jesus no Cinema é uma iniciativa do curso de Teologia da Católica. De acordo com o coordenador do curso, professor Gilbraz Aragão, o objetivo do encontro é refletir, a partir dos meios de comunicação, as experiências e temas que questionam a fé. “Faremos uma abordagem crítica sobre as obras, unindo religião e comunicação. Esta é uma boa oportunidade para alunos e pesquisadores de diversas áreas participarem de um debate interdisciplinar”, afirmou.

O evento continua aberto ao público até a próxima quinta-feira (10). Amanhã (9), será exibido “O Evangelho Segundo São Mateus”, do diretor italiano Pier Paolo Pasolini. Quinta-feira é a vez de “Paixão de Cristo”, do norte-americano Mel Gibson. No último dia do evento, será realizado, a partir das 17h, o lançamento de livros e revistas sobre a temática. A noite estará reservada às palestras sobre assuntos que contemplam a religião e os meios de comunicação.

Informações: (81) 2119-4171.

Clique aqui para conferir a programação completa do evento.

Fórum na Católica estimula diálogo entre culturas e religiões
Por Rodolfo Bourbon

Ao contrário do que muitos pensam, os ideais religiosos não incitam a guerra. A religião é muitas vezes utilizada como um pretexto para o poder político alcançar seus interesses, criando uma distorção na imagem de conciliadora e pregadora da paz inerente às crenças. Esta conduta desencadeia uma série de preconceitos a certos cultos e torna os conflitos ao redor do mundo ainda mais críticos.

Para promover o exercício da tolerância e o interesse na visão pluralista, o curso de Teologia da Universidade Católica lançará oficialmente, no dia 14 de maio, o “Fórum Inter-religioso”. A proposta é realizar encontros mensais, onde os representantes de uma tradição religiosa falarão a respeito da própria crença. Vinte pessoas de seis diferentes religiões, entre elas a Católica, o Candomblé e o Judaísmo, já confirmaram participação no projeto.

De acordo com o coordenador do curso de Teologia, professor Gilbraz Aragão, o objetivo é congregar uma grande variedade de religiões. “Ao invés da contestação, os debates nos encontros visarão ampliar o conhecimento dos participantes, difundindo a mensagem de respeito e amor”, revela. Além das reuniões, existem planos para a criação do site “Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife” e para a realização de um simpósio internacional, intitulado “As muitas faces de Deus: desafios do pluralismo religioso”.

O lançamento oficial do “Fórum Inter-religioso” será no dia 14 de maio, das 17h às 18h30, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) – 1º andar do bloco B da Unicap. Após o pronunciamento do Reitor, Padre Pedro Rubens, haverá um debate sobre a proposta macro-ecumênica de ensino religioso do Governo do Estado. O evento e a participação no Fórum estão abertos ao público. Informações pelo telefone (81) 2119-4171.

MPB Unicap inicia apresentações de seu novo show
Por Rodolfo Bourbon

Mpb UnicapApós um trabalho de pesquisa, seleção e muito ensaio das músicas de grandes compositores nacionais, o MPB Unicap inicia amanhã (9) as apresentações do show “Ontem, hoje e sempre”. Interpretação de canções antigas de Ary Barroso e Dorival Caymmi, misturado ao som mais atual de Djavan e Cazuza, comprovará a contemporaneidade dos trabalhos que encantaram gerações entre as décadas de 50 e 90.

O show, que também será realizado na quinta e na sexta-feira, trará ao público a união de gêneros, como samba, bossa nova, rock e pop. Músicas como “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, “O que é que a baiana tem?”, de Dorival Caymmi, “Flor de Lis”, de Djavan e “O tempo não pára”, de Cazuza, estarão presentes no repertório do grupo. “Convidamos todos os interessados para acompanhar o resgate a estes quatro grandes nomes da música”, revela o assistente cultural e integrante do MPB Unicap, Percy Marques.

O Teatro da Unicap, localizado no 1º andar do bloco B, será o local das apresentações. Os shows terão início às 20h e a entrada é gratuita.

Católica sedia Conselho Regional do KAAD

Por Raítza Vieira

O Katholischer Akademischer Ausländer-Dienst – KAAD (Serviço Católico Acadêmico para Estrangeiros), instituição da Igreja Católica na Alemanha, está com um Conselho Regional do Nordeste, no Recife, mais especificamente, na Universidade Católica de Pernambuco.

O KAAD tem como finalidade incentivar a presença cristã no meio intelectual dos países em desenvolvimento. E esse incentivo é realizado através da oferta de bolsas de mestrado e/ou doutorado, em qualquer área, para estudantes que desejam estudar na Alemanha.

De acordo com o conselheiro do KAAD-NE, Degislando Nóbrega, o programa de bolsa de estudos do KAAD consiste na concessão de ajuda financeira mensal para os cursos de mestrado e/ou doutorado na Alemanha.

Para concorrer a uma das bolsas, o estudante deve estar de acordo com os critérios do KAAD, tendo em mãos uma série de documentos como, por exemplo, currículo vitae e uma carta de motivação explicando por que deseja estudar na Alemanha, ambos em inglês ou alemão. Além disso, o candidato deve ter uma carta de recomendação detalhada da Igreja Católica. “Isso porque o KAAD é uma instituição da Igreja Católica interessada em formar acadêmicos cristãos eminentes em seu ramo de saber e dedicados à causa de um mundo mais justo”, disse Degislando.

Após a posse dos documentos, os conselheiros irão analisar a documentação dos candidatos e farão uma pré-seleção, indicando à Central do KAAD (na Alemanha) aqueles que foram considerados aptos para pleitear a bolsa, em função dos critérios do Serviço Católica Acadêmico para Estrangeiros.

Os interessados em concorrer a uma das bolsas têm até o final de maio para encaminhar os documentos necessários ao Conselho, a fim de serem analisados. Segundo Degislando, a próxima convocação do KAAD será em setembro, mas as solicitações de bolsas à KAAD (Alemanha) devem ser feitas até o dia 15 julho.

Informações: (81) 2119-4196 ou www.kaad.de.

Professora da Católica defende dissertação na UFRPE
Por Raítza Vieira

Inclusão Digital, Identidades Culturais e Desenvolvimento Local foi o tema da dissertação do mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco, desenvolvido pela professora da Católica Carla Patrícia Teixeira. A dissertação, que teve orientação da professora da UFRPE, Salett Tauk, foi defendido no dia 2 de abril e recebeu a nota máxima, o conceito A.

A pesquisa, que teve duração de dois anos, fez uma análise das apropriações que jovens e professores de uma escola pública em Águas Belas (interior de Pernambuco) fizeram do Projeto Tonomundo do Instituto Oi Futuro. Esse projeto tem o objetivo de, a partir da utilização de tecnologia, contribuir para uma democratização do conhecimento e uma inclusão social e digital. Na dissertação, a professora observou como aconteceu a valorização das identidades culturais a partir dessa iniciativa de inclusão digital.

De acordo com Carla Patrícia, a Escola Estadual Nicolau Siqueira, que fica em Águas Belas, alcançou visibilidade, principalmente, por ter se inserido no Portal do Projeto Tonomundo, através de um blog. “No blog eram publicadas as manifestações populares da comunidade, como por exemplo pesquisas realizadas por alunos e professores da escola”, disse Carla.

A partir desse estudo, foi possível constatar várias conclusões, mas uma delas foi a de que os estudantes dessa escola de Água Belas já eram familiarizados com a Web, utilizavam o MSN e Orkut. Mas eles não usavam a rede para criação de blogs e assim produzir materiais. “Os alunos utilizavam apenas o espaço do portal do Projeto Tonomundo para fazer isso”, acrescentou Carla.

Para ela, o mais importante não foi ter recebido o título de mestre, mas, sim, realizar um trabalho que servirá como uma fonte de pesquisa para o Instituto Oi Futuro, Secretaria de Educação e para a escola também.

:.Outras Notícias.:

07/05/2007 - Dia de Ação Comunitária “atende” os moradores de
                Maranguape I

07/05/2007 - Voluntários comentam a importância do Dia de Ação
                 Comunitária

07/05/2007 - CCJ promove curso na Itália
07/05/2007 - Ex-alunos criam blog sobre violência no Estado

04/05/2007 - Cultura e ciência na IX Semana de Estudos Lingüísticos
04/05/2007 - Amanhã é dia de Ação Comunitária em Paulista
04/05/2007 - Arquitetura promove palestra sobre Casas
                Contemporâneas
04/05/2007 - Produção Gráfica é tema de palestra na Católica
04/05/2007 - MPB Unicap promove apresentações especiais na
                 próxima semana

04//05/2007 - Reitor preside celebração eucarística no Liceu Nóbrega
04/05/2007 - Ciências Biológicas prepara série de atividades sobre
                 o meio ambiente
04/05/2007 - Fonoaudiologia promove curso de LIBRAS II
03/05/2007 - Jesus no cinema é o assunto de evento na
                Católica
03/05/2007 - Guido Bianchi realiza palestra na Católica
03/05/2007 - NEAL promove palestra sobre o Pronaf B do Governo
                Federal

03/05/2007 - Circuito Universitário Alternativo de Surfe agita o fim de
                semana
03/05/2007 - Palestra debate presença dos Judeus em Pernambuco
03/05/2007 - Professor da Católica é premiado com o melhor roteiro
                no Cine PE
  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000