A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 18 de junho de 2007 Ano 6

Universidade Católica em ritmo de São João
Por Rodolfo Bourbon

São João

Quando o encerramento de mais um semestre vai chegando, o ritmo de trabalho em uma instituição de ensino é acelerado. Avaliações, provas, correções, relatórios e demais compromissos que parecem não ter fim. Por isso, nada melhor do que uma confraternização para relaxar corpo e mente. No entanto, descansar foi algo que alunos, professores e funcionários da Universidade Católica não fizeram nesse domingo (17). O forró pé-de-serra tomou conta do Arraial da Católica e não deixou ninguém parado.

O grupo “Colé de Xá”, formado por vários alunos da Católica, marcou o início da festa, interpretando canções de nomes conhecidos do forró nordestino, como Luiz Gonzaga e Petrúcio Amorim. Após as primeiras músicas, o público preencheu todo o espaço do salão para dançar agarradinho com o parceiro.

Gilmar Araújo, integrante da Pastoral Unicap, mesmo cuidando da organização do ambiente, encontrava fôlego para dançar e curtir a animação. “A festa está nota 10. Aqui você se sente à vontade, saindo da rotina e confraternizando com os colegas de trabalho.”

O ambiente decorado com bandeiras e balões deu um tom especial ao festejo. Comida? Tinha de todos os tipos. Canjica, pamonha, pé-de-moleque, milho verde e outros saborosos pratos da culinária junina.

E por falar em comida típica, o Reitor, Padre Pedro Rubens, marcou presença na festa, trazendo algo comum em sua terra natal: castanhas do Ceará. A professora Haidèe Camelo, organizadora do Arraial, tratou logo de servir o alimento ao público. “Todos têm que comer ao menos uma, para simbolizar a comunhão”, brincou.

A tradição do São João para o povo pernambucano foi o motivo pelo qual a Católica não deixou a data passar batida. “Apesar dos trabalhos e das dificuldades, nossa comunidade acadêmica deve cultivar a cultura regional e entender que não estamos resumidos às atividades do dia-a-dia”, afirmou o Reitor, Padre Pedro Rubens.

“Val Patriota e banda Raízes do Pajeú”, deu continuidade ao som, animando o público na quadrilha improvisada. O suor visto no rosto das pessoas revelou que a comunidade acadêmica da Católica não só dá duro no trabalho, mas mostra todo empenho nas comemorações.

EMBAIXADA DO PAJEÚ – O Arraial da Católica foi realizado na Embaixada do Pajeú, bairro de Apipucos. Este é o nome da residência do poeta Antônio Marinho, estudante do curso de Direito da Católica. O espaço foi criado com o intuito de divulgar trabalhos de artistas da capital e, principalmente, do interior. Até o fim do ano, a casa irá promover shows, exposições de artesanato, vídeos, recitais de cordel e poesia, oficinas de mamulengo, dentre outras atividades.

Em outubro, será realizado o 2º Encontro de Artes e Cultura da Cidade do Pajeú. O Reitor elogiou a escolha do local para a realização do Arraial. “Neste espaço, há todo um clima familiar, onde as pessoas podem se sentir mais à vontade. O local reflete a cultura e possui características típicas da festa junina”, concluiu.

Informações sobre as atividades desenvolvidas na Embaixada do Pajeú pelo telefone (81) 3269-6866.

Cursos de Extensão: boa pedida para as férias
Por Rodolfo Bourbon

Reservar uma parte das férias para estudar pode parecer pouco atraente, mas é um grande investimento na carreira. O “sacrifício” do tempo de bem-estar presente pode trazer boas conquistas futuras na vida profissional e pessoal. A busca por este aperfeiçoamento pode ser encontrada em um dos Cursos de Extensão promovidos pela Universidade Católica de Pernambuco para o próximo mês de julho.

Ao todo são 20 cursos oferecidos, com cargas horárias e temas variados. Os Princípios de Arqueologia e Antropologia Forense é um exemplo. Profissionais e estudantes dos ramos de Medicina, Antropologia, Arqueologia, Direito e áreas afins são o público-alvo. Ministrado pelo professor Albérico Nogueira, as atividades partilharão noções de anatomia, determinação de sexo e idade em indivíduos adultos com base na morfologia óssea e métodos e técnicas modernas aplicadas na antropologia forense.

Antes que você decida entre descansar ou estudar, lembre-se que esses cursos são rápidos e práticos, mas podem ser uma boa oportunidade para adquirir mais conhecimento. Informações pelo telefone (81) 2119-4242 ou na secretaria do Univerão – térreo do bloco A da Universidade Católica.

CLIQUE AQUI e confira a lista completa dos cursos, programação e valores.

Professora de Arquitetura é destaque em concurso nacional
Por Daniel França

Andrea CãmaraA coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco, professora Andrea Câmara, recebeu menção honrosa no Concurso Nacional Jovens Arquitetos, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil e destinado a profissionais com menos de 40 anos. O projeto intitulado “A Casa do Engenho Queira Deus”, que concorreu com mais de 200 trabalhos de todo o Brasil, conquistou a honraria na categoria Obras Executadas.

O trabalho, feito em parceria com o também arquiteto Paulo Raposo de Andrade, foi resultado de uma intervenção na antiga casa, daquele engenho, localizada em Tapacurá, no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. A edificação foi construída em meados do século XIX. “Trabalhamos na ampliação e na restauração do imóvel”, acrescentou Andrea. Esta não foi a primeira vez que a professora Andrea Câmara venceu o concurso. Em 1993, o projeto de recuperação da igreja Ortodoxa-Siriana, localizada no Sítio Histórico de Olinda, foi o ganhador na categoria Projetos.

Programa oferece bolsas de estudo para pós-graduação no Reino Unido
Por Higor Gonçalves, com informações do Portal Universia

O governo britânico, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, vai receber, até o dia 31 de julho, as inscrições para o Programa “Chevening” de bolsas de estudo. No total, serão oferecidas 70 bolsas em universidades britânicas para o ano letivo de 2008/2009.

As bolsas, concedidas para um programa formal de estudos em tempo integral, excluem estágio prático ou pesquisa. Os cursos devem estar diretamente relacionados à área de atuação do candidato.

O Programa oferece oportunidade em: Desenvolvimento Econômico e Social, Combate ao Crime Internacional, Meio Ambiente (prioridade para desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas), Finanças e Negócios Bancários (prioridade para finanças e regulação do setor público), Governo e Políticas Públicas, Direitos Humanos, Jornalismo, Comércio e Indústria (principalmente nos s setores de: tecnologia aeroespacial, telecomunicações, desenho industrial, indústria cultural e de criação, energia, tecnologia ambiental e de construção civil, mineração e transportes), Áreas do Direito relacionadas aos setores mencionados acima e Esportes (especificamente voltado para liderança esportiva).

Para se candidatar, o interessado precisa ser brasileiro, estar trabalhando e residindo no país, ter curso superior, estar em início de carreira, e ter, no mínimo, dois anos de experiência profissional. O concorrente também deve ter bom domínio da língua inglesa, ter se destacado na sua área de atuação e desejar estabelecer vínculos com o Reino Unido. Podem se inscrever os profissionais ligados aos mais diversos setores de atuação - privado, público, sindical, organizações não-governamentais, entre outros.

Benefícios - O comitê de seleção vai oferecer bolsas com os seguintes itens inclusos: taxas do curso, auxílio para a manutenção do bolsista (a estada da família não é coberta pela bolsa), auxílio para livros, teses e vestuário.

Detalhes sobre a inscrição e a lista dos documentos exigidos podem ser obtidas pelo site: www.britishcouncil.org.br. Dúvidas sobre o programa através do e-mail: chevening@britishcouncil.org.br.

Concurso de redação premia universitários com viagem à França
Por Higor Gonçalves

A Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e o grupo Folha Dirigida lançaram, neste mês, o Concurso de Redação Universitário que vai premiar, com uma viagem a Paris, os autores dos cinco melhores textos. Para concorrer, é necessário elaborar uma redação sobre o tema "como vencer a pobreza e a desigualdade". As inscrições vão até o dia 30 de junho.

Direcionado aos estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país, o concurso tem o objetivo de promover a reflexão sobre os temas de interesse universal.

Os cem melhores textos serão publicados em um livro trilíngüe (português, inglês e francês) que será distribuído em 191 países. Dos cem textos, vão ser escolhidos vinte finalistas. Após a seleção, os autores vão ser convocados para uma segunda redação (presencial), no dia 10 de novembro, no Rio de Janeiro. Os cinco melhores textos ganharão uma viagem a capital francesa.

REGRAS – As redações devem ter de 20 a 40 linhas e podem ser em verso, prosa, ensaio ou crônica. O texto precisa conter, na mesma página, o nome do autor, a instituição de Ensino Superior, o curso, o período, o endereço residencial completo, um número de telefone para contato e o e-mail. Cada concorrente deverá enviar apenas uma redação. A fonte utilizada deve ser “Times New Roman”, corpo 12, espaçamento simples, margens superior e inferior, esquerda e direita de 2,5 cm, arquivo em formato de texto, com título e sem imagens.

As redações devem ser enviadas, até as 20 horas (horário de Brasília) do dia 30 de junho, exclusivamente para o e-mail: universitarios@folhadirigida.com.br
 
Informações e regulamento nos sites: www.folhadirigida.com.br e www.unesco.org.br.

Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro
Por Higor Gonçalves

A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Banco Real, a Embrapa, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado, entre outros parceiros, vai realizar, de 10 a 14 de setembro, a 5ª Semana de Integração Católica e Sociedade (SIUCS). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail do evento. Com o tema “Terra: Chão e Vida”, a Semana promoverá a interação entre os diversos setores sociais na busca de soluções para uma maior qualidade de vida.

Durante os cinco dias, vão acontecer diversos minicursos, palestras, mesas-redondas e oficinas. Assuntos de interesse em pesquisa científica e tecnológica, educação e eventos culturais ligados ao ambiente acadêmico também farão parte da 5ª SIUCS. Na ocasião, serão realizados eventos paralelos de prestações de serviço à comunidade.

A programação completa da 5ª Semana de Integração pode ser acessada pelo site: www.unicap.br/siucs.

As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail: siucs@unicap.br.

Informações: (81) 2119-4409 / 2119-4016.

Alunos de Jornalismo produzem vídeo sobre a Ilha de Santa Teresinha
Por Raítza Vieira

Desmistificando a idéia de que as comunidades carentes da cidade são locais perigosos, onde a violência e a miséria imperam é que os alunos do curso de Jornalismo da Universidade Católica, na disciplina de Telejornalismo II, produziram um vídeo sobre a comunidade da Ilha de Santa Teresinha, junto com os moradores do local.

O vídeo retratou, de forma fiel, os problemas, as conquistas, a história e a organização da comunidade, mostrando de fato como a Ilha de Santa Teresinha é. O resultado desse trabalho gerou a exibição do vídeo e um debate no programa Sopa Diário, da TV Universitária, canal 11, na última quinta-feira (14).

A idéia de produzir o vídeo surgiu na aula de Telejornalismo II quando os estudantes decidiram fazer um telejornal social, diferentemente daquele jornalismo veiculado na televisão. “Queríamos fazer um jornal feito pela comunidade e por nós”, disse o aluno Gabriel Marquim.

Não foi à toa, que as pautas do telejornal foram sugeridas pelos moradores da comunidade e a apresentação dele ficou por conta do aluno da Católica, Gabriel Marquim e da atriz, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Lane Cardoso, que é moradora da Ilha de Santa Teresinha.

A professora de Telejornalismo II, Andréa Moreira, explica que a escolha da Ilha foi devido, principalmente, à forte violência simbólica que a comunidade sofre. “As pessoas vêem a Ilha de uma forma bastante negativa. Acreditam que a comunidade é uma das áreas mais perigosas do Recife. E isso não é verdade. Essa é uma imagem difundida, em especial, pelos Meios de Comunicação de Massa”, afirmou.

E, justamente, com o intuito de combater essa violência é que os alunos começaram a se articular e produzir várias reportagens, tendo destaque a matéria sobre um muro que separa a comunidade do Shopping Tacaruna. “Construir um muro que separa a classe média da classe mais popular é uma forma de violência simbólica”, disse Gabriel. “Na hora em que estávamos realizando o vídeo, tivemos a chance de fazer a denúncia e apontar os caminhos para solucionar o problema”, acrescentou Andréa.

Outra reportagem que teve destaque é a que mostra os artistas do local. “Queremos evidenciar que a comunidade tem valores artísticos para que ela mesma possa acreditar mais em si e combater de uma forma positiva essa violência simbólica”, falou Andréa.

Um dos líderes comunitários da Ilha de Santa Teresinha, Edjonhson Pinto, diz que a produção e a veiculação do vídeo no programa Sopa Diário é uma forma de estimular a comunidade a continuar lutando pelos seus ideais. “Quando o programa é exibido num programa como o Sopa Diário, ele deixa de ter uma repercussão interna, gerando uma ‘preocupação’ para a Prefeitura”, disse Edjonhson, que gostou bastante do trabalho.

O vídeo sobre a comunidade da Ilha de Santa Teresinha deu origem a um projeto de pesquisa, que será desenvolvido, neste semestre, pela professora Andréa e dois voluntários, alunos do curso de jornalismo da Católica.

 

:.Outras Notícias.:

15/06/2007 - Alunos de Ciências Biológicas dão aula no hall do bloco G
15/06/2207 - Alunas de Administração da Católica publicam artigo em revista científica
15/06/2007 - Petrobras divulga Prêmio de Tecnologia na Católica
15/06/2007 - Santander abre inscrições para os Prêmios de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação
12/06/2007 - Inscrições do Vestibular 2007.2 da Católica vão até domingo
12/06/2007 - Inscrições abertas para os cursos de MBA da Católica
12/06/2007 - Fórum Inter-religioso abre espaço para a diversidade
12/06/2007 - Mestres em Ciências da Religião debatem nova religiosidade
                brasileira
12/06/2007 - Madrigal Unicap homenageia Waldemar Henrique
11/06/2007 - Alunos da Católica realizam júri simulado
11/06/2007 - Mesa-tenistas da Católica brilham na 3ª etapa do Campeonato
                Estadual
11/06/2007 - Leitura e produção de vídeo entusiasmam alunos de Jornalismo
08/06/2007 - Ex-aluna de Arquitetura da Católica é premiada em concurso
08/06/2007 - Fórum Inter-religioso debate o Candomblé e o Islamismo
08/06/2007 - MIX on the Campus é realizado na Católica
08/06/2007 - Católica discute aquecimento global na Semana do Meio Ambiente
08/06/2007 - Presidente do Conrerp realiza palestra na Católica
08/06/2007 - João Moreira Salles participa de debate na Católica
08/06/2007 - Revista Piauí: proposta de novo jornalismo

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000