A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 11 de junho de 2007 Ano 6

Alunos da Católica realizam júri simulado
Por Raítza Vieira

Júri Popular

Os alunos do nono período do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco tiveram a oportunidade de unir teoria à prática, através da simulação de um Júri Popular, que aconteceu na manhã de hoje (11), na Astepi (Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração).

Os alunos, assistidos pelas professoras de Prática Jurídica da Católica, Mirza Pedrosa e Fátima Falcão, participaram do júri como réu, juiz, assistentes e promotor do Ministério Público, advogados de defesa, escrivão, oficial de justiça e jurados.

O caso, como de costume, era de uma pessoa que tinha sido acusada de cometer um crime, cabendo aos jurados decidirem se absolveriam ou condenariam o réu. Para ajudar nessa decisão, houve o depoimento do réu, parecer do Ministério Público e a defesa dos advogados. Tudo isso embasado no que foi aprendido pelos alunos em sala de aula.

De acordo com a professora da Católica, Mirza Pedrosa, o objetivo principal é o aprendizado dos alunos e a possibilidade deles desenvolverem a técnica de falar em público. “É fundamental para os estudantes essa orientação prática, mesmo sendo simulada. Eles aprendem muito porque além de assistirem a um júri, eles também participam”, disse.

A aluna, Ilza Moraes, que foi juíza na simulação, explica que a atividade foi enriquecedora. “Fiquei bastante feliz. Todos estavam envolvidos com a dinâmica”, afirmou. A estudante, Vanina Menezes, que foi a promotora na atividade, disse que a dinâmica foi muito boa. “Sempre gostei do Ministério Público. Pretendo ser promotora, e para quem quer seguir essa área, acho importante conhecer o rito do júri. Nessa simulação pude aprender todo esse rito”, concluiu.

Mesa-tenistas da Católica brilham na 3ª etapa do Campeonato Estadual
Por Rodolfo Bourbon

Tênis de mesaA Universidade Católica de Pernambuco fez bonito na 3ª etapa do Campeonato Pernambucano de Tênis de Mesa. Iara Borba e Edmar Azevedo conquistaram, no último sábado (9), o título do Rating A, onde os atletas mais bem colocados no ranking da primeira divisão se enfrentam entre si. O torneio foi realizado no clube Marchioretto TT, localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes.

O duelo Católica x Cenecista aconteceu na final dos dois grupos. Melhor para a Unicap que bateu o colégio da cidade de Timbaúba no masculino e no feminino, com Edmar vencendo Domingos Silva, por 3x1, e Iara passando com facilidade, marcando 3x0 sobre Júlia Arruda. O atleta Daniel Ribeiro também coroou a boa atuação da Católica, conquistando o segundo lugar no Rating B do Campeonato Pernambucano.

O Campeonato Pernambucano é dividido em cinco etapas do Rating e outras cinco do Ranking, onde os atletas são separados de acordo com a faixa etária. Iara Borba está em terceiro lugar na classificação geral, enquanto Edmar Azevedo se encontra na vice-colocação. A próxima etapa do torneio acontece no dia 1º de julho.

Leitura e produção de vídeo entusiasmam alunos de Jornalismo
Por Débora Ramalho

Roteirizar, produzir, entrevistar, gravar e editar. Essas foram algumas das atividades realizadas, por estudantes do curso de Jornalismo, na disciplina de Televisão II que é dividida em turmas. A atividade foi proposta pela professora Stella Maris Saldanha, onde inicialmente a intenção era que os alunos escolhessem uma das três obras indicadas, e após a leitura, apresentassem suas percepções acerca da obra lida.

As indicações foram: Clamor (Samarone Lima), Minha Razão de Viver (Samuel Wainer) e De Corpo Inteiro (Clarice Lispector). As turmas que cursam a disciplina Televisão II, com a professora, tiveram a mesma atividade como exercício de aprendizagem.

Foi entregue à professora uma resenha e um portfólio do livro escolhido, produzido individualmente por cada aluno. Após a entrega do material solicitado por Stella, foram realizados dois encontros, onde os alunos debateram e trocaram idéias sobre os livros e seus autores.

Elaboração dos vídeos - Percebendo a qualidade do trabalho que estava sendo produzido, a professora teve a idéia de propor, a formação de três grupos (voluntários), um para cada obra. Assim, as atividades produzidas inicialmente, com a leitura dos livros, seriam colocadas em pratica com a produção de um vídeo.

Cada grupo entrevistou uma pessoa entendida sobre a obra, o autor ou o conteúdo das indicações. Os futuros jornalistas tinham entre 15 e 20 minutos para apresentar o que foi produzido, editando o material na ilha de edição da Católica.

“A entrevista é algo esperado nas reportagens, apenas como sonora ou como povo-fala (pessoas entrevistadas na reportagem), já nesta atividade os alunos a trabalharam como produto final, explica Stella Maris”.

Além do aprendizado com a estruturação teórica e prática do vídeo, os alunos puderam constatar nas entrevistas realizadas que o que foi lido por eles nos portfólios e resenhas, anteriormente, foi de fato constatado. “O que seria apenas um exercício de aprendizagem, acabou causando grande interesse e envolvimento, na elaboração dos vídeos”, conta a aluna Viviane Souza, que participou de uma das produções.

Exibição – Na turma TL0, por exemplo, as exibições começaram com a apresentação do vídeo sobre o livro Clamor, de Samarone Lima. Porém, amanhã (12), a partir das 14h50, os outros dois vídeos: A solidão na Obra de Clarice Lispector e Minha Razão de Viver, de Samuel Wainer, serão apresentados.

Sinopse
Minha razão de viver de Samuel Wainer

O vídeo relata quem foi Samuel Wainer, sua trajetória profissional, suas relações com pessoas importantes como Getúlio Vargas e a importância do jornalismo. Não somente a prática do jornalismo como fonte de informação, mas, sobretudo como determinador da vida política de um país. O jornal Última Hora, que foi o grande marco da vida de Wainer, não poderia ficar de fora. Os alunos escolheram o professor da Católica, Paulo César Fradique, para fazer as considerações a respeito da biografia do jornalista, e sobre a responsabilidade e influência dos comunicadores na formação da opinião pública.

A solidão na obra de Clarice Lispector

O vídeo trata da obra e vida de uma autora clássica da literatura, Clarice Lispector, enfatizando o tema da solidão em sua obras, sem deixar de reportar sua infância na Ucrânia (onde nasceu) e a vida em Recife, onde morou com sua família quando veio para o Brasil. Além disso, o vídeo lembra os 30 anos da morte de Clarice. Para dar fundamento ao vídeo, os alunos escolheram a doutoranda, Fátima Costa, que confirmou presença durante a exibição. A aluna do doutorado defenderá sua tese sobre “A solidão na obra de Clarice Lispector”, no próximo dia 22 às 14h, na UFPE.

Ficha Técnica dos alunos (voluntários) na produção dos vídeos da turma TL0:

1.Clamor (Samarone Lima)
- Roberta Pena
- Júlia Miranda
- Kelly Souza
- Ana Maria Salustiano

2. Minha Razão de Viver (Samuel Wainer)
- Carla Amorym
- Lara Botelho
- Camila Nóbrega
- Elisabeth Silva

3. De Corpo Inteiro (Clarice Lisopector)
- Viviane Souza
- Rafael Sagotio
- Marcelo Monteiro

 

:.Outras Notícias.:

08/06/2007 - Ex-aluna de Arquitetura da Católica é premiada em concurso
08/06/2007 - Fórum Inter-religioso debate o Candomblé e o Islamismo
08/06/2007 - MIX on the Campus é realizado na Católica
08/06/2007 - Católica discute aquecimento global na Semana do Meio Ambiente
08/06/2007 - Presidente do Conrerp realiza palestra na Católica
08/06/2007 - João Moreira Salles participa de debate na Católica
08/06/2007 - Revista Piauí: proposta de novo jornalismo
08/06/2007 - Mestres em Ciências da Religião debatem nova religiosidade brasileira
06/06/2007 - João Moreira Salles faz debate na Católica
06/06/2007 - Encontro promove a divulgação de pesquisas bíblicas
06/06/2007 - Professor, ex-aluno e alunos da Católica participam de evento da Intercom
06/06/2007 - Exposição sobre a cultura italiana no hall do bloco A
05/06/2007 - Padre Peters recebe da Católica o título de Doutor Honoris Causa em Educação
05/06/2007 - II Fórum de Direitos Humanos do Recife tem início hoje

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000