A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 5 de junho de 2007 Ano 6

Padre Peters recebe da Católica o título de Doutor Honoris Causa em Educação
Por Higor Gonçalves

Padre Theodoro Paulo Severino PetersSímbolo da história recente da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Theodoro Paulo Severino Peters, ex-Reitor da instituição, recebeu na noite desta segunda-feira (4), o título de Doutor Honoris Causa em Educação. A solenidade que o homenageou teve início às 19h30, no auditório GII da Unicap. O secretário de Desenvolvimento Social de Pernambuco, Roldão Joaquim, representou o governador do Estado, Eduardo Campos. Representando o prefeito do Recife, João Paulo, compareceu a secretária de Educação, Esporte e Lazer do município, Maria Luiza Martins Aléssio. Além deles, autoridades locais e nacionais também prestigiaram a solenidade.

Após a abertura e execução do Hino Brasileiro, cantado por Mariana Maia (integrante do MPB Unicap), a Pró-reitora Comunitária da Católica, professora Fátima Breckenfeld, prestou uma saudação aos presentes. Em seguida, foi a vez do mestre de cerimônia da solenidade, Franklin Santos, do curso de Relações Públicas, anunciar a entrada do professor Zeferino Rocha, do Mestrado em Psicologia, que saudou Padre Peters em nome da comunidade acadêmica. Logo após, houve a exibição de um documentário produzido pela Assessoria de Comunicação (Assecom), que narrou a trajetória do homenageado.

Peters e PedroO diploma de Honoris Causa em Educação foi entregue atual Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens. Depois da nomeação do novo Doutor, o poeta Antônio Marinho, estudante do curso de Direito, arrancou gargalhadas da platéia ao recitar versos cômicos para o homenageado. O pronunciamento de Padre Peters aconteceu em seguida. “Acredito que esta é uma homenagem que enaltece a educação”, disse emocionado.

A sugestão de outorgar o título de Doutor Honoris Causa em Educação a Padre Peters partiu do curso de Pedagogia da Católica. De acordo com o Reitor, Padre Pedro Rubens, “a vida dedicada à nobre causa da educação merece a devida homenagem da comunidade acadêmica”.

Ainda no auditório GII, houve a apresentação do grupo Madrigal, sob regência do maestro Lindbergh Pires. No encerramento, os convidados foram encaminhados ao Centro Cultural Francisco Tavares de Bragança para um coquetel.

Título - Doutor Honoris Causa é o titulo atribuído à personalidades que tenham se destacado pelo conhecimento ou pela atuação em prol das artes, ciências, filosofia, educação, letras ou entendimento entre os povos. Além do Padre Theodoro Peters, a Universidade Católica de Pernambuco já homenageou outra personalidades. Foram elas: a fundadora do movimento folkolares, Chiara Lubich, e o ex-Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, o professor e geógrafo, Manoel Correira de Oliveira Andrade, o sociólogo Gilberto Freyre e o primeiro reitor da Unicap, Padre Francisco Tavares de Bragança.

II Fórum de Direitos Humanos do Recife tem início hoje
Por Raítza Vieira

FórumPromover debates sobre os direitos humanos, com o intuito de fortalecer o poder de transformação e inclusão da população recifense é o que propõe o II Fórum de Direitos Humanos do Recife, que teve início na manhã de hoje (5), no auditório GII, da Universidade Católica de Pernambuco.

O evento que irá até o mês de novembro, tendo mensalmente um encontro, abordou, neste primeiro dia, o tema “Juventude em situação de vulnerabilidade”. A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Diretório Acadêmico do curso de Direito da Católica, Severino Alves; presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – PE, Taciano Domingues; coordenador geral do Conselho Municipal de Direitos Humanos, Jarbas Trindade; diretor da Diretoria de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, José Cirilo da Mota; vereador de Olinda, Marcelo Santa Cruz, e pelo promotor de justiça do Ministério Público de Pernambuco, Westei Conde y Martin Júnior.

Também fez parte da mesa de abertura, a diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Católica, professora Mirian de Sá Pereira, e a secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, Karla Menezes, que representou o prefeito do Recife, João Paulo.

Em seguida, teve início a mesa-redonda “Juventude em situação de vulnerabilidade”. Fez parte da discussão o educador jovem do Grupo Curumim, Fernando Júnior, o assistente da Gerência da Juventude, Alersson Teixeira; o assessor – executivo da Secretaria de Direitos Humanos, Luís Roberto Silva; o professor do Centro de Ciências Jurídicas da Católica, Alexandre Nunes e o diretor da Diretoria de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, José Cirilo Mota, que coordenou o debate.

Alersson Teixeira e Fernando Júnior apresentaram a situação do jovem recifense. “Vivemos numa sociedade globalizada onde quem não tem formação é excluído. Precisamos resgatar os valores culturais e sociais. O jovem deve ser protagonista dessa sociedade e não um mero ‘objeto’. É preciso que ele seja uma agente de transformação”, disse Alersson Teixeira.

Em seguida, Luís Roberto Silva falou também da situação da juventude recifense, apresentando dados que exibiram a vulnerabilidade do jovem em relação à violência. “Os jovens são os principais autores dos homicídios, mas também são as maiores vítimas”, relatou. Silva completou que a vulnerabilidade está ficando cada vez mais evidente, devido ao modelo de sociedade em que vivemos. “A pobreza e a miséria não geram violência, mas elas junto à desigualdade social podem gerar”, disse.

Já o professor Alexandre Nunes falou sobre a legislação e a situação da juventude. “O Estatuto da Criança e do Adolescente é um estatuto moderno e muito elogiado nos países europeus. Mas, no Brasil, faltam recursos para colocar em prática aquilo que o ECA rege”, comentou. “Não podemos ficar apenas em ‘assembleismos, é preciso que se coloque em prática as políticas públicas traçadas”, concluiu.

Para a professora Mirian de Sá Pereira, participar desse fórum é uma oportunidade da Universidade se inserir na sociedade e da sociedade perceber que a instituição não está apenas envolvida, mas querendo fazer parte desse processo de transformação. “É poder com a experiência do ‘saber’, ouvir a experiência do ‘fazer’. E associarmos isso em beneficio de todos”, completou.

O II Fórum de Direitos Humanos é uma parceria entre a Prefeitura do Recife, o Conselho Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa Social e a Universidade Católica de Pernambuco.

O próximo encontro do II Fórum de Direitos Humanos do Recife acontece no dia 4 de julho, com a temática “Profissionais do Sexo”.

Católica celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente plantando árvores
Por Higor Gonçalves

IpêTerça-feira, cinco de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Agência Estadual de Meio Ambiente e de Recursos Humanos (CPRH), em parceria com várias instituições públicas e privadas, promoveu a plantação de diversas mudas no combate ao aquecimento global. Realizada paralelamente à Semana do Meio Ambiente, que acontece até o próximo dia 8, no Espaço Ciência, em Olinda, a campanha ocorreu, hoje (5), em vários municípios do Estado. A iniciativa fez parte do Projeto Pernambuco Mais Verde, coordenado pelo CPRH.

Na Universidade Católica de Pernambuco foram plantadas duas mudas de Ipê Amarelo (Tabebuia chrysotrina) na entrada da Biblioteca Central. A espécie foi uma sugestão do próprio Reitor, Padre Pedro Rubens. De acordo com a coordenadora de Pesquisa da Católica, professora Arminda Saconi, a atitude revela a preocupação da Universidade com o futuro da Terra. “A Unicap demonstra que está fazendo a sua parte no combate ao aquecimento global”, disse.

IpêAlém da coordenadora de Pesquisa, também compareceram à plantação das mudas de Ipê Amarelo: a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Católica, Goretti Sônia Silva o coordenador dos cursos de Química e Engenharia Ambiental, Valdemir Alexandre dos Santos e alunos de diversas graduações.

Professor da Católica participa de debate com Lama Budista
Por Rodolfo Bourbon

O professor Gilbraz Aragão, coordenador do curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco, participou na tarde de hoje (5) de um debate com o Lama budista (cargo referente ao padre da Igreja Católica, no Budismo tibetano) Padma Santem. O encontro, realizado no Centro de Formação do Convento do Carmo, abordou o tema “Espiritualidade e Ecologia”, em razão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A necessidade dos cuidados com a natureza deu tom ao discurso do professor da Católica. “Muitas pessoas não percebem que o meio ambiente está ligado a elas próprias. É preciso entender que o ser humano não termina no seu umbigo”, afirmou Gilbraz.

A troca de experiências com o Lama budista sobre o debate inter-religioso também foi um dos objetivos alcançados por Gilbraz. “Padma Santem trabalha muito com o diálogo entre as religiões e aceitou nosso convite para participar do Fórum Inter-religioso da Católica, no mês de novembro.”

O Lama Padma Santem é mestre do budismo tibetano, foi professor de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), por 25 anos, e tem dedicado seu tempo não só a ensinar o Budismo, mas em promover o diálogo inter-religioso e intercultural. Atualmente, Padma preside o Instituto Caminho do Meio e o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que possui uma revista eletrônica do pensamento budista, podendo ser visualizada através do site www.bodisatva.org.

Mestres em Ciências da Religião debatem nova religiosidade brasileira
Por Higor Gonçalves

A primeira turma do Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, concluída em março deste ano, realizará a partir do dia 11 de junho, no auditório da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, o seminário “Perspectivas da Nova Religiosidade Brasileira: Um Olhar Nordestino”. Os encontros acontecem até o dia 13, sempre às 19h.

Na ocasião, nove mestres vão compartilhar, em três debates diários, sobre o conteúdo das dissertações defendidas na conclusão do Mestrado.

Informações: (81) 8702-1297.

Segue abaixo a programação do encontro.

Segunda (11/06)
- “Conflito dos judeus no Recife”.
- “Maracatu: expressão de uma religiosidade”.
- “Benzedeiras: fé e reza”.

Terça (12/06)
- “A graça de Deus”.
- “Religião e pós-modernidade”.
- “O protestantismo em Recife no século XIX”.

Quarta (13/06)
- “Padre Cícero: um santo nordestino?”.
- “Revolução feminina silenciosa na Igreja”.
- “Trânsito religioso dos adolescentes e jovens católicos”.

 

:.Outras Notícias.:

04/06/2007 - Reitor da Católica abre a 40ª Assembléia da Abesc
04/06/2007 - Assembléia Geral da Abesc discute o EAD no país
04/06/2007 - O Curso de Publicidade e Propaganda da Católica é o melhor, segundo o Enade
04/06/2007 - João Moreira Salles debate Jornalismo Literário na Católica
04/06/2007 - Alunos da Católica participam de exposição de fotografia
01/06/2007 - Católica comemora resultados do Enade
01/06/2007 - Reitores de universidades católicas brasileiras se reúnem no Recife
01/06/2007 - Católica homenageia Padre Theodoro Peters com o título de Doutor Honoris Causa
01/06/2007 - Encontro discute amanhã a dinâmica da violência na visão da Bíblia
01/06/2007 - Católica sedia II Fórum de Direitos Humanos do Recife
01/06/2007 - Biblioteca Central oferece oficina de relaxamento durante as provas
01/06/2007 - Alunos de Ciência da Computação criam empresa

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000