A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 07 de maio de 2007 Ano 6

Dia de Ação Comunitária “atende” os moradores de Maranguape I
Por Higor Gonçalves

A Associação de Moradores do bairro de Maranguape I, em Paulista, foi sede, neste último sábado (5), da segunda edição do Dia de Ação Comunitária. O projeto, cuja finalidade é a prestação de serviços gratuitos à comunidade, mobilizou cerca de 90 alunos, professores e funcionários da Universidade Católica de Pernambuco.

No local, foram prestados atendimentos em diversas áreas. A Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração da Católica (Astepi) expediu aproximadamente 70 documentos de identidade e carteira profissional. A Astepi também realizou serviços de atendimento jurídico, solicitação de antecedentes criminais e agilização processual. O vigilante Cássio Silva, de 39 anos, aprovou a iniciativa. “As pessoas chegam confusas e com muitas dúvidas em relação às leis. Aqui, nós tivemos a chance de conhecer mais sobre os nossos direitos e deveres”, afirmou.

Em saúde, foram mais de 50 atendimentos prestados nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. O curso de Fonoaudiologia da Unicap promoveu diversas triagens e esclarecimentos para a identificação de problemas vocais e auditivos. Já Terapia Ocupacional prestou atendimentos aos usuários de cadeira de rodas. A dona-de-casa Marinete de Paula, mãe do pequeno Pedro, de nove anos, portador de paralisia cerebral, enfatizou a importância dos serviços. “O atendimento que deram a mim e ao meu filho foi bastante valioso. Este serviço, para nós que vivemos em um bairro de poucos recursos, é muito importante”, revelou.

Além dos atendimentos nas áreas jurídicas e de saúde, o Dia de Ação Comunitária realizou, também, diversas palestras e oficinas. A Lei Maria da Penha e os Direitos do consumidor, por exemplo, foram abordados em discussões promovidas pela Astepi. Já “os impactos do meio ambiente na saúde” foi tema de uma palestra do curso de Engenharia Ambiental. Uma oficina de memória, voltada para as pessoas com mais de 60 anos, foi realizada pelo curso de Terapia Ocupacional. Dona Dulce do Nascimento, de 72 anos, aprovou a idéia. “Eu adorei! Atividades deste tipo são ótimas para as pessoas da minha idade. Nos deixam mais jovens, né?”, indagou.

O Dia de Ação Comunitária, em sua segunda edição, conseguiu atender, aproximadamente, cerca de 400 pessoas. De acordo com o coordenador de extensão da Unicap e idealizador do projeto, professor Alcivam Oliveira, todos os objetivos foram atingidos. “Nós conseguimos atingir todos os nossos objetivos. O engajamento dos voluntários envolvidos foi muito importante para a realização do projeto”, comentou.

Voluntários comentam a importância do Dia de Ação Comunitária
Por Higor Gonçalves

Dia de Ação SocialO Dia de Ação Comunitária da Universidade Católica de Pernambuco, realizado neste último sábado (5) em Maranguape I, mobilizou aproximadamente 90 voluntários da instituição. Diversos atendimentos, palestras e oficinas aconteceram na Associação dos Moradores do bairro. De acordo com a aluna Mônica Rodrigues, do curso de Fisioterapia, os participantes ficaram mais humanizados. “O trabalho que desempenhamos foi de fundamental importância para a conscientização das pessoas que atendemos. Nós, estudantes da área de saúde, ficamos bem mais humanos depois de iniciativas como esta. Para mim, foi uma honra ter participado”, afirmou.

A professora Maria Helena Giaquinto, do curso de Direito, enfatizou a importância de ser voluntário.“É importante poder orientar às pessoas quanto aos seus direitos. Eu adoro ser voluntária. Principalmente quando se trata de causas voltadas para a população carente”, disse.

A estudante Soraya Fonseca, de Psicologia, contribuiu nas oficinas de atenção psicossocial ao desempregado e de prevenção ao uso de drogas. “A experiência foi bastante significativa. Aprendi a lidar com diversos assuntos negligenciados pela sociedade. O voluntariado é um tipo de trabalho que faço de coração aberto”, revelou.

CCJ promove curso na Itália
Por Raítza Vieira

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Católica de Pernambuco e a Universidade de Lecce (Itália) promovem o II Curso de Verão Brasil-Itália sob o título “Jurisdição Constitucional: Diálogos entre Brasil e Europa”. O curso acontecerá entre os dias 9 e 14 de julho, no Resort Le Camporelle, na cidade de Lecce, na Itália, nos turnos da manhã e da tarde.

De acordo com a diretora do CCJ, professora Mirian de Sá, o interesse maior do curso é permitir que os alunos e professores analisem a Constituição da União Européia, que é uma proposta avançada de Constituição – bem diferente na forma e conteúdo daquelas elaboradas pelos países não europeus. “Além disso, a Constituição Européia respeita as formas culturais de cada país europeu, e abre espaço para o cidadão europeu participar interagindo com as outras culturas. A idéia é de uma constituição material e objetivamente comunitária”, afirmou.

Um exemplo é que a partir de 2010, a grade curricular do curso de Direito será a mesma para todos os cursos dos paises da União Européia. “Assim o estudante de qualquer país europeu poderá freqüentar períodos escolares em várias universidades diferentes, pois o curso será o mesmo”, explicou.

O curso “Jurisdição Constitucional: Diálogos entre Brasil e Europa” será ministrado pelo professor da Universidade de Lecce, Michelle Carducci , que já realizou vários seminários no Brasil e hoje é Professor-visitante do curso de mestrado em Direito da Católica.

O curso terá ao todo 40horas/aula. O investimento do curso (incluindo material e certificado) e estadia (com café da manhã e outra refeição inclusos), é de 500 euros. A passagem também fica por conta do aluno.

Os interessados em participar do Curso de Verão Brasil-Itália podem fazer a sua inscrição até o dia 1° de junho na Secretaria do CCJ, localizada no 3º andar do bloco G, no horário das 8h às 10h ou 18h às 20h. Os critérios para seleção de candidatos serão: análise curricular, noção de italiano e uma entrevista.

Ex-alunos criam blog sobre violência no Estado
Por Raítza Vieira

Indignação e revolta. Juntando essas duas palavras nasceu o Blog Pebodycount - local de discussão sobre a criminalidade no estado de Pernambuco, que além de publicar artigos e reportagens acerca do tema, também tem um contador de homicídios, que é atualizado diariamente.

O Blog, fundado pelos jornalistas João Valadares, Rodrigo Carvalho, Carlos Eduardo Santos (ex-alunos da Católica) e Eduardo Machado, tem o objetivo de criar um fórum virtual em que pessoas possam falar sobre a violência no Estado. “Queremos ouvir gestores públicos, pesquisadores e pessoas envolvidas com o assunto. Queremos transformar esse espaço também em um local de solução de problemas”, afirmou João Valadares.

E para isso, os internautas podem dar sugestões, fazer comentários, e, inclusive, enviar artigos para serem publicados no Pebodycount. “Para enviar algum material para publicação, basta que o internauta envie o texto para o e-mail de um dos editores, localizado na seção expediente. Se estiver de acordo com a proposta do site, publicaremos”, explicou Valadares. O Blog, dessa forma, estimula o debate sobre segurança pública e cobra, permanentemente, dos gestores públicos uma solução para a questão.

Uma das seções do Pebodycount é o Contador de Homicídios, que é atualizado diariamente às 12h. Essa contagem do número de mortos é realizada através do cruzamento de dados oficiais e de dados que os jornalistas conseguem durante a apuração.

O lançamento oficial do Pebodycount está previsto para o dia 22 de maio, mas o Blog está no ar desde o dia 1°. Valadares explica que algumas seções ainda estão em construção, como: banco de dados de quantas armas já foram apreendidas, reportagens sobre a violência, perfil de pessoas que morreram (vítimas de homicídio) e a parte “Eu, vítima” - em que o internauta poderá relatar uma ocorrência, podendo ser feito um link com a Delegacia Virtual.

Apesar do pouco tempo no ar, o Blog já mostra alguns resultados, como, por exemplo, o engajamento dos leitores. “O mais satisfatório é o retorno que estamos tendo. No próprio Blog, as pessoas estão comentando e querendo participar das discussões sobre segurança pública. E isso é muito importante”, concluiu Valadares.

:.Outras Notícias.:

04/05/2007 - Cultura e ciência na IX Semana de Estudos Lingüísticos
04/05/2007 - Amanhã é dia de Ação Comunitária em Paulista
04/05/2007 - Arquitetura promove palestra sobre Casas
                Contemporâneas
04/05/2007 - Produção Gráfica é tema de palestra na Católica
04/05/2007 - MPB Unicap promove apresentações especiais na
                 próxima semana

04//05/2007 - Reitor preside celebração eucarística no Liceu Nóbrega
04/05/2007 - Ciências Biológicas prepara série de atividades sobre
                 o meio ambiente
04/05/2007 - Fonoaudiologia promove curso de LIBRAS II
03/05/2007 - Jesus no cinema é o assunto de evento na
                Católica
03/05/2007 - Guido Bianchi realiza palestra na Católica
03/05/2007 - NEAL promove palestra sobre o Pronaf B do Governo
                Federal

03/05/2007 - Circuito Universitário Alternativo de Surfe agita o fim de
                semana
03/05/2007 - Palestra debate presença dos Judeus em Pernambuco
03/05/2007 - Professor da Católica é premiado com o melhor roteiro
                no Cine PE
02/05/2007 -  Caravana Pedagógica capacita alunos e professores em
                Bezerros

02/05/2007 - Católica sedia o 11º encontro dos estudantes de
                Administração

02/05/2007 - Começa a IX Semana de Estudos Lingüísticos e Literários
02/05/2007 - Seminário de Direito discute Jurisdição Trabalhista
02/05/2007 -
Grupo Acorda convida estudantes para audiência pública

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000