A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 03 de maio de 2007 Ano 6

Jesus no cinema é o assunto de evento na Católica
Por Rodolfo Bourbon

A história e os ensinamentos de Jesus são temas constantes de estudos e debates na mídia. Isto sem contar com as inúmeras produções cinematográficas a cerca do tema, desde as mais clássicas a atuais recordistas de bilheteria. Com o objetivo de unir teoria e prática, o curso de bacharelado em Teologia e o mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica promoverá, entre os dias 8 e 10 deste mês, o evento “Jesus vai ao cinema?!”. Além da exibição de filmes, o encontro contará com palestras de professores da Universidade.

De acordo com o coordenador do curso de Teologia, professor Gilbraz Aragão, o objetivo do encontro é aproveitar os meios de comunicação para refletir experiências e temas que desafiam a fé. “Faremos uma abordagem crítica sobre as obras, unindo Religião e Comunicação. Esta é uma boa oportunidade para alunos de diversas graduações e pesquisadores participarem deste debate interdisciplinar”, comenta.

Durante as tardes, a programação será concentrada na exibição dos filmes “Jesus de Montreal”, do canadense Denys Arcand; “O Evangelho Segundo São Mateus”, do italiano Pier Paolo Pasolini e “Paixão de Cristo”, do norte-americano Mel Gibson. As obras serão exibidas no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) – 1º andar do bloco B, das 14h30 às 17h.

Após a “sessão de cinema”, serão feitos debates com professores dos cursos das áreas de Comunicação e Religião. No último dia do evento, das 17h às 18h30, será realizado, no mesmo local, o lançamento de livros e revistas sobre a temática. A noite será reservada às palestras sobre assuntos que envolvem a Religião com alguns meios, como a Internet, a Televisão e o Jornal.

O evento faz parte da 13ª Semana Teológica e da 3ª Semana de Estudos da Religião e é aberto ao público. Informações pelo telefone (81) 2119-4171.

Clique aqui para conferir a programação completa do evento.

Guido Bianchi realiza palestra na Católica
Por Raítza Vieira

Guido BianchiAs discussões sobre o mundo da publicidade não param. O fator da não exigência do diploma para o exercício da profissão ainda é um assunto bastante discutido no meio acadêmico, além das questões como a ética no trabalho e a responsabilidade social do publicitário. Com o tema “O papel do publicitário na sociedade moderna”, o diretor do Sindicato dos Publicitários de Pernambuco, Guido Bianchi, falou sobre esses e outros assuntos numa palestra na manhã de hoje (03), ocorrida no auditório GI da Universidade Católica de Pernambuco.

Guido abordou a história da propaganda do Brasil e dentro desse contexto histórico falou do surgimento do profissional de publicidade. Além disso, Guido abordou a questão das relações de trabalho entre o publicitário e os empresários, mostrando as dificuldades encontradas na profissão. Outro assunto analisado foi a responsabilidade social que o profissional de publicidade tem. No encontro também foi tratada a importância da democratização dos meios de comunicação.

Após a palestra de Guido, ocorreu um debate, em que o professor da Católica, Heitor Rocha e o presidente do Diretório Acadêmico (D.A.) do curso de Publicidade e Propaganda, Thiago Di Freitas, fizeram alguns questionamentos a Guido. Os estudantes do curso de Publicidade também participaram do debate.

“A finalidade do encontro é que o estudante tenha uma visão mais real e menos glamourosa do mercado de trabalho. Esse contato com os profissionais de publicidade é muito importante. A idéia é de que o estudante vá para o mercado de trabalho mais consciente das situações que poderá encontrar”, afirmou Guido.

A palestra “O papel do publicitário na sociedade moderna” foi promovida pelo Movimento Estudantil Um Novo Tempo e pelo D.A. do curso de Publicidade e Propaganda da Católica.

NEAL promove palestra sobre o Pronaf B do Governo Federal
Por Higor Gonçalves

O Núcleo de Estudos para a América Latina da Católica (NEAL) estará promovendo nesta sexta-feira (04), às 15h, na Sala de Seminários do 7º andar do bloco G-4, a palestra “Impactos do Pronaf B sobre o meio rural do Nordeste”.

Fruto de uma recente pesquisa acadêmica, o estudo se propôs a constatar a eficácia do Programa Nacional de Agricultura Familiar do Governo Federal (Pronaf B) – cujo objetivo é combater a pobreza rural através de uma linha de microcrédito dada aos agricultores familiares com renda de até R$ 2 mil.

O debate desta sexta-feira vai contar com a presença dos professores Fernando Bastos e Aldenôr Gomes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que são os autores da pesquisa. De acordo com o consultor do NEAL, Frederico Katz, “os estudiosos irão abordar a eficiência obtida pelo programa nas áreas mais pobres da Região”, disse.

A palestra de amanhã (04) é aberta ao público. A entrada é gratuita.

Informações: (81) 2119-4067.

Circuito Universitário Alternativo de Surfe agita o fim de semana
Por Rodolfo Bourbon

Sol, mar, diversão, gente bonita e, principalmente, altas ondas. Estes são os ingredientes perfeitos para a realização de um campeonato de surfe. E é neste clima que a S.U.A. - Surf Universitário Alternativo - promove o 1º Circuito Universitário Alternativo de Surfe. O evento ocorrerá neste fim de semana (5 e 6), às 8h, na praia de Maracaípe (ao lado do Bar do Marcão). Esta será a primeira etapa do torneio, que ainda terá outras fases nos meses de julho e outubro.

As provas serão divididas entre cinco categorias: universitários estreantes, não-estreantes, ex-universitários, masculino open e feminino. A premiação será distribuída do 1º ao 4º colocado de cada classe. Outro bom motivo para a participação dos interessados é a estrutura do local, que contará com toldo, som, mesa de café da manhã, além de comissão técnica, locutor, dentre outros recursos.

A S.U.A., criada no final do ano de 2006, é uma iniciativa de surfistas universitários que visa estimular a prática do esporte dentro do Estado e, principalmente, das universidades. “A idéia também é reunir toda a nata do surfe, divulgar algumas marcas e ajudar os atletas a ganharem apoio das instituições, como qualquer outra modalidade esportiva”, revela um dos coordenares do projeto, o estudante do curso de Engenharia Civil da Católica, Diogo Costa.

O torneio é exclusivo para estudantes e ex-estudantes universitários, portanto, no ato da confirmação da presença será pedido o comprovante de matrícula ou certificado de conclusão. As inscrições estão sendo feitas na loja +Surf, avenida Abdias de Carvalho - próximo a Engefrio. Informações pelo telefone (81) 8842-2659.

Palestra debate presença dos Judeus em Pernambuco
Por Higor Gonçalves

O Grupo de Estudos em História da América Contemporânea, formado por alunos do curso de História da Católica, vai realizar na próxima segunda (07), às 17h, a palestra “os Judeus em Pernambuco”. O evento vai abordar a permanência judia no Estado durante o domínio holandês, sob o governo do conde alemão Maurício de Nassau (entre os anos de1630 e 1654).

Para debater o tema, foi convidada a professora Tânia Kalfman - especialista do departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante o encontro, a acadêmica vai debater sobre a fundação da primeira sinagoga das Américas (a Khal Zur Israel), localizada na Rua do Bom Jesus, no bairro do Recife. Além disso, ela fará uma contextualização do período em que os judeus passaram em Pernambuco, antes da partida para a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos - fundada pelos mesmos.

O Grupo de Estudos em História da América Contemporânea da Católica foi criado há três meses. O principal objetivo é incentivar os universitários na produção de estudos acadêmicos. “Além de estudar, pretendemos também nos aprofundar em assuntos mais específicos. Uma segunda proposta seria ‘despertar’ os alunos para produzirem artigos e teses científicas”, afirmou o estudante José Lourenço, coordenador do projeto.

A palestra desta segunda-feira vai acontecer no auditório do CTCH (1º andar do bloco B) e estará aberta ao público. No entanto, não vai ser preciso realizar inscrição. A entrada é gratuita. Após o evento, a organização vai fornecer certificados de atividade complementar.

Informações: (81) 8861-5251.

Professor da Católica é premiado com o melhor roteiro no Cine PE
Por Raítza Vieira

“O Jumento Santo e a Cidade que se acabou antes de começar”, animação pernambucana dirigida por Wiliam Paiva e Leonardo Domingues, ganhou quatro prêmios no Cine PE - Festival do Audiovisual. Um dos prêmios foi o de Melhor Roteiro, sendo escrito pelo professor da Universidade Católica de Pernambuco Leo Falcão e pelo publicitário André Muhle.

Os roteiristas não esperavam receber esse prêmio. Para André Muhle foi uma grande surpresa. “Eu sei que dizer isso é clichê, mas a verdade é que fiquei muito surpreso. No dia em que o filme foi exibido não pude comparecer. Mas, as pessoas comentaram comigo sobre o filme, o elogiando bastante”, disse.

E com Leo Falcão não aconteceu diferente. “O filme não foi produzido com essa pretensão. Mas ter faturado o prêmio foi muito bom, porque o filme ‘estreou’ com quatro premiações. Esse fato gera uma maior visibilidade e aumenta a expectativa no público em assisti-lo e isso é bastante interessante. Além da receptividade do público ter sido muito boa no Festival”, afirmou Leo.

“O Jumento Santo e a Cidade que se acabou antes de começar” é um vídeo digital que tem duração de onze minutos. O vídeo conta a história de um jumento, enviado ao planeta Terra, com o objetivo de dar um jeito numa cidade que está em completa desordem. Mas, o animal termina complicando ainda mais a situação do lugar, transformando a cidade num verdadeiro caos.

De acordo com André Muhle, a idéia de fazer o filme surgiu a partir de xilogravuras e fontes do acervo do designer Buggy. “Ele tinha uma série de imagens e queria fazer um ensaio com elas, então, resolvi criar uma história”, disse André. Após a história criada, Leo Falcão foi convidado para participar, escrevendo o roteiro do filme. Leo Falcão deu forma a idéia original, escreveu os diálogos e o texto final. “Ele deu vida a história e uma nova cara para ela”, explica André.

O resultado dessa mistura entre André e Leo foi a premiação no Cine PE, que além de ter faturado o Melhor Roteiro, o filme também foi premiado, na categoria de Vídeo Digital, nas subcategorias: Prêmio Especial da Crítica, Melhor Montagem e Melhor Vídeo Digital.

:.Outras Notícias.:

02/05/2007 -  Caravana Pedagógica capacita alunos e professores em
                Bezerros

02/05/2007 - Católica sedia o 11º encontro dos estudantes de
                Administração

02/05/2007 - Começa a IX Semana de Estudos Lingüísticos e Literários
02/05/2007 - Jornalista lança livro sobre a história da televisão
                pernambucana

02/05/2007 - Seminário de Direito discute Jurisdição Trabalhista
02/05/2007 -
Grupo Acorda convida estudantes para audiência pública
27/04/2007 - Católica In termina esclarecendo cursos de Ciências Exatas
27/04/2007 - Convidados elogiam pioneirismo do Católica In
26/04/2007 - Grupos culturais animam público do Católica In
26/04/2007 - IX Semana de Estudos Lingüísticos e Literários 2007
                começa na quarta-feira

26/04/2007 - No penúltimo dia do Católica IN os alunos visitaram os
                cursos do CTCH
26/04/2007 - Estudantes do Ensino Médio buscam novas escolhas
26/04/2007 - Professor da Católica coordena seminário no Cine PE

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000