A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 02 de maio de 2007 Ano 6

Caravana Pedagógica capacita alunos e professores em Bezerros
Por Rodolfo Bourbon

Você conhece a expressão “unir o útil ao agradável”? Pois este foi o sentimento de cerca de 50 alunos das licenciaturas da Universidade Católica e do coordenador geral de extensão, professor Alcivam Oliveira, neste último sábado (28).

A “Caravana Pedagógica” levou o grupo de universitários para conceder um “aulão” pré-vestibular aos jovens estudantes de escolas públicas e particulares da cidade de Bezerros - PE, além de proporcionar oficinas de capacitação aos professores destas instituições. Dos vários objetivos alcançados com a iniciativa, dois deles merecem destaque.

A capacitação dos alunos da Universidade foi uma das metas conquistadas. “Achei uma experiência muito interessante, pois eu nunca tinha dado uma aula na minha vida”, revelou Harley de Morais, 5º período da licenciatura em Física. Outro ponto que obteve êxito foi a promoção de aprendizado aos estudantes das escolas da cidade interiorana. “Ao invés de estar em casa dormindo, estou aqui me preparando melhor para o vestibular”, afirmou o jovem estudante Elinatam Amorim, do Centro de Ensino Experimental Escola Técnica do Agreste.

Além dos estudantes, professores de diversos colégios da cidade de Bezerros tiveram a oportunidade de reciclar os conhecimentos nas oficinas pedagógicas. Uma delas foi desenvolvida pelo professor Alcivam Oliveira, tratando sobre os desafios dos gestores. O organizador da “Caravana Pedagógica” refletiu o papel dos docentes na formação dos jovens. “A escola é o ensaio para a ‘peça’ futura dos alunos.”

Alguns alunos das licenciaturas procuraram dinamizar ao máximo as aulas. Um deles foi o estudante Roque Netto, 3º período do curso de Pedagogia, que levou música ao vivo para os participantes. “É muito importante trabalhar conceitos culturais, como as melodias, pois elas auxiliam nas atividades corporais, proporciona uma melhor coordenação motora, dentre outros pontos”, explicou. José Roberto da Silva, professor do Grupo Escolar José de Góes, aprovou a experiência. “Foi um dia maravilhoso de integração e aprendizado.”

Satisfação - As atividades da “Caravana Pedagógica” foram realizadas no colégio Getúlio D’Andrade Lima. A diretora da instituição, Lucinda Torres, revelou ser a primeira vez que uma universidade realiza este tipo de trabalho na região. “Convidamos todas as escolas para esta rica troca de experiências. Estamos muito gratos pela participação de todos e pelo trabalho que a Católica desenvolveu.”

A satisfação também ficou evidenciada na alegria da volta para o Recife dos participantes e do organizador do projeto. “A receptividade dos estudantes e dos professores foi excelente. Além disso, nossos alunos fizeram um ótimo trabalho, preparando com carinho e compromisso todas as aulas. A idéia é continuar promovendo encontros como este”, concluiu o professor Alcivam Oliveira.

Católica sedia o 11º encontro dos estudantes de Administração
Por Raítza Vieira

Durante o feriadão (de 28 de abril à 1º de Maio), a Universidade Católica de Pernambuco sediou o 11º Encontro Regional dos Estudantes de Administração do Nordeste (Eread-NE), reunindo mais de 1.200 estudantes da Região.

Palestras, oficinas de reciclagem e minicursos sobre Legislação Ambiental aplicada à Indústria e Racionalização em Logística Ambiental foram algumas das atividades do Eread-NE 2007. No encontro foram discutidas soluções para os atuais problemas ambientais e formas “limpas” de administrar uma indústria, isto é, meios que evitem poluir o meio-ambiente.

A presidente do Diretório Acadêmico do curso de Administração, Daniela Rodrigues, explica que todos os participantes estavam muito envolvidos com o encontro. “Os alunos queriam participar de todas as atividades. Um dos minicursos tinha 60 vagas disponíveis, mas a procura foi tanta, que tivemos que abrir mais vagas e realizar o minicurso no auditório, porque muitos queriam participar”, afirmou.

Daniela acrescenta que uma das surpresas do evento foi a participação de vários estudantes da Região Sudeste. “O encontro superou as minhas expectativas, compareceram ao encontro universitários de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Estavam presentes também professores de Universidades e administradores”, disse.

Além das atividades acadêmicas que aconteceram no período da manhã e tarde, no turno da noite, os estudantes conheceram alguns pontos da cidade do Recife e Olinda. “Realizamos três festas, uma delas foi na Torre Malakoff, onde os estudantes puderam visitar o Recife Antigo. Outra festa foi no Clube Atlântico, em Olinda”, acrescentou Daniela. Além dessas festas, houve apresentações culturais de grupo de teatro, capoeira, maracatu e de uma banda de forró. “Foi ótimo o evento ter sido no Recife. A cidade tem um grande potencial turístico, além de ter instituições que realmente se preocupam e trabalham para defender o meio ambiente”, completou.

Para o estudante do 2º período de Administração da Católica, Ricardo Verçoza, que trabalhou como voluntário na parte de Coordenação de Programação Cientifico, a experiência foi muito boa. “Pude colocar em prática os conhecimentos que adquiri em sala de aula”, disse. A estudante do 5º período de Administração da Católica, Márcia de Lima, disse que as palestras foram boas e os temas bem interessantes. “Gostei muito do encontro. O próximo Eread irei participar de novo”, concluiu.

Começa a IX Semana de Estudos Lingüísticos e Literários
Por Higor Gonçalves

Teve início na tarde desta quarta-feira (2) a IX Semana de Estudos Lingüísticos e Literários da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Promovido pelo curso de Letras, o evento, que acontece até a próxima sexta-feira (4), vai realizar minicursos, oficinas e mesas-redondas voltados para os interessados em temas da área.

Neste primeiro dia do encontro foi realizado o minicurso “Literatura de Cordel: uma poética nordestina”, que aconteceu na sala 612 do bloco A. A professora do curso de Letras Fabiana Furtado abordou as origens históricas da literatura cordelista e os conceitos de cultura pupular e cultura erudita. De acordo com a estudante do 7º período Juliana Ramos, ”eventos desta natureza permitem que os universitários se aprofundem mais em determinados assuntos”, disse.

Após o minicurso, foi realizada no auditório do CTCH a oficina lingüística “O nascimento do homem: o nascimento do signo”, que discutiu a semiótica – ciências do estudo dos signos. Apresentado pelos estudantes Eduardo Santana e Amóm Assim, do 3º período de do curso de Letras, o trabalho contou com a orientação da professora Luciana Amorim. Durante cerca de uma hora e meia, os alunos apresentaram um teatrinho que demonstrou as várias modalidades dos signos (verbal, não verbal e oral). Após a apresentação, foi a vez deles explicarem os conceitos da ciência da semiótica. O estudante Eduardo Santana aprovou a iniciativa. “Este evento vem contribuindo bastante no sentido de estimular os universitários a produzirem conhecimento”, afirmou.

Na noite desta quarta aconteceu a mesa-redonda “Diálogos com a Literatura de Cordel”. A conferência contou com a participação das professoras Haidée Camelo e Fabiana Furtado, da Católica; e Maria Ângela Grillo, do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A IX Semana de Estudos Lingüísticos e Literários da Católica está aberta ao público e tem entrada a gratuita. Clique aqui e veja a programação.

Jornalista lança livro sobre a história da televisão pernambucana
Por Rodolfo Bourbon

Nos quase 50 anos de existência, a televisão pernambucana ganha amanhã (3) um presente. Trata-se do novo livro do jornalista Jorge José Santana “A televisão pernambucana por quem a viu nascer”, que narra a história da TV no Estado desde o princípio até os dias atuais.

Com diversas fotografias e fatos de atores, autores e personagens televisivos, a obra apresenta todo desenvolvimento e trajetória, por quem atuou diretamente na evolução do meio. “É importante conhecer o passado, para compreender o presente e imaginar o futuro”, explica o autor.

De acordo com o autor, a produção é uma oportunidade para os estudantes acompanharem a história da televisão. “Há uma carência de títulos que abordam este tipo de assunto”, revela. O lançamento oficial do livro será amanhã (3), às 18h30, no JCPM Trade Center – avenida Antônio de Góes, 60, Pina. O evento é aberto ao público.

Seminário de Direito discute Jurisdição Trabalhista
Por Raítza Vieira

Estão abertas, até o dia 8, as inscrições para o seminário “Efetividade da Jurisdição Trabalhista na Sociedade Pós-Moderna”, que acontecerá nos dias 8 e 9 de maio, no auditório GII da Universidade Católica de Pernambuco. Os encontros acontecerão no turno da manhã e noite.

De acordo com o coordenador do evento, professor Fábio Túlio Barroso, a finalidade do seminário é debater a efetividade da jurisdição trabalhista em face da sociedade pós-moderna – isso em virtude da Emenda Constitucional de nº 45. “Essa emenda alterou a competência da Justiça do Trabalho no âmbito individual e coletivo”, afirmou.

Antes dessa emenda, a Justiça do Trabalho tinha competência, basicamente, de resolver questões relacionadas ao empregador e ao empregado. “Com a reforma, a Justiça Trabalhista lida com outras questões, como por exemplo, as controvérsias entre os sindicatos e as multas dos ficais de trabalho”, explicou.

As discussões acerca dessas mudanças são muitas. “Iremos discutir no seminário se essas modificações são boas ou ruins. Mas devemos antes nos perguntar, para quem ela está sendo boa ou ruim”, acrescentou o professor Fábio Túlio.

No primeiro dia do evento será feita uma abordagem filosófica, sociológica, política e jurídica dos efeitos do neoliberalismo e da jurisdição trabalhista. Já no segundo dia, será abordado o acesso das pessoas à Justiça do Trabalho, após a emenda de nº 45. Além disso, serão debatidas, no segundo dia, as propostas trabalhistas e sindicais, que têm a finalidade de reduzir ou eliminar as garantias sociais dos trabalhadores, atualmente dispostas na legislação.

Os interessados em participar do seminário “Efetividade da Jurisdição Trabalhista na Sociedade Pós-Moderna”, podem fazer a sua inscrição, que é gratuita, na Secretaria do Centro de Ciências Jurídicas ou no Diretório Acadêmico (D.A.) do curso de Direito, ambos localizados no 3º andar do bloco G. O evento está aberto ao público e os participantes do encontro receberão um certificado que equivale a atividade complementar .

O evento é uma realização da Universidade Católica de Pernambuco com o apoio do Instituto de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Jurídico (Idaj) e do D.A. de Direito.

Confira a programação.

Grupo Acorda convida estudantes para audiência pública
Por Rodolfo Bourbon

O Grupo Acorda, composto por alunos de diversas graduações da Universidade Católica, convida os estudantes interessados em debater sobre os modelos e a atual situação dos transportes públicos no Estado, para uma audiência pública. Na ocasião, estarão presentes o secretário das Cidades do Estado, Humberto Costa, o secretário de Serviços Públicos da Prefeitura do Recife, Roberto Gusmão, e os presidentes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Dílson Peixoto, e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Carlos Alberto Padilha.

O evento é organizado pela Comissão Municipal de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, presidida pelo vereador Luiz Helvécio e pela Comissão Municipal de Finanças e Orçamento, coordenada pelo também vereador Carlos Gueiros.

Além deles, representantes do Ministério Público de Pernambuco e de sindicatos de passageiros também estarão presentes. “A presença dos estudantes é muito importante, pois eles são os principais usuários dos meios de transporte coletivo e devem se unir para solicitar melhorias para a questão”, revela o integrante do grupo Acorda, Jair Inácio. A audiência pública será realizada na próxima terça-feira (8), às 9h, no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife – Rua Princesa Isabel, 410, Boa Vista.

:.Outras Notícias.:

27/04/2007 - Católica In termina esclarecendo cursos de Ciências Exatas
27/04/2007 - Convidados elogiam pioneirismo do Católica In
26/04/2007 - Grupos culturais animam público do Católica In
26/04/2007 - IX Semana de Estudos Lingüísticos e Literários 2007
                começa na quarta-feira

26/04/2007 - No penúltimo dia do Católica IN os alunos visitaram os
                cursos do CTCH
26/04/2007 - Estudantes do Ensino Médio buscam novas escolhas
26/04/2007 - Professor da Católica coordena seminário no Cine PE
25/04/2007 - No terceiro dia do Católica In estudantes conhecem o
                curso de Direito
25/04/2004 - Vídeo exibido no Católica In faz sucesso
25/04/2007 - Vocalista do Mundo Livre S/A debate políticas de incentivo à
                cultura na Católica
25/04/2007 - Pirataria é tema de debate na Católica
25/04/2007 - Itep abre seleção para novos empreendedores

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000