A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 24 de outubro de 2007 Ano 6

Tribunal de Justiça e OAB são visitados por alunos de Direito
Por Rodolfo Bourbon

Os gabinetes de presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se transformaram em sala de aula para cerca de 30 alunos da Universidade Católica de Pernambuco. No “comando” da turma, o professor Fernando Lapa, idealizador da iniciativa, contando com a colaboração de Fausto Freitas e Jayme Asfora, respectivos presidentes dos órgãos visitados.

“No primeiro momento, os alunos formulam petições nos atendimentos à população realizados nos núcleos jurídicos da Católica e na Astepi. Esta segunda instância consiste em acompanhar como os processos são tramitados”, afirmou Fernando, ao explicar o objetivo do encontro. Os diversos setores e gabinetes do Tribunal de Justiça foram os primeiros espaços visitados. Alguns alunos estiveram no local pela primeira vez, como no caso de Anastácia Barros. “É a oportunidade de ver na prática o que estudamos ao longo dos anos”, afirmou.

Agradecendo a vinda dos estudantes, o presidente do TJ-PE, desembargador Fausto Freitas, mencionou a importância da iniciativa. “A aproximação é fundamental, já que desse grupo sairão futuros magistrados, advogados, juízes e demais profissionais da lei.” O acompanhamento de uma sessão solene para firmar acordos de parceria, que contou com a presença do governador do Estado em exercício, Guilherme Uchôa, também esteve na programação. 

A sede da Ordem dos Advogados do Brasil secção Pernambuco (OAB-PE) foi o outro ponto de destino do grupo. Ávidos por informações sobre o funcionamento e diretrizes do órgão que defende sua classe profissional, os alunos não pouparam perguntas e sugestões ao presidente Jayme Asfora. “É um imenso prazer receber os estudantes e estamos sempre abertos para confirmarmos cada vez mais a seriedade e transparência do trabalho”, afirmou o jurista.

Quem se sentiu bastante satisfeito com a receptividade foi o aluno Miguel Angel Saavedra. Natural do Chile, o também engenheiro e economista aprovou a iniciativa. “O interesse no aprendizado e troca de informações foi mútuo.” Pontos para o idealizador do encontro, professor Fernando Lapa. “Aproximá-los aos profissionais, quebrar a inibição e mostrar como funciona o mercado de trabalho e as teorias aprendidas em sala. Estes são os objetivos maiores.”

II Fórum de Direitos Humanos discute violência contra as mulheres
Por Glaucio Alves

A violência contra as mulheres foi tema do II Fórum de Direitos Humanos do Recife que aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), no auditório G2 da Católica. O encontro, realizado todo mês, é promovido pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco. O objetivo é criar um espaço de discussão entre universitários e a sociedade civil.

Para ministrar a palestra, foram convidadas a coordenadora do Programa Municipal de Assistência e Prevenção da Violência Contra a Mulher, Cristina Tenório Barreto, e a coordenadora de pesquisa da ONG SOS Corpo, Ana Paula Portela. De acordo com a organização do fórum, o tema escolhido está ligado a realidade do Estado devido aos altos índices de violência contra o gênero.

Segundo uma pesquisa realizada por Ana Paula, entre 2002 e 2005, a partir de dados de jornais locais e da Secretaria de Defesa Social, foram registrados 873 casos de assassinato de mulheres em Pernambuco. Desses, 66% somente na Região Metropolitana do Recife. “A agressão começa como violência moral, vai aumentando até chegar a violência física”, destacou Ana Paula.

Já Cristina, apresentou as ações que a prefeitura está realizando para conter o problema na Capital através do Programa Municipal de Assistência e Prevenção da Violência Contra a Mulher, ”Nem com uma flor”. “Os destaques dessa iniciativa são o Centro de Referência Clarice Lispector e a Casa Abrigo Sempre Viva”, informou.

O último encontro do II Fórum de Direitos Humanos do Recife acontece no dia 28 de novembro também no auditório G2, a partir das 9h. O tema abordado será “Pobreza, Exclusão Social e Direito ao Desenvolvimento”.

Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, será julgado na Católica
Por Higor Gonçalves

Comandante de um esquadrão do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro (BOPE), O Capitão Nascimento, personagem de Wagner Moura no filme Tropa de Elite, será “julgado” na manhã desta quinta-feira (25), na Universidade Católica de Pernambuco.

A sessão, na verdade, fará parte de um Júri Simulado promovido pelo Centro de Ciências Jurídicas da Católica (CCJ). Supervisionados pelos professores, os alunos (do ciclo básico) participarão do julgamento no papel de réu, juiz, assistentes, promotores, advogados de defesa, escrivão, oficial de justiça e jurados.

O objetivo do trabalho é unir teoria e prática, oferecendo aos estudantes a possibilidade de desenvolverem a técnica de falar em público. O Júri Simulado vai ocorrer a partir das 9h, na Sala de Convivência do bloco G, situada no segundo andar. A sessão será aberta ao público.

Réu -O Capitão Roberto Nascimento (ou, simplesmente, Capitão Nascimento) chefiava a Equipe Alfa do BOPE do Rio de Janeiro. Há muito tempo, trabalhava para a polícia apresentando sinais de cansaço físico e mental. Procurava um substituto e acreditava tê-lo encontrado nos aspirantes Neto Gouveia (interpretado pelo ator Caio Junqueira) ou André Matias (André Ramiro). O Capitão Nascimento é casado com Rosane Nascimento (Maria Ribeiro), e, ao longo do filme, torna-se pai do seu primeiro filho.

Alunos expõem pesquisa sobre revistas pernambucanas do século XX
Por Higor Gonçalves

O universo das revistas pernambucanas publicadas entre os anos de 1.900 e 2.006 esteve em pauta na tarde desta quarta-feira (24), durante a programação do VI Encontro Pernambuco/Nordeste das Escolas de Comunicação, realizado desde ontem (23), na Faculdade Marista, em Apipucos.

Coordenada pela professora do curso de Jornalismo da Católica e coordenadora de graduação da instituição, Aline Grego, a pesquisa foi realizada pelos alunos-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic), Gabriel Marquim, Rute Pajeú e Ana Elisa Rafael.

O projeto, apresentado na tarde de hoje num dos Grupos de Trabalhos em Jornalismo (GT’s) do VI Encontro Pernambucano das Escolas de Comunicação, teve como principal objetivo contribuir para as comemorações dos 200 anos de imprensa oficial no Brasil, resgatando e analisando, no âmbito editorial, a história das principais revistas publicadas em Pernambuco no século XX.

Com a renovação das bolsas do Pibic, no mês de setembro, o projeto ganhará uma segunda etapa, onde também serão analisados os discursos das publicações estudadas no primeiro ano da pesquisa. A conclusão do projeto está prevista para julho de 2008.

:.Outras Notícias.:

18/10/2007 - Inclusão de pessoas com deficiência marca o último dia de palestras do Tactof
18/10/2007 - Tactof encerra ciclo de palestras
18/10/2007 - Professores de Publicidade da Católica participam de encontro nacional
18/10/2007 - Júri simulado coloca o Orkut do banco dos réus
18/10/2007 - Quinta em Ritmo e Poesia reúne artistas pernambucanos na Católica 
18/10/2007 - Tintas Coral abre inscrição para estágio
18/10/2007 - Ex-aluna da Católica organiza exposição fotográfica
18/10/2007 - Festa da turma de Direito promete agitar o fim de semana
17/10/2007 - Acessibilidade foi o tema de abertura do segundo dia do Tactof
17/10/2007 - Público do Tactof entra em contato com produtos de tecnologia assistiva
17/10/2007 - Preservação dos patrimônios culturais é tema de palestra na Católica
17/10/2007 - Ciclo de vida útil dos produtos é tema do “Quinta na Química”
17/10/2007 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000