A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 11 de outubro de 2007 Ano 6

Católica homenageia os Professores
Por Higor Gonçalves

Aquele que professa ou ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, uma disciplina; mestre. Essa é a definição do dicionário para a palavra “professor”. Instituído no Brasil em 1827, o dia 15 de Outubro, no entanto, foi celebrado pela primeira vez somente 120 anos após. A data, consagrada à educadora Santa Tereza D’Ávila, marca o início do ensino básico no país.

Passados 180 anos, o Brasil atualmente tem cerca de 1,5 milhão de professores, segundo o Ministério da Educação (MEC). A função deles, de acordo com o MEC, não é apenas transmitir conhecimentos, mas, principalmente, “ajudar o aluno a desenvolver-se socialmente”.

Na Universidade Católica de Pernambuco, o corpo docente é formado por 491 professores, sendo 49 graduados, 86 especialistas, 244 mestres e 112 doutores. Para a professora Andréa Campos, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), ser professor é um ato de entrega. “É a entrega dos ‘bens’ que colhi durante toda minha vivência acadêmica e enquanto ser humano”.

A docente, que é filha, neta e bisneta de professores, leciona desde os 18 anos. “Comecei num curso de inglês. Depois, me formei em Direito e conclui dois mestrados nas áreas de políticas públicas e direito civil. Na Católica, no entanto, ensino há sete anos”, afirmou.

Paralelamente à docência, Andréa Campos também é poetisa. Confira abaixo as atividades que ela e outros professores da Católica realizam quando não estão em sala de aula.

Andréa Campos (Professora do Centro de Ciências Jurídicas - CCJ)

Poetisa e escritora nas horas vagas, lançou três livros de poesias e um de ensaios que retratavam fases de sua vida. O último, “Poemas de mar e de amar”, foi lançado recentemente. A obra tem 77 páginas e traz versos de 33 poemas. Para a docente, escrever poesias é uma das muitas formas de existir. “Ela me põe em contato com os meus sentimentos mais verdadeiros, me ajudando na interação com o ambiente em que vivo e com as pessoas que convivo”, afirmou.

Paulo Freitas Barros (Professor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde - CCBS)

Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Paulo Freitas leciona na Católica desde 2000. Em meio às atividades acadêmicas, o professor encontra tempo livre para saltar de pára-quedas. “Depois que me tornei adepto do pára-quedismo, passei a tomar decisões de forma rápida e prestar atenção aos pequenos detalhes de cada coisa. A atividade me ajudou bastante com os meus alunos. O esporte me proporcionou enxergar o mundo através de uma perspectiva que até então eu não conhecia”, disse.

Alberto José da Silva Filho (Professor do Centro de Ciências Sociais – CCS)

Cantor de MPB. Esse é o “ofício” do professor Alberto José da Silva Filho, quando não estar em sala de aula. Graduado em Economia, Administração, Direito e Ciências Contábeis, o docente, que também é mestre em Planejamento e Gestão Organizacional, se apresenta regularmente há 30 anos em eventos espalhados pelo litoral e interior do Estado. Para ele, lecionar é promover a cidadania. “Ensinar é tornar as pessoas livres para exercerem os seus direitos e deveres; é colaborar para o enriquecimento humano de cada indivíduo”. Alberto José da Silva Filho ensina na Católica desde 1973.

Curso de Engenharia Ambiental em destaque no Guia do Estudante
Por Rodolfo Bourbon

O curso de Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco está em destaque na avaliação do Guia do Estudante. A publicação, entre as mais respeitadas no ramo da educação no Brasil, concedeu três estrelas à graduação. Fatores como a qualificação do corpo docente e o incentivo à pesquisa científica foram fundamentais para o bom resultado. “Mesmo com pouco tempo de atuação, fomos reconhecidos pela dedicação e esforço”, afirmou o coordenador do curso, professor Valdemir Alexandre.

A formação de profissionais bem posicionados no mercado de trabalho e a possibilidade dos alunos graduados continuarem a formação através do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais foram outros pontos citados, pelo coordenador, como importantes para a avaliação. “Além disso, repensamos o nosso currículo, contemplando-o em relação aos critérios de gestão e tecnologia.”

A Católica teve ainda outras oito graduações em destaque no Guia do Estudante. Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Fonoaudiologia, Ciências da Computação e Psicologia também conquistaram três estrelas. Já Relações Públicas, Direito e Pedagogia alcançaram a marca de quatro estrelas. A Unicap ainda concorre ao Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real como melhor instituição de ensino superior em Pesquisa Científica e na categoria sustentabilidade com o Projeto Rio Formoso.

Alcoolismo na adolescência é tema de pesquisa de professor da Católica
Por Rodolfo Bourbon

As incessantes cobranças e a necessidade de estarem sempre preparados para assumir posturas maduras frente às situações do cotidiano explicam o consumo precoce de álcool por parte dos adolescentes. Pelo menos, é o que pretende provar uma pesquisa a ser desenvolvida pelo professor de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco Carlos Brito. “O objetivo é identificar as possibilidades de intervenção clínica do problema, bem como o debate do tema e o acompanhamento psicológico em escolas e outras instituições”, afirmou o docente.

Com o título “A Intervenção do Psicólogo Clínico Frente ao Uso Precoce e Sistemático de Bebidas Alcoólicas em Adolescentes Jovens”, a pesquisa vem sendo desenvolvida em dois colégios particulares. “Outras escolas também já estão mostrando interesse em conversar sobre o projeto”, revelou Brito. Estudantes de ambos os sexos, na faixa etária entre 15 e 17 anos e pertencentes à classe média da Região Metropolitana do Recife compõem o universo dos participantes entrevistados.

“O adolescente das últimas décadas deixou de ser a criança inibida e desajeitada para se transformar no modelo de beleza, liberdade e sensualidade para todas as outras faixas etárias, desfrutando de todas as liberdades da vida adulta”, explica o professor no resumo da pesquisa.

Estes fatores, segundo Brito, geram angústias com as quais muitos jovens não estão prontos para lidar, tornando-se mais agravantes com as dificuldades no diálogo familiar. “A idéia é provar que o uso precoce e sistemático de bebidas alcoólicas está relacionado com a experiência do desamparo”, conclui o docente, mencionando que o adolescente deve cumprir as etapas naturais da vida, evitando, assim, as lacunas no modo de ser.

Pastoral promove debate sobre Bíblia e Ecumenismo
Por Glaucio Alves

O projeto Bíblia e Educação Popular, promovido pela Pastoral da Católica, curso de Teologia e Centro de Estudos Bíblicos, discute sobre “Bíblia e Ecumenismo” nesta quarta-feira (17). Para falar do assunto, foi convidado o Pastor Paulo César, da Igreja Batista dos Bultrins. O debate é aberto ao público e está marcado para começar às 18h30 no Espaço Loyola, localizado no térreo do bloco B.

O objetivo do projeto é abrir um espaço no meio acadêmico para aprofundar a dimensão pedagógica da Bíblia. De acordo com o coordenador da Pastoral, o professor João Luiz Correia Júnior, os debates acontecem mensalmente. No próximo encontro, que vai ser realizado no Espaço Loyola, no dia 21 de novembro, será discutido ”Escola Bíblica de animadores populares”.

Aluna da Católica ministra oficina sobre História da Filosofia em Afogados da Ingazeira
Por Glaucio Alves

A aluna do 6º período do curso de Filosofia da Católica, Ocilaine Silva de Moura, vai ministrar uma oficina sobre a História da Filosofia durante a Semana Cultural de Afogados da Ingazeira. O evento vai ser realizado entre os dias 22 e 26 de outubro no município, localizado no Sertão do Estado. As aulas são voltadas para a comunidade em geral.

O curso tem dois dias de duração (23 e 24) e acontece na Faculdade de Formação de Professores da cidade (Fafopai). O objetivo é buscar aspectos importantes da Filosofia, por meio dos pensadores, para a reflexão de temas atuais. “Podemos discutir a pluralidade religiosa, por exemplo, e saber como os filósofos antigos tratavam o tema”, explicou Ocilaine.

Essa é a segunda vez que a universitária realiza a oficina. “O curso é muito interessante para pessoas que nunca tiveram contato com a Filosofia”, afirmou.

 

:.Outras Notícias.:

10/10/2007 - Mestrado em Psicologia Clínica da Católica recebe conceito 4 da Capes
10/10/2007 - Pastoral realiza festa em comemoração ao Dia das Crianças
10/10/2007 - Debate Universitário na VI Bienal Internacional do Livro
10/10/2007 - IE promove palestra na Católica sobre intercâmbio no exterior
10/10/2007 - Workshop expõe equipamentos adaptados para portadores de necessidades especiais
10/10/2007 - Mandacaru faz reflexão sobre o nascimento de Jesus
09/10/2007 - Estão abertas as inscrições para os Mestrados da Católica
09/10/2007 - Jornalismo Literário em debate na Católica

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000