A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 01 de novembro de 2007 Ano 6

Ciclo de palestra encerra a I Semana de Informática da Católica
Por Higor Gonçalves

I Semana de Informática

A programação de hoje (1º), último dia do evento, da I Semana de Informática da Católica (SIC) teve início às 14h30 com a palestra “Sistemas computacionais tolerantes a falhas”. O debate, ministrado pelo professor do curso de Ciências da Computação da Católica Sérgio Murilo Maciel Fernandes, abordou o tema tolerância a falhas, que são as propriedades que permitem a alguns sistemas computacionais continuarem operando adequadamente mesmo após ocorrerem falhas em alguns de seus componentes.

Sistema computacional, no jargão da informática, é qualquer conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um específico programa (software). “A tolerância a falhas é uma propriedade das máquinas individuais. Mas, ela também pode caracterizar a maneira como os equipamentos interagem entre si”, destacou Sérgio Murilo Maciel Fernandes.

Após o debate sobre os sistemas tolerantes a falhas, houve, a partir das 16h, a palestra “Certificação Linux LPI”. Apresentado pelo instrutor da Fuctura Tecnologia e consultor em Linux, Humberto Caetano, o encontro teve o objetivo de desmistificar alguns aspectos relacionados ao sistema operacional, como, por exemplo, sua suposta impopularidade.

Desenvolvido por Linus Torvalds, o Linux é um dos mais proeminentes exemplos de desenvolvimento de software livre - qualquer programa de computador usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. No final da palestra, foram sorteadas entre os alunos camisas e cursos promovidos pela Fuctura Tecnologia, empresa especializada em treinamento, desenvolvimento de softwares e sistemas com aplicações para a Internet.

Depois da palestra “Certificação Linux LPI”, houve um debate sobre “Técnicas Evolutivas”, às 18h, conduzido pela aluna concluinte do curso de Ciências da Computação da Católica Taciana Gomes.

Em seguida, às 19h, foi a vez da discussão “Programação para dispositivos móveis em Java”. O debate recebeu o professor da Especializa, empresa parceira da I SIC, e engenheiro do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Nelson Glauber. Já a última palestra da noite abordou o tema “E-commerce: barreiras e oportunidades”. O convidado foi o diretor da Especializa, Oto Burégio de Lima.

I Semana de Informática da Católica chega ao fim
Por Higor Gonçalves

I Semana de InformáticaExposições, palestras, minicursos e uma maratona de programação. Essas foram as principais atrações da I Semana de Informática da Católica (SIC). Realizada pelo curso de Ciências da Computação da Universidade Católica de Pernambuco, o evento, que teve início na última segunda-feira (29), chega ao fim na noite de hoje, dia 1º de novembro, no Auditório Padre Antônio Vieira (G2). O objetivo da I Semana de Informática da Católica foi promover uma série de atividades voltadas para os estudantes, professores e profissionais da área.

As várias palestras e minicursos que ocorreram durante os quatro dias do encontro foram ministrados por pessoas ligadas à área acadêmica e ao mercado de trabalho. Na segunda-feira, por exemplo, o representante da IBM Brazil, José Eduardo de Barros Vilela, discutiu sobre “Mainframe, educação e mercado”. No mesmo dia, a superintendente de Tecnologia da Informação da Chesf, Sandra Campelo, trouxe o tema “Governança de TI”.

Durante a SIC, ainda houve uma exposição sobre a história da informática, no salão receptivo, localizado no primeiro andar do bloco G. Na ocasião, o público teve a oportunidade de ver computadores antigos em funcionamento, placas e sistemas operacionais que antecederam, por exemplo, o Windows XP.

Uma maratona de programação também aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro, das 9h ao meio-dia, no Laboratório Inácio de Loyola. O objetivo foi despertar a criatividade, aguçar o espírito competitivo, permitir o desenvolvimento de trabalho em equipe e oferecer uma oportunidade de utilização dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Dez equipes se inscreveram para a disputa. No final, venceu o grupo formado pelos alunos Siddartha Moraes, Crystian Wendel e Augusto Cezar.

“Há um bom tempo que existia o interesse de organizar a semana de informática com um caráter acadêmico e tecnológico”, destacou a coordenadora do curso de Ciências da Computação e organizadora do evento, Ana Eliza Lopes. “Nosso objetivo foi oferecer um suporte ao conteúdo adquirido em sala de aula”, completou.

Júris Simulados do curso de Direito são baseados no Ratio Studiorum
Por Rodolfo Bourbon

Jurís SimuladosNo período da Idade Média, as instituições de ensino buscavam promover o aprendizado a partir das disputas de argumentação, onde era preciso debater os pontos contrários e a favor para se chegar à verdade sobre determinado assunto. O aluno, neste processo chamado Ratio Studiorum, era tido como a figura central do processo pedagógico. O mesmo vem sendo feito nos Júris Simulados organizado pelo curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco.

Primeiro se escolhe um personagem, empresa ou qualquer fator que esteja em debate na esfera pública. O Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, e o site de relacionamentos Orkut foram os selecionados até o momento. Depois é organizado o júri, onde os alunos favoráveis e os contra a prática e conduta do “réu” realizam a disputa de argumentação.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Estudos para a América Latina (Neal), Padre Paulo Meneses, esta é uma ótima iniciativa para a formação humanística e profissional dos estudantes. “Hoje em dia, as pessoas estão muito passíveis às informações. Como proferido por São Tomaz de Aquino, através da Suma Teológica, a argumentação favorece ao pensamento e às boas idéias”, afirmou.

História - A Ratio Studiorum é um documento escrito por Inácio de Loyola, onde ele expressa sua visão do ensino do catolicismo, servindo como modelo nos processos educativos das épocas em que era utilizado. O conjunto de normas, criado em 1599, serviu para regulamentar as práticas nos colégios jesuítas, além de sustentar a educação e receber status de regra para toda a Companhia de Jesus, tornando-se ponte entre o processo pedagógico medieval e o moderno. A Ratio exerceu importante influência em meios políticos, mesmo os não-católicos.

Agerp promove debate sobre “Tropa de Elite”
Por Higor Gonçalves

Cartaz Topa de EliteA Agência Experimental em Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Agerp) vai promover na próxima segunda-feira (5), um debate sobre o filme “Tropa de Elite”. O encontro acontecerá, a partir das 15h, no Auditório Padre José de Anchieta (G1), no 1º andar do Bloco G. Para debater a obra, foram convidados o crítico de cinema Luiz Joaquim, o professor dos cursos de Comunicação da Católica Heitor Rocha, além da professora de Psicologia e educadora Irinéia Catarino. O mediador será o professor dos cursos da graduação e pós-graduação em Comunicação Alexandre Figueirôa. A entrada é gratuita. Informações: (81) 2119-4145.

Católica realiza o projeto Construindo o Pensar para alunos do Enade

Alunos do 1º e do último período dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Serviço Social, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que vão prestar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2007 (Enade), no dia 11 de novembro, estão participando do projeto Construindo o Pensar, realizado pela Católica.

Na próxima terça-feira, dia 6, o projeto Construindo o Pensar apresenta a palestra “Interpretação de Textos”, ministrada pela professora do curso de Letras da Unicap, Neuma Maria Xavier. O evento acontece pela manhã e à tarde, das 11h30 às 12h30, no Auditório G1 (1º andar do bloco G) e das 17h às 18h no Auditório do CCT (1º andar do bloco D).

Esta é a 4ª e última palestra sobre esse tema, apresentando questões da prova do Enade, realizado no ano passado.

Informações na Coordenação Geral de Graduação no telefone 2119.4291.

Alunos avaliam situação do turismo em pontos históricos do Recife
Por Glaucio Alves

Na próxima sexta-feira (9) os alunos da disciplina Estudos Históricos e Turísticos do Nordeste, do 6º período do curso de Turismo da Católica, vão visitar pontos históricos da capital. A partir das 9h, os estudantes vão se encontrar no Teatro Santa Izabel e, de lá, vão seguir para o Palácio do Campo das Princesas, na Praça da República. O segundo local escolhido é a Sinagoga Kahal Zur Israel, na Rua do Bom Jesus, Recife Antigo.

De acordo com a coordenadora do curso, a professora Roberta Cajaseiras, o objetivo da visitação é analisar a situação atual do turismo nesses locais, uma vez que tanto o palácio quanto à sinagoga são atrativos históricos. No final, os alunos vão produzir um relatório sobre o que foi observado.

Hospital dos Servidores do Estado seleciona estagiários
Por Glaucio Alves

Estudantes de Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Nutrição podem se candidatar a uma das 64 vagas de estágio no Hospital dos Servidores do Estado (HSE) até o dia 14 de novembro. As inscrições podem ser feitas no Núcleo de Estudos da unidade de saúde das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Podem participar do processo seletivo, os alunos que estão cursando a partir do 7° período dos cursos de Medicina e Odontologia; 6° período de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, e 5° período do curso de Fonoaudiologia. Já para os estudantes de Psicologia, é exigido que tenha cursado a disciplina de Teorias e Técnicas Psicoterápicas I e esteja cursando Teorias Pisicoterápicas II.

O candidato deve providenciar original e cópia da Identidade e CPF, declaração da instituição de ensino informando o período que está cursando, comprovante de matrícula, histórico escolar e uma foto 3X4 recente. Os alunos portadores de necessidades especiais devem apresentar laudo médico que comprove o tipo de deficiência.  

A seleção do HSE é composta por uma prova que será realizada no Colégio da Polícia Militar, no Derby, a partir das 9h, no dia 16 de dezembro. Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência, apresentar o original do comprovante de inscrição e documento de identificação.

O resultado da seleção vai ser divulgado no dia 28 de dezembro no Núcleo de Estudos do hospital. O estágio está previsto para começar em janeiro de 2008, tem seis meses de duração, podendo ser prorrogado por mais seis. O HSE fica na avenida Rosa e Silva, s/ n°, Aflitos. Informações pelo telefone (81) 3217-2704.

:.Outras Notícias.:

31/10/2007 - Software Livre, Realidade Virtual e Aumentada e Convergência de Mídias são destaques da SIC
31/10/2007 - Vagas para ingresso extravestibular são disponibilizadas pelo curso de Direito
31/10/2007 - Professora da Católica defende tese de doutorado sobre o bairro de Santo Amaro
31/10/2007  - Sistema Jornal do Commercio seleciona estagiário de jornalismo
31/10/2007 - Neal realiza curso de Introdução à Fenomenologia
31/10/2007 - Unicap Jr. e a CDT promovem curso de Fisioterapia em Queimados
30/10/2007 - Pós-graduação em Ciência Política debate ética e democracia
30/10/2007 - I Semana de Informática da Católica promove série de palestras
30/10/2007 - Estudo da Católica avalia perdas auditivas de crianças do Recife
30/10/2007 - Ex-aluna da Católica é aprovada no Mestrado emQuímica Fundamentalda UFPE
30/10/2007 - Capoeiristas com síndrome de Down e deficiência mental são batizados na Católica
30/10/2007 - Projeto Cinco e Meia promove discussão sobre Estado Democrático e Direitos Humanos
30/10/2007 - Amcham prorroga inscrição para programa de estágio
2
9/10/2007 - Ciências da Computação da Católica realiza a I Semana de Informática
29/10/2007 - Alunos de Ciência da Computação Participam da I Maratona de Programação
29/10/2007 - Bibliotecárias da Católica participam de jornada regional
29/10/2007 - Atividades de rapel e cama elástica lançam empresa de informática na Católica
29/10/2007 - Pernambuco Redescoberto é o novo blog da Católica
29/10/2007 - Estão abertas as inscrições para
os Mestrados da Católica

29/10/2007 - Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização
29/10/2007 - Professor da Católica ministra curso de roteiro cinematográfico
26/10/2007 - Católica confirma boa participação em seleção de estágio da Rede Globo
26/10/2007 - Estudantes do Liceu Nóbrega se transformam em músicos e poetas
26/10/2007 - Curso de Ciências da Computação promove a I Semana de Informática da Católica
26/10/2007 - Especialização em Ciência Política debate ética e democracia no Brasil
26/10/2007 - Alunas de Jornalismo inovam e criam blog esportivo
26/10/2007 - O Bom Samaritano estréia no Teatro Hermilo Borba Filho
26/10/2007 - Católica promove pré-estréia do filme Sem Controle
26/10/2007 - Alunos de Terapia Ocupacional se preparam para o Enade
25/10/2007 - Quinta em Ritmo e Poesia homenageia poeta pernambucano
25/10/2007 - Capitão Nascimento é julgado e condenado na Católica
25/10/2007 - Professores da Católica participam de encontro de comunicação
25/10/2007 - Neal promove discussão sobre a integração da América do Sul
25/10/2007 - Moura inscreve até sábado candidatos para seu Programa de Trainee
24/10/2007 -
Tribunal de Justiça e OAB são visitados por alunos de Direito
24/10/2007 - II Fórum de Direitos Humanos discute violência contra as mulheres
24/10/2007 - Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, será julgado na Católica
24/10/2007 - Alunos expõem pesquisa sobre revistas pernambucanas do
século XX

18/10/2007 - Inclusão de pessoas com deficiência marca o último dia de palestras do Tactof
18/10/2007 - Tactof encerra ciclo de palestras
18/10/2007 - Professores de Publicidade da Católica participam de encontro nacional
18/10/2007 - Júri simulado coloca o Orkut do banco dos réus
18/10/2007 - Quinta em Ritmo e Poesia reúne artistas pernambucanos na Católica 
18/10/2007 - Tintas Coral abre inscrição para estágio
18/10/2007 - Ex-aluna da Católica organiza exposição fotográfica
18/10/2007 - Festa da turma de Direito promete agitar o fim de semana
17/10/2007 - Acessibilidade foi o tema de abertura do segundo dia do Tactof
17/10/2007 - Público do Tactof entra em contato com produtos de tecnologia assistiva
17/10/2007 - Preservação dos patrimônios culturais é tema de palestra na Católica
17/10/2007 - Ciclo de vida útil dos produtos é tema do “Quinta na Química”
17/10/2007 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000