A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 30 de outubro de 2007 Ano 6

Pós-graduação em Ciência Política debate ética e democracia
Pós Graduação em Ciência Política

O auditório do Bloco J ficou lotado, ontem à noite (29), durante a realização do Debate “Ética e Democracia – o Brasil Avança?”. Promovido pela 6ª turma do curso de Especialização em Ciência Política, o evento teve como conferencistas o cientista político Michel Zaidan, o filósofo Walteir Silva e o economista Clóvis Miyachi (professores da UFPE) e, como debatedor, o sociólogo David Batista (professor da Pós-Graduação da Católica). A mesa foi presidida pelo coordenador da especialização, o professor Edijéce Martins.

O primeiro a falar foi o professor Clóvis Miyachi. Ele enfatizou que a cultura política brasileira está centrada no personalismo, no patriarcalismo e no patrimonialismo (apropriação dos recursos públicos por interesses privados) e defendeu o conceito de que cada vez mais o eleitor está se tornando cliente no mercado político. O professor Walteir Silva fez uma explanação sobre a ética e a democracia do ponto de vista filosófico e disse acreditar que, apesar de todos os escândalos, o Brasil tem avançado, mesmo que vagarosamente.

Pós-Graduação em Ciência PolíticaJá o professor Michel Zaidan começou sua explanação com uma frase do senador Jefferson Perez: “O dilema do Brasil é entre o patrimonialismo e o republicanismo”.  Na visão do conferencista, a República nunca se concretizou no Brasil de fato. Segundo ele, há um ressentimento muito grande no país com a política, os políticos e as instituições políticas, mas ele acredita num trabalho de resgate da dignidade da política. “A visão de que todos os políticos são farinha do mesmo saco é conservadora”, enfatizou.

De acordo com Zaidan, a chegada do PT ao poder foi uma desilusão. “O Governo Lula adotou o presidencialismo de cooptação, comprando no grosso e no varejo o apoio dos parlamentares”, ressaltou. Na sua opinião, o Poder Executivo no Brasil é uma grande ameaçada aos partidos políticos e ao Congresso. “Temos um sistema presidencialista semi-imperial”, destacou. Finalizando, Zaidan disse que para o Brasil avançar é preciso mudar a cultura política da sociedade brasileira.

O professor Edijéce Martins comemorou o sucesso do debate: “O evento foi absolutamente bem-sucedido: auditório repleto, conferencistas abalizados, participação animada do auditório. O nível do debate foi excelente, moderado, sem as tendenciosidades que geralmente afloram quando se debate política”.

I Semana de Informática da Católica promove série de palestras
Por Higor Gonçalves

“Sites dinâmicos e mercado para webdesigners na Web 2.0”. Esse foi o tema da primeira palestra realizada na tarde de hoje (30), às 14h, no Auditório Padre Antônio Vieira (G2), durante a programação da I Semana de Informática da Católica (SIC). Ministrado pelo diretor da Fuctura Tecnologia, Diógenes Souza Leão, o debate enfatizou os aspectos que caracterizam a Web 2.0, assim como a atuação dos webdesigners - profissionais habilitados para a criação de Sites e documentos disponíveis no ambiente da Internet – neste contexto.

O termo Web 2.0 refere-se à segunda geração de serviços disponíveis na Internet, que permite às pessoas colaborarem e compartilharem informações on-line. Já o conceito de Site dinâmico, envolve as páginas armazenadas em bancos de dados recuperadas no momento da exibição do Site. “Desta maneira, o Website executa a tarefa de buscainterna de modo automático”, destacou Diógenes Souza Leão. A palestra também contou com a participação do analista de sistema e instrutor de Web, Helmer Paiva.

O segundo debate da tarde desta terça-feira discutiu o tema: “Desenvolvimento de software orientado a aspectos: será que vai pegar?”. A palestra, que também aconteceu no G2, recebeu o coordenador de infra-estrutura do Departamento de Sistemas Computacionais da Universidade de Pernambuco (DSC/UPE), professor Sérgio Soares. De acordo com o docente, a Orientação de Objetos (OO) já é uma realidade bem estabelecida na indústria de desenvolvimento de softwares. “Entretanto, certas limitações paradigmáticas continuam dificultando o de entendimento”, afirmou.

Finalizando o ciclo de debates de hoje, a I Semana de Informática da Católica realizou uma mesa-redonda sobre as perspectivas profissionais para o setor em Pernambuco. O encontro recebeu o diretor da Informa Software (empresa especializada em sistemas de informção), Ismar Kaufman, o gerente de incubação do Centro de Sistemas e Estudos Avançados do Recife (Cesar), Maurício Schneck, assim como o representante do Sebrae, Geraldo Magela. A mesa-redonda ocorreu no início da noite, no Auditório Padre Antônio Vieira (G2).

SIC - Iniciativa do curso de Ciências da Computação, a I Semana de Informática da Católica vai acontecer até a próxima quinta-feira, dia 1º de novembro. O encontro é composto por sete minicursos e quinze palestras sobre os mais diversos assuntos. Acesse o link do evento e confira a programação dos outros dias: http://www.dei.unicap.br/sic.

Estudo da Católica avalia perdas auditivas de crianças do Recife
Por Marcelo Robalinho, assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Recife

Projeto da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que conta com apoio da Prefeitura do Recife, está investigando a prevalência de perdas auditivas em crianças com até sete anos de idade atendidas pelo Programa de Saúde da Família (PSF) nos bairros do Centro da cidade.

Através das ações dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a pesquisa pretende identificar as crianças que têm sintomas de perdas auditivas e os principais fatores de risco para essas perdas, relacionando as ocorrências com as variáveis socioeconômicas, tais como sexo, faixa etária, escolaridade, renda familiar e religião. Além do Recife, o estudo está sendo realizado em São Luís, no Maranhão, e João Pessoa, na Paraíba.

No Centro do Recife, bairro que compreende a área do Distrito Sanitário I da Prefeitura, existem nove PSFs, com 15 equipes de Saúde da Família e 84 ACS. O trabalho de campo começou, há cerca de 20 dias, com a ida dos pesquisadores juntamente com os agentes comunitários às casas onde existem crianças.

Uma equipe de 19 pessoas do curso de Fonoaudiologia da Unicap, entre professores e alunos, está envolvida no projeto. Nessa primeira etapa, pais e responsáveis pelas crianças estão respondendo a um questionário sobre os dados socioeconômicos, fatores de risco para audição e queixas já feitas pela criança. Cerca de sete mil questionários deverão ser aplicados.

No processo de negociação com a Secretaria Municipal de Saúde, ficou acertado que a realização do estudo não iria interferir na rotina de trabalho dos ACS, já que os pesquisadores acompanham os agentes nas visitas. Profissional que integra a equipe de Saúde da Família, o ACS é considerado um elo cultural do SUS com a população, sendo importante nas ações de promoção e prevenção por interagir diretamente com a comunidade nos cuidados básicos de educação em saúde individual e coletiva.

Na segunda fase da pesquisa, as crianças que apresentarem sintomas associados a perdas auditivas serão encaminhadas para a Clínica Escola de Fonoaudiologia da Unicap e o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip) a fim de serem submetidas à avaliação auditiva.

Após os exames, se forem constadas alterações na audição, as crianças serão encaminhadas para o serviço de otorrinolaringologia, terapia fonoaudiológica ou prótese auditiva, dependendo do caso. Os pesquisadores estimam que 20% da população estudada, ou seja, aproximadamente 1.400 crianças, apresentarão queixas ou sintomas auditivos e precisão ser assistidas.

Os resultados podem contribuir para o banco de dados da vigilância das Secretarias de Saúde do Recife, São Luís e João Pessoa a fim de identificar a prevalência local das perdas auditivas. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 10% da população no mundo têm problemas auditivos, sendo mais grave quando a perda ocorre na infância, já que pode afetar definitivamente o desenvolvimento psicossocial da pessoa.

Ex-aluna da Católica é aprovada no Mestrado em Química Fundamental da UFPE
Por Glaucio Alves

A  ex-aluna da Católica, Danielle Silva de Oliveira Lopes Burgos, concluinte do curso de Licenciatura em Química, no primeiro semestre deste ano, foi aprovada na seleção do mestrado do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Química Fundamental da UFPE. O programa é um dos mais conceituados do Brasil na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Danielle foi laureada da turma e também ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic, da Católica, entre os anos de 2004 e 2006.

Capoeiristas com síndrome de Down e deficiência mental são batizados na Católica
Por Glaucio Alves

Acontece nesta quarta-feira (31), às 19h, no Teatro da Católica, primeiro andar do bloco B, a 2ª Cerimônia de Batismo da turma especial do grupo de Capoeira Unicap. A turma de capoeiristas é composta por 18 moças e rapazes com Síndrome de Down e deficiência mental. O evento contará com a presença dos mestres João Mulatinho e Mago, além dos familiares e amigos dos jogadores.

O Batizado significa que o capoeirista adquiriu experiência e já está apto a desenvolver as atividades como os cânticos, o manuseio dos instrumentos. Além de uma atividade física, é uma forma de convivência. Em 2006, o grupo de Capoeira da Unicap batizou 15 capoeiristas com Síndrome de Down e deficiência mental.

Para o mestre Corisco, o evento representa a troca de experiências. “Ampliamos nossos horizontes. Tivemos inspiração na própria mística africana para buscar outras possibilidades de desenvolvimento, seja intelectual, psicológico ou sensitivo. O mais importante é que o trabalho e o compromisso do grupo continuam”, afirmou.

O Grupo de Capoeira da Católica é uma iniciativa da Coordenação Geral Comunitária da Unicap e o trabalho com portadores de Síndrome de Down e deficiência mental existe há quatro anos. O grupo é liderado pelo mestre Corisco, campeão pernambucano e brasileiro de capoeira, eleito atleta de melhor nível técnico em competições regionais e nacionais.

Projeto Cinco e Meia promove discussão sobre Estado Democrático e Direitos Humanos
Por Glaucio Alves

O Projeto Cinco e Meia, promovido pelo Departamento de Filosofia da Católica, discute na sua próxima edição: “Estado democrático de direito e direitos humanos”. O encontro vai acontecer às 17h30 do próximo dia 8 de novembro na sala 102 do bloco G. A palestra será ministrada pelo pesquisador José Carlos Linhares Pontes Júnior e terá como debatedor o coordenador do curso de Filosofia da Católica, o professor Karl Heinz Efken.

O tema é baseado no pensamento do filósofo Alemão Jürgen Habermas. Para ele, a esfera pública é considerada o locus  privilegiado dos processos de efetivação dos direitos humanos e condição de legitimação do Estado Democrático de Direito. A abordagem interdisciplinar do assunto possibilitará a compreensão crítica das realidades social, política e cultural das sociedades contemporâneas.

O Projeto Cinco e Meia tem o objetivo de propor um momento de reflexão e debate e um espaço para que professores e alunos possam apresentar pesquisas e aprofundar conhecimentos na área das Ciências Humanas. O evento é válido como atividade complementar e é voltado para o público em geral. A entrada é franca. 

Amcham prorroga inscrição para programa de estágio
Por Glaucio Alves

A Câmara Americana de Comércio (Amcham) prorrogou as inscrições o programa de estágio da instituição, o Amcham Leadership Program. Agora, os candidatos têm até o dia 10 de novembro para se inscrever. São 12 vagas disponibilizadas para o Recife, de um total de 120 espalhadas pelo país.

Podem concorrer estudantes de todos os cursos, com previsão de formatura para dezembro de 2008, que tenham disponibilidade de meio período ou integral, além de possuir inglês avançado. O processo seletivo dura três meses e inclui teste de inglês, dinâmica de grupo, painéis e entrevistas.

As inscrições podem ser feitas por meio do site da Amcham . O treinamento está previsto para começar em janeiro de 2008 e o início do estágio para fevereiro do mesmo ano.

Ao final de dois anos, o Amcham Leadership Program prevê auxílio na recolocação dos jovens para oportunidades na própria entidade ou encaminhamento ao mercado através de empresas sócias e empresas patrocinadoras da iniciativa.

:.Outras Notícias.:

29/10/2007 - Ciências da Computação da Católica realiza a I Semana de Informática
29/10/2007 - Alunos de Ciência da Computação Participam da I Maratona de Programação
29/10/2007 - Bibliotecárias da Católica participam de jornada regional
29/10/2007 - Atividades de rapel e cama elástica lançam empresa de informática na Católica
29/10/2007 - Pernambuco Redescoberto é o novo blog da Católica
29/10/2007 - Estão abertas as inscrições para
os Mestrados da Católica

29/10/2007 - Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização
29/10/2007 - Professor da Católica ministra curso de roteiro cinematográfico
26/10/2007 - Católica confirma boa participação em seleção de estágio da Rede Globo
26/10/2007 - Estudantes do Liceu Nóbrega se transformam em músicos e poetas
26/10/2007 - Curso de Ciências da Computação promove a I Semana de Informática da Católica
26/10/2007 - Especialização em Ciência Política debate ética e democracia no Brasil
26/10/2007 - Alunas de Jornalismo inovam e criam blog esportivo
26/10/2007 - O Bom Samaritano estréia no Teatro Hermilo Borba Filho
26/10/2007 - Católica promove pré-estréia do filme Sem Controle
26/10/2007 - Alunos de Terapia Ocupacional se preparam para o Enade
25/10/2007 - Quinta em Ritmo e Poesia homenageia poeta pernambucano
25/10/2007 - Capitão Nascimento é julgado e condenado na Católica
25/10/2007 - Professores da Católica participam de encontro de comunicação
25/10/2007 - Neal promove discussão sobre a integração da América do Sul
25/10/2007 - Moura inscreve até sábado candidatos para seu Programa de Trainee
24/10/2007 -
Tribunal de Justiça e OAB são visitados por alunos de Direito
24/10/2007 - II Fórum de Direitos Humanos discute violência contra as mulheres
24/10/2007 - Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, será julgado na Católica
24/10/2007 - Alunos expõem pesquisa sobre revistas pernambucanas do
século XX

18/10/2007 - Inclusão de pessoas com deficiência marca o último dia de palestras do Tactof
18/10/2007 - Tactof encerra ciclo de palestras
18/10/2007 - Professores de Publicidade da Católica participam de encontro nacional
18/10/2007 - Júri simulado coloca o Orkut do banco dos réus
18/10/2007 - Quinta em Ritmo e Poesia reúne artistas pernambucanos na Católica 
18/10/2007 - Tintas Coral abre inscrição para estágio
18/10/2007 - Ex-aluna da Católica organiza exposição fotográfica
18/10/2007 - Festa da turma de Direito promete agitar o fim de semana
17/10/2007 - Acessibilidade foi o tema de abertura do segundo dia do Tactof
17/10/2007 - Público do Tactof entra em contato com produtos de tecnologia assistiva
17/10/2007 - Preservação dos patrimônios culturais é tema de palestra na Católica
17/10/2007 - Ciclo de vida útil dos produtos é tema do “Quinta na Química”
17/10/2007 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

Impressão  versão para impressão 

Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000