A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 26 de outubro de 2007 Ano 6

Católica confirma boa participação em seleção de estágio da Rede Globo
Por Rodolfo Bourbon

O curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco é uma grande ponte para os interessados no estágio e futura profissionalização na Rede Globo. A exemplo de períodos anteriores, a constatação é fundamentada na quantidade aprovada de estudantes, na primeira etapa da última seleção do programa Estagiar da empresa. Na lista, divulgada hoje (26), 19 alunos, entre os 30 classificados, são da Unicap. 

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, os estudantes aprovados vão participar de uma dinâmica de grupo, a ser realizada no auditório III do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a partir das 14h. Os candidatos devem levar cópia do histórico escolar ou declaração da instituição de ensino superior, informando o período que estão cursando. Informações podem ser obtidas através do setor de Recursos Humanos, pelo telefone (81) 3493-8123.

Confira a lista dos estudantes da Católica aprovados na seleção da Rede Globo:

Ângela Ribeiro de Santis Santiago
Bárbara Rodrigues Dantas de Paiva
Bruna Michele Borges
Carla Amorim Lyra
Felipe César Ferraz Rodrigues Pinto
Julia de Aguiar Sá Barreto Iñiguez Schiaffarino
Lara Amorim Botelho
Juliana Aretakis Vieira de Melo Mota
Luis Otávio Ferreira Cândido
Maria Júlia Araujo Santos
Maria Solange Carvalho Mendonça
Mariana Correia
Mariana Banja Bezerra Correia
Mauricio Lopes do Nascimento Junior
Milena Rubens de Menezes
Patrícia Barros de Oliveira
Rafael Salviano Marques Marroquim
Sheyla Florêncio da Silva
Teresa Roberta Soares da Silva

Estudantes do Liceu Nóbrega se transformam em músicos e poetas
Por Rodolfo Bourbon

Sarau LiceuMais de cem músicos e poetas estiveram reunidos na tarde de hoje (26), no auditório do Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios. Pra falar a verdade, muitos estavam expondo seus talentos pela primeira vez e nenhum deles sobrevive da arte. No entanto, como revelado na fala do organizador do Sarau Literário, professor Jorge Lira, “todos sairão ganhando através do contato com a cultura e, quem sabe, não irão surgir futuros artistas?”

Com seus 12, 13 e 14 anos de idade, os estudantes faziam papel de expectadores e atores. Encenações, como as utilizadas pela aluna Amanda Binas ao ler poeticamente um trecho da música “Uma Louca Tempestade”, de autoria da cantora Ana Carolina, serviram para atrair a atenção dos jovens. “Ensaiamos bastante e o objetivo é fazer um bom trabalho”, revelou a estudante, demonstrando satisfação no aprendizado antes pouco explorado.

A banda Sarrafo animou o público presente com música instrumental de qualidade, seguindo as linhas regional e armorial, estilos pouco populares nas rádios, televisões e gosto infanto-juvenil. Quem formou o grupo? O flautista e aluno do Liceu, Luiz Henrique, de apenas 14 anos. “O gosto por este tipo de segmento vem desde pequeno, já que minha família é composta por diversos instrumentistas. O objetivo é fazer com que os meus amigos se interessem em escutar esse gênero musical”, afirmou.

Os dizeres nas camisetas dos jovens participantes resumiram bem o sentimento compartilhado pelo público. E, como não poderia ser diferente, com uma expressão no estilo certo: “Porque arte e cultura podem ser legais”.

Curso de Ciências da Computação promove a I Semana de Informática da Católica
Por Glaucio Alves

I Semana da InformáticaExposições, palestras, minicursos e uma maratona de programação vão compor a I Semana de Informática da Católica a partir desta segunda-feira (29) até a quinta-feira, 1º de novembro. O objetivo é promover uma série de atividades voltadas para os estudantes, professores e profissionais da área. A abertura do evento acontece nesta segunda-feira, às 15h30, no auditório G2, no primeiro andar do bloco G da Unicap.

As palestras e minicursos vão ser ministrados por pessoas ligadas à área acadêmica e ao mercado de trabalho. Na segunda-feira, o representante da IBM Brazil, José Eduardo de Barros Vilela, discute sobre “Mainframe, educação e mercado”. No mesmo dia, a superintendente de Tecnologia da Informação da Chesf, Sandra Campelo, traz o tema “Governança de TI”.

Também está programada uma exposição sobre a história da informática, no salão receptivo, localizado no primeiro andar do bloco G, a partir das 18h da segunda-feira. Na ocasião, o público vai ter a oportunidade de ver computadores antigos em funcionamento, placas e sistemas operacionais que antecederam o Windows XP (atualmente o mais utilizado).

Uma maratona de programação vai acontecer nos dias 29 e 30 de outubro, das 9h ao meio-dia, no Laboratório Inácio de Loyola. O objetivo é despertar a criatividade, aguçar o espírito competitivo, permitir o desenvolvimento de trabalho em equipe e oferecer uma oportunidade da utilização dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Serão dez equipes formadas por três alunos de computação da Católica.

“Há um bom tempo que existia o interesse de organizar a semana de informática com um caráter acadêmico e tecnológico”, destacou a coordenadora do evento, Ana Eliza Lopes. Informações e a programação completa da I Semana de Informática da Católica podem ser encontradas no site www.dei.unicap.br.

Especialização em Ciência Política debate ética e democracia no Brasil
Por Higor Gonçalves

“Ética e Democracia: o Brasil Avança?” será o tema da palestra que o curso de Especialização em Ciência Política da Universidade Católica de Pernambuco vai promover na próxima segunda-feira (29), a partir das 19h, no Auditório do Bloco J. O debate vai reunir o cientista político Michel Zaidan, o professor do departamento de Filosofia de UFPE Walteir Silva, o professor da Faculdade Maurício de Nassau, Clóvis Miyachi, além dos professores da Católica Antônio Natanael Sarmento e Antônio Carlos.  A entrada é gratuita. O Bloco J fica na Rua Nunes Machado, 42. Informações: (81) 2119-4134.

Alunas de Jornalismo inovam e criam blog esportivo
Por Higor Gonçalves

Quatro craques da notícia convocadas para compor uma seleção de jornalistas que deixará o leitor informado sobre tudo o que acontece no mundo da bola. Essa é a proposta do blog “Jogada Ensaiada”, de autoria das alunas do 5º período do curso de Jornalismo Danielly Afonso, Patrícia Alves, Penéllope Aquino e Renata Gabrielle. Fazendo um jornalismo dinâmico e interativo, o blog pretende mostrar o futebol do ponto de vista feminino.

O site surgiu quando as alunas cursavam a disciplina de Jornalismo e Novas Tecnologias, lecionada no 4º período pelo professor Álvaro Filho, onde tiveram de criar o projeto de um website. Pioneiro em Pernambuco, o “Jogada Ensaiada” despertou o interesse do portal Pe360 graus, da Rede Globo Nordeste. “O professor Álvaro Filho levou nossa proposta à direção do portal, que se interessou pelo projeto. O blog deverá integrar a lista de sites parceiros após a reformulação que vai acontecer no portal”, explicou a aluna Penéllope Aquino.

De acordo com a estudante, o interesse pelo esporte sempre fez parte dos planos das integrantes. “Desde o início da faculdade, tivemos o interesse pelos esportes, sobretudo pelo futebol. A visão de que mulher não entende de futebol é preconceituosa e bastante machista. Um dos nossos objetivos é justamente quebrar essa idéia”, afirmou Penéllope.

Jogada Ensaiada - Os grandes lances, as novidades, a agenda esportiva, as pérolas do futebol... Nada escapa aos olhos curiosos das integrantes do “Jogada Ensaiada”. O “carro-chefe” é o futebol, mas no blog também há espaço para os demais esportes.

Com destaque para a seção “Futeflash” (espécie de porta-retrato virtual dos torcedores), o blog também conta com informações “fresquinhas”, dos gramados, além de uma agenda dos eventos esportivos profissionais e amadores do Estado.

Confira o blog  pelo link: http://www.ajogadaensaiada.blogspot.com/

O Bom Samaritano estréia no Teatro Hermilo Borba Filho
Por Higor Gonçalves

Situado no Cais do Apolo, no Bairro do Recife, o Teatro Hermilo Borba Filho promove neste final de semana a estréia da peça O Bom Samaritano. Escrito em 1965 pelo dramaturgo pernambucano Hermilo Borba Filho, o espetáculo tem a direção de arte assinada pelodesigner da Assessoria de Comunicação da Católica (Assecom), Java Araújo.

A encenação integra o projeto Aprendiz em Cena, cuja proposta visa promover o diálogo entre as diferentes gerações da cena teatral recifense. As sessões acontecem neste sábado (27) e domingo (28), a partir das 20h. Os ingressos custam R$ 5 - preço único. Informações: (81) 3424-5429.

Aprendiz em Cena - Os diretores Samuel Santos e Clara Camarotti foram escolhidos para participar do projeto, que traz a montagem de o Bom Samaritano. O espetáculo foi escolhido em comemoração aos 90 anos do nascimento de Hermilo Borba Filho. O Bom Samaritano terá alguns dos recursos já adotados em apresentações anteriores, a exemplo de uma banda que toca ao vivo durante a encenação e atores pendurados por cordas no decorrer da montagem.

Católica promove pré-estréia do filme Sem Controle
Por Higor Gonçalves

Os cursos de Direito, Jornalismo e Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco realizaram na tarde e noite desta quinta-feira (25), na sala 510 do Bloco A, a pré-estréia do filme “Sem Controle”. Após a exibição, houve um debate multidisciplinar que contou com a participação dos docentes e alunos dos três cursos.

Na película, Danilo (Eduardo Moscovis) é um diretor de teatro obcecado com a injustiça cometida contra o fazendeiro Manoel da Motta Coqueiro, caso que iniciou o processo de extinção da pena de morte no Brasil. Estimulado por uma mulher linda e misteriosa, o personagem passa a ensaiar uma peça sobre a vida de Motta Coqueiro, com ele próprio interpretando o fazendeiro e os demais personagens sendo vividos por pacientes psiquiátricos.

Aos poucos Danilo começa a confundir o que é real e o que é imaginário, passando a reviver os fatos históricos como se ele próprio fosse Motta Coqueiro. A estréia em circuito nacional de “Sem Controle” ocorre somente no dia 2 de novembro.

Alunos de Terapia Ocupacional se preparam para o Enade
Por Débora Ramalho

EnadeOs alunos de Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco estão na reta final de preparação para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Para isso, os estudantes estão organizando aulas de preparação, realizadas todas as sextas-feiras, às 14h, no bloco G4, discutindo temas variados, com foco nos assuntos atuais da área de saúde. A última aula acontecerá no dia 9 de novembro  e a participação na atividade conta como carga horária para o trabalho de conclusão de curso.

Cerca de 262 mil alunos foram selecionados, este ano, para articipar da avaliação do Enade. A prova será aplicada no dia 11 de novembro, às 13h. Segundo Francisco Nilton, coordenador do curso, “em 2004, a graduação em Terapia Ocupacional obteve 4 pontos e isso foi muito positivo, já que o conceito máximo é 5”, comemora.

Os estudantes convocados que não fizeram a prova nos anos de 2005 e 2006 poderão regularizar sua situação se inscrevendo para o exame deste ano, na própria instituição onde estuda. Já os que não compareceram em 2004 foram inscritos automaticamente na avaliação.

:.Outras Notícias.:

25/10/2007 - Quinta em Ritmo e Poesia homenageia poeta pernambucano
25/10/2007 - Capitão Nascimento é julgado e condenado na Católica
25/10/2007 - Professores da Católica participam de encontro de comunicação
25/10/2007 - Neal promove discussão sobre a integração da América do Sul
25/10/2007 - Moura inscreve até sábado candidatos para seu Programa de Trainee
24/10/2007 -
Tribunal de Justiça e OAB são visitados por alunos de Direito
24/10/2007 - II Fórum de Direitos Humanos discute violência contra as mulheres
24/10/2007 - Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, será julgado na Católica
24/10/2007 - Alunos expõem pesquisa sobre revistas pernambucanas do
século XX

18/10/2007 - Inclusão de pessoas com deficiência marca o último dia de palestras do Tactof
18/10/2007 - Tactof encerra ciclo de palestras
18/10/2007 - Professores de Publicidade da Católica participam de encontro nacional
18/10/2007 - Júri simulado coloca o Orkut do banco dos réus
18/10/2007 - Quinta em Ritmo e Poesia reúne artistas pernambucanos na Católica 
18/10/2007 - Tintas Coral abre inscrição para estágio
18/10/2007 - Ex-aluna da Católica organiza exposição fotográfica
18/10/2007 - Festa da turma de Direito promete agitar o fim de semana
17/10/2007 - Acessibilidade foi o tema de abertura do segundo dia do Tactof
17/10/2007 - Público do Tactof entra em contato com produtos de tecnologia assistiva
17/10/2007 - Preservação dos patrimônios culturais é tema de palestra na Católica
17/10/2007 - Ciclo de vida útil dos produtos é tema do “Quinta na Química”
17/10/2007 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

Impressão  versão para impressão 

Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000