A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 29 de outubro de 2007 Ano 6

Ciências da Computação da Católica realiza a I Semana de Informática
Por Higor Gonçalves

Semana da Informatica

A Universidade Católica de Pernambuco promoveu na tarde de hoje (29), no Auditório Padre Antônio Vieira (G2), a abertura oficial da I Semana de Informática da Católica. Em seguida, às 16h, aconteceu a apresentação da palestra “Mainframes, educação e mercado de trabalho”, ministrada pelo gerente de relacionamentos da IBM Brazil, José Eduardo Vilela. Mainframes, na verdade, é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de grandes volumes de informação.

A I Semana de Informática da Católica, que acontecer até a próxima quinta-feira, dia 1º de novembro, é uma iniciativa do curso de Ciência da Computação. O objetivo é promover atividades voltadas aos estudantes, professores e profissionais, congregando palestras e minicursos sobre temas ligados à área. O encontro é composto por uma mesa-redonda sobre as perspectivas profissionais para o setor em Pernambuco, além sete minicursos e quinze palestras sobre os mais diversos assuntos.

De acordo com o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), José Orlando Vieira Filho, o evento contribuirá para o aprofundamento dos conhecimentos da área. “A I Semana de Informática vai enriquecer a dinâmica do curso de Ciências da Computação, bem como propiciar um amplo aprofundamento dos conhecimentos sobre informática”, afirmou. Segundo a coordenadora do curso de Ciências da Computação, Ana Eliza Lopes Moura, o encontro irá complementar a formação dos estudantes. “Nosso objetivo é oferecer mais um suporte ao conteúdo adquirido em sala de aula”, destacou.

Às 18h, houve, no Salão Receptivo da Católica, a inauguração da exposição “Evolução da Informática”. Na mostra, que ficará em cartaz até o término da I Semana de Informática”, na próxima quinta-feira, o público vai ter a oportunidade de observar computadores antigos em pleno funcionamento, jogos de videogame das décadas de 80 e 90, além de placas e sistemas operacionais que antecederam os mais recentes.

Logo após, às 18h30, aconteceu a palestra “Tendências tecnológicas no mundo de TI e a importância das certificações”. O Palestrante foi o representante da SiemensEnterpriseCommunications, Mário Arthur Salzano.

Acesse a programação da I Semana de Informática da Católica pelo endereço: www.dei.unicap.br/sic.

Alunos de Ciência da Computação Participam da I Maratona de Programação
Por Glaucio Alves

Ciência da ComputaçãoA Semana de Informática da Católica só começou oficialmente na tarde desta segunda-feira (29), porém as atividades tiveram início durante a manhã com a I Maratona de Programação. Dez grupos de três alunos se reuniram no Laboratório Inácio de Loyola, no primeiro andar do bloco G, com o objetivo de pôr em prática o que aprendem em sala de aula.

Os competidores tiveram que resolver cinco problemas, uns mais simples e outros, com maior complexidade matemática, por meio das linguagens de programação C, C++ e Java. Os estudantes puderam optar em trabalhar nas plataformas Windows ou Linux. A maratona vai até a terça-feira (30) e se destina aos alunos de Ciências da Computação.

De acordo com o professor do curso de Ciências da Computação da Católica, Silvio Bandeira, esse tipo de atividade é muito comum em eventos como congressos e simpósios. “A maratona estimula a competitividade dos alunos e serve de estímulo para os estudantes dos primeiros períodos do curso”, destacou.

Bibliotecárias da Católica participam de jornada regional
Por Rodolfo Bourbon

As bibliotecárias da Universidade Católica de Pernambuco Ively Barros e Mércia Ramos participaram da 5ª Jornada Norte/Nordeste de Biblioteconomia e Documentação, encerrada no último sábado (27), no Recife. Durante uma semana, as funcionárias da maior biblioteca da região Nordeste trocaram informações com os profissionais participantes e tiveram a oportunidade de atualizar conhecimentos na área. O evento teve como tema central o Bibliotecário e as organizações: a gestão da informação e do conhecimento para tomada de decisão.

Atividades de rapel e cama elástica lançam empresa de informática na Católica
Por Glaucio Alves

Atividade de RapelQuem passou pelo Jardim da Católica na manhã desta segunda-feira (29) se deparou com uma situação inusitada: alunos descendo de rapel pela janela do terceiro andar do bloco G e uma cama elástica instalada no local. Essas foram as formas de divulgação da empresa de informática Apæx, que deve ser inaugurada no próximo dia 5 de novembro na sala 018 no térreo do bloco A.

A loja é voltada para a comunidade acadêmica em geral e vai prestar serviços de assistência técnica, manutenção e venda de peças e acessórios para computadores. Dos três sócios da empresa, dois são alunos do curso de Ciências da Computação da Católica, Herbert Levi e Guilherme Viana.

A campanha de lançamento da Apæx vai até a quarta-feira (31). Quem tiver coragem e quiser descer de rapel terá que pagar uma taxa de R$ 5. Instrutores capacitados monitoram a colocação do equipamento necessário e a descida, garantindo total segurança. Para os que não gostam de tanta adrenalina, por R$ 2, a cama elástica pode ser uma boa opção.

Pernambuco Redescoberto é o novo blog da Católica
Por Rodolfo Bourbon

PE Redescoberto“Viajar é preciso”, diz a sabedoria popular, parodiando o verso do poeta português Fernando Pessoa. No entanto, muitas vezes uma pergunta paira no ar: ‘para onde’? Aqueles que desejam fazer as malas e seguir viagem, mas possuem esta mesma dúvida e sentem falta de espaços de divulgação de guias e programações turísticas, pode ter no novo blog, criado por estudantes e um professor da Universidade Católica de Pernambuco, um forte aliado.

Pernambuco Redescoberto, desenvolvido a partir do projeto “Pernambuco do Litoral ao Sertão: Mapeamento de Informações dos Espaços Arqueológicos e Turísticos para Veiculação na Internet”, tem como objetivo mapear lugares inóspitos do Estado e catalogar referências. Além disso, o trabalho visa suprir a rede internacional de comunicação com informações sobre espaços ausentes na mídia, desvinculados dos roteiros oficiais realizados pelas operadoras de turismo e, conseqüentemente, desconhecidos da população local e dos visitantes.

A Fortaleza do Buraco, situada no istmo (cordão arenoso) onde ligava as cidades de Olinda e Recife, e o Forte do Picão, no Recife Antigo, próximo às esculturas de Francisco Brennand, são exemplos de locais ‘desvendados’ pela equipe. O blog é atualizado constantemente com os roteiros visitados pelo grupo de pesquisadores, reportagens especiais e um rico acervo fotográfico.

Dentro do projeto, o material textual será transformado em brochura, as fotografias farão parte de exposições e anexos de documentos, enquanto o mapa servirá de suporte para sinopse dos estudos realizados em campo.

Sob a coordenação do professor de Geografia da Católica, vinculado ao curso de Turismo, Jorge José Araújo, o projeto está sendo realizado por uma equipe de trabalho interdisciplinar de voluntários composta pelos alunos: James Davidson de Lima (Turismo), Edinalva Souza (Pedagogia), Leonila Acioly (Biologia), Osvaldo Rocha Neto (História), Rebeca Venice e Vinícius Bezerra (Jornalismo).

CLIQUE AQUI para “redescobrir Pernambuco”.

Estão abertas as inscrições para os Mestrados da Católica
Por Glaucio Alves

Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica em Engenharia Civil, Desenvolvimento de Processos Ambientais, Psicologia Clínica, Ciências da Linguagem, Ciências da Religião e Direito. Todos os mestrados são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As vagas são voltadas a portadores de diplomas concedidos por instituições de nível superior reconhecidos pelo órgão competente vinculado ao Ministério da Educação. São 18 vagas para o Mestrado em Engenharia Civil, 20 para Desenvolvimento de Processos Ambientais, 22 para Psicologia Clínica, 21 para Ciências da Linguagem, 23 para Ciências da Religião e 25 vagas para Direito.

A pré-inscrição deverá ser feita pelo site www.unicap.br/pos/mestrado.htm. Os candidatos devem ficar atentos para entregar todos os documentos exigidos até o dia 23 de novembro na Secretaria de Registros Acadêmicos, localizada na sala 3, no térreo do bloco G4, no campus da Unicap, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h.

Todos os candidatos serão submetidos a processos seletivos únicos. Informações pelo telefone (81) 2119-4369.

Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização
Por Higor Gonçalves

A Coordenação Geral de Pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para sete cursos de Especialização (semestre 2007.2) nas mais diversas áreas do conhecimento. São eles: Ciências Criminais, Direito Processual Civil, Linguagem, Logística Estratégica, Psicologia nas Organizações, Redes de Computadores e Relações Internacionais na Era da Globalização.

Os interessados têm até o dia 30 de novembro para efetuar a inscrição, que deverá ser feita através do site www.unicap.br. Só participará do processo seletivo o candidato que entregar os documentos exigidos na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, situada na Rua Nunes Machado, 42, bloco J, sala 09, na Boa Vista. Os documentos são: Currículo, Cópias autenticadas do Diploma de Graduação, Histórico, Identidade e CPF, além de uma fotografia 3x4.

O horário de atendimento é das 14h às 21h. O resultado da seleção para os sete curso de Especialização da Católica será divulgado no próprio site da Universidade. Informações: (81) 2119-4134.

Professor da Católica ministra curso de roteiro cinematográfico
Por Glaucio Alves

A estrutura e os formatos de roteiro para cinema são os temas abordados no Curso de Roteiro Cinematográfico, ministrado pelo professor do Centro de Ciências Sociais da Católica e Cineasta, Leo Falcão. As aulas vão acontecer nos dias 1º e 8 de dezembro, dois sábados, das 8h às 18h, no Sesc Santa Rita, centro do Recife.

O curso tem 25 vagas e é voltado para estudantes e profissionais de comunicação, educadores e demais pessoas interessadas no estudo de roteiro cinematográfico. Após o final das aulas, os alunos com 75% de carga horária cumprida vão receber certificado.

O custo total do Curso de Roteiro Cinematográfico é de R$ 320, parcelado em duas ou três vezes em cheques (com 20% de desconto para inscrições feitas até o dia 31 de outubro). O curso é promovido pela Agência Comunique. Inscrição e informações pelo telefone (81) 3326-1801 ou pelo site www.comuniquebr.com.  

:.Outras Notícias.:

26/10/2007 - Católica confirma boa participação em seleção de estágio da Rede Globo
26/10/2007 - Estudantes do Liceu Nóbrega se transformam em músicos e poetas
26/10/2007 - Curso de Ciências da Computação promove a I Semana de Informática da Católica
26/10/2007 - Especialização em Ciência Política debate ética e democracia no Brasil
26/10/2007 - Alunas de Jornalismo inovam e criam blog esportivo
26/10/2007 - O Bom Samaritano estréia no Teatro Hermilo Borba Filho
26/10/2007 - Católica promove pré-estréia do filme Sem Controle
26/10/2007 - Alunos de Terapia Ocupacional se preparam para o Enade
25/10/2007 - Quinta em Ritmo e Poesia homenageia poeta pernambucano
25/10/2007 - Capitão Nascimento é julgado e condenado na Católica
25/10/2007 - Professores da Católica participam de encontro de comunicação
25/10/2007 - Neal promove discussão sobre a integração da América do Sul
25/10/2007 - Moura inscreve até sábado candidatos para seu Programa de Trainee
24/10/2007 -
Tribunal de Justiça e OAB são visitados por alunos de Direito
24/10/2007 - II Fórum de Direitos Humanos discute violência contra as mulheres
24/10/2007 - Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, será julgado na Católica
24/10/2007 - Alunos expõem pesquisa sobre revistas pernambucanas do
século XX

18/10/2007 - Inclusão de pessoas com deficiência marca o último dia de palestras do Tactof
18/10/2007 - Tactof encerra ciclo de palestras
18/10/2007 - Professores de Publicidade da Católica participam de encontro nacional
18/10/2007 - Júri simulado coloca o Orkut do banco dos réus
18/10/2007 - Quinta em Ritmo e Poesia reúne artistas pernambucanos na Católica 
18/10/2007 - Tintas Coral abre inscrição para estágio
18/10/2007 - Ex-aluna da Católica organiza exposição fotográfica
18/10/2007 - Festa da turma de Direito promete agitar o fim de semana
17/10/2007 - Acessibilidade foi o tema de abertura do segundo dia do Tactof
17/10/2007 - Público do Tactof entra em contato com produtos de tecnologia assistiva
17/10/2007 - Preservação dos patrimônios culturais é tema de palestra na Católica
17/10/2007 - Ciclo de vida útil dos produtos é tema do “Quinta na Química”
17/10/2007 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000