A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 6 de novembro de 2007 Ano 6

Cientista brasileira da Nasa ministra palestra na Católica
Por Débora Ramalho

Rosaly e Jessyca

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu, nesta terça-feira (06), a cientista da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) Rosaly Lopes. A convite do curso de Física, ela realizou uma conferência abordando temas como carreira, trabalho e pesquisas sobre atividades vulcânicas nos planetas do Sistema Solar.

A especialista tem procurado incentivar jovens que desejam atuar na área de ciência e tecnologia. “Temos que desenvolver e entusiasmar os jovens brasileiros que se interessam pela área. Essa deve ser a principal meta dos profissionais que já estão no mercado”, disse Rosaly.

Em conversa informal, a cientista disse não ter enfrentado preconceitos nem na área que escolheu para trabalhar, nem pelo fato de ser mulher nem tampouco por ser estrangeira. “Se houve algum tipo de preconceito eu não percebi. As mulheres provaram que podem fazer tudo do mesmo jeito que os homens”, afirmou.

Na segunda-feira (5), houve a inauguração da Base de Lançamento de Foguetes Experimentais Dra. Rosaly Lopes, na cidade de Bezerros, no Agreste pernambucano. Diversos colégios do Ensino Médio participaram do evento. O grupo “Nós em Órbita”, formado por alunos do colégio Rosa Gattorno, do Recife, foi o grande campeão no lançamento de foguetes experimentais.

Simpósio discute cuidados em pacientes neurológicos
Por Glaucio Alves

SimpósioPromover uma análise sobre os cuidados com o paciente neurológico nas áreas de Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Esse foi o objetivo do 1º Simpósio de Atualização Multidisciplinar em Paciente Neurológico, realizado nesta terça-feira (6) no auditório G2. A iniciativa partiu dos alunos do 9º período do curso de Fisioterapia da Católica.

Na abertura do evento, o professor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Nelson Moraes, que também é especialista em fisioterapia cardiorrespiratória pela UFPE, falou sobre os cuidados fisioterápicos em pacientes neurológicos. Em seguida, foi a vez do representante da Associação de Parkinson de Pernambuco, José Veloso.

“É uma forma de incentivar o trabalho em equipe na área de saúde. Isso resulta num tratamento mais humanizado ao paciente”, destacou a aluna do 9º período de Fisioterapia Sabrina Lins. A estudante ainda lembrou que a intenção é fazer com que o simpósio aconteça todos os anos. 

Alunos de Relações Públicas aprendem regras de cerimonial na Assembléia Legislativa
Por Glaucio Alves

Os alunos do 4º período do curso de Relações Públicas da Católica tiveram a oportunidade de ver na prática como se monta uma solenidade. A experiência aconteceu na noite de segunda-feira (5), na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), durante a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Cultural Gilberto Freyre, concedida ao cantor e compositor Alceu Valença.

A atividade foi realizada a convite do professor da disciplina de Cerimonial em Relações Públicas da Católica, e também chefe de Cerimonial da Alepe, Francklin Bezerra. Foi observada a composição da mesa de honra, a utilização dos símbolos nacionais (bandeiras e hinos), entre outros detalhes como o roteiro do mestre de cerimônia e circunstâncias que fogem do protocolo.

Os universitários vão produzir um relatório sobre todo o cerimonial observando os pontos comuns vistos em sala de aula durante a disciplina. A atividade é bastante útil para quando os alunos forem organizar eventos promovidos no decorrer do curso.

A Medalha do Mérito Cultural Gilberto Freyre é uma homenagem da Alepe às pessoas que são destaques na área cultural e artística do Estado. A homenagem, criada em 1997, já foi concedida a personalidades pernambucanas, como Francisco Brennand, Naná Vasconcelos e Lia de Itamaracá.

Inscrições para estágio na Ampla terminam amanhã
Por Higor Gonçalves, com informações da Ampla Comunicação

As inscrições para o Programa de Estágio 2008 da agência Ampla terminam nesta quarta-feira (7). As vagas são para estudantes do 4º ao 6º período, dos cursos de Publicidade e Propaganda, Administração, Relações Públicas, Jornalismo e Marketing. As oportunidades são para as áreas de criação (direção de arte e redação), atendimento, mídia e ampla ponto (planejamento e atendimento). Cada aluno poderá concorrer apenas a uma vaga.

Após a inscrição, pelo Site www.ampla.com.br, o candidato deve elaborar um exercício para a área que optou. Os trabalhos (com exceção das provas da criação, que deverão ser entregues em endereço especificado) serão recebidos até o dia 13 de novembro. Os finalistas da primeira etapa vão ser divulgados no site no dia 21 de novembro.

A prova de criação acontecerá no dia 24 de novembro, na sede da Ampla, e o resultado será divulgado no dia 30 de novembro. Para os demais setores (atendimento, mídia e ampla ponto), haverá uma entrevista pessoal entre os dias 22 e 28 de novembro. O resultado final será divulgado também no dia 30.

O programa de estágio da agência Ampla tem duração de seis meses com possibilidade de renovação por mais seis. O estágio, com carga horária de 4 horas, começa a partir do dia 2 de janeiro de 2008.

Informações no Site www.ampla.com.br ou pelo e-mail: estagio@ampla.com.br.

Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica
Por Glaucio Alves

Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica em Engenharia Civil, Desenvolvimento de Processos Ambientais, Psicologia Clínica, Ciências da Linguagem, Ciências da Religião e Direito. Todos os mestrados são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As vagas são voltadas a portadores de diplomas concedidos por instituições de nível superior reconhecidos pelo órgão competente vinculado ao Ministério da Educação. São 18 vagas para o Mestrado em Engenharia Civil, 20 para Desenvolvimento de Processos Ambientais, 22 para Psicologia Clínica, 21 para Ciências da Linguagem, 23 para Ciências da Religião e 25 vagas para Direito.

A pré-inscrição deverá ser feita pelo site www.unicap.br/pos/mestrado.htm. Os candidatos devem ficar atentos para entregar todos os documentos exigidos até o dia 28 de dezembro na Secretaria de Registros Acadêmicos, localizada na sala 3, no térreo do bloco G4, no campus da Unicap, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h.

Todos os candidatos serão submetidos a processos seletivos únicos. Informações pelo telefone (81) 2119-4369.

Aluno de Jornalismo prepara álbum de música conceitual
Por Higor Gonçalves

Bon Rêve. Expressão francesa que traduz a idéia do que seria um “bom som”, algo agradável de ouvir. Em 2004, no entanto, o termo ganhou uma nova grafia. Já o significado, permaneceu o mesmo. Naquele ano, nascia a banda pernambucana de rock alternativo Bon Rever. A proposta era enfatizar o universo da música conceitual, vertente onde as canções contribuem para o mesmo efeito final ou para uma história única.

A banda é composta por Flávio Camacho, no vocal, Marcus Vinicius (guitarra), Walman Filho (bateria) e pelo aluno do sétimo período do curso de Jornalismo Felipe Regis, que também é guitarrista e vocalista. No momento, a banda se encontra em processo de gravação do seu primeiro CD oficial “Johnny e as Flores Mágicas”, que vai contar com 20 faixas. O lançamento do álbum está previsto para o final do ano. “Só posso adiantar que o resultado vai ser muito bom”, afirma Felipe, criando suspense.

Conhecido pelo público dos bares alternativos do Recife, como o Burburinho, o trabalho da Bon Rever é inteiramente produzido na casa dos integrantes. Dentre algumas novidades também para o fim do ano, a banda prepara um curta-metragem em animação contando a história do disco e um videoclipe inédito. Em breve, o trabalho da banda poderá ser conferido no site www.bonrever.com. No site, o público vai ouvir todas as faixas do novo disco, além do videoclipe, curta-metragem e músicas extras para download.

OUTRAs Notícias.:

01/11/2007 - Cientista da Nasa realiza palestra na Católica
01/11/2007 - Tropa de Elite é debatido na Católica sob a ótica cinematográfica, psicológica e jornalística
01/11/2007 - Ex-aluno de Arquitetura narra suas experiências profissionais em palestra
01/11/2007 - Curso de Direito e Pastoral Unicap promovem Oficina de Poesia na UR-5
01/11/2007 - Qualidade de combustíveis é tema do Quinta na Química
01/11/2007 - Católica realiza 3ª edição do Jornada Portas Abertas
01/11/2007 - Budismo é tema de palestra na Católica
01/11/2007 - Ciclo de palestra encerra a I Semana de Informática da Católica
01/11/2007 - I Semana de Informática da Católica chega ao fim
01/11/2007 - Júris Simulados do curso de Direito são baseados no Ratio Studiorum

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000