A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 8 de novembro de 2007 Ano 6

Qualidade dos combustíveis é tema de palestra
Por Débora Ramalho

Palestra sobre combustíveis

A Universidade Católica recebeu hoje (8) a Profª Drª Fernanda Honorato, gerente técnica do Laboratório de Combustíveis da UFPE (LAC), para participar da programação do “Quinta na Química”. O laboratório é referência regional e faz o monitoramento de 1.198 postos do Estado, além de fiscalizar os de Sergipe e Alagoas.

O laboratório recebe amostras para análises vindas de indústrias, empresas do setor produtivo, órgãos reguladores e pessoas civis interessados em obter resultado de adulterações no combustível utilizado. O setor desenvolve um programa de monitoramento, apresentando mensalmente um diagnóstico sobre a qualidade dos combustíveis revendidos em Pernambuco. São avaliados combustíveis como o diesel, álcool, gasolina, lubrificantes, biocombustíveis e derivados do petróleo em geral. O LAC recebeu a ISO-17025 pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) pela qualidade do serviço na análise dos combustíveis oferecido há sete anos.

Palestra sobre combustíveisvA baixa qualidade do combustível comercializado no Brasil tem sido notícia constante na mídia. Em Pernambuco a situação não é diferente. Porém, há seis anos essa degeneração na qualidade vem diminuindo. O teor dos combustíveis é definido através de Portarias, relatadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que trabalha em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco.

Com a instalação de laboratórios como esse, em todo o país, os consumidores saem ganhando com menos prejuízos para veículos, além de ajudar a esclarecer a população a respeito das questões como mercado, meio ambiente e a qualidade dos combustíveis e lubrificantes produzidos no Brasil.

Fisioterapia promove oficina “Saúde do Trabalhador e Ergonomia”
Por Higor Gonçalves

Que tal começar a semana dando um “chega pra lá” no estresse acumulado ao longo do dia? A proposta é do curso de Fisioterapia da Católica, que promove, entre os funcionários da instituição, a oficina “Saúde do Trabalhador e Ergonomia”. Pioneiro nas Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Metropolitana do Recife, o trabalho faz parte da disciplina Ergonomia e Doenças do Trabalho, lecionada aos alunos do 7º período pela professora Maria Goretti Fernandes.

Conhecida como “estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho”, a ergonomia tem os objetivos de possibilitar conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de função.

Na Católica, a oficina teve início no começo de outubro, com os funcionários da Diretoria de Admissão e Registro (DAR) e do Núcleo de Informática e Computação (NIC). “São profissionais que, pela natureza de suas funções, utilizam bastante o computador, um dos principais causadores das doenças ocupacionais”, esclareceu a professora Maria Goretti.

Entre as principais doenças ocupacionais está a tendinite, inflamação dos tendões que surge normalmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento. A oficina “Saúde do Trabalhador e Ergonomia” acontece toda as segundas e quartas-feiras, das 17 às 18h, na sala 503 do Bloco G4. Informações: (81) 2119-4490.

Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica
Por Glaucio Alves

Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica em Engenharia Civil, Desenvolvimento de Processos Ambientais, Psicologia Clínica, Ciências da Linguagem, Ciências da Religião e Direito. Todos os mestrados são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As vagas são voltadas a portadores de diplomas concedidos por instituições de nível superior reconhecidos pelo órgão competente vinculado ao Ministério da Educação. São 18 vagas para o Mestrado em Engenharia Civil, 20 para Desenvolvimento de Processos Ambientais, 22 para Psicologia Clínica, 21 para Ciências da Linguagem, 23 para Ciências da Religião e 25 vagas para Direito.

A pré-inscrição deverá ser feita pelo site www.unicap.br/pos/mestrado.htm. Os candidatos devem ficar atentos para entregar todos os documentos exigidos até o dia 28 de dezembro na Secretaria de Registros Acadêmicos, localizada na sala 3, no térreo do bloco G4, no campus da Unicap, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h.

Todos os candidatos serão submetidos a processos seletivos únicos. Informações pelo telefone (81) 2119-4369.

Ex-aluna de jornalismo ministra cursos de fotografia
Por Glaucio Alves

A ex-aluna de Jornalismo da Católica, Janine Henriques, está ministrando uma série de cursos de fotografia em novembro. Para os dias 9, 16 e 23 de novembro está marcado o curso de fotografia digital, nos turnos da manhã tarde e noite. Neste sábado (10), o dia todo, Janine estará realizando o workshop Noivas e Modelos.

Nas quintas, sextas e domingos pela manhã e pela tarde, a fotógrafa ministra aulas particulares de fotografia analógica, Adobe Photoshop, e análise de fotos. Todos os cursos oferecidos por Janine têm apostilas, aulas teóricas e práticas.

Inscrições e valores dos cursos podem ser obtidos pelo e-mail janinehenriques@gmail.com ou telefone 9982-5629.

OUTRAs Notícias.:

07/11/2007 - Coordenadora geral de pesquisa da Católica recebe a “Medalha Amigo da Marinha”
07/11/2007 - Abertas inscrições para Bacharelado em Teologia
07/11/2007 - Curso de Administração inaugura ciclo de palestras do “Administração em Dia”
07/11/2007 - Neal promove curso de Introdução à Fenomenologia
07/11/2007 - Católica está com inscrições abertas para três cursos MBA
07/11/2007 - Assistente social do Hemope é entrevistada por alunos de Jornalismo
07/11/2007 - Aluno de Fonoaudiologia obteve primeiro lugar em congresso da APAE
06/11/2007 - Cientista brasileira da Nasa ministra palestra na Católica
06/11/2007 - Simpósio discute cuidados em pacientes neurológicos 06/11/2007 - Alunos de Relações Públicas aprendem regras de cerimonial na Assembléia Legislativa
06/11/2007 - Inscrições para estágio na Ampla terminam amanhã
06/11/2007 - Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica
06/11/2007 - Aluno de Jornalismo prepara álbum de música conceitual
Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000