A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 14 de novembro de 2007 Ano 6

Católica oferece aos alunos vários tipos de bolsa de estudo
Por Glaucio Alves

Bolsa de estudo

A Universidade Católica de Pernambuco possui um amplo sistema de bolsas de estudos e financiamentos que beneficia cerca 4.8 mil alunos da graduação neste semestre. O programa é composto pela Bolsa de Assistência Social, Bolsa Prêmio, Programa Universidade para Todos (Prouni), Financiamento Estudantil (Fies) e Crédito Educativo Unicap.

Criado para atender ao aluno com dificuldade econômica para se manter no curso, a Católica oferece a Bolsa de Assistência Social, que concede uma redução de 25% nas mensalidades. Sempre no início de cada período letivo, são abertas as inscrições para essa modalidade de desconto. O aluno tem que comprovar que não pode arcar com o valor da mensalidade.

O Crédito Educativo Católica é um tipo financiamento de 25% resultante do convênio estabelecido com Fundaplub (Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil) e é concedido a cada semestre letivo através do processo seletivo.

Já para os feras que passarem no Vestibular da Católica no primeiro, segundo e terceiro lugar de cada curso, a Universidade concede a Bolsa Prêmio. O aluno que for classificado em primeiro lugar tem um abatimento de 100% na primeira mensalidade, o segundo terá 75%, e o terceiro lugar 50%. Os estudantes continuam com 25% de abatimento na mensalidade até o término do curso.

O Prouni e o Fies são programas criados pelo Ministério da Educação. O primeiro oferece bolsas de estudo de 100% aos estudantes de baixa renda que tenham cursado o ensino médio na rede pública ou particular com bolsa integral. Já o Fies, é destinado a custear parte da semestralidade do aluno com desconto de 30% a 50%.

Quem desejar obter mais informações sobre as bolsas e financiamentos pode procurar a Divisão de Ação Social (DAS), no térreo do Bloco B, das 9h às 12h, 14h às 17h e das 18h às 21h. Se preferir, o interessado pode ligar para a DAS pelo telefone (81) 2119-4416, ou acessar o site www.unicap.br.

Católica participa do III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares
Por Higor Gonçalves

As professoras Graziela Brito Almeida, Maria Cecília Aguiar, Marluce Jacques, Nilza Simões e Olga Matilde Albuquerque, do curso de Pedagogia da Católica, apresentaram cinco trabalhos acadêmicos no III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, realizado desde a última segunda-feira (12), no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

Promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC), o encontro encerrou-se no início da noite de hoje (14). O objetivo foi possibilitar aos participantes a quebra de fronteiras do currículo disciplinar, com a inserção de componentes culturais e sociais.

Na segunda-feira (12), ocorreu a apresentação do trabalho “Ensaios Virtuais: Buscando Nexos no Ensino da Química e Língua Portuguesa”, elaborado pela professora Graziela Brito de Almeida, em parceria com o aluno de Letras José Moreira de Andrade Júnior. No mesmo dia, a aluna de Pedagogia Ana Maria Nascimento apresentou o trabalho “O Currículo Como Instrumento de Promoção da Cidadania”. A pesquisa fez uma leitura a partir do discurso dos egressos de cursos do PNQ pertencentes ao PLANTEQ Recife.

Já a tecnologia como aliada no processo de educação foi a pauta das pesquisas das professoras Marluce Jacques e Olga Matilde Albuquerque, que apresentaram, respectivamente, na terça-feira (13), os trabalhos “Abordagem ‘Caleidoscopiana’ das Tecnologias no Processo Pedagógico Integrativo de Formação de Professores” e “As Tecnologias da Informação e Comunicação (Tics) nos Currículos das Licenciaturas: o Olhar dos Docentes Formadores”.

Nesta quarta-feira (14), último dia do evento, foi a vez da temática “Diretrizes Curriculares dos Cursos do PNQ em Pernambuco: Representações Sociais e Discursos dos seus Participantes sobre Qualificação do Trabalhador”, elaborado pelas docentes Nilza Simões e Maria Cecília Aguiar.

Os trabalhos apresentados por professores e alunos da Católica fizeram parte das sessões dos Grupos de Trabalhos (GT’s) promovidas ao longo do encontro. As sessões aconteciam sempre à tarde, nas salas de aula do Centro de Educação da UFPB.

Inscrições abertas para o XII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
Por Higor Gonçalves

O curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco vai promover, entre os dias 20 e 22 deste mês, o XII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica. Os interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira (16), no Centro Acadêmico de Pedagogia Josué de Castro, situado no 3º andar do Bloco B.

Com os objetivos de refletir sobre o papel do estágio na formação de professores; fortalecer os processos de integração entre a Universidade e as escolas campo-de-estágio; bem como socializar a produção científica dos alunos estagiários e bolsistas do Pibic nas licenciaturas (discutindo o papel da pesquisa na formação do educador), o encontro preparou programação especial, que incluirá mesas-redondas, oficinas pedagógicas, rodas de diálogos, entre outros eventos paralelos. 

As inscrições para o XII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da Católica custam R$ 5. O horário de funcionamento do Centro Acadêmico de Pedagogia Josué de Castro é das 18h às 20h. Informações: (81) 2119-4184.

DA de História promove palestra com Raimundo Carrero
Por Débora Ramalho

O Diretório Acadêmico de História – Professor Sumaia T. Madi – Gestão: “Além do que se vê”, promove nesta terça-feira (20), a Roda de Diálogo com o professor, jornalista e integrante da Academia Pernambucana de Letras, Raimundo Carrero. O encontro terá início a partir das 17h, na sala 801 do Bloco G.

O tema do encontro será “A história na literatura, uma leitura do cotidiano”. O foco principal será a questão dos temas e acontecimentos históricos ocorridos dentro da literatura. O evento conta como hora complementar para os alunos da Católica.

Informações com Adilma Cavalcanti 8876.1797 ou Rodrigo Freire 9413.1106 (dahistoria@gmail.com).

Alunos da Católica são selecionados para estágio na TV Globo
Por Higor Gonçalves, com informações do PE 360 Graus

Três alunos da Universidade Católica de Pernambuco ficaram entre os dez estudantes aprovados no Programa Estagiar da TV Globo Nordeste. O resultado foi divulgado na tarde da última segunda-feira, dia 12 de novembro. Os três novos estagiários são: Maurício Lopes do Nascimento Júnior, Mariana Banja Bezerra Correia e Rafael Salviano Marques Marroquim. Maurício Lopes vai atuar no portal PE 360 graus. Já Mariana Banja e Rafael Marroquim irão para a redação da TV.

Os aprovados devem comparecer ao setor de Recursos Humanos da empresa, na próxima segunda-feira, dia 19 de novembro, às 10h, para encaminhamento aos exames médicos admissionais. Os estudantes precisam apresentar Carteira Profissional, além de cópia do CPF, Título de Eleitor, Carteira Reservista, Comprovante de Residência e Histórico Escolar.

A TV Globo fica na Rua José Dias Raposo, 1000, bairro de Ouro Preto, em Olinda. Informações pelo telefone: (81) 3493-8122.

TVU seleciona estagiários para o Nosso Jornal
Por Glaucio Alves

Os estudantes de Jornalismo de qualquer período, interessados em estagiar em televisão, podem se candidatar, até o dia 23 de novembro, a uma vaga no “Nosso Jornal” (telejornal veiculado à noite pela TVU). As vagas são para redação, reportagem e produção nos turnos manhã, tarde e noite. Os currículos devem ser enviados para o e-mail estagionj@gmail.com.

O processo seletivo é composto por quatro etapas: análise de currículo, prova escrita, teste prático na redação e uma entrevista individual. Na seleção, vão ser levadas em consideração características como agilidade, criatividade, interesse, desenvoltura e facilidade de se comunicar. Para os estagiários, o Nosso Jornal é um espaço de aprendizagem e prática em televisão. Informações pelo telefone da redação do telejornal 3222-1578.

Alunos de Jornalismo divulgam trailer de projeto experimental no Youtube
Por Glaucio Alves

Os alunos Flávia Morgado, Tiago Negreiros e Vanessa Galvão, do 8° período de Jornalismo da Católica, resolveram inovar. Eles postaram no site Youtube o trailer do projeto experimental em vídeo sobre pescadores. O trabalho é intitulado “Vida de mar” e vai ser apresentado pelos estudantes em dezembro. Para conferir o trailer, basta clicar no link.

Para produzir o vídeo, os estudantes escolheram três pescadores de três pontos do litoral pernambucano: Gaibu, Itamaracá e Brasília Teimosa. De acordo com eles, “Vida de mar” exigiu que a equipe acompanhasse o dia-a-dia dos personagens. O projeto tem o objetivo de mostrar como está a profissão, seus desafios e quais as evoluções dessa prática tão antiga e de seus profissionais.

“Mostrar a vida dos pescadores nos pareceu um tema interessante e de grande desafio, já que não é fácil filmar dentro de um barco em alto-mar”, disse a aluna Flávia Morgado. De acordo com os estudantes, o trabalho demandou muito trabalho e habilidade para se filmar em lugares instáveis. “Pra mim foi uma prova de fogo. Morro de medo do mar, mas resolvi enfrentar pelo bem do projeto”, destacou Vanessa Galvão.

OUTRAs Notícias.:

13/11/2007 - Aê elabora campanha dos 60 anos do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco
13/11/2007 - Metagestão é destaque da primeira palestra do “Administração em Dia”
13/11/2007 - Ditadura militar e comunicação é destaque do “História em Debate”
13/11/2007 - Reitor da Católica participa de conferencia internacional em Lisboa
13/11/2007 - Alunos da Católica e do Liceu são crismados
13/11/2007 - Aluno e professor de Jornalismo apresentam trabalho científico no 5º SBPJor
12/11/2007 - Aluna de Direito participará de programa de estágio na Câmara dos Deputados
12/11/2007 - Editor do Diario de Pernambuco participa de palestra do curso de Jornalismo
12/11/2007 - Futuros universitários participam da 3ª Jornada Portas Abertas
12/11/2007 - Alunos do Liceu participam dos Jogos Internos
12/11/2007 - História em Debate discute ditadura militar e comunicação
12/11/2007 - Célula Acadêmica promove o Technical.Net Day
12/11/2007 - Unicap Júnior realiza minicurso sobre o Código de Defesa do Consumidor
12/11/2007 - Sindicato dos Jornalistas e Alepe promovem seminário sobre mídia e violência
12/11/2007 - SDS promove Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000