A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 16 de novembro de 2007 Ano 6

Aluna de Direito vence o Concurso Byron Sarinho de Textos
Por Higor Gonçalves

Aluna de Direito vence o Concurso

A educação, ao invés da repressão, como ponto de partida no combate à violência no Recife. Esse foi o caminho percorrido pela estudante do 6º período do curso de Direito da Católica, Marília Carla Gomes de Andrade, na elaboração do artigo “Recife Mais Educado, Povo Menos Violento”, que disputou a primeira edição do Concurso Byron Sarinho de Textos. Fundamentado em estudos científicos e índices relativos ao assunto, o trabalho de nove páginas foi o grande vencedor do Prêmio, numa solenidade ocorrida na noite da última segunda-feira (12), às 19h, no auditório de uma faculdade situada na Região Metropolitana do Recife.

Para analisar as causas relacionadas à violência no Recife, o artigo aprofundou-se no estudo da professora e pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) Ronivalda de Andrade Melo. O trabalho da docente baseia-se na observação dos fatores que induzem e facilitam a criminalidade. Segundo o artigo da estudante Marília Carla Gomes, a falta dos Direitos Civis (como igualdade e liberdade), dos Direitos Sociais elementares (a exemplo da educação, saúde e trabalho), facilidade no acesso às armas e drogas, polícia ineficiente e reduzido acesso à justiça, são alguns fatores, dentre outros, que contribuem significativamente para a grande incidência dos crimes cometidos na cidade.

De acordo com o artigo, o controle da violência precisa ser obtido com a participação de todos os cidadãos em atividades que permitam o desenvolvimento cultural, artístico e tecnológico. Para Marília Carla de Andrade, o principal direito a ser garantido deve ser a educação de qualidade direcionada na formação de indivíduos conscientes. Nesse aspecto, as polícias têm papel de fundamental importância. “A educação deve se estender também às polícias. Não é possível haver sucesso em trabalhos de prevenção e repressão quando não são estudadas medidas eficazes para tratamento dos infratores, desde a abordagem na rua, no momento do ilícito, até a delegacia”, afirma a estudante, no artigo premiado.

Por ter conquistado a primeira colocação, a estudante Marília Carla Gomes de Andrade foi premiada com um notebook, um crédito de compras no valor de R$ 500 na Livraria Cultura, além de um estágio no Instituto Brasileiro Pró-Cidadania – recompensa que não fazia parte do regulamento do concurso.

Prêmio - Promovido pelo Instituto Byron Sarinho (vinculado ao Partido Popular Socialista – PPS), o I Concurso Byron Sarinho de Textos esteve voltado aos estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas da cidade do Recife. Com o tema “O Recife e a Violência: Causas e Soluções”, o prêmio teve o objetivo de incentivar o debate e a reflexão sobre a questão da violência, além de estimular a produção escrita dos estudantes. Os artigos enviados foram analisados por uma comissão formada por professores universitários e especialistas em violência.

Estudantes da Católica promovem minicurso sobre arqueologia
Por Glaucio Alves

Os estudantes da Católica e estagiários do Laboratório e Museu de Arqueologia, José Lourenço Neto e Renildo Milet estarão realizando um minicurso com o tema "Nosso patrimônio pré-histórico como proposta pedagógica". Quem participar terá a oportunidade de conhecer o museu, debater sobre o tema, entender um pouco mais sobre arqueologia e ainda poderá confeccionar sua própria cerâmica.

O curso será no dia 21 de novembro, às 19h, no Laboratório de Arqueologia, localizado na sala 401, no 4º andar do bloco G. Os participantes do minicurso vão ter direito a um certificado de atividade complementar. Para  participar é necessário se inscrever até o dia 19 pelo e-mail lourenconeto@pop.com.br. Informações pelo telefone (81) 2119-4192.

Inscrições do Vestibular 2008.1 da Católica vão até dia 2 de dezembro

As inscrições para o Vestibular 2008.1 da Universidade Católica de Pernambuco vão até 2 de dezembro e devem ser feitas pelo site www.unicap.br. Os inscritos poderão efetuar o pagamento da taxa de R$ 80,00 em qualquer agência bancária. Estão sendo oferecidas 2.910 vagas distribuídas nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, História, Jornalismo, Letras Português e Espanhol, Letras Português e Inglês, Letras Português, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Relações Públicas, Serviço Social e Teologia,

Os futuros alunos irão estudar numa das maiores instituições de ensino superior do Nordeste, que tem como marcas registradas a tradição e a qualidade. A Unicap está vinculada a uma rede internacional de mais de 200 Universidades Católicas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo e oferece aos seus estudantes vários programas de intercâmbio.  A Católica dispõe de uma estrutura equipada com o que há de mais moderno em laboratórios, salas de aula e clínicas-escolas. O aprendizado é reforçado por uma das melhores e maiores bibliotecas da região. A Biblioteca Central é totalmente informatizada e climatizada e oferece um acervo com mais de 141 mil títulos e quase 429 mil exemplares. Mais informações pelo telefone: (81) 2119-4143.

Católica oferece vários tipos de bolsas de estudo

Os estudantes matriculados na Católica, uma das universidades mais tradicionais do País e que tem dez entre os melhores cursos do Brasil segundo o Guia do Estudante 2007, contam com vários programas de bolsa de estudo e financiamento.

1 – BOLSA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: Programa criado para atender ao aluno carente, que deseja concluir o curso de nível superior em que esteja matriculado. Concede uma redução de 25% nas mensalidades aos alunos cuja carência tenha sido comprovada pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). A inscrição acontece no início de cada período letivo pelo site www.unicap.br.

2 – BOLSA PRÊMIO: É destinada aos alunos classificados através do vestibular nos 1º, 2º e 3º lugares, em cada curso de graduação. Os classificados em 1º lugar recebem uma bolsa de 100% na 1ª parcela; já os classificados em 2º lugar têm direito a uma bolsa de 75% na 1ª parcela e os classificados em 3º lugar recebem uma bolsa de 50% na 1ª parcela. Nas demais parcelas esses alunos terão desconto de 25%.

3 – PROUNI (Programa Universidade Para Todos): É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, e institucionalizado pela Lei 11.096, de 13 de janeiro de 2005, que oferece bolsas de estudo aos estudantes de baixa renda e ainda não-graduados que tenham cursado o ensino médio na rede pública, ou particular com bolsa integral. São requisitos para obtenção do benefício: o exame do Enem e a Inscrição no ProUni. A Católica aderiu ao Programa desde o início de sua criação, com bolsa de 100%. Informações pelo site: www.mec.gov.br/prouni.

4 – FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES): O programa de Financiamento do Ensino Superior foi criado pelo MEC em 1999, em substituição ao Creduc. É destinado a custear parte da semestralidade do aluno que esteja sem condições de se manter no curso. Os alunos contemplados poderão obter um desconto de 30 a 50%. É preciso apresentar um fiador. Esse financiamento é reembolsável após a conclusão do curso. Maiores informações no site: www3.caixa.gov.br/fies.

5 - CREDITO EDUCATIVO CATÓLICA: É um financiamento de 25% resultante do convênio estabelecido com Fundaplub (Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil) é concedido a cada semestre letivo através do processo seletivo aos alunos matriculado que apresentem dificuldades de se manterem nos cursos de graduação. Faz-se necessário apresentar um fiador. É reembolsável, em parcelas e tempo equivalente a sua utilização, após um ano do aluno formado. A inscrição acontece no Início de cada período letivo pelo site www.unicap.br.

Inscrições para cursos de especialização estão abertas até o dia 30

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para sete cursos de especialização. São eles: Ciências Criminais, Direito Processual Civil, Linguagem, Logística Estratégica, Psicologia nas Organizações, Redes de Computadores e Relações Internacionais na Era da Globalização.

Os interessados têm até o dia 30 de novembro para efetuar a inscrição, que deverá ser feita através do site www.unicap.br. Só participará do processo seletivo o candidato que entregar os documentos exigidos na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, situada na Rua Nunes Machado, 42, bloco J, sala 09, na Boa Vista. Os documentos são: Currículo, Cópias autenticadas do Diploma de Graduação, Histórico, Identidade e CPF, além de uma fotografia 3x4.

O horário de atendimento é das 14h às 21h. O resultado da seleção para os sete cursos de especialização da Católica será divulgado no próprio site da Universidade. Informações: (81) 2119-4134.

Católica está com inscrições abertas para seis mestrados

Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica em Engenharia Civil, Desenvolvimento de Processos Ambientais, Psicologia Clínica, Ciências da Linguagem, Ciências da Religião e Direito. Todos os mestrados são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As vagas são voltadas a portadores de diplomas concedidos por instituições de nível superior reconhecidss pelo Ministério da Educação. São 18 vagas para o Mestrado em Engenharia Civil, 20 para Desenvolvimento de Processos Ambientais, 22 para Psicologia Clínica, 21 para Ciências da Linguagem, 23 para Ciências da Religião e 25 vagas para Direito.

A pré-inscrição deverá ser feita pelo site www.unicap.br/pos/mestrado.htm. Os candidatos devem ficar atentos para entregar todos os documentos exigidos até o dia 28 de dezembro na Secretaria de Registros Acadêmicos, localizada na sala 3, no térreo do bloco G4, no campus da Unicap, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h.

Todos os candidatos serão submetidos a processos seletivos únicos. Informações pelo telefone (81) 2119-4369.

Católica está com inscrições abertas para três MBA

A Universidade Católica está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro de 2008 para três cursos MBA: em Gestão de Negócios, em Planejamento e Gestão de Eventos e em Finanças e Controladoria. As inscrições podem ser feitas pelo site www.unicap.br.

O MBA em Gestão de Negócios é voltado para profissionais que estejam interessados em aprofundar e atualizar seus conhecimentos em relação à gestão de empresas. O objetivo do curso é desenvolver uma visão sistêmica do funcionamento de empresas que permita ao aluno compreender como adequar o ambiente de trabalho ao enfoque do negócio.

Para quem se formou em Turismo, Relações Públicas e Administração, e pretende exercer atividades nos diversos segmentos da área de eventos, tem no MBA em Planejamento e Gestão de Eventos uma boa opção de pós-graduação. O objetivo é proporcionar o acesso às informações necessárias à construção do conhecimento em planejamento e gestão de eventos.

Já o curso MBA em Finanças e Controladoria pretende favorecer o acesso a conceitos e técnicas que complementem a formação tanto do profissional de finanças quanto o da área contábil. Além de apresentar as mais modernas técnicas de gestão econômico-financeira e instrumentos de controle de gestão.

Os candidatos devem entregar a documentação exigida na sala 303 do Espaço Executivo, no Bloco G4 da Católica, localizado na Rua Almeida Cunha, 245, Boa Vista, das 9h às 13h e das 14h às 17h. A seleção será realizada por meio da análise do currículo do interessado e histórico escolar, se necessário será realizada uma entrevista individual. Informações (81) 2119-4243.

OUTRAs Notícias.:

14/11/2007 - Católica oferece aos alunos vários tipos de bolsa de estudo
14/11/2007 - Católica participa do III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares
14/11/2007 - Inscrições abertas para o XII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
14/11/2007 - DA de História promove palestra com Raimundo Carrero
Alunos da Católica são selecionados para estágio na TV Globo

14/11/2007 - TVU seleciona estagiários para o Nosso Jornal
14/11/2007 - Alunos de Jornalismo divulgam trailer de projeto experimental no Youtube
13/11/2007 - Aê elabora campanha dos 60 anos do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco
13/11/2007 - Metagestão é destaque da primeira palestra do “Administração em Dia”
13/11/2007 - Ditadura militar e comunicação é destaque do “História em Debate”
13/11/2007 - Reitor da Católica participa de conferencia internacional em Lisboa
13/11/2007 - Alunos da Católica e do Liceu são crismados
13/11/2007 - Aluno e professor de Jornalismo apresentam trabalho científico no 5º SBPJor
Impressão  versão para impressão 

Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000