A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 29 de novembro de 2007 Ano 6

Aluno da Católica é o novo secretário de Turismo de Pernambuco
Por Higor Gonçalves, com informações do Pe360 graus, Blog de Jamildo e o site do deputado

Concluinte da turma 2007.2 do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco, o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PMN-PE) é o novo secretário de Turismo do Estado. A solenidade de posse, presidida pelo governador Eduardo Campos, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 29, no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual. "Estou muito feliz e grato por essa expressão de confiança", afirmou o novo secretário de Turismo de Pernambuco, em seu discurso de posse.

Assumindo a pasta deixada por José Chaves, que assume mandato de deputado federal em Brasília, o novo secretário ingressou na carreira política em 2002, com eleição para a Câmera de Vereadores do Recife, na qual obteve 10.731 votos – na época, o quarto mais votado. Na eleição posterior, em 2004, elegeu-se deputado estadual com 26.078 votos, obtendo a segunda colocação. 

Participante ativo do Movimento Estudantil da Católica, eleito e reeleito presidente do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Pedagogia, Silvio Costa Filho, de apenas 24 anos, recebeu em maio de 2006 o título “Destaque Legislativo”, como o vereador que mais se destacou em Pernambuco.

Já como secretário estadual de Turismo, Sílvio Costa Filho destacou o diálogo com secretários dos Estados vizinhos. “O turismo tem que estar na prioridade nessa pauta do crescimento. Iremos conversar, já na próxima semana, com os secretários de outros Estados nordestinos para criarmos meios de desenvolvermos o turismo como um todo”, afirmou.

A colação de grau oficial de Sílvio Costa Filho, no curso de Pedagogia da Católica, está prevista para o mês de janeiro.

CIPA da Católica elege nova diretoria
Por Higor Gonçalves

CIPACom a missão de zelar pela integridade física e preservação da saúde de todos os funcionários, professores e alunos da Universidade Católica de Pernambuco, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unicap (CIPA) realizou, entre os dias 7, 8  e 9  deste mês, a eleição dos membros titulares e suplentes que irão compor o órgão no próximo ano. Dos 772 professores e funcionários que participaram da eleição, 17 votaram em branco e nove optaram pelo nulo. Já os votos válidos somaram 746 do total.

Entre os funcionários titulares escolhidos para a nova gestão da CIPA, estão Araquitan Wanderly Pereira e Marlene Pinto dos Santos, do Centro de Ciências Sociais (CCS); Josenildo Nicolau da Silva, da Biblioteca Central (BC); e Silvia Maria de Souza, da Divisão de Pessoal (DIPES). Já os suplentes são: Maria da Conceição Pacheco (CCS), Célia Maria de Aguiar (Pró-Reitoria Administrativa/ PRAD) e Nadilza Dias Xavier, da Tesouraria.

Regida pela Lei nº 6.514/77 e regulamentada pela NR-5 do Ministério do Trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Católica tem a atribuição de observar e relatar as possíveis condições de risco que possam ocorrer na Universidade, assim como solicitar medidas eficazes para neutralizar as mesmas. De acordo com Araquitan Pereira, o primeiro ato da nova gestão da CIPA, que vai tomar posse na segunda metade de janeiro de 2008, será estabelecer a periodicidade das reuniões. “Nosso primeiro passo vai ser instituir a freqüência dos encontros, que, ao que tudo indica, serão mensais”, antecipa.

A atual gestão da CIPA, composta por José David Vasconcelos e Claudivam Bezerra de Lima, da Divisão de Serviços Gerais (DSG), Marlene dos Santos e Alessandro Douglas Silva, do CCS, Paulo Roberto Pacheco e Vera Lúcia Borges, da BC, além de Francisco José de Santana, dos cursos de Química, vai promover confraternização para os novos membros titulares e suplentes, no próximo dia 14 de dezembro, no Salão Receptivo da Católica.  A recepção tem início a partir das 14h.

Diretora de jornalismo da TV Globo participa de debate sobre TV Digital na Católica
Por Anne Mendes

Diretora de jornalismo da TV GloboÀs vésperas da estréia da TV Digital no Brasil, um debate foi promovido na Católica nesta quinta-feira (29), às 15h, na sala 510 do Bloco A. Os alunos do curso de Jornalismo tiraram as dúvidas sobre a nova mídia com a diretora de jornalismo da TV Globo Nordeste, Jô Mazarollo, convidada para a discussão.

Com o tema “TV Digital e convergências entre mídias”, o debate foi promovido pelos professores da Católica; Andréa Moreira, de Comunicação Social e Luiz Carlos Marques, de História, em uma parceria da disciplina de História dos Meios de Comunicação.

O novo sistema da TV Digital vai trazer muito mais do que imagem seis vezes mais nítida e som de cinema. O espectador poderá acessar a Internet, acessar o sinal das emissoras através do celular e até comprar os acessórios que os atores usam nas novelas.

Quando o assunto for jornalismo, devido a grande velocidade das informações, será necessário pensar melhor no que vai ao ar. “Teremos que trabalhar de forma mais precisa para garantir o imediatismo que a nossa profissão exige e a qualidade da notícia a ser transmitida”, informou a diretora da TV Globo Nordeste.

A transmissão digital ocorrerá em etapas, primeiro novelas, seguidas de jogos de futebol, até atingir toda a grade da programação. No estado de Pernambuco essa novidade vai demorar um pouco para chegar. “Só em 2009 nós teremos a experiência de conferir programas com a qualidade digital”, informou Jô Mazarollo.

O convite feito a Jô Mazarollo não foi à toa. “Ela é uma profissional objetiva e competente no que faz e essa nova experiência necessita ser discutida dentro da universidade”, declarou a professora Andréa Moreira.

TV Digital – Após muita discussão e estudos foi decidido o modelo para a Televisão Digital Brasileira, o ISDB-T. Criado na década de 90, pelos japoneses, o sistema foi o escolhido principalmente por ser portátil e facilitar a captação do sinal quanto a mobilidade, possibilitando a captação do sinal num aparelho dentro de casa, no automóvel e até mesmo no celular. Aproximadamente 500 milhões de dólares foram investidos para a instalação dessa novidade no Brasil.

Jornalismo on-line será debatido na Católica
Por Anne Mendes

A Católica recebe nesta sexta-feira (30), a partir das 18h30, na sala 510 do Bloco A, convidados para discutir Jornalismo on-line: as novas perspectivas na Web. O ex-aluno da Universidade e um dos criadores do PE Body Count, (site que recebeu o prêmio Vladmir Herzog de jornalismo) Carlos Eduardo e o aluno da UNICAP e também um dos fundadores de O Grito, Paulo Floro, serão os convidados da noite.

Regional Nordeste do Ministério da Cultura abre inscrição para estágio em jornalismo
Por Glaucio Alves

A Representação da Regional Nordeste do Ministério da Cultura está com inscrições abertas até o dia 5 de dezembro para seu programa de estágio. São duas vagas para estudantes que estejam cursando entre o 5º e 7º período do curso de Jornalismo. A remuneração é de R$ 520,00 e a carga horária é de 8h diárias (manhã e tarde). O contrato é de seis meses renovável por mais seis.

Os interessados têm que ter conhecimento básico em linguagem jornalística para meio Impresso e Internet. Saber usar programas de editoração de textos e edição de imagens, conhecimento básico em vídeo, rádio e fotografia. Os candidatos também têm que ter experiência em webdesign e administração de Sites.

A seleção é composta por duas etapas, análise de currículo e entrevista eliminatória, marcada para os dias 10 e 11 de dezembro. O resultado vai ser divulgado no dia 12. As inscrições pedem ser feitas no Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) ou enviando o currículo para o e-mail ascom.minc.ne@gmail.com

OUTRAs Notícias.:

28 /11/2007 - Direitos Sociais foi o tema do último encontro do II Fórum de Direitos Humanos do Recife
28 /11/2007 - Jornalismo Científico e Ambiental foi debatido na Católica
28 /11/2007 - Seminário questiona a influência da mídia na busca do corpo perfeito
28 /11/2007 - Jornalista Paulo Markun debate em Recife o papel da Televisão e Rádio Pública no Brasil
28 /11/2007 - Abruc empossa presidente e diretores
28 /11/2007 - Inscrições para cursos de especialização acabam dia 30
27 /11/2007 - Ex-aluno da Católica é novo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros
27 /11/2007 - Debate discute Jornalismo Científico e Ambiental na Católica
27 /11/2007 - Bolsas de estudo da Capes terão aumento de 20%
27 /11/2007 - CEPE realiza debate sobre papel da Televisão e Rádio Pública no Brasil
27 /11/2007 - Fórum Inter-religioso da Católica debateu o Budismo
27 /11/2007 - Clínica-Volante atende em comunidade de Jaboatão dos Guararapes
26 /11/2007 - Abertas as inscrições para o ProUni
26 /11/2007 - Alunos de Publicidade promovem campanha para arrecadar alimentos para asilos
23 /11/2007 - Inscrições para cursos de especialização estão abertas até o dia 30
23 /11/2007 - Inscrições para o Vestibular vão até 2 de dezembro
23 /11/2007 - Católica oferece vários tipos de bolsas de estudo 
23 /11/2007 - Católica está com inscrições abertas para seis mestrados
23 /11/2007 - Inscrições abertas para três MBA da Unicap
Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000