A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 23 de novembro de 2007 Ano 6

Parceria com universidade internacional promove curso sobre Pobreza na América Latina
Por Glaucio Alves

Curso sobre Pobreza na América  Latina

A Universidade Católica de Pernambuco firmou uma parceria com a Pontifícia Universidade Javeriana de Cali, na Colômbia, para oferecer o Curso Continental sobre Pobreza na América Latina. O projeto é promovido pela Associação de Universidades Jesuítas da América Latina (Ausjal). As aulas são totalmente on-line e darão aos estudantes a oportunidade de conhecer e discutir projetos para redução da pobreza na região.

Ao todo, 25 estudantes da Unicap (a partir do 6º período) poderão participar do projeto. A Católica é a segunda universidade jesuíta do País, vinculada à associação, a firmar o convênio com a instituição colombiana. A primeira é a Unisinos, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. O curso constitui a primeira experiência em universidades da rede Ausjal através da qual estudantes e professores de 15 países poderão interagir sobre o tema “Pobreza na América Latina”.

Os interessados podem escolher três países latinos para estudar. O material de estudo é repassado por meio do site Blackboard (ferramenta mundialmente utilizada no ensino superior, permitindo o gerenciamento e utilização por grande número de alunos). Cada estudante poderá acessar os textos de qualquer computador conectado à Internet. O curso tem duração de um semestre letivo, cerca de quatro meses. 

“A idéia é que cada um possa contribuir com sua profissão para reduzir os índices de pobreza na América Latina”, destacou a representante da universidade colombiana, Nancy Valero. “É uma experiência muito positiva, existe uma grande diversidade no material fornecido”, enfatizou o coordenador do curso de Ciências Econômicas da Católica, Thales Castro, que participou do curso juntamente com a coordenadora do Núcleo de Apoio aos Movimentos Populares (Nuampo) da Unicap, professora Odalisca Cavalcanti.

Os interessados podem mandar um e-mail para thales@unicap.br e odalisca@unicap.br para informações sobre inscrição e seleção dos candidatos. O pré-requisito é ter uma boa compreensão de leitura em espanhol (uma vez que não é necessário falar o idioma), e estar cursando a partir do 6º período de qualquer graduação da Unicap. A expectativa é que a primeira turma seja formada no primeiro semestre de 2008.

Curso de Introdução à Fenomenologia chega ao fim
Por Higor Gonçalves

Curso de FenomenologiaNascida na segunda metade do século XIX a partir de análises sobre a intencionalidade da consciência humana, a Fenomenologia (doutrina que descreve, compreende e interpreta os fenômenos que se apresentam à percepção) propõe o fim da separação entre "sujeito" e "objeto". O tema, debatido por inúmeras correntes filosóficas, foi a essência do curso “Introdução à Fenomenologia”, que terminou na tarde de hoje, dia 23.

Promovido desde a última segunda-feira (19) pelo Núcleo de Estudos para a América Latina da Católica (Neal), o encontro foi ministrado pelo doutor em Filosofia e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo de Oliveira Moraes. As aulas aconteceram na sala 501 do Bloco G4, sempre às 14h.

Inédito na Unicap, o curso foi idealizado a partir do livro “Introdução à Fenomenologia” (Editora Loyola, 248 páginas.), do Ph.D. em Filosofia e professor da Universidade Católica da América, nos Estados Unidos, Robert Sokolowski. Traduzida para o português pelo professor Alfredo Moraes, a obra serviu de parâmetro para as palestras do curso, que também discutiu sobre os conceitos de “temporalidade”, “fenomenologia do si (self)”, “estruturas formais da doutrina”, dentre outros assuntos.

No livro, Sokolowski faz um apanhado da história da Fenomenologia, focando na diversidade das abordagens, sobretudo na dialética de Hegel para a compreensão do tema. “O objetivo da Fenomenologia é atingir à intuição das essências, ou seja: permear o conteúdo inteligível e ideal dos fenômenos”, destacou Alfredo Moraes no primeiro dia do encontro.

As essências ou significações (noemas), no jargão da filosofia, são os objetos visados pelos atos intencionais da consciência (noesis). A partir dessa perspectiva, a consciência é compreendida como uma atividade constituída por atos como percepção, imaginação, especulação, paixão, com os quais se pretende alguma coisa.

Para marcar o fim do curso deIntrodução à Fenomenologia, foi realizadoum coffe-break para os participantes, às 17h, na sede do Neal, situada no setor “E”, no 7º andar do G4.

Palestra na Católica aborda pobreza, exclusão social e direitos ao desenvolvimento

O Fórum de Direitos Humanos do Recife, dando continuidade às suas atividades, realiza na próxima quarta-feira (28), das 8h às 12h, no Auditório G2, 1ª andar do bloco G da Católica, o ciclo de palestras com o tema “Pobreza, Exclusão Social e Direitos ao Desenvolvimento”. O evento é uma iniciativa da Universidade Católica de Pernambuco em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. Informações pelo telefone 3232-8326

Madrigal Unicap apresenta Árias e Duetos de Óperas
Por Higor Gonçalves

O Grupo Madrigal Unicap vai promover no dia 30 deste mês, às 20 horas, na Capela da Católica, seu penúltimo recital do ano. Desta vez, o grupo fará uma apresentação com Árias e Duetos de Óperas. Interpretado pelos solistas do madrigal, o espetáculo contará com composições de mestres como Antonio Vivaldi, Vicenzo Bellini, Francesco Piave, dentre outros grandes nomes da música clássica. A entrada é franca.

Significado - Ária é qualquer composição musical escrita para um cantor solista. Geralmente, usa-se o termo quando a composição faz parte de uma obra maior, como uma ópera, cantata ou oratório. Já os duetos, são composições elaboradas para duas vozes (ou dois instrumentos), quase sempre contidas dentro de espetáculos maiores, em especial as óperas.

Inscrições para cursos de especialização estão abertas até o dia 30

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para sete cursos de especialização. São eles: Ciências Criminais, Direito Processual Civil, Linguagem, Logística Estratégica, Psicologia nas Organizações, Redes de Computadores e Relações Internacionais na Era da Globalização.

Os interessados têm até o dia 30 de novembro para efetuar a inscrição, que deverá ser feita através do site www.unicap.br. Só participará do processo seletivo o candidato que entregar os documentos exigidos na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, situada na Rua Nunes Machado, 42, bloco J, sala 09, na Boa Vista. Os documentos são: Currículo, Cópias autenticadas do Diploma de Graduação, Histórico, Identidade e CPF, além de uma fotografia 3x4.

O horário de atendimento é das 14h às 21h. O resultado da seleção para os sete cursos de especialização da Católica será divulgado no próprio site da Universidade. Informações: (81) 2119-4134.

Inscrições para o Vestibular vão até 2 de dezembro 

As inscrições para o Vestibular 2008.1 da Universidade Católica de Pernambuco vão até o dia 2 de dezembro e devem ser feitas pelo site www.unicap.br. Os inscritos poderão efetuar o pagamento da taxa de R$ 80,00 em qualquer agência bancária. Estão sendo oferecidas 3.030 vagas distribuídas nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, História, Jornalismo, Letras Português e Espanhol, Letras Português e Inglês, Letras Português, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Relações Públicas, Serviço Social e Teologia.

Os futuros alunos irão estudar numa das maiores instituições de ensino superior do Nordeste, que tem como marcas registradas a tradição e a qualidade. A Unicap está vinculada a uma rede internacional de mais de 200 Universidades Católicas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo e oferece aos seus estudantes vários programas de intercâmbio.  A Católica dispõe de uma estrutura formada por 115 laboratórios, salas de aula, auditórios e quatro clínicas-escola, equipados com o que há de mais moderno. A Católica também investe em pesquisa e seus alunos contam com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que estimula a formação de jovens cientistas.

O aprendizado é reforçado por uma das melhores e maiores bibliotecas da região. A Biblioteca Central é totalmente informatizada e climatizada e oferece um acervo com mais de 141 mil títulos e quase 429 mil exemplares. Os alunos da Católica podem fazer parte também de grupos culturais e equipes esportivas, além de desenvolver atividades sociais.  Mais informações pelo telefone: (81) 2119-4143. 
 

Católica oferece vários tipos de bolsas de estudo 

Os estudantes matriculados na Católica, uma das universidades mais tradicionais do País, contam com vários programas de bolsa de estudo e financiamento. 

1 – BOLSA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: Programa criado para atender ao aluno carente, que deseja concluir o curso de nível superior em que esteja matriculado. Concede uma redução de 25% nas mensalidades aos alunos cuja carência tenha sido comprovada pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). A inscrição acontece no início de cada período letivo pelo site www.unicap.br. 

2 – BOLSA PRÊMIO: É destinada aos alunos classificados através do vestibular nos 1º, 2º e 3º lugares, em cada curso de graduação. Os classificados em 1º lugar recebem uma bolsa de 100% na 1ª parcela; já os classificados em 2º lugar têm direito a uma bolsa de 75% na 1ª parcela e os classificados em 3º lugar recebem uma bolsa de 50% na 1ª parcela. Nas demais parcelas esses alunos terão desconto de 25%. 

3 – PROUNI (Programa Universidade Para Todos): É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, e institucionalizado pela Lei 11.096, de 13 de janeiro de 2005, que oferece bolsas de estudo aos estudantes de baixa renda e ainda não-graduados que tenham cursado o ensino médio na rede pública, ou particular com bolsa integral. São requisitos para obtenção do benefício: o exame do Enem e a Inscrição no ProUni. A Católica aderiu ao Programa desde o início de sua criação, com bolsa de 100%. Informações pelo site: www.mec.gov.br/prouni. 

4 - FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES): O programa de Financiamento do Ensino Superior foi criado pelo MEC em 1999, em substituição ao Creduc. É destinado a custear parte da semestralidade do aluno que esteja sem condições de se manter no curso. Os alunos contemplados poderão obter um desconto de 30 a 50%. É preciso apresentar um fiador. Esse financiamento é reembolsável após a conclusão do curso. Maiores informações no site: www3.caixa.gov.br/fies.  

5 - CRÉDITO EDUCATIVO CATÓLICA: É um financiamento de 25% resultante do convênio estabelecido com Fundaplub (Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil) é concedido a cada semestre letivo através do processo seletivo aos alunos matriculado que apresentem dificuldades de se manterem nos cursos de graduação. Faz-se necessário apresentar um fiador. É reembolsável, em parcelas e tempo equivalente a sua utilização, após um ano do aluno formado. A inscrição acontece no Início de cada período letivo pelo site www.unicap.br.

6 - BOLSA PARA FUNCIONÁRIOS E DEPENDENTES: O benefício é concedido aos funcionários e professores da Católica, bem como a seus respectivos dependentes diretos (filhos e cônjugues). Aqueles com carga horária de 40 horas semanais têm direito a bolsa integral na mensalidade dos cursos de graduação. Já os funcionários que trabalham até 34 horas têm desconto de 75% no valor da mensalidade e os professores, de 50%.

7 - PROGRAMA FIDELIDADE: Redução de 10% sobre o valor da mensalidade para quem tem irmãos matriculados na Católica. Esse é o objetivo do Programa Fidelidade Unicap, instituído no mês de outubro e que será aplicado já a partir do período letivo 2008.1. O benefício vai contemplar os alunos que comprovarem dependência fiscal perante os pais, tutores ou avós, conforme disposto na legislação do Imposto Sobre a Renda. O incentivo é válido somente a partir do segundo irmão matriculado, desde que o mesmo não possua bolsa ou financiamento estudantil de qualquer tipo. A redução do Programa Fidelidade Unicap é concedida já a partir da segunda parcela da mensalidade.

Católica está com inscrições abertas para seis mestrados

Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica em Engenharia Civil, Desenvolvimento de Processos Ambientais, Psicologia Clínica, Ciências da Linguagem, Ciências da Religião e Direito. Todos os mestrados são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As vagas são voltadas a portadores de diplomas concedidos por instituições de nível superior reconhecidos pelo Ministério da Educação. São 18 vagas para o Mestrado em Engenharia Civil, 20 para Desenvolvimento de Processos Ambientais, 22 para Psicologia Clínica, 21 para Ciências da Linguagem, 23 para Ciências da Religião e 25 vagas para Direito.

A pré-inscrição deverá ser feita pelo site www.unicap.br/pos/mestrado.htm. Os candidatos devem ficar atentos para entregar todos os documentos exigidos até o dia 28 de dezembro na Secretaria de Registros Acadêmicos, localizada na sala 3, no térreo do bloco G4, no campus da Unicap, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h.

Todos os candidatos serão submetidos a processos seletivos únicos. Informações pelo telefone (81) 2119-4369.

Inscrições abertas para três MBA da Unicap

A Universidade Católica está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro de 2008 para três cursos MBA: em Gestão de Negócios, em Planejamento e Gestão de Eventos e em Finanças e Controladoria. As inscrições podem ser feitas pelo site www.unicap.br.

O MBA em Gestão de Negócios é voltado para profissionais que estejam interessados em aprofundar e atualizar seus conhecimentos em relação à gestão de empresas. O objetivo do curso é desenvolver uma visão sistêmica do funcionamento de empresas que permita ao aluno compreender como adequar o ambiente de trabalho ao enfoque do negócio.

Para quem se formou em Turismo, Relações Públicas e Administração, e pretende exercer atividades nos diversos segmentos da área de eventos, tem no MBA em Planejamento e Gestão de Eventos uma boa opção de pós-graduação. O objetivo é proporcionar o acesso às informações necessárias à construção do conhecimento em planejamento e gestão de eventos.

Já o curso MBA em Finanças e Controladoria pretende favorecer o acesso a conceitos e técnicas que complementem a formação tanto do profissional de finanças quanto o da área contábil. Além de apresentar as mais modernas técnicas de gestão econômico-financeira e instrumentos de controle de gestão.

Os candidatos devem entregar a documentação exigida na sala 303 do Espaço Executivo, no Bloco G4 da Católica, localizado na Rua Almeida Cunha, 245, Boa Vista, das 9h às 13h e das 14h às 17h. A seleção será realizada por meio da análise do currículo do interessado e histórico escolar, se necessário será realizada uma entrevista individual. Informações (81) 2119-4243.

OUTRAs Notícias.:

22 /11/2007 - Alunos de Arquitetura visitam fábrica da Iquine e a Casa Cor PE
22 /11/2007 - Quinta em Ritmo e Poesia na Católica recebeu Maciel Melo
22 /11/2007 - Dados sobre os cursos de Engenharia Ambiental são debatidos no Quinta na Química
22 /11/2007 - Projeto de alunos de Arquitetura da Católica é finalista da 7ª Bia
22 /11/2007 - Coordenador do curso de Direito participa de seminário em Brasília
22 /11/2007 - Professor e aluno de Jornalismo expõem pesquisa acadêmica no 5º SBPJor
21 /11/2007 - Reitor da Católica retorna de conferência internacional promovida em Lisboa
21 /11/2007 - Seminário discute políticas públicas para pessoas com deficiência
21 /11/2007 - Projeto Cinco e Meia promove debate sobre filosofia para crianças e adolescentes
20 /11/2007 - Novo presidente do TJPE é ex-aluno da Católica
20 /11/2007 - Ex-aluno da Católica é novo colunista-assistente do JC
20 /11/2007 - Alunos de Arquitetura visitam fábrica da Iquine e Casa Cor PE 2007
20 /11/2007 - Inscrições do Vestibular 2008.1 da Católica vão até dia 2 de dezembro
19 /11/2007 - Filosofia realiza curso de Introdução à Fenomenologia
19 /11/2007 - Aluno de Arquitetura tem projeto premiado
19 /11/2007 - Alunos de Direito simulam julgamento
19 /11/2007 - Ex-aluna da Católica lança livro sobre o cotidiano feminino
19 /11/2007 - Quinta na Química debate Fórum de Coordenadores dos Cursos de Engenharia Ambiental
16 /11/2007 - Aluna de Direito vence o Concurso Byron Sarinho de Textos
16/11/2007 - Estudantes da Católica promovem minicurso sobre arqueologia
16/11/2007 - Inscrições do Vestibular 2008.1 da Católica vão até dia 2 de dezembro
16/11/2007 - Católica oferece vários tipos de bolsas de estudo
16/11/2007 - Inscrições para cursos de especialização estão abertas até o dia 30
16/11/2007 - Católica está com inscrições abertas para seis mestrados
16/11/2007 - Católica está com inscrições abertas para três MBA
Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000