A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 22 de novembro de 2007 Ano 6

Alunos de Arquitetura visitam fábrica da Iquine e a Casa Cor PE
Por Anne Mendes

visita a fábrica Iquine

Muita cor, textura, tendências e decoração. Essas foram as principais atrações da visita técnica realizada, nesta quarta (21), pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco à fábrica das Tintas Iquine e à Casa Cor Pernambuco 2007.

Um ônibus cedido pelas Tintas Iquine levou os estudantes até a fábrica, localizada no Parque Industrial de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. Ocupando uma área de 16.000 m2, o complexo de tintas é considerado o maior e mais moderno do Norte e Nordeste.

Na visita, os estudantes puderam conhecer todo o processo de fabricação dos produtos que vão de tintas para ambientes a tintas automotivas. Os alunos ainda foram levados para o auditório da indústria, onde assistiram a um vídeo institucional que apresentou, entre outras coisas, os novos produtos da Iquine.

Os visitantes ganharam kits com materiais úteis para a profissão de arquitetura. “Fazemos essa visita com várias turmas. Vivenciar o dia-a-dia da profissão que eles pretendem seguir é sempre muito bom. O ânimo deles aumenta para continuar estudando”, declarou a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica, professora Andréa Câmara.

Para completar o dia, os futuros arquitetos foram conhecer a Casa Cor Pernambuco 2007. Na 11ª edição da Casa, o grupo pode verificar as novas tendências da decoração pernambucana em todos os tipos de ambientes, como jardim, quartos, banheiros, entre outros. “É ótimo quando podemos sair da sala de aula para ver como funciona, na prática, o que estamos estudando. Devíamos fazer isso sempre. Isso aqui é maravilhoso!” Exclamou Ana Karenine, aluna do 9º período.

Ambientes como o Estúdio do Casal, projetado por Zezinho Santos e arquitetos; o Spa em Casa, de Josemar Costa Junior e o Quarto do Bebê, projetado por Malu Carvalho, Rita Lubambo e Sofia Clemente Costa se destacam nesta edição da Casa Cor Pernambuco.

A exposição dos ambientes vai até o dia 16 de dezembro com horários de funcionamento diferentes: de terça a sábado das 16h às 23h e no domingo das 11h às 19h. A Casa Cor Pernambuco está localizada na Avenida Rui Barbosa, 779, bairro das Graças. Informações pelo telefone: (81) 3423.1016.

Quinta em Ritmo e Poesia na Católica recebeu Maciel Melo
Por Anne Mendes

Maciel MeloUm dos principais nomes da música pernambucana garantiu a diversão dos alunos, professores e funcionários da Católica nesta quinta-feira (22). O cantor e compositor Maciel Melo foi o convidado especial do projeto Quinta em Ritmo e Poesia na Católica. O público que lotou o hall do bloco G pôde conferir um recital das letras de um dos mais antigos compositores de forró em atividade no Nordeste. A poesia de Maciel Melo vem do berço, pois grande parte da sua família era de poetas.

Como não podia deixar de ser, após cada leitura Maciel dava uma palhinha. Sucessos como A Poeira e a Estrada e Maria de Santa Fé embalaram a agradável tarde desta edição da Quinta em Ritmo e Poesia, um projeto da Pastoral em parceria com o curso de Letras da Católica para divulgar a boa poesia e a música de qualidade. O encontro do ritmo com a poesia tem dia e hora marcada, toda quinta-feira no hall do bloco G da Católica, a partir das 16h30.

Dados sobre os cursos de Engenharia Ambiental são debatidos no Quinta na Química
Por Higor Gonçalves

debate no Quinto na QuímicaO Projeto Quinta na Química recebeu na tarde de hoje (22), na sala 113 do Bloco D, a secretária da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (Asbea), Lúcia Helena Xavier. Iniciado às 17h, o debate contou com a participação de professores e alunos dos cursos de Química da Católica. O objetivo foi divulgar dados recentes do "Relato do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Engenharia Ambiental", estudo elaborado pela Asbea com o intuito de reunir informações sobre o contexto dos cursos de Engenharia Ambiental ensinados nas diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do País.

De acordo com dados deste ano, o Brasil conta com 100 cursos de Engenharia Ambiental, oferecidos em 91 centros de formação. A carga-horária tem a média de 3.924,8 horas-aula. A região que mais oferece cursos é o Sudeste (51), seguida do Sul, com 24, e o Nordeste, que ocupa a terceira colocação, reunindo 12 cursos de Engenharia Ambiental. Nesse contexto está o curso da Universidade Católica de Pernambuco, reconhecido pela Portaria do MEC nº 2.651 (de 27.07.2005). Com carga-horária de 3.600 horas-aula, a graduação da Unicap tem o objetivo de preparar engenheiros com sólida capacidade para análise e resolução de problemas ambientais.

O primeiro curso de Engenharia Ambiental criado no País foi o da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), campus de Canoas (RS), implementado em dezembro de 1989. No entanto, o primeiro que entrou em funcionamento foi o da Universidade de Federal de Tocantins (UFT), datado de 9 de março de 1992.

De acordo com Lúcia Helena Xavier, a procura pela graduação tem crescido ao longo dos anos. “É cada vez maior o interesse pelos cursos de Engenharia Ambiental, que hoje conta com 100 graduações no País”, afirmou.

Graduação -A Engenharia Ambiental (ou Engenharia do Ambiente) é um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vista a promover o desenvolvimento sustentável.

Projeto de alunos de Arquitetura da Católica é finalista da 7ª Bia
Por Anne Mendes

Alunos do 5o, 6o e 7o períodos da Católica estão na expectativa pelo resultado final da 7a Bienal Internacional de Arquitetura (BIA) que este ano acontece em São Paulo. Após um longo processo seletivo, onde 68 trabalhos foram inscritos, o projeto dos alunos da Católica Desenhando a coexistência: estratégias de desenho urbano para o campus da UNICAP e Rua do Príncipe está entre os 32 finalistas.

No projeto, composto de uma maquete e oito painéis, intervenções na Rua do Príncipe e mudanças no prédio da Católica podem ser encontrados. “Através de estudos os alunos descobriram alguns problemas urbanos nas redondezas da Universidade. O Projeto Carona, por exemplo, facilitaria a acessibilidade no estacionamento, pois dos automóveis encontrados no espaço, 70% só vêm com o motorista”, afirmou a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica, professora Andréa Câmara.

A seleção garantiu aos alunos uma visita ao estado de São Paulo, onde puderam conferir a exposição de mais de 300 maquetes na BIA, onde um dos trabalhos era o da Universidade. “Nossa maior vontade era ver o trabalho exposto na Bienal e depois de tantas seleções nossas idéias estão lá. Sonho realizado! O que vier agora é lucro”, declarou a estudante do 7º período de Arquitetura e Urbanismo da Católica, Cecília Peixoto, que faz parte do grupo de 13 alunos responsáveis pela criação do projeto com orientação dos professores Clarissa Duarte e Ricardo Pessoa de Melo.

Numa última análise, a ser realizada, dos trabalhos expostos na Bienal serão selecionados três projetos como vencedores da 7a edição da BIA. O resultado sai na próxima terça-feira (27).

7ª Bienal Internacional de Arquitetura – BIA

De 10 de novembro a 16 de dezembro o InstitutoArquitetos do Brasil (IAB) e a Fundação Bienal de São Paulo realizam a 7a edição da Bienal Internacional de Arquitetura (BIA) de São Paulo, considerada uma das maiores mostras de arquitetura do mundo. A primeira BIA foi realizada em 1975, desde então ocorre de dois em dois anos revelando talentos da arquitetura para todo o mundo.

Coordenador do curso de Direito participa de seminário em Brasília
Por Glaucio Alves

O coordenador do curso de Direito, professor Marcelo Labanca, participa, entre os dias 26 e 27 de novembro, do X Seminário de Ensino Jurídico, que acontece em Brasília. O evento é promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e tem o objetivo de discutir o ensino de Direito em todo País.

Com o tema “A docência jurídica no contexto do ensino superior na contemporaneidade”, o seminário é destinado a advogados, professores e diretores de faculdades. Serão apresentados painéis com temas relacionados ao ensino jurídico, a formação do bacharel e a busca da melhor qualidade nos cursos de Direito.

Professor e aluno de Jornalismo expõem pesquisa acadêmica no 5º SBPJor
Por Higor Gonçalves

“Crítica e Cidadania na Construção do Discurso dos Periódicos: Folha de Pernambuco, Jornal do Commercio, Correio Braziliense e Folha de São Paulo”. Esse é o título da pesquisa científica que o aluno Rafael Marroquim e o professor Heitor Rocha apresentaram na quinta edição do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (5º SBPJor), realizado entre os dias 15 e 17 deste mês, no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFSE).

Terceiro colocado geral na última Semana de Integração da Católica (Siucs), o trabalho, que teve início em julho de 2006, fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). De acordo com o estudante Rafael Marroquim, um dos pontos verificados na pesquisa foi o de que mesmo no período de eleições, momento marcado por grande disputa entre os candidatos, os jornais publicam alto índice de matérias elaboradas sob a lógica da força e pressões externas, como o dinheiro e poder.

Segundo o professor Heitor Rocha, orientador da pesquisa, os veículos de comunicação tendem a apresentar versões parciais sobre os acontecimentos políticos. “Esse é um contexto que aparentemente satisfaz as necessidades da população, mas que não tem correlação com a verdadeira proposta da mídia, que é realizar o debate consistente entre os diversos segmentos da sociedade”, destacou o docente. Continuidade de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na Unicap desde 2000, o trabalho tem o compromisso de promover avaliação contínua do jornalismo.  

5º SBPJor - Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), o 5º SBPJor contou com programação composta por uma conferência principal e duas mesas-temáticas. O objetivo do encontro foi aprimorar o debate metodológico entre os pesquisadores da área.

OUTRAs Notícias.:

21 /11/2007 - Reitor da Católica retorna de conferência internacional promovida em Lisboa
21 /11/2007 - Seminário discute políticas públicas para pessoas com deficiência
21 /11/2007 - Projeto Cinco e Meia promove debate sobre filosofia para crianças e adolescentes
20 /11/2007 - Novo presidente do TJPE é ex-aluno da Católica
20 /11/2007 - Ex-aluno da Católica é novo colunista-assistente do JC
20 /11/2007 - Alunos de Arquitetura visitam fábrica da Iquine e Casa Cor PE 2007
20 /11/2007 - Inscrições do Vestibular 2008.1 da Católica vão até dia 2 de dezembro
19 /11/2007 - Filosofia realiza curso de Introdução à Fenomenologia
19 /11/2007 - Aluno de Arquitetura tem projeto premiado
19 /11/2007 - Alunos de Direito simulam julgamento
19 /11/2007 - Ex-aluna da Católica lança livro sobre o cotidiano feminino
19 /11/2007 - Quinta na Química debate Fórum de Coordenadores dos Cursos de Engenharia Ambiental
16 /11/2007 - Aluna de Direito vence o Concurso Byron Sarinho de Textos
16/11/2007 - Estudantes da Católica promovem minicurso sobre arqueologia
16/11/2007 - Inscrições do Vestibular 2008.1 da Católica vão até dia 2 de dezembro
16/11/2007 - Católica oferece vários tipos de bolsas de estudo
16/11/2007 - Inscrições para cursos de especialização estão abertas até o dia 30
16/11/2007 - Católica está com inscrições abertas para seis mestrados
16/11/2007 - Católica está com inscrições abertas para três MBA
Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000