A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 30 de novembro de 2007 Ano 6

Equipe feminina de Tênis de Mesa da Católica conquista Título Estadual
Por Anne Mendes

Na última quarta-feira (28) a equipe adulto-feminina de Tênis de Mesa da Católica conquistou o Título Estadual da categoria. Taciana Saldanha e Iara Borba enfrentaram o Clube Português do Recife (CPR) e venceram com um placar de 3 x 1, nos jogos que aconteceram nas dependências da Coordenação Geral de Esportes.

Para começar, partidas individuais. No primeiro jogo, Taciana Saldanha (Católica) enfrentou Natália Pereira (CPR), vencendo com um placar de 3 x 2. Na disputa seguinte, Iara Borba (Católica) venceu Júlia Arruda por 3 x 0.

Na partida em dupla, Iara e Taciana enfrentaram Natália e Júlia numa partida bastante equilibrada que garantiu mais uma vitória por 3 x 1 para a Católica.

Na última disputa as duas melhores jogadoras da temporada: Iara Borba, defendendo a Católica x Natália Pereira, do CPR. Os dois primeiros sets foram do Clube Português. A atleta da Universidade reagiu vencendo os três sets consecutivos, sem dar chance para a recuperação da adversária, finalizando o jogo em 3 x 2.

Depois da vitória? Muita comemoração, afinal a Católica recuperou a supremacia perdida no ano passado, quando atuou sem Taciana, uma das principais jogadoras da equipe.

Música popular é destaque da Quinta em Ritmo de Poesia
Por Higor Gonçalves

Promovido no hall do bloco G, o projeto Quinta em Ritmo de Poesia realizou mais um agradável encontro no fim da tarde de ontem, dia 29. Organizado por meio de uma parceria entre a Pastoral e o curso de Letras, o projeto recebeu o pastoralista Gilmar Araújo, os alunos Carlos Andrade e José Alberto Neto, o voluntário do 1º Ciclo Jorge Marchant, da Bolívia, além da cantora paranaense radicada em Pernambuco, Kelly Rosa.

Abrindo a rodada de apresentações, Gilmar Araújo tocou e cantou clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), mesmo estilo de Carlos Andrade e José Alberto Neto, estudantes do 5º período de Ciências Biológicas e 4º período de Letras, respectivamente. Terceiro a se apresentar, Jorge Marchant optou pelos ritmos populares bolivianos wayño e polca. Já Kelly Rosa, convidada especial de ontem, também preferiu canções da MPB.

Idealizado na segunda metade do ano pela professora do curso de Letras, Haidèe Camelo, em parceria com a Pastoral Unicap, o projeto Quinta em Ritmo de Poesia já recebeu aproximadamente 100 pessoas, entre artistas, alunos e professores da Católica. A iniciativa tem o objetivo de integrar ainda mais a comunidade acadêmica através de apresentações poéticas e musicais.

Os encontros do projeto Quinta em Ritmo de Poesia são realizados sempre as quintas-feiras, no hall do bloco G. Os interessados em participar devem procurar os funcionários da Pastoral ou a professora do curso de Letras, Haidèe Camelo. Informações pelo telefone (81) 2119-4238.

Professora da Católica lança livro em São Paulo
Por Higor Gonçalves

A professora do Mestrado em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco, Edilene Queiroz, vai lançar na próxima terça-feira, dia 4, na sede da Editora Casa do Psicólogo, em São Paulo, seu mais recente livro. Intitulada "A trama do Olhar”, a obra é resultado de um trabalho desenvolvido pela docente em seu estágio pós-doutoral, realizado no Laboratório de Psicopatologia Clínica e Psicanálise da Universidade Aix-Marseille I, na França.

Editado pela Casa do Psicólogo, o livro destaca a importância das primeiras impressões visuais na organização psíquica do ser humano. “Antes de a criança ser capaz de falar, ela vê e integra as impressões apreendidas na relação com o outro. Se o olho é o órgão de apreensão da realidade, o olhar é o primeiro objeto de desejo e pode ser concebido como um primeiro objeto, que transiciona entre o bebê e a mãe”, afirma a professora em trecho do resumo do estudo.

O livro "A trama do Olhar” expõe o posicionamento de alguns autores pós-freudianos que discutem a função do olhar como antecipatória da organização do “eu”.

Terapia Ocupacional realiza a III Jornada de Monografia
Por Anne Mendes

O curso de Terapia Ocupacional da Católica promove a partir do desta segunda-feira (3) a III Jornada de Monografia do curso. As apresentações vão até a quarta-feira (5). No primeiro dia, a jornada terá início às 13h40 na sala 104 do Bloco A. Nos dias seguintes (4 e 5), o evento começa às 7h45 na sala 106 do mesmo bloco.

Unicap Júnior realiza curso de Marketing de Relacionamento
Por Anne Mendes

A Unicap Junior, empresa formada por alunos da Católica, sem fins lucrativos e que presta serviços de consultoria, promove de 12 a 20 de dezembro o I Curso de Marketing de Relacionamento. As aulas serão ministradas pelo professor da Unicap Mário dos Anjos.

Entre os temas que serão debatidos a diferença entre paradigma transacional e relacional e a compreensão dos fatores que influenciam o marketing de relacionamento são conteúdos confirmados. As aulas vão acontecer no auditório da Unicap Junior, localizado na Rua Almeida Cunha, 352, sempre das 18h30 às 22h.

As inscrições custam R$ 80,00 e estão sendo realizadas na sede da Unicap Jr. No final do curso os participantes receberão certificado equivalente à 40h, que podem ser utilizados como atividades complementares. Alunos de todas as instituições podem participar.

Informações (81) 2119.4365, unicapjr@unicap.br e unicapjr@hotmail.com.

Pastoral celebra parceria com setores da Universidade
Por Higor Gonçalves

A Divisão de Ação Pastoral da Unicap (DAP) reuniu na tarde desta quinta-feira (29), para um chá de confraternização na secretaria do térreo do Bloco A, alguns Pró-reitores, diretores de Centros, professores e funcionários da Universidade, para celebrar a parceria e as atividades realizadas durante o ano.

Iniciado às 16h, o encontro contou com a presença do coordenador da DAP, professor João Luiz Correia, que agradeceu o trabalho e empenho de todos no decorrer de 2007.

No decorrer da confraternização, o funcionário do 1º Ciclo e membro da Pastoral Renato César prestou uma homenagem ao pastoralista Francys Silvestrini, que se despede da Católica na próxima quinta-feira, dia 6, depois de dois anos dedicados à Universidade. O pastoralista viaja em janeiro para a França, onde vai cursar a graduação em Teologia no Centre Sèvres, situado em Paris.

Após a confraternização, os funcionários, professores, diretores de Centros e Pró-reitores foram prestigiar as apresentações do Quinta em Ritmo de Poesia, no hall do Bloco G.

OUTRAs Notícias.:

29 /11/2007 - Aluno da Católica é o novo secretário de Turismo de Pernambuco
29 /11/2007 - CIPA da Católica elege nova diretoria
29 /11/2007 - Diretora de jornalismo da TV Globo participa de debate sobre TV Digital na Católica
29 /11/2007 - Jornalismo on-line será debatido na Católica
29 /11/2007 - Regional Nordeste do Ministério da Cultura abre inscrição para estágio em jornalismo
28 /11/2007 - Jornalismo Científico e Ambiental foi debatido na Católica
28 /11/2007 - Abruc empossa presidente e diretores
28 /11/2007 - Inscrições para cursos de especialização acabam dia 30
27 /11/2007 - Ex-aluno da Católica é novo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros
27 /11/2007 - Bolsas de estudo da Capes terão aumento de 20%
26 /11/2007 - Abertas as inscrições para o ProUni
26 /11/2007 - Alunos de Publicidade promovem campanha para arrecadar alimentos para asilos
23 /11/2007 - Inscrições para o Vestibular vão até 2 de dezembro
23 /11/2007 - Católica oferece vários tipos de bolsas de estudo 
23 /11/2007 - Católica está com inscrições abertas para seis mestrados
23 /11/2007 - Inscrições abertas para três MBA da Unicap
Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000