A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 06 de dezembro de 2007 Ano 6

Aluna de Jornalismo fica entre os 20 finalistas do concurso da Unesco
Por Higor Gonçalves

Aluna de Jornalismo - Unesco

Intitulada “Os novos 10 mandamentos da humanidade”, a redação da aluna do 6º período de Jornalismo da Católica Teresa Roberta Soares está entre as 20 finalistas do Concurso de Redação Universitário, promovido pela Unesco em parceria com o grupo Folha Dirigida.

Na próxima etapa do concurso, que acontece na manhã deste sábado (8), na sede da Folha Dirigida, no Rio de Janeiro, a estudante produzirá um novo texto. O trabalho será avaliado por uma equipe da Fundação Cesgranrio, que vai selecionar apenas cinco vencedores. O prêmio é uma viagem a Paris.

Realizado especialmente para o concurso, cujo tema deste ano foi “Como vencer a pobreza e a desigualdade”, o texto da aluna descreve quais os dez mandamentos a serem seguidos para se acabar com a pobreza e a desigualdade no mundo. Selecionada entre 41.329 trabalhos, a redação vai fazer parte de um livro editado em português, inglês e francês que será publicado em 191 países.

O lançamento da obra será na manhã da próxima segunda-feira (10), na sede da Academia Brasileira de Letras, também no Rio de Janeiro. Na ocasião, vão ser anunciados os nomes dos cinco estudantes vencedores que irão a capital francesa, onde vão participar do lançamento mundial do livro, na sede da Unesco.

“Fiquei bastante surpresa com o resultado porque concorreram mais de 40 mil pessoas de todo o Brasil. Ter ficado entre os cem e depois entre os 20 foi muito gratificante. Estou  um pouco ansiosa, porém confiante”, concluiu Teresa Roberta, que retorna ao Recife na manhã da terça-feira (11).

Peças do Museu de Arqueologia farão parte do acervo da Biblioteca Central
Por Anne Mendes

Museu de ArqueologiaA professora Maria do Carmo Costa assumiu, há um mês, a coordenação do Laboratório e Museu de Arqueologia da Católica. Em um primeiro momento, a coordenadora dedicou suas ações para refazer as placas indicativas do Museu, as fichas descritivas do material exposto e tornar as exposições mais didáticas. Em seguida, Maria do Carmo vem trabalhando para incorporar o acervo do Museu ao material disponível da Biblioteca Central.

“Depois de toda a organização que fizemos queremos atender a política de desenvolvimento do acervo da Biblioteca. Vamos transformar nossas peças em objetos de pesquisa”, declarou Maria do Carmo.

Um vídeo-documentário sobre a Furna do Estrago, no município do Brejo Madre de Deus, de onde vem o material encontrado no acervo do Museu, também faz parte dos projetos da professora. “Essa filmagem além de valorizar nosso setor, irá contribuir na melhoria do serviço que oferecemos, facilitando a compreensão das pessoas que recebemos”, afirmou a nova coordenadora.

Para 2008, Maria do Carmo planeja uma série de cursos aberta ao público, uma digitalização do material do Laboratório de Arqueologia da Universidade e um projeto chamado “Uma luz sobre a história de Pernambuco”.

Cerâmicas, fósseis e plantas fazem parte do acervo do Laboratório e Museu de Arqueologia que é administrado pela professora e por alunos que trabalham como estagiários e voluntários.

Alunos de Publicidade e Jornalismo expõem fotos no térreo do Bloco A
Por Glaucio Alves

Exposição de fotosEstão expostas, até a próxima segunda-feira (10), no térreo do Bloco A da Católica, cerca de 540 fotografias tiradas por alunos de Jornalismo e Publicidade. As imagens foram registradas no Parque 13 de Maio e Praia de Boa Viagem durante prova prática das disciplinas de Introdução a Fotografia e Fotopublicidade, ministradas pela professora Renata Victor. Quem visitar a exposição poderá votar no melhor trabalho.

Para Niedja Dias, técnica do Laboratório de Fotografia da Católica, as imagens estão atraindo a atenção de quem passa pelo local. “As pessoas estão participando. Alguns até trouxeram seus parentes para ver e votar na melhor foto”, informou. De acordo com a laboratorista, a qualidade técnica dos trabalhos está muito boa. “Os alunos ousaram mais, usaram mais recursos”, disse.

Os votos podem ser depositados em uma urna instalada na exposição. Os três primeiros colocados devem receber como prêmio um kit contendo filme e agenda. As disciplinas de Introdução a Fotografia e Fotopublicidade pertencem ao 4º período dos cursos de Jornalismo e Publiccidade e Propaganda, respectivamente. Cerca de 118 alunos das duas turmas participam da mostra.     

Candidata de Psicologia tem a maior nota entre os aprovados pelo Enem
Por Glaucio Alves e Higor Gonçalves

Aluna de psicologiaA Universidade Católica divulgou segunda-feira (3) a lista dos 753 classificados com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Processo Seletivo 2008.1. A maior nota foi a da fera Luiza Gomes Dantas, de 18 anos, que garantiu vaga para o curso de Psicologia. A segunda colocada foi Juliana Godoi Santos, de 17 anos, aprovada para Direito, e a terceira maior nota foi a de Igor Castelo Branco de Lima, de 18 anos, que conquistou sua vaga no curso de Fisioterapia.  

Aluna de Direito“Fiquei muito feliz com o resultado, sabia que a nota seria alta, mas não esperava ser a primeira colocada”, disse Luiza. Ela está concluindo o ensino médio neste ano e já tem vaga garantida no curso de Psicologia da Católica. “Acho válido e interessante usar a nota do Enem, pois muitas vezes o vestibular não consegue avaliar”, confessou.

Já Juliana atribuiu o êxito à dedicação durante as três séries do Ensino Médio. “Minhas notas sempre foram boas. Creio que um bom resultado é fruto do empenho que temos no período da escola”, afirmou a estudante.

Aluno de Fisioterapia“Todos ficaram felizes, até já rasparam meu cabelo”, afirmou Igor Castelo Branco, lembrando que não esperava ser o terceiro colocado. Para o estudante, a nota do Enem é um critério justo de avaliação.

Todos os 753 aprovados com a nota do Enem não precisam fazer as provas do vestibular, neste domingo (9). Este ano, a Católica reservou 50% das vagas de cada curso para o os candidatos que usaram o Enem como argumento para classificação no Processo Seletivo. Os aprovados no Vestibular 2008.1 da Católica vão fazer a matrícula nos dias 3, 4 e 7 de janeiro.

Limusine estacionada na Rua do Lazer chama a atenção dos alunos da Católica
Por Glaucio Alves

limusineUma cena inusitada na Católica chamou a atenção de quem passou pela Rua do Lazer, na manhã desta quinta-feira (6). É que desde a quarta-feira (5) uma limusine de nove metros de comprimento está estacionada em frente ao portão do Bloco A. Com lugar para oito pessoas, três televisões de plasma, um sofá, bar executivo e frigobar, o veículo, único no Estado, foi alugado para um passeio de formandos em Direito e Relações Públicas da Unicap. 

De acordo com a empresa responsável pelo veículo, Luxus Limousines, a procura para um passeio pelas turmas de formandos foi o motivo do carro ser trazido para a Universidade. Porém para quem se interessar pelo luxo do automóvel terá que desembolsar uma boa quantia de R$ 400 por hora de passeio, porém dividindo entre oito pessoas, o preço fica acessível, R$ 50 para cada uma.

De acordo com o representante da Luxus, Tadeu Sena, os serviços podem ser contratos não só para casamentos, festas formais ou formaturas. “Já alugamos para festas infantis e até reconciliação de casamento. Se o cliente quiser, disponibilizamos até o tapete vermelho”, destacou. 

A Grand Blazer Limousine possui um motor 4.1 V6, e faz aproximadamente três quilômetros com um litro de gasolina. Para dirigir o “carrão”, o motorista tem que ter habilitação na categoria D (veículos motorizados usados no transporte coletivo de passageiros e de escolares ou que tenham mais de oito lugares).

NEAL realiza reuniões nos dias 11 e 14 de dezembro
Por Anne Mendes

O Núcleo de Estudos sobre a América Latina (NEAL) vai promover nos próximos dias 11 e 14 de dezembro reuniões referentes ao grupo de pesquisa que teve início no mês de outubro desse ano.

Na próxima terça-feira (11), acontecerá a 4ª reunião. Os capítulos do livro A Formação Econômica do Brasil, do autor Celso Furtado, será discutido. Já na sexta-feira (14) será realizada a 5ª reunião. Desta vez, o tema da discussão será o texto Desenvolvimento Econômico Brasileiro, de Maria Conceição Tavares.

O NEAL é um núcleo de estudos pioneiro em criar iniciativas que prezem a integração do continente latino-americano aos demais. As reuniões vão acontecer a partir das 14h30 na sala de Seminários, 7º andar do Bloco G4 da Católica.

Informações 2119.4067.

OUTRAS NOTÍCIAS

05/12/2007 - Candidata de Psicologia tem a maior nota entre os aprovados pelo Enem
05/12/2007 - Coordenadora de Relacionamento da Rede Universia visita a Católica
05/12/2007 - Alunos de Fisioterapia promovem Oficina de Massoterapia
05/12/2007 - Vestibular da Católica terá programação para acompanhantes
05/12/2007 - Coordenação Geral Comunitária lança campanha de Natal
05/12/2007 - Instituto de Ação Empresarial seleciona estagiários
05/12/2007 - Ex-aluna de Jornalismo ministra cursos intensivos de fotografia
04/12/2007 - Reitor da Católica é eleito segundo vice-presidente do Conselho Consultivo da Anec
04/12/2007 - Jornada de Monografia de Terapia Ocupacional apresenta mais seis trabalhos
04/12/2007 - Curso de Fisioterapia promove Oficina de Massoterapia
04/12/2007 - Admissão extravestibular tem inscrições abertas até 14 de dezembro
04/12/2007 - Inscrições para cursos de especialização vão até o dia 15
03/12/2007 - Católica divulga aprovados pelo ENEM
03/12/2007 - Instituto Ação Empresarial oferece vagas para estágio
30/11/2007 - Pastoral celebra parceria com setores da Universidade
27/11/2007 - Bolsas de estudo da Capes terão aumento de 20%
26/11/2007 - Abertas as inscrições para o ProUni
23/11/2007 - Católica oferece vários tipos de bolsas de estudo 
23/11/2007 - Católica está com inscrições abertas para seis mestrados
23/11/2007 - Inscrições abertas para três MBA da Unicap
Impressão  versão para impressão 

Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

FEVEREIRO

7 e 8 - Inscrições para alunos especiais

até 15 - Inscrições abertas para MBA

até 28 - Inscrições para o Programa Nacional de Pós-Doutorado

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000