»

ago

Rosental Calmon Alves fará a conferência de abertura do Intercom 2011

O professor titular da cátedra Knight de Jornalismo e diretor do Knight Center for Journalism in the Americas na Faculdade de Jornalismo da Universidade do Texas, em Austin (EUA), Rosental Calmon Alves, fará a conferência de abertura do XXXIV Congresso Nacional de Ciências da Comunicação - Intercom 2011. Sua conferência está programada para o dia 4 de setembro, às 9h, no auditório G2 da Unicap, e terá como tema “Quem tem medo da pesquisa empírica?”. O mediador será o presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e professor da PUC/RS, Antonio Holhfeldt. O Intercom 2011 será sediado pela Universidade Católica de Pernambuco, entre os dias 2 e 6 de setembro.

Responsável pelo lançamento da primeira versão de um jornal brasileiro na internet – o JB Online, em 1995 -, Rosental iniciou sua carreira como repórter de O Jornal, em 1968, aos 16 anos. No Jornal do Brasil, foi correspondente em Madri, Buenos Aires, Cidade do México e Washington, além de ter atuado como editor-executivo e membro do Conselho de Diretores do JB. Em 1987, ele estava estudando na Universidade de Harvard, quando se deu conta, durante um seminário com Andy Lippman, do Media Lab do MIT, que estava por vir nas décadas seguintes uma extraordinária revolução: a Revolução Digital. Desde aquela época, ele tem se dedicado a estudar o impacto dessa revolução na mídia em geral mas, particularmente, no jornalismo.

No artigo “Jornalismo digital: Dez anos de web…e a revolução continua”, publicado em 2006, Rosental destacava que a web representa uma mudança de paradigma comunicacional muito ampla, já que oferece um alcance global, rompendo barreiras de tempo e espaço como nunca se tinha visto antes. Além disso, a web oferece um grau de interatividade que também nos era desconhecido. Na sua visão, a internet é apenas a parte mais visível e popular da Revolução Digital que está criando a Sociedade da Informação. Para Rosental, em termos de manejo e de acesso a informações, o único paralelo histórico que podemos encontrar para esta revolução é a invenção do tipo móvel por Gutenberg em 1542, que transformou a humanidade ao ampliar a possibilidade de disseminação do conhecimento. “Estamos no começo da nova revolução do conhecimento e estamos vendo o impacto inicial sobre o jornalismo, assim como vemos suas consequências políticas, sociais e econômicas mais amplas”, ressaltou.

Sobre o papel da academia na formação de profissionais para o webjornalismo, Rosental contou, em entrevista ao Observatório da Imprensa, publicada em janeiro de 2005, que logo depois que começou a dar aulas sobre jornalismo online na Universidade do Texas, participou de um debate num congresso nacional de professores de jornalismo em que se discutia a necessidade de as faculdades começarem a ensinar jornalismo online. Escutou alguns colegas dizerem que se sentiam intimidados e pouco à vontade para criar cursos sobre esse tema porque os alunos sabiam mais de internet que eles. Pediu a palavra e disse que tinha criado um curso sobre jornalismo online justamente porque os alunos entendiam mais desse tema do que ele. “Estamos todos aprendendo juntos. Pobre do jornalista que não tiver a humildade de reconhecer que precisa aprender e adaptar-se a este novo mundo. Não haverá lugar para ele no jornalismo dos próximos anos, que será cada vez mais convergente, cada vez mais multimídia”, enfatizou.

Saiba mais

Rosental Calmon Alves é titular das cadeiras da Fundação Knight e da Unesco junto à Universidade do Texas. É também diretor-fundador do Centro Knight para Jornalismo nas Américas, criado em 2002. Ele começou sua carreira acadêmica nos Estados Unidos em 1996, depois de 27 anos atuando como jornalista profissional no Brasil, incluindo sete como professor. Quando deixou o Rio de Janeiro para ir para Austin, no Texas, era editor-executivo e membro do Conselho de Diretores do Jornal do Brasil. No início de 1995, foi responsável pelo lançamento da primeira versão online de um jornal no Brasil, o Jornal do Brasil online. Ele criou a disciplina de jornalismo online na Universidade do Texas, no ano acadêmico de 1997/1998. Desde 1999, media o Simpósio Internacional de Jornalismo Online na Universidade do Texas, conferência anual que reúne profissionais e estudantes do mundo todo.

Antonio Carlos Hohlfeldt é Doutor em Letras pela PUCRS, jornalista profissional desde 1978, tendo atuado no Correio do Povo, na revista Istoé e atualmente colaborando com o Jornal do Comércio. Foi Coordenador do PPG em Comunicação Social da PUCRS (1999-2002), leciona “Teorias da Comunicação”, “Leituras em Jornalismo” e “Comunicação e opinião pública” no PPGCom da mesma PUCRS. Foi coordenador do NP de Jornalismo, da Intercom (2006-2007). É sócio fundador da SBPJor. Autor de livros como Teorias da Comunicação (Vozes, hoje em 8ª edição), e Última Hora – Populismo nacionalista nas páginas de um jornal (Sulina). Acaba de editar Dois pioneiros da comunicação no RGS e Conceito e história do jornalismo brasileiro na Revista de Comunicação pela EDIPUCRS (e-books) e participar de Jornalismo: História, Teoria e metodologia – perspectivas luso-brasileiras, coordenado por Jorge Pedro Souza (Universidade Fernando Pessoa, Porto). Foi Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2007.