»

Intercom tem oficina sobre Telejornalismo

Fotos: Micaella Pereira e Tato Rocha

Por: Vítor Albuquerque

Na tarde desta terça-feira (6), os estudantes de Jornalismo de instituições de vários estados brasileiros que querem seguir carreira em televisão tiveram uma oficina sobre “Apresentação de programas de TV”, que foi realizada no laboratório de Telejornalismo da Universidade Católica de Pernambuco.

A oficina foi ministrada pela professora de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo Renata Rezende. Ela, que já trabalhou seis anos na TV Gazeta, afiliada da Rede Globo no Espírito Santo, como repórter, produtora, pauteira e editora final, passou toda sua experiência na área. Os alunos de diversas instituições prenderam olhares e tiraram suas dúvidas.

“Acredito que as oficinas, de uma maneira geral, são muito importante, pois esses alunos têm a oportunidade de verificar outros conhecimentos, talvez até mais práticos do que eles aprendem em sala de aula, e os que já aprendem terem a oportunidade de estar reciclando. Também é válida para trocar experiência com pessoas de outros estados. Essa troca de experiências está sendo muito rica”, destacou Renata Rezende.

Durante a atividade, a professora expôs problemas sobre postura, voz, corpo, ênfase, ressonância da voz, recursos corporais, mãos, expressão facial, maquiagem, roupas, além de dicas sobre como se portar na frente da câmera. Renata ainda destacou a diferença entre apresentador, aquele que só apresenta o telejornal, e âncora, aquele que, além de apresentar, também participa da edição e faz comentários durante o telejornal.

“Achei o evento superorganizado, gostei bastante. O fato da Unicap concentrar todos os participantes nos blocos facilitou muito. Ficou muito bom, pois ficou todo mundo unido. Eu sempre me encontrava com as pessoas, era fácil caminhar e ver colegas e alunos. É uma grande troca de experiência e conhecimento,” frisou Renata sobre o Intercom 2011.

A atividade contou com a gravação de “cabeças”, que são pequenos textos apresentados no telejornal, antes de uma reportagem ir ao ar e, após isso, Renata pôde comentar e corrigir pequenos detalhes que possam ter ocorrido durante a gravação.

A estudante do 5º período de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba Emmanuela Leite ressaltou que “a oficina de noções de telejornalismo foi fundamental para as pessoas que têm interesse em seguir essa carreira. É uma atividade que está sendo muito bem ministrada por uma profissional que atuou 6 anos na área. Então, a carga de experiência é bastante válida. E o estúdio da Unicap é bem projetado e de boa qualidade, o que facilita nosso trabalho. Temos a impressão de que estamos realmente em uma televisão,” elogia.

João da Rocha Neto é estudante da mesma instituição e destaca: “Na frente das câmeras, eu sempre fui tímido, e nessa atividade eu fiquei bem à vontade. A professora Renata nos deixa bastante tranquilos. Foi maravilhoso”.