»

Alunos de Relações Públicas vivenciam a prática no Intercom 2011

Texto: Daniel França/Fotos: Marina Maranhão e Daniel Paza

Receber congressitas no aeroporto, dar assistência no cerimonial, contornar imprevistos, gerenciar crises, fornecer informações aos mais diversos públicos, supervisionar a decoração do ambiente…Para o público isso pode passar despercebido quando tudo funciona bem mas para quem ‘está do outro lado do balcão’ significa um trabalho árduo e uma experiência perfeita para quem deseja se preparar para o desafio de se tornar Relações Públicas.

O Intercom 2011, realizado na Unicap entre os últimos dias 2 e 6 de setembro, possibilitou toda essa vivência prática da profissão aos estudantes do 2º período do curso de Relações Públicas da Universidade. Oito alunos participaram da equipe de voluntários que ajudou na execução do considerado o maior evento de comunicação da América Latina.

Entre o grupo, a sensação de ter cumprido a missão de forma satisfatória era visível. “A convivência com os diversos públicos, dos comerciantes da Rua do Lazer ao congressistas, foi um desafio”, conta o estudante Givysson Rodrigues. “Para mim as noções de atendimento foram uma das coisas que se viu na teoria de sala de aula e que se colocou em prática”, completou a aluna Laís Rosa.

E trabalho foi o que não faltou a essa turma. Em quatro dias, circularam pela Católica cinco mil pessoas entre professores e estudantes de instituições de várias partes do Brasil. “Levamos congressistas para conhecer pontos turísticos do Recife como praias e museus, facilitamos o acesso ao transporte e prestamos todo tipo de assistência”, disse Givysson.

A julgar pelo feedback do público, o trabalho desse futuros relações públicas no Intercom 2011 agradou. “O evento foi excelente, toda a organização, estrutura do lugar, a receptividade da comissão organizadora e os trabalhos muito bem selecionados”, disse a congressista Juliana Torezani, representante a Faculdade do Sul (Itabuna – BA) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus – BA).

E a professora não foi a única a elogiar. “Eu vim de Fortaleza e fiquei impressionada. Fui superbem recebida. O Intercom foi muito bem organizado, muito bacana mesmo”, disse a estudante de jornalismo da Universidade Federal do Ceará, Chloé Leurquim.