»

Livro sobre panorama do rádio no Brasil será lançado no Intercom 2011

Com informações da Editora Insular

Um livro inédito e histórico sobre o rádio brasileiro será lançado no dia 5 de setembro, no Recife, durante a realização do 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A obra Panorama do rádio no Brasil é um trabalho pioneiro que traça um amplo inventário das emissoras de rádio de todas as 27 Regiões Metropolitanas do país. A organização do livro é da professora Nair Prata (UFOP), que contou com uma equipe de 52 pesquisadores que, de Norte a Sul do país, produziram um panorama original da radiofonia brasileira. A obra é mais um trabalho em conjunto do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

O livro, publicado pela Editora Insular (www.insular.com.br), tem 590 páginas e mapeia 561 emissoras de todas as Regiões Metropolitanas. A obra faz parte de um amplo projeto de pesquisa, que pretende inventariar todas as emissoras de rádio de todos os Estados e de todos os municípios brasileiros. O projeto ainda abrangerá as emissoras que funcionam apenas na internet, as webradios.

Segundo Nair, o trabalho de pesquisa durou cerca de um ano. A professora explica: “É importante destacar que são pesquisadores locais, inseridos na comunidade, a maioria deles professores universitários, que realizaram a investigação”.

Lançamento do livro Panorama do rádio no Brasil

Data: 5 de setembro (segunda-feira)

Horário: 14 às 18h

Local: Universidade Católica de Pernambuco – Recife