»

set

Intercom oferece minicurso sobre a crônica esportiva

Texto: Rafael Sabóia

Os fãs do jornalismo esportivo puderam aproveitar na manhã desta terça-feira(6),  último dia do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011, a experiência do professor da Universidade Católica de Pernambuco, o jornalista Álvaro Filho, para trocarem experiências com ele sobre a reinvenção da crônica esportiva no jornalismo impresso, através do minicurso Reinventando a Crônica Esportiva.

Em pauta, a discussão da crônica esportiva em três pontos: “Revisitando o futebol”; “Revisitando o jornalismo” e “Revisitando o texto e a cobertura”. Também foi discutida a questão: Por que é necessária uma mudança na crônica esportiva impressa?

“O principal objetivo do minicurso é o de formatação de uma nova prática no mercado de esportes. A principal ideia nossa aqui é a de que possamos absorver os elementos da crônica que já existe e que possamos também acrescentar novos conhecimentos a respeito de como fazer uma boa análise do jornalismo esportivo. Daí o nome do minicurso, Reinvenção da crônica esportiva”, disse o professor Álvaro Filho.

O foco principal das análises feitas durante o minicurso é o de rever o que está sendo trabalhado no jornalismo impresso na crônica esportiva e, em cima disso, fazer uma renovação do que se está trabalhando atualmente neste ramo. “Nos últimos períodos a imprensa escrita vem passando por uma crise. Os comentários são que o jornal impresso vai acabar, porém creio que a crise não se estabelece somente por conta do jornal no papel, mas pela maneira como o jornalismo impresso, especialmente no que diz respeito ao jornalismo esportivo, tem sido praticado ultimamente. O jornal impresso  ainda não percebeu que ele tem que ter uma nova função nos meios de comunicação. Ele deve reencontrar um novo espaço nos meios de comunicação e este espaço passa, por uma mudança no texto, no enfoque da notícia. Minha ideia aqui é provocar os futuros novos cronistas esportivos a elaborarem seus textos com enfoques mais reflexivos e que possam ajudar o jornal impresso a continuar uma longa história de credibilidade”, completa Álvaro Filho.

A opinião de quem fez a oficina

O que os alunos que estão participando das oficinas e minicursos oferecidos pelo Intercom estão achando também é de extrema importância para a organização do evento. E é por isso que a equipe do Boletim Unicap perguntou a alguns dos alunos que participaram do minicurso ministrado pelo professor Álvaro Filho porque eles escolheram fazer aquele minicurso especificamente e quais as suas principais expectativas.

“Futebol, para mim, é uma paixão. Aí está o principal motivo para que eu tenha me interessado em participar deste minicurso. Espero sair deste minicurso com conhecimentos de como posso fazer uma boa crônica, diferenciada das que já temos atualmente. Que eu possa ter uma identidade própria ao escrever meus textos, e que eu possa abranger um bom conteúdo do futebol”, disse Marlon Diego, estudante de Jornalismo da UFPE.

“Eu optei por este minicurso, pois o tema Esportes sempre foi interessante para mim. A influência de meu pai, desde criança, também ajudou na minha decisão de quem sabe optar por fazer jornalismo esportivo. Eu sempre gostei de esportes, em especial, o futebol. Espero que após essa oficina, eu possa adquirir novas experiências a respeito de como fazer uma boa crônica esportiva e poder construir uma nova visão crítica sobre o esporte, seja no futebol ou em qualquer outra modalidade”, disse Cláudia Ferreira, também estudante de Jornalismo da UFPE.