»

set

Intercom presta homenagem a Gaudêncio Torquato

Texto: Tércio Amaral / Foto: Elaine Gonçalves

O passado, quando relembrado, também pode se tornar presente. Relatos de amigos e boas histórias podem recriar momentos especiais de um tempo um pouco distante. Na tarde de domingo (4), o Intercom Unicap homenageou o pesquisador, articulista, consultor e ex-aluno do curso de Jornalismo da Católica Gaudêncio Torquato. Ex-presidente do Intercom e famoso por criar uma teoria brasileira para a comunicação empresarial no país, Torquato recebeu a homenagem da sociedade científica destinada a aqueles que tiveram uma significativa contribuição à memória da comunicação do Brasil.

“O comunicador deve respirar o cheiro do tempo. Sempre tive como missão me atualizar, ler novos livros e saber da opinião de colegas. Estar aqui é uma emoção muito grande”, enfatizou. Ao lado de Torquato, estavam presentes alguns de seus colegas da Universidade de São Paulo (USP), como os professores José Marques de Melo, Manoel Carlos Chaparro e Margarida Kunsch.

“Na década de 60, Torquato foi ousado em criar uma teoria da comunicação empresarial. O profissional que desejava enveredar por esse campo era tachado de capitalista pelos colegas da academia”, comentou Margarida Kunsch, que é a atual diretora do departamento do curso de Relações Públicas da USP. “Ele tratou a comunicação organizacional como uma esfera importante também para o funcionamento do estado. Por isso, talvez, sua ligação momentos depois com a comunicação política”, relatou.

A capacidade de analisar o contexto político brasileiro foi lembrada também pelo amigo de Torquato e professor Chaparro. “Essa capacidade se deve, sobretudo, à experiência como repórter”, frisou. O professor lembrou de uma cobertura jornalística que Torquato foi escalado. “Foi na época em que Costa e Silva estava candidato à presidência. Houve um atentado à bomba no Aeroporto do Guararapes. Ele foi atingido, mas só procurou saber dos efeitos do atentado quando terminou de redigir o texto”, destacou.

Além da presença dos colegas da USP, o professor contou com a presença da orientanda de mestrado do professor José Marques de Melo, Suzi Hante. Ela desenvolveu um projeto sobre a contribuição de Torquato à comunicação corporativa brasileira. Durante a solenidade, ela leu trechos de entrevistas que fez na época do trabalho mostrando a simplicidade do pesquisador e sua capacidade de convencimento. “Atualmente, trabalho com comunicação empresarial na Petrobras e devo muito ao pensamento dele em relação ao jornalismo corporativo”, comentou.