Por: Maiara Melo/ Foto: Daniel Paza
Dentro da programação oferecida pelo Intercom 2011 acontece o VI Intercom Júnior, uma sessão onde estudantes de comunicação apresentam projetos de iniciação científica, que foram desenvolvidos ao longo do ano. Neste domingo (4), na sala 405 do bloco B, foram defendidos dez trabalhos na área de Jornalismo.
Assuntos dos vários segmentos jornalísticos foram abordados durante toda a manhã. Temas como a mídia na internet, métodos de produção no telejornalismo brasileiro e a qualidade das informações transmitidas ao público foram os mais abordados.
Mariana Guedes acabou de se formar no curso de Jornalismo, pela Universidade Estadual do Piauí, e veio defender o projeto O jornalismo especializado e a segmentação do público do jornal “O Dia” de Teresina: Uma breve Análise. “É a primeira vez que participo de um congresso em nível nacional, só havia participado dos regionais e o Intercom sempre oferece palco para a defesa de projetos”, disse.
O trabalho Revista Recreio – Como o veículo influencia o consumismo dos leitores foi defendido pela estudante do 8º período de Jornalismo Mariana Cruz,da PUC de Campinas. “É importante trazer essa discussão para o Intercom. Mostrar a publicidade embutida nas matérias que crianças entre seis e oito anos consomem todos os dias”, afirmou.
Foram apresentados ainda os trabalhos O jornalismo popular no caderno de polícia da “Folha de Pernambuco”, de Sérgio Rodolfo de Lima r Rosângela Araújo, da Faculdade do Vale do Ipojuca; A comédia em destaque no telejornalismo esportivo da Rede Globo: por Tadeu Schmidt e Tiago Leifert, de Tatianne Melo e Adler Oliveira, da Universidade Federal de Sergipe; Inversão público-privado no Big Brhother Brasil 11, de Diene Santos, da PUC Goiás; Uma análise da legalização da união estável homossexual pelos portais de Teresina a partir do jornalismo jurídico, de Thalita Silva e Tamres Coêlho, da Universidade Federal do Piauí; Transformações das práticas jornalísticas no ciberespaço: percepções sobre o uso da internet na rotina produtiva do jornal “O Dia” de Teresina (PI), de Francene Sousa e Ana Kelma Gallas, da Faculdade Santo Agostinho; Os jornalistas e o imperativo tecnológico: o perfil dos profissionais que usam TICs nos meios impressos de Teresina (PI), de Francisco Marques, Franceane Sousa, Ana Kelma Gallas e Anne Carolinne Riedel, da Faculdade Santo Agostinho; O jornalismo segmentado feito por quem conhece o cinema brasileiro, de José de Arimatéia Santas, da Unime de Itabuna; e Repórter Cidadão: uma análise dos depoimentos de jornalistas da TV Globo que cobriram a guerra no Rio de Janeiro, Iuri Rodrigues e Viviane Cavalcante, da Universidade Tiradentes.
Além da sessão Jornalismo aconteceram as sessões Publicidade & Propaganda, Comunicação Social, Relações Públicas & Comunicação e Comunicação Multimídia.