«

»

set
05

Turismo também é assunto debatido no Intercom 2011

Texto: Milenna Gomes / Foto: Gabi Vitória

Assim como a comunicação, o turismo é visto de forma muito abrangente. No Intercom 2011, essas duas áreas se fundiram e deram origem a uma grade de programações. Na sessão 1 do GP Comunicação, turismo e hospitalidade, que aconteceu na tarde deste domingo (4), trabalhos acadêmicos relacionados a esse campo ganharam espaço para serem vistos e discutidos.

De acordo com o coordenador da sessão, o antropólogo e professor de mestrado Rafael José dos Santos, da Universidade de Caxias do Sul, a abordagem das pesquisas apresentadas têm duas interfaces. A primeira é a comunicação utilizada para marketing de eventos turísticos. Exemplo disso é a análise de Marilde Sievert, da Fundação Universidade Regional de Blumenau, sobre as estratégias de divulgação do Festival da Cerveja.

A  pesquisadora levou aos congressistas presentes um panorama acerca de como os gestores da festa, que acontece em Blumenau, conseguiram consolidar a cidade como um novo ponto turístico e referência em cerveja devido às ações de marketing integradas, com assessoria de imprensa, relações públicas, publicidade e propaganda, etc.

O segundo viés tem a ver com cultura, comunicação e turismo. É o caso do trabalho do mestre Sérgio dos Santos Clemente, da Universidade Paulista. Ele falou sobre as construções do imaginário de Sergipe e dos sergipanos.

Como os estudos vistos nesta tarde foram realizados por pessoas experientes, a sessão chamou atenção de jovens ainda na graduação. Anna Karolina e Helisa Nascimento, ambas alunas de Jornalismo na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana, participaram da palestra para ampliar os conhecimentos em comunicação. “Esse é um ensaio para uma possível especialização”, contou Helisa.

Rafael, coordenador, concorda. ” Poder ver o resultado de uma pesquisa apresentado por mestres, doutores, é muito diferente das aulas teóricas em metodologia. É fundamental para quem está, ainda, na universidade”, afirmou.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.