»

04

Oficina Midia Trainning para Comunicadores ensina como entrevistados devem se portar diante de jornalistas

Por André Amorim

Para onde olhar, o que vestir, o tom de voz e a melhor forma de responder. Você pode até pensar que isso não faz diferença nenhuma na hora de dar uma entrevista ou, ainda, participar de uma coletiva de imprensa, mas não é bem isso o que diz a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Valquíria Kneipp. A oficina Midia Trainning para comunicadores mostrou que uma imagem vale mais do que mil palavras. O evento foi realizado neste sábado (3), na sala 402, bloco G4, dentro da programção do XXXIV Congresso Brasileiros de Ciências da Comunicação – Intercom 2011.

O termo em inglês denuncia a origem dessa técnica. O midia trainning surgiu na década de 60, nos Estados Unidos, e foi amplamente utilizada pelo então candidato à presidência, John F. Kennedy. Na época, a televisão ganhava destaque e os debates políticos peso maior no eleitorado. A maneira como os políticos se vestiam e, até mesmo, a forma de olhar para a câmera faziam a diferença. No Brasil, a técnica começou a ser utilizada na eleição para presidente de 1989, pelo ex-presidente Fernando Collor

De acordo com a professora, o profissional que trabalha como midia trainning é responsável por treinar executivos, políticos, artistas e atletas para transmitir, de forma eficiente, mensagens na grande imprensa – jornal, rádio, televisão, revista e internet. Ainda, segundo a professora, para cada veículo de comunicação, uma técnica diferente deve ser empregada. “É importante evitar erros no momento de transmitir as mensagens. Ao cometer esses erros, o assessorado está desperdiçando um tempo e espaço importantes”, disse.

Entre os aspectos analisados pela professora, a postura do assessorado diante da mídia foi um dos mais explorados. A professora explicou que os entrevistados devem passar confiança para os jornalistas e não deixar o entrevistado com dúvidas. “Não improvise. Prepare-se com dados e informações. Procure, antes de tudo, saber a linha da entrevista e o perfil da publicação ou programa para o qual você vai conceder uma entrevista”, disse. Ainda, de acordo com ela, o entrevistado deve ter cuidado com o monólogo, ou seja, ele não deve impedir que os jornalistas realizem as perguntas.

Depoimentos

Évelli Fraqueto Crisostomo - Aluno de Jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

“Em primeiro lugar, eu decidi participar do Intercom para ampliar os meus conhecimentos sobre áreas que a gente estuda superficialmente na universidade e, além disso, para conhecer a beleza e a história que Recife tem. Além dessa oficina, eu me inscrevi em outras duas atividades.”

Amanda Salviano - Aluna de Comunicação Organizacional da Universidade Federal de Brasília (UnB)

“Eu me inscrevi na oficina de midia trainning porque eu não tenho nenhuma cadeira nessa área na minha universidade e, também, porque já tinha escutado falar um pouco dessa professora. Além disso, eu fiquei sabendo que profissionais que gosto estariam aqui realizando palestras.”