Texto: Camila Barros/Foto: Gabriela Vitória
A oficina Monitoramento e ações de marketing nas redes sociais aconteceu neste sábado (3), durante o XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A aula foi ministrada pela jornalista e doutoranda da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) Tyciane Cronemberger Viana, que focou na utilização das redes sociais pelas empresas.
A oficina começou com a apresentação dos participantes e, durante a introdução, os alunos já estavam utilizando suas respectivas redes sociais para comentar sobre o debate. Com a sala cheia, Tyciane Viana comentou sobre a web 2.0 e falou sobre o perfil do novo consumidor, que é informado mas também é fonte de informação. Ressaltou que as mídias sociais têm o poder de destruir ou construir uma imagem de determinada empresa. Por isso, é preciso estar atento ao que é comentado online. Tudo em um ritmo acelerado, assim como a velocidade da internet atual.
Além disso, a jornalista chamou atenção para o marketing 3.0, que foca mais nos valores que a empresa tem e passa para o público do que no próprio produto vendido por ela. “Não é mais só mostrar o benefício daquele produto, mas o que ele tem de sustentável e como a empresa se preocupa com o social”, diz Tyciane.
Com uma sala formada por pessoas de perfis diversificados e com interesses diferentes, a oficina pôde contribuir para a maioria dos participantes. “A partir da oficina, vou poder terminar meu projeto de monitoramento das redes sociais para incluir minha empresa na mídia online. Fora isso, me deu mais base e informação para eu convencê-la a aceitar meu projeto”, ressalta a jornalista Magda Negromonte, formada pela Universidade Católica de Pernambuco.
No fim, a prática foi monitorar as redes sociais para ver os comentários das pessoas sobre o Intercom. “Mesmo com o tempo curto, deu para aprender na prática o que vimos durante a palestra”, disse Juliane Martins, da Universidade Federal do Paraná.